(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: José Sarney prestigia a Festança Boi da Lua

Mais: Os 45 anos de Cristiano Fernandes

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Ex-presidente do Brasil, José Sarney prestigiou o folclore maranhense
Ex-presidente do Brasil, José Sarney prestigiou o folclore maranhense

O ex-presidente José Sarney, 92 anos, é o destaque de capa do PH Revista deste fim de semana. Há muito tempo sem ver o melhor do folclore maranhense, ele compareceu à Festança Boi da Lua e usou para fotos, o chapéu do anfitrião PH

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

O esplendor da Festança

Os brancos trouxeram o enredo da festa; os negros, escravos, acrescentaram o ritmo e os tambores; os índios, antigos habitantes, emprestaram suas danças; e a cada fogueira acesa para São João, os festejos juninos maranhenses foram-se transformando no tempo quente da emoção, da promessa e da diversão.

São Luís vive nesta última semana de junho o esplendor da festa que tem bumba meu boi – com a coreografia de seus rajados, cablocos de fitas, índias, índios, vaqueiros e caboclos de pena –, divertidos cazumbás, rodas de tambor de crioula, danças do Cacuriá, de São Gonçalo, do Coco, do Lelê ou Péla-porco e do Caroço, bailados portugueses, quadrilha.

E a batida de zabumbas, maracás, pandeirinhos, pandeirões, cuícas, ritintas, agogôs, triângulos, ganzás e repiniques, fazendo uma sinfonia com o som agudo das matracas e o grave dos tambores, além do sopro de saxofones, clarinetas, flautas e banjos, proporcionando um espetáculo de rara sonoridade e uma verdadeira explosão de ritmos e cores, cujas origens se perdem no tempo.

O esplendor da Festança...2

E foi com essa magia que aconteceu no amplo jardim e nos salões e terraços do Rio Poty Hotel, a tão esperada volta da Festança Boi da Lua.

E edição deste ano, dez anos depois da última, teve uma lua quase cheia iluminando o céu de São Luis e, em especial, uma linda paisagem pontuada de bandeirinhas coloridas, cercada de árvores gigantes e belíssimos arranjos de penas nas mesas encobertas por toalhas de retalhos de chita sobre um fundo vermelho, davam o toque de magia e beleza para o ambiente que recebeu brincadeiras juninas de variados sotaques.

Pelo pequeno e elegante arraial passaram o boi Lendas e Magias, o boi de Nina Rodrigues, o deslumbrante Boi de Santa Fé, o Marajunino, o Boizinho Barrica e o batalhão do Boi da Maioba, além de uma rápida participação de PP Junior e seu grupo Bumbauê. No salão refrigerado, um grupo de forró de pé de serra abriu a noite, seguido da banda CDC, mais a sensacional dupla Fernando e Franco, a Mákina do Tempo e o DJ Sergio Balata.

Ou seja, teve música para todos os gostos num cenário deslumbrante. E teve comidas típicas deliciosas e um serviço correto da Class Eventos.

Roseana e Ubaldo
Roseana e Ubaldo

 Na Festança Boi da Lua, um dos destaques foi o original chapéu, em forma de miniatura de boi, usado pelo empresário Benedito Ubaldo Silva, sem dúvida uma das presenças mais animadas da noite em foto ao lado da ex-governadora Roseana Sarney

Amadeu Costa e esposa
Amadeu Costa e esposa

 

Amadeu Araújo Costa e Fernanda (nascida Albuquerque) brilharam na Festança Boi da Lua

 DE RELANCE

 Festa para Sarney na AML

A Academia Maranhense de Letras foi palco, na última sexta-feira, de belíssima homenagem ao seu decano, o acadêmico José Sarney, com direito a exibição de um compacto do documentário “José & Sarney” e lançamento de livro “Sarney, o homem e a palavra”, com depoimentos de dezenas de personalidades da política e da literatura sobre vida e obra do homenageado.

A homenagem da AML estava programada para abril de 2020, por ocasião das comemorações de 90 anos do acadêmico, mas foi adiada em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Mas a programação ocorrida agora, em 2022, coincidiu com as comemorações dos 70 anos de ingresso de Sarney na Casa de Antônio Lobo.

Eleito para a Cadeira 22 da Academia Maranhense de Letras em 1952, aos 22 anos, em substituição a Raimundo Feliciano Corrêa da Silva, José Sarney foi recebido em discurso pelo renomado professor Mata Roma.

Com uma plateia formada por amigos, familiares e admiradores, o homenageado foi saudado pelo presidente da AML, Lourival Serejo, e pelo governador em exercício do Maranhão e presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten. Também fez parte da mesa o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Washington Oliveira. 

