(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Jantar para Déia Trinta Paes

Mais: No almoço da Petisqueira

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Déia Trinta
Déia Trinta

Déia Trinta Paes mudou de idade no sábado e ganhou comemoração com jantar e direito a bolo e sopro de velas, no Bistrô Alameda Trinta

 Para comemorar sua nova idade, no último sábado, Déia Trinta Paes não quis saber de maiores produções.

Ela preferiu reunir a família para um jantar festivo no bistrô Alameda Trinta, cujos quitutes deliciosos são assinados pelo Chef Warwick Trinta, seu primo.

Ao seu lado estavam o marido Luiz Campos Paes com os filhos Émerson (dele), Izabella e Andréa (do casal) e os netos João Lucas e Felipe.

 

Déia Trinta e família
Déia Trinta e família

Déia reunida com o marido Luiz Paes e os filhos Émerson, Izabella e Andréa e os netos João Lucas e Felipe

Fatos e patos em livro

O primeiro romance sobre fake news foi escrito há quase 200 anos. Na época, as informações falsas, distorcidas ou exageradas tinham um outro nome, “canard” (pato, em francês), mas o princípio era o mesmo: vender gato (mentira) por lebre (notícia).

O livro é Ilusões Perdidas (1837), e a nova adaptação para o cinema, dirigida pelo francês Xavier Giannoli, é uma boa desculpa para ler, ou reler, o melhor romance da extensa obra de Balzac.

A história se passa na Paris dos anos 1820, para onde o jovem e ambicioso poeta Lucien de Rubempré se muda com a esperança de fazer carreira em literatura. Na primeira conversa com um editor experiente, Lucien descobre que, antes de ser publicado, precisa ficar famoso. E a melhor e mais lucrativa vitrine para um jovem homem de letras em busca de fama, naquele momento, era a redação de um jornal.

Fatos e patos em livro...2

Nessa primeira fase do jornalismo (entre 1789 e 1830), conta Claudia Laitano, como nas redes sociais nos dias de hoje, o negócio era lacrar a qualquer preço. Eram os tempos das penas de aluguel e do jornalismo partidário.

Quanto mais polêmica fosse uma opinião, quanto mais indignação causasse nos leitores, quanto mais réplicas e tréplicas provocasse, mais conhecido ficaria o autor – e mais caro ele poderia cobrar para atacar ou elogiar quem quer que fosse.

Em Ilusões Perdidas, Balzac retrata de maneira crítica esse momento em que os jornais se tornaram um novo tipo de força política.

Discussões sobre os limites da liberdade (a certa altura, alguém define a liberdade dos jornalistas como “a liberdade da raposa dentro do galinheiro”) e o impacto da nova tecnologia na esfera pública eram novidade. Tudo era confuso, anárquico e aparentemente incontrolável – como agora.

Fatos e patos em livro...3

A boa notícia, segundo Claudia Laitano, é que, desse caldo original turbulento retratado por Balzac, eventualmente surgiria o jornalismo que se dedica a vigiar os governantes, informar o público com equilíbrio e zelar pelos valores da democracia.

A má notícia é que as “canard” (conhecidas na França hoje como “les” fake news) e as “penas de aluguel” não apenas nunca deixaram de existir como ganharam novo fôlego com a tecnologia do século 21.

Resta saber se daqui a 200 anos, quando examinarem os caóticos anos 2020, nossos descendentes sentirão pena ou inveja das nossas ilusões.

São João aquece a economia

Farmácias, padarias, lanchonetes, lojas de roupas e calçados, além do turismo e do setor de transportes, são os mais beneficiados pela volta das festas de São João e São Pedro, dois anos depois de suspensas por causa do risco de contágio por Sars-cov-2, devido às aglomerações e falta de vacinas.

A projeção é de uma movimentação econômica em torno de R$ 500 milhões, tendo como aspecto positivo a distribuição do montante entre municípios de médio porte, com a criação de mais de 20 mil empregos temporários, reduzindo assim a dificuldade de alimentação entre as populações mais carentes.

