(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Argentina Fátima Agostinucci revendo familiares em São Luís

Mais: 18 anos sem Brizola

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Fátima Ramos com o PH e Francisco Rocha e Teresa
Fátima Ramos com o PH e Francisco Rocha e Teresa

FRANCISCO Rocha e Teresa apresentando ao Repórter PH a prima argentina (dele) Fátima Ramos Agostinucci, que está revendo seus familiares em São Luís – ela é filha de Isolda, irmã de Sônia Rocha, que há muitos está radicada na Argentina

Será que a Petrobras ainda é nossa?

Conta Carlos Russo Jr que no dia 2 de julho de 1948 Monteiro Lobato concedeu à rádio Record aquela que seria a última entrevista de sua vida, encerrada com as palavras: “O Petróleo é Nosso!”.

Dois dias após, O Repórter Esso, na voz de Heron Domingues, anunciou a morte do grande brasileiro, desses que surgem poucos a cada geração: “E agora uma notícia que entristece a todos: acaba de falecer o grande escritor e patriota Monteiro Lobato!”.

Monteiro Lobato, que rasgava o verbo dizendo que o Brasil tinha petróleo e por isso chegou a ser preso, viu a pregação virar realidade em 1939, quando o petróleo foi descoberto, por incrível coincidência no Lobato, subúrbio (que já tinha esse nome).

Será que a Petrobras ainda é nossa?...2

Monteiro Lobato morreu, mas a pregação dele deu na campanha O petróleo é nosso, que comoveu o país. Foi aí que nasceu a Petrobras, com o nosso dinheiro, monopólio do mercado para nos defender da ganância externa (o oposto do que vemos).

Foi exatamente dessa forma que o Brasil foi configurado, 100% de dependência de petróleo, do trator que move a terra do plantio, o transporte e o cozimento. Agora nos dizem que ao governo só é dono de 37% da Petrobras, o resto é dos acionistas.

A questão: nada contra o capitalismo, mas estão fazendo capitalismo com o nosso capital. Só o governo embolsou R$ 9 bilhões de lucro. E os donos? É nesse jogo que Bolsonaro está atarantado. É a favor do mercado livre, mas está sendo engolido pela disparada dos preços e aí esperneia. Vai resolver?

Poesia não faz mal a niguém

Não faz mal que amanheça devagar, nos diz Geir Campos, num dos mais belos poemas da língua (Alba).

As flores não têm pressa, nem os frutos. Sabem que a vagareza dos minutos, adoça mais o outono por chegar. Por isso não faz mal que devagar o dia vença a noite nos seus redutos de leste.

O que nos cabe é ter os olhos enxutos e a intenção de madrugar.

 O inverno chegou

Embora o inverno aqui nos trópicos seja apenas uma insinuação, não custa lembrar que a data de 21 de junho marca o início do inverno no Brasil.

A queda nas temperaturas percebidas ao longo da estação em várias regiões do país, cria um ambiente propício ao surgimento de doenças respiratórias e alergias. Os infectologistas afirmam que, durante esse período, devem ocorrer mais casos de gripe, de Covid-19 e de algumas alergias, por exemplo. 

O tempo frio, segundo eles, contribui com o aumento do número de casos de doenças infecciosas respiratórias. Isso se dá porque ocorrem alterações no trato respiratório das pessoas, que diminuem as defesas.

Ocorrem também os casos de rinite, sinusite ou mesmo asma. As pessoas ficam mais propensas a ficar doentes. Além disso, elas ficam mais próximas, em ambientes fechados, fugindo desse clima frio. Por isso, ocorre maior propagação de vírus e bactérias que são transmitidos pelo ar. 

O inverno chegou...2

A melhor forma de se prevenir contra essas doenças, segundo os especialistas, é manter o cartão de vacina em dia, sobretudo com imunização contra gripe e as doses de reforço contra Covid-19, além de outras vacinas que levam em conta o cenário epidemiológico do momento, em cada região do país. 

A dica é manter uma alimentação balanceada, dormir pelo menos oito horas por noite e evitar estresse, tanto físico quanto emocional. 

É preciso rever os clássicos

Devo a volátil matéria do meu gosto estético às imagens. E explicaria melhor por tudo o que já vi nas telas dos cinemas, agora com a ajuda do vídeo, usufruído numa cadeira da minha sala.

Mas não foi apenas ver, senti emoções imensas, guardei na memória imagens belas e inesquecíveis. Tomei muito conhecimento de histórias lindas que enriqueceram a minha sensibilidade como um espectador que ampliou a sua visão com o que estava sendo apresentado nas telas dos cinemas.

Só depois aconteceu o que era inevitável, eu também me apaixonaria pela pintura. Nas inúmeras viagens que fiz ao exterior, corria para os museus. E veio o imenso deslumbramento com os mestres antigos.

 

O Tocador
O Tocador

 

É preciso rever os clássicos...2

Gostaria de citar logo o pintor que me encantou muito: Caravaggio com suas figuras dramáticas e não como uma Mona Lisa de sorriso intrigante e um olhar que não precisava de sobrancelhas. Mas é bonita, tem sua mágica.

Essa batalha na procura de imagens expressivas continua dentro de mim. Miguel Angelo ou Giotto com o seu universo de anjos e figuras vivendo momentos cruciais.

Os figurativos modernos não se preocupam em conseguir gestos, rostos expressivos e figuras bem mais densas e fortes. A cena de uma batalha pintada por Delacroix é perfeita. Faltava só a técnica do cinema.

E o que gostaria de dizer no final: que os pintores clássicos deram colossal ajuda ao cinema com ritmo, movimento, luz, a luta entre o necessário claro-escuro.

DE RELANCE

Violência e transtornos mentais

A pesquisa iniciada em 1982 propicia uma série de descobertas, em várias áreas. Uma delas é a relação entre transtornos mentais como depressão e ansiedade à violência urbana.

Um estudo demonstrou que vítimas de roubo em três períodos distintos (durante a vida, nos últimos 10 anos ou nos 12 meses anteriores) desenvolvem bem mais os dois problemas em relação a pessoas que não passaram por episódios do gênero. Um ou outro ou os dois, de forma simultânea.

Em relação ao intervalo de 12 meses, a ocorrência associada de depressão e ansiedade foi 152% superior em quem foi vítima de roubo em casa, por exemplo.

As conclusões foram relatadas em um artigo recente publicado na revista científica Frontiers in Public Health.

Brasil na contramão

Os brasileiros viajam, cada vez mais, para a Europa, revelam as estatísticas.

E, afinal, o que interessa tanto ao brasileiro nesses países? Principalmente a história (prédios e construções preservados), a cultura (local, e não importada, como está se fazendo em São Luís) e a gastronomia.

Transporte público eficiente, cidades limpas e um povo com boa instrução também ajudam.

No Brasil, infelizmente, estamos na contramão do que fascina os turistas.

O maior peixe em água doce

Um pescador cambojano capturou, no rio Mekong, uma arraia gigante de 300 quilos, o maior peixe de água doce registrado na história, segundo os cientistas.

Batizada de Boramy – “lua cheia” na língua khmer – por sua forma arredondada, a fêmea de quatro metros de comprimento foi liberada depois que um chip eletrônico foi colocado para estudar seus movimentos e comportamento.

Pescada na província de Stung Treng, no norte do Camboja, a arraia pesava o dobro de um gorila médio, de acordo com os cientistas.

– Em 20 anos de pesquisa de peixes gigantes em rios e lagos em seis continentes, este é o maior peixe de água doce que encontramos ou que já foi documentado em qualquer lugar do mundo – afirmou Zeb Hogan, diretor do Wonders of the Mekong (Maravilhas do Mekong), um projeto de conservação financiado pelos Estados Unidos.