Discursos históricos

No discurso de homenagem da Academia Maranhense de Letras a José Sarney, Lourival Serejo destacou as qualidades de homem público e de escritor reconhecido internacionalmente do homenageado.

O presidente da Academia disse que ainda muito jovem era comum entre os amigos de escola a reprodução de trechos de discursos históricos proferidos por Sarney.

A oratória bem elaborada de Sarney, segundo Lourival, era uma referência para uma juventude ainda na fase de formação intelectual.

Alerta de Lourival

O governador em exercício do Maranhão, desembargador Paulo Velten, iniciou o discurso de saudação a Sarney, na Academia Maranhense de Letras, recorrendo ao bom humor.

Velten disse que fora alertado antes pelo presidente da AML que seu discurso deveria ser breve.

“Começo aqui minhas palavras de saudação ao ilustre acadêmico José Sarney com o cuidado de não ultrapassar um minuto e meio, o tempo que me foi concedido pelo presidente Lourival Serejo”, brincou o magistrado.

Pela democracia

O discurso do presidente José Sarney na Academia Maranhense de Letras foi interrompido algumas vezes por aplausos da plateia.

Ao abordar temas da literatura e da política, o decano da Casa de Antônio Lobo deixou a plateia extasiada pela aula de história e pela lucidez com que tece as suas palavras.

Sarney disse que no tempo em que exerceu a presidência da República manteve uma relação respeitosa com as Forças Armadas, mas que jamais deu margem para ameaças à democracia e às instituições.

Paulo Velten e as pesquisas

A desenvoltura que o desembargador Paulo Velten vem apresentando à frente do governo do Maranhão tem chamado a atenção da classe política.

Pela facilidade com que se comunica com o público, muitos acham que Velten leva jeito pra coisa e já nasceu talhado para a política.

Os mais afoitos avaliam que, do jeito que a coisa anda, não será surpresa se o nome de Paulo Velten aparecer bem nas próximas pesquisas, em situação bem mais confortável que muitos outros pré-candidatos com muito tempo de estrada.

Apoio de Braide

Não causou nenhuma surpresa na classe política a declaração de apoio do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, ao pré-candidato Weverton Rocha.

Até porque havia uma forte pressão por parte de aliados do pedetista, inclusive com alegações de reciprocidade e chantagem.

O que alguns tentam entender é essa tomada de decisão de Braide, afinal o prefeito tem estado cada vez mais isolado, sem grupo político e com a imagem arranhada na opinião pública.    

Para escrever na pedra:

“A ficção é a única coisa que nos faz ter acesso ao pensamento de outra pessoa”. De Brit Bennett.

Cely e Nazi
Cely e Nazi

Cely Gomes Lima, completa 87 anos em julho, com a sobrinha Nazi Holanda de Alencar, que ontem comemorou 77 anos com um almoço em família na antiga residência de sua mãe Zazá Holanda

Os 45 anos de Cristiano

O Villa Reale Buffet, na Avenida dos Holandeses, foi o palco escolhido para a festa de comemoração dos 45 anos do líder empresarial Cristiano Barroso Fernandes, presidente da Associação Comercial do Maranhão, com uma das festas mais alegres e agradáveis do último domingo.

A festa teve de tudo, a começar pelo show da excelente banda CDC antecedido pela participação de um DJ com um repertório muito elogiado. Mais tarde, o cantor Mário Fernandes subiu ao palco e brindou o cunhado (ele é namorado de Luiza Fernandes) com um show improvisado e muito aplaudido.

No buffet orquestrado por Kamila Paixão, namorada do aniversariante, uma suculenta feijoada foi muito elogiada e saboreada como convém.

Melina, Luís Carlos, Cristiano e Kamila
Melina, Luís Carlos, Cristiano e Kamila

Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes com o aniversariante Cristiano e sua namorada Kamila Paixão

TRIVIAL VARIADO

A Festa Junina de Ana Lúcia e Mauro Fecury já é uma tradição na cidade. Hoje o evento acontece em grande estilo na residência da primeira filha do casal, Ana Elizabeth e o marido, deputado Fabio Braga. Bois, comidas típicas e muita gente alegre estará pontificando por lá.

 

Ana Elisabeth Fecury e o deputado Fábio Braga
Ana Elisabeth Fecury e o deputado Fábio Braga

 abrem sua residência hoje à noite para a tradicional festa junina dos pais dela, Ana Lucia e Mauro Fecury

 O ex-ministro Sarney Filho com a esposa Camila reúnem todos os filhos e alguns amigos na tarde de hoje para saborear quitutes inspirados nas famosas receitas de Maria Castelo, que reinou como uma grande Chef de Cuisine maranhense.

Virgínia e o desembargador Ricardo Duailibe estão em São Paulo, onde comemoram os 40 anos da filha Cristiana, com uma reunião em família.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.