(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Maranhenses no restaurante de Eike Batista

Mais: Jayme Monjardim na TV Mirante

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Rosário Saldanha toda feliz acaricia o filho Gustavo
Rosário Saldanha toda feliz acaricia o filho Gustavo

Uma das mesas mais animadas do jantar de quinta-feira no charmoso restaurante MR LAM, de Eike Batista, no Rio de Janeiro, reuniu um grupo de maranhenses.

Rosário Saldanha e o marido Fernando Albuquerque com o filho Gustavo, dividiam mesa com Murilo Albuquerque e Elvira Bona, Cynthia Saldanha e Fernando Santos e a sempre esfuziante Lydia Moraes Correia, que teve de suspender uma viagem internacional para rever a irmã Lúcia e o cunha Jeff Jennings por ter testado positivo para Covid-19. Já restabelecida, e totalmente negativada, voltou a preparar as malas para ir aos Estados Unidos e à Europa.

Rosário e Fernando devem regressar a São Luís na próxima semana.

Gustavo Saldanha Albuquerque, Murilo Albuquerque e Elvira Bona, Lydia Moraes Correia, Rosário Saldanha, Cynthia e Fernando Santos e Fernando Albuquerque
Gustavo Saldanha Albuquerque, Murilo Albuquerque e Elvira Bona, Lydia Moraes Correia, Rosário Saldanha, Cynthia e Fernando Santos e Fernando Albuquerque

Maranhão e Cuida Mais Brasil

Por meio do Programa Cuida Mais Brasil, os serviços de saúde no Maranhão ganham reforço de R$ 8 milhões em 2022.

Os recursos do governo federal têm o objetivo de fortalecer o atendimento materno-infantil no SUS, com a integração de médicos pediatras, ginecologistas e obstetras na Atenção Primária.  

O incentivo financeiro será feito em sete parcelas via 19 Regiões de Saúde do estado.

Maranhão e Cuida Mais Brasil...2

A iniciativa do Ministério da Saúde pretende ampliar e fortalecer a assistência prestada à mulher desde a gravidez até o acompanhamento de crianças recém-nascidas e o cuidado com a infância.

Para chegar a esse objetivo, a principal ação é realizar atendimentos feitos por médicos pediatras e ginecologistas/obstetras na Atenção Primária à Saúde.

Hoje, o Maranhão tem 37 ginecologistas-obstetras de um total de 5.350 que atendem na Atenção Primária.

O número de pediatras é ainda menor: 26 em um universo 5.699 em todo país.

Demolição do Presídio Central no RS

Na última terça-feira, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul assinou ordem de início das obras que vão promover a demolição e reconstrução do Presídio Central de Porto Alegre, ato que foi acompanhado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) Ronaldo Maciel, coordenador-geral da Unidade de Monitoramento Carcerário (UMF) e José de Ribamar Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça, e o juiz coordenador da UMF/TJMA, Douglas de Melo Martins.

O ato contou ainda com a presença do juiz auxiliar da Presidência do CNJ Luís Geraldo Santana Lanfredi, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Sistema de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ) e do conselheiro Mauro Pereira Martins, supervisor do DMF/CNJ.

Com a ação, o governo do Rio Grande do Sul vai efetivar a readequação dos módulos de vivência e a infraestrutura da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA).

 

O Repórter PH recepcionando Jayme Monjardim, filho da cantora Maysa Matarazzo, na visita ao Grupo Mirante
O Repórter PH recepcionando Jayme Monjardim, filho da cantora Maysa Matarazzo, na visita ao Grupo Mirante

Jayme Monjardim na TV Mirante

O empresário, diretor de cinema nacional e um dos diretores da TV Globo, Jayme Monjardim Matarazzo, visitou ontem o Grupo Mirante, onde foi recebido por Teresa e Fernando Sarney e suas filhas, diretoras Maria Fernanda e Ana Clara e outros executivos do Grupo.

Monjardim integra a WOGI, uma organização internacional da indústria do bem, que conecta pessoas de diferentes segmentos para fomentar o terceiro setor e gerar transformação social. 

No Maranhão, a WOGI desenvolve um projeto em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), chamado o “Uso do babaçu em alimentação orgânica no interior do Maranhão”.

Monjardim falou do seu projeto de criar, por incentivo da maranhense Nélia Rodrigues, filha de mãe quebradeira de coco e de pai lavrador,  que o acompanhava na visita e com quem trabalha há anos, uma fazenda sustentável, com investimentos em pesquisa e inovação, na região de Palmeirândia, visando à exploração de terras nativas, investimento local e produção, no que se refere ao coco babaçu.

Em sua explanação, o empresário e diretor de cinema se mostrou admirado pelas inúmeras riquezas encontradas na região, além dos pontos turísticos e a culinária local.

Jayme Monjardim posando com Teresa e Fernando Sarney e equipe do Grupo Mirante que participou da recepção  ao diretor da Globo e Nélia Rodrigues
Jayme Monjardim posando com Teresa e Fernando Sarney e equipe do Grupo Mirante que participou da recepção  ao diretor da Globo e Nélia Rodrigues

 DE RELANCE

 Maranhense vence Prêmio Prefeito Empreendedor

O Maranhão manteve a tradição de emplacar vencedores na premiação nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor. A prefeita Linielda Nunes Cunha, do município de Matinha, foi a grande vencedora.

O nome de Linielda foi anunciado com o melhor projeto na categoria “Empreendedorismo na Escola” e se destacou junto aos vencedores em outras sete categorias que mediram o nível de empreendedorismo na gestão pública municipal.

Ao todo, 182 prefeitos e prefeitas foram selecionados para a disputa nacional do Prêmio, com 199 projetos.

Do Maranhão, concorreram na grande final do prêmio nacional os prefeitos: Erick Augusto (Balsas), na categoria Inovação e Sustentabilidade; Erivelton Teixeira Neves (Carolina), na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos; Leoarren Cunha (Estreito), na categoria Desburocratização; José Nilton Pinheiro Calvet Filho (Rosário), na categoria Compras Governamentais; Eduardo Braide (São Luís), na categoria Cidade Empreendedora, e Clemilton Barros (Urbano Santos), na categoria Sala do Empreendedor.

Uma artesã com mãos de fada

Como estava resfriada, Teresa Sarney não pode ir ao velório de sua (nossa) amiga Gracinha Bittencourt, Mas sentiu muito a sua morte.

Foi Gracinha que cuidou, com mãos de fada, da produção das lembrancinhas e dos convites de casamento de suas quatro filhas: Ana Clara, Maria Adriana, Maria Fernanda e Ana Theresa.

Aliás, os casamentou e a maioria dos grandes eventos sociais realizados em São Luís nos últimos 30 anos passaram pelo crivo artesanal de Gracinha.

 Para escrever na pedra:

“Creio que não se pode fazer nada de grande na vida se não se fizer representar o personagem que existe dentro de cada um de nós”. De Charles Chaplin

TRIVIAL VARIADO

Reeleita corregedora-geral do Ministério Público do Maranhão para o biênio 2022 – 2024, em 20 de junho último, de forma eletrônica,  com 26 votos dos procuradores de justiça da instituição, a procuradora de justiça Themis Pacheco de Carvalho toma posse hoje para cumprir o seu segundo mandato.

Neste domingo, tem edição especial da Feira das Yabás, no Rio de Janeiro. Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe as matriarcas do samba, e a grande homenageada será a cantora maranhense Alcione, a grande diva do samba.

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) instalou nesta quinta-feira, 30, mais uma sala do projeto “Justiça de Todos”, desta vez para atender a população do Município de Ribamar Fiquene, termo judiciário da Comarca de Montes Altos.

No assunto: o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, participou de solenidade de lançamento da sala para realização de videoconferências e atendimento do Balcão Virtual do Poder Judiciário.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.