Dia de São Pedro

Com bumba-boi, público volta a fazer festança na Capela de São Pedro, na Madre Deus

Após dois anos sem a festividade, por causa da pandemia, matracas e pandeirões voltaram a dar o verdadeiro tom da tradição cultural.

NaMira

Atualizada em 29/06/2022 às 08h01

SÃO LUÍS - O público devoto de São Pedro e amante da tradição de festejar o santo com muito bumba meu boi participa, desde a noite dessa terça-feira (28), de uma festança no Largo de São Pedro. Após dois anos sem a festividade, por causa da pandemia, o público volta à Capela de São Pedro, no bairro da Madre Deus, para reverenciar com religiosidade e tradição cultural.

O Largo da Capela de São Pedro há 80 anos é o palco de um dos principais encontros de grupos de bumba meu boi, o Festejo de São Pedro.

Público lota o Largo de São Pedro. Foto: Douglas Pinto/TV Mirante.
Público lota o Largo de São Pedro. Foto: Douglas Pinto/TV Mirante.


A Festa de São Pedro ocorre todos os anos na madrugada do dia 28 para o dia 29 de junho, reunindo milhares de brincantes de bumba meu boi, além de fiéis ao santo. Os brincantes, em geral, finalizam suas apresentações na Capela de São Pedro, já no fim da noite do dia 28 para amanhecer recebendo as bênçãos do santo. A ladeira e as escadas da Capela de São Pedro tornam-se ponto de encontro dos diversos ‘sotaques’ do bumba meu boi. Na ladeira, fiéis, devotos e brincantes se misturam em fé, religiosidade e festa.

A programação do Largo Cultural começou às 21h, com as apresentações dos grupos: Boi da Pindoba, Boi de Itapera de Icatu, Boi de Guimarães, Boi Brilho da Sociedade de Cururupu e Boi Barrica.

Também é realizada na manhã de hoje a travessia pela Baía de São Marcos da imagem de São Pedro. A procissão religiosa começou às 7h pelas águas, com várias embarcações. Ao fim, eles retornam à rampa Campos Melo.

Procissão marítima de São Pedro. Foto: Reprodução.
Procissão marítima de São Pedro. Foto: Reprodução.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.