(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Grande festa de arte no SL Shopping

Noite de Autógrafos da obra “Ritos Tenetehar

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

Destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana, a atriz Áurea Maranhão brilhou no lançamento do livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, dos fotógrafos Meireles Júnior e Taciano Brito

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

-----------------------------------------------

A NOITE de Autógrafos da obra “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, dos fotógrafos Meireles Júnior e Taciano Brito, aconteceu de forma especial e reuniu uma multidão de fãs dos autores, que foram presenteados com uma noite de imersão na bela cultura do povo Tenetehar (Guajajara).

O livro marca dois momentos especiais para seus autores: os 25 anos de arte e dedicação de Meireles Jr. à fotografia, com oito obras já lançadas, o que já lhe rendeu o título informal de Embaixador das Belezas do Maranhão no mundo. E os 10 anos de profissão do fotógrafo e cineasta Taciano Brito, sendo esse seu primeiro livro.

Quem compareceu ao coquetel de lançamento no São Luís Shopping foi brindado com o show instrumental de Marcelo Carvalho e banda, no perfeito tom intimista para as pessoas circularem pelas belas instalações artísticas com temática indígena, vídeos e fotos que ilustram o livro.

Os jacarandás de Lisboa

Este ano começou mais cedo, por causa do calor, mas todos os anos, os jacarandás enchem a cidade de Lisboa de uma cor sem igual. Foram levados do Brasil, Tejo dentro. Não é essa a origem inicial dos jacarandás. Na Argentina, diz-se que se ouve o tango debaixo deles. E em Pretória encontraram as condições ideais. História de uma árvore com história.

Há quem afirme que a melhor vista para o azul lilás com que os jacarandás pintam Lisboa nesta época do ano se alcança do rio Tejo. Pode ser, até porque a cidade e a sua abertura ao mar tem tudo a ver com a história destas árvores na cidade. Foi com o embalo dos ventos que levavam as embarcações de volta ao Tejo que também foram as sementes dos Jacarandás da América Latina, no início do século XIX. Foram do Brasil. Primeiro, para integrar a coleção do Jardim Botânico da Ajuda. Depois, para serem espalhadas pela cidade.

A propósito, a crônica de hoje, no PH Revista, sobre os jacarandás repercutiu em Londres, onde reside a paraense-maranhense Ana Lourdes Lobato Hoole.

Diz ela: “Vendo tua crônica deste fim de semana, me deti nos jacarandás de Lisboa. Cheguei ontem de Portugal, onde tive a alegria , de vê-los florindo. Junto as tílias, que nos dão sombra e beleza, revivi Eça de Queiroz em Sintra, a magia solar de Cascais, os lugares preferidos de Fernando Pessoa em Lisboa e, a certeza de que a terrinha é extensão da nossa brasilidade”.

Jacarandás
Jacarandás

O BELO espetáculo dos jacarandás tingindo de azul lilás as ruas da eterