Cultura

Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès irá promover ‘Arraial da Leitura’ nesta quinta-feira (23)

Abordando o calendário cultural do estado, a programação temática será toda voltada para o ciclo festivo deste mês de junho.

Na Mira, com informações da assessoria

Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès irá promover ‘Arraial da Leitura’ nesta quinta-feira (23)
Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès irá promover ‘Arraial da Leitura’ nesta quinta-feira (23) (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Entrando em clima junino, o Projeto “Cidadania e Leitura” na Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès (Vila Ariri), receberá o ‘Arraial da Leitura’, nesta quinta-feira (23), das 14h às 17h. Abordando o calendário cultural do estado, a programação temática será toda voltada para o ciclo festivo deste mês de junho.

“A ideia é trabalhar esse período tão especial e rico da cultura maranhense que vivemos para ampliar o leque de conhecimento das crianças e suas vivências do cotidiano, a partir do livro e da leitura”, ressalta a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do Projeto “Cidadania e Leitura”.

A programação destaca o espetáculo infantil “O desejo de Catirina”, Contação de Histórias do Ciclo Junino, Leitura e manuseio de livros do acervo do próprio espaço e do Carro Biblioteca da SAB. Ao final, as crianças poderão saborear lanches produzidos por empreendedores locais.

O roteiro de atividades irá abranger manifestações populares, a exemplo do bumba meu boi e do tambor de crioula, conhecidos Brasil afora como grandes manifestações folclóricas locais, e também personagens como como Pai Francisco e Mãe Catirina ganharam a cena no projeto.

"A Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe, sem dúvida, é um espaço que está contribuindo para incentivar a leitura entre crianças jovens e adultos da nossa comunidade", afirma a diretora da Microrregião da ACIB, Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga, na Vila Ariri, Ruthe Araújo França.

"O Projeto Cidadania e Leitura veio somar ao trabalho de educação que a ACIB vem desenvolvendo. A instalação das Bibliotecas é uma ação importante e necessária para a qualidade do ensino das escolas da área Itaqui-Bacanga, que já está surtindo efeitos positivos", destaca River Souza, presidente da ACIB.

Instalada na sede da ACIB (rua da Igreja, s/n, Vila Ariri), a Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès foi inaugurada no dia 14 de maio, sendo a segunda entregue pelo projeto “Cidadania e Leitura” na área Itaqui-Bacanga - a primeira foi a Biblioteca Comunitária Maria Aragão, aberta em outubro último, na Vila Bacanga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.