São João

Noite de emoção e alegria: Arraial da Cidade, em São Luís, reúne milhares de pessoas com atrações da cultura popular maranhense

O evento, que é organizado pela Prefeitura de São Luís, ocorre na na Praça Maria Aragão.

Publipost/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 26/06/2022 às 14h35
O Arraial da Cidade segue com uma ampla programação.
O Arraial da Cidade segue com uma ampla programação. (Foto: Windisley Thiago/Secom)

SÃO LUÍS - A emoção e a alegria de viver o São João tomaram conta, na noite deste sábado (25), de mais um dia da programação do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, em São Luís. O evento, que é organizado pela Prefeitura de São Luís, reuniu milhares de pessoas que aproveitaram uma programação junina, com atrações para toda a família.

Nos dois palcos montados na Praça Maria Aragão, se apresentaram grupos de Bumba meu boi, de Tambor de Crioula, quadrilhas e o cantor Fernando de Carvalho. Entre os destaques da noite, segundo o público, é a diversidade de ritmos presente na programação da festança.

Maria do Socorro Lima, de 45 anos, foi uma das milhares de pessoas que esteve presente no Arraial da Cidade na noite de sábado e se encantou com as apresentações.

“Muito lindo o arraial, o palco super bem localizado e dá para a gente ver de longe quem está se apresentando. Gostei muito da experiência e acho que vou voltar de novo”, confessou.

Durante as apresentações, o público presente pode desfrutar também de uma ampla variedade de barracas com comidas típicas do São João, com espaço para lanches em foodtrucks e um espaço voltado para a recreação infantil.  

A festança também foi um momento de oportunidades, geração de emprego e renda. A empresária Mariana Diniz, que tem uma barraca com comidas típicas, comemorou as vendas em mais uma noite de arraial. A expectativa é que, até o fim do mês, as vendas continuam surpreendendo.

“Estamos em mais um dia no Arraial da Cidade e só temos motivos para comemorar. Graças a Deus estamos vendendo muito bem, precisamos inclusive contratar novos profissionais para conseguir dar conta do recado”, conta.

A primeira atração a subir no mega palco foi o Tambor de Crioula Mirim Arte Nossa, com todo o gingado e tradição desta dança que é Patrimônio Imaterial e Cultural do Maranhão. Em seguida, foi a vez da Quadrilha Mocinha do Sertão animar a noite de sábado e do Boi de Guimarães, com toda a tradição do sotaque de zabumba da baixada maranhense.

Abrilhantando a noite, foi a vez do cantor Fernando de Carvalho, que fez um show especial  ‘Baião de Dois’, um tributo aos cantor maranhense João do Vale e ao cantor pernambucano Luiz Gongaza, o ‘Rei do Baião’.

“A classe artística foi muito prejudicada por conta da pandemia, então voltar aos palcos e estar perto do público, é um presente. A gente estava precisando disso. Ninguém aguentava mais só fazer lives. Estou muito feliz e honrado pelo convite por estar nesse arraial maravilhoso” afirmou o cantor Fernando De Carvalho.

E a noite não parou por aí. No sábado, no Arraial da Cidade, contou as apresentações dos bois Novilho Branco, Nina Rodrigues e o batalhão pesado da Pindoba. E para fechar a noite com chave de ouro, subiu ao palco o Boi de Morros.

Com uma pluraridade de ritmos, o Arraial da Cidade conta com um espaço reservado o forró. O Barracão do Forró também agitou os apaixonados pela festança junina e por esse ritmo, com as apresentações do grupo 'Não Gela' e do 'Forró Pegado'.

O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, fez um balanço sobre os dias de programação da Arraial da Cidade e destacou a diversidade da programação.  

“O balanço que a gente pode fazer é que a Maria Aragão se tornou o xodó de São Luís nesse período junino. E nós temos uma vasta programação que envolve todos os tipos de danças e ritmos que fazem parte do nosso universo junino. E aqui, nós tivemos oportunidades para todo mundo, não só para as danças, mas as pessoas que precisavam empreender”, disse o secretário.

O Arraial da Cidade segue com uma ampla programação, voltada para todo os públicos, nesse domingo (26). As apresentações começam a partir das 18h.

Veja, abaixo, a programação do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, neste domingo (26):

Quadrilha Mocinha do Sertão
Boi da APAE
Boi de Leonardo
Show de Simone Mouzzi
Cia Batuk
Boi de Ribamar
Boi Brilho da Terra
Boi de Iguaíba


Barracão do Forró

Made in Xote
Trio Cheiro de Terra

Veja mais fotos do Arraial da Cidade registradas por Windisley Thiago:

Noite de emoção e alegria: Arraial da Cidade, em São Luís, reúne milhares de pessoas com atrações da cultura popular maranhense

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.