– É uma descoberta absolutamente surpreendente – disse.

O maior peixe em água doce...2

Ameaçada pela pesca excessiva, a poluição e a perda de seu habitat, a arraia gigante de água doce é uma espécia protegida. O espécime bateu o recorde de um bagre de 293 quilos pescado em 2005 no mesmo rio, no norte da Tailândia.

O Mekong é um dos rios mais longos da Ásia (4.350 quilômetros) e abriga a biodiversidade aquática mais importante do mundo depois do rio Amazonas, com mais de mil espécies de peixes.

Exemplares gigantescos de até três metros de comprimento são encontrados em suas águas, que, com profundidade de até 80 metros, podem abrigar variedades ainda maiores, segundo os cientistas.

Vital para a sobrevivência de milhões de pessoas no sudeste asiático, o Mekong e sua fauna estão ameaçados pelas dezenas de barragens construídas por Pequim na China, Laos ou Camboja e pela poluição.

18 anos sem Brizola

Passavam poucos minutos das 7h quando, debaixo de chuva, os principais líderes do PDT se reuniram em torno do túmulo do ex-governador Leonel Brizola para cumprir o ritual que se repete todos os anos: homenagear o líder trabalhista que morreu em 21 de junho de 2004.

Com uma rosa vermelha na mão, o pré-candidato do PDT a presidente, Ciro Gomes, madrugou para participar do ato.

Ciro Gomes lembrou da luta de Brizola por uma educação pública de qualidade, dos sacrifícios que fez pelo povo brasileiro, incluindo 15 anos de exílio durante a ditadura militar e do compromisso que tinha com as crianças e com o desenvolvimento do Brasil.

Boizinho Barrica
Boizinho Barrica

SAI ANO, entra ano, e o boizinho Barrica é sempre uma grande aplaudida atração dos festejos juninos. E por ser uma brincadeira de rua comandada por artistas, faz sucesso o ano inteiro

Jean-Louis Trintignant

O cinema mundial, e em especial o cinema francês, perdeu no último dia 17 de junho um de seus maiores ícones, com o falecimento do premiado e talentoso ator Jean-Louis Trintignant, aos 91 nos.

Ele brilhou nas telas a partir dos anos 50, em filmes como E Deus Criou a Mulher, com Brigitte Bardot. No cinema italiano, atuou ao lado de Vittorio Gassman em Aquele que Sabe Viver. Mas foi em 1969, com Z, do também premiado Costa-Gavras, que alcançou fama inconteste interpretando o juiz que não se deixou intimidar e enviou à prisão os militares que conspiraram para o golpe de Estado na Grécia. Por esse papel foi agraciado no Festival de Cannes.

Trintignant, a quem fui apresentado pelo jornalista Jean-Louis Peytavin (então diretor do jornal “Le Figaro”) morreu tranquilamente junto de sua família, com a discrição e a serenidade que tanto marcaram sua carreira.

Para escrever na pedra:

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. De Fernando Pessoa, grande poeta português.

TRIVIAL VARIADO

Hoje na história: há exatos 36 anos, nesta data, no ano de 1986, o ex-jogador de futebol argentino Diego Maradona marcou o famoso gol da “Mão de Deus”. O feito ocorreu na Copa do Mundo do México.

A propósito: os maranhenses que quiseram ver a Copa do México pela televisão tiveram que ir a Teresina, que entrou na rede de transmissão dos jogos. São Luís, só na Copa seguinte, quatro anos depois.

Glória e Itaquê Mendes Camara saíram da toca, ontem, e foram jantar com Teresa Martins na sala da adega do restaurante Tasquinha, na Lagoa. O casal já está planejando sua primeira viagem internacional pós pandemia da Covid-19.

Comenta-se a boca curta que circula entre os aliados de Flávio Dino a lista dos “traíras”, assim chamados, segundo os algozes deles, por terem se beneficiado do governo e depois pulado para o barco de Weverton e Roberto Rocha.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.