O aumento no volume de serviços prestados verifica-se especialmente no turismo, com a chegada de visitantes de outros estados, movimentando hospedarias praticamente em todas as cidades.

Um passeio pelo São João da Ilha

Quem desembarcou em São Luís no fim de semana, para conferir “o melhor São João do Brasil” foi a colunista Linda Veloso, que há muitos anos faz sucesso na vida social de Imperatriz, neste Estado.

Na tarde de ontem, foi vista pontificando no almoço da Petisqueira da Mamãe, acompanhada do promotor de Justiça José Cláudio Cabral e a esposa Simone Kyt com a irmã dela, Lígia Kyt a mãe dona Carmen Kyt, que em Imperatriz são criadores de gado Nelore e atuam com destaque na área de saúde (Hospital HC Imperatriz ), além de serem também plantadores de soja.

Aliás, a família Kyt tem presença confirmada na Expoimp 2022, que será aberta no próximo dia 2 de julho, com o primeiro shopping Nelore do Brasil.

 

Promotor José Cláudio Cabral, Simonb, Ligia e Linda
Promotor José Cláudio Cabral, Simonb, Ligia e Linda

 

O promotor José Cláudio Cabral e a esposa Simone Kyt com a irmã dela, Lígia Kyt a mãe dona Carmen e a colunista de Imperatriz, Linda Veloso visitando o Centro Histórico de São Luís

No almoço da Petisqueira

Com Linda Veloso e a família Kyt, de Imperatriz, também estavam Claudia Vaz (foi a primeira esposa de José Cláudio Cabral) acompanhada do namorado, blogueiro Gilberto Léda.

Em outra mesa, Jália Rubi Moraes recebia para almoço as tias Joina e Geysa Moraes.

Também foram vistos saboreando os deliciosos quitutes preparados pelo Chef Anderson Theodomiro: Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, Kátia e o desembargador Raimundo Bogéa Filho.

Uso de receitas de família

Na capital maranhense, muitos negócios que prosperam usam o conhecimento geracional familiar como diferencial.  No ramo alimentício, o uso de receitas de família para tentar agradar o paladar dos consumidores e demarcar a manutenção das raízes dos empreendedores que não abrem mão de servir uma refeição que foi criada pelos seus antepassados e/ou tem apelo cultural é comum.

O restaurante Petisqueira da Mamãe é um dos estabelecimentos que funcionam nesse padrão.

Pilotado pelo Chef Anderson Theodomiro, que é um mineiro há muitos anos radicado em São Luís, onde se casou com a maranhense Jália Rubi Moraes, o espaço gastronômico no bairro Renascença tem como marca a culinária mineira, embora muitos pratos já tenham sido inspirados na culinária maranhense.

Uso de receitas de família...2

A Petisqueira da Mamãe tem conquistado os maranhenses e turistas com um cardápio recheado de receitas de  família. “A nossa mãe sempre manteve laços muito estreitos com sua família.  A cultura culinária sempre esteve presente nas nossas vidas e nós aprendemos as suas receitas e muitas delas demos nova leitura”, diz Theodomiro.

Para ele, é impressionante o sentimento de gratificação quando recebe um pedido específico de um prato que representa tanta coisa pra ele, como um tutu à mineira ou um frango com quiabos – explica Anderson sobre a receptividade da comida mineira em São Luís e também a relação afetiva da família com a culinária em questão.

Graça Leite e Décio
Graça Leite e Décio

Grande dama da mais tradicional sociedade de Pinheiros (MA), Dona Graça Leite foi vista sábado dando um trato na elegância com o coiffeur Décio Delamano

DE RELANCE

80 anos de Gilberto Gil

Gilberto Passos Gil Moreira, o imortal baiano nascido em 26 de junho de 1942 fez, ontem, 80 anos de idade.

São mais de 50 décadas dedicadas a traduzir, através da música, um Brasil profundo, continental e tão desigual. Mas nem só de Brasil vive a música de Gil, ela também passeia pela poesia, tecnologia, natureza, ancestralidade, religiosidade, questões de gênero e de tempo.

Falar de um artista genial, antenado e criativo como Gil, que tem estado durante todo esse tempo em pauta criando e nos presenteando, a cada nova obra, com músicas e letras que preenchem nossos corações e almas, é tarefa árdua, mas prazerosa.

80 anos de Gilberto Gil...2

Para comemorar os 80 anos de Gilberto Gil, várias homenagens têm sido feitas e uma das mais importantes foi a criação do museu virtual O Ritmo de Gil, na maior plataforma de arte digital do mundo, o Google Arts & Culture.

São mais de 41 mil imagens e documentos, além de 900 vídeos e gravações que contam toda a trajetória do cantor e compositor nascido em Salvador da Bahia.

Disponível em inglês, português e espanhol, esta é a primeira vez que um artista brasileiro vivo tem sua carreira disponibilizada na plataforma global.

Inclusive, no acervo, tem um disco com gravações inéditas de Gil, produzido em 1982, em Nova York, e encontrado durante o processo de curadoria do museu.

80 anos de Gilberto Gil...3

Ainda no começo, lá nos anos 1960, com os icônicos festivais da canção, Gil já despontava sendo reconhecido e premiado com a música Domingo no Parque (terceiro lugar), sem dúvida, uma de suas pérolas. Isso foi em 1967 e, a partir de então, o autor de Palco passou a construir uma carreira sólida, daquelas que consegue radiografar com maestria o turbilhão de acontecimentos pelo qual o mundo passa e vive.

Ao lado de Caetano, Bethânia e Gal, os eternos Doces Bárbaros, Gil tem plantado a Bahia no mundo através de suas geniais histórias musicadas.

A partir da Tropicália, movimento de vanguarda do final da década de 1960 – o marco é o disco Panis et Circensis, de 1968 –, em que foi um dos principais mentores, esse mestre da música vem ensinando a todos que a Bahia nos dá régua e compasso.

80 anos de Gilberto Gil...4

Com a carreira já consolidada e sendo, a cada dia, reconhecido com um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), Gil, ao lado de Caetano, viu sua liberdade artística cerceada e foi obrigado a se exilar em Londres. O ano era 1969, um dos mais duros da ditadura que assolou e censurou o país por 21 anos. Eles ficaram por lá até 1972.

Nessa época, o compositor já era casado com Sandra Gadelha e chegou a ter um filho na Inglaterra, Pedro, morto em 1990. Teve outros relacionamentos, como o vivido com a cantora Nana Caymmi e, desde 1981, é casado com Flora, com quem tem três filhos – Bela, Bem e José. Gil também é pai de Preta e Maria, filhas de Sandra, e de Nara e Marília, filhas de Belina de Aguiar. Além de ter 12 netos e uma bisneta.

Para escrever na pedra:

“Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia”. De José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura.

TRIVIAL VARIADO

Quem desembarcou na cidade no fim de semana para participar do São João da Thay foi a top model e arquiteta Bianca Klamt, sem dúvida uma das maranhenses mais fotografadas e divulgadas pelas revistas de moda internacionais.

Os amigos de Gracinha Bittencourt estão fazendo uma corrente de orações pelo seu breve restabelecimento de saúde. Hospitalizada na UTI do Centro Médico Maranhense, ela teve o seu quadro de saúde agravado no fim de semana.

Gracinha, a propósito, ganhou fama e prestígio na sociedade maranhense pelo competente trabalho artesanal realizado na produção de objetos para festas, bem como a preparação de convites para os melhores eventos da cidade.

Neste ano em que o Kurotel de Gramado (RS) completa quatro décadas de sucesso, foi indicado pela World Spa Awards para receber o prêmio de Melhor SPA Médico do Mundo. Desde 2016 o Kurotel é vencedor da categoria Melhor Spa do Brasil e é o único spa brasileiro a constar na lista dos melhores spas médicos do mundo.

No assunto: a World Spa Awards celebra e premia a excelência de empreendimentos de SPA e Bem-Estar, buscando inspirar padrões de excelência e conectar consumidores à exclusiva lista dos melhores SPAs ao redor do mundo.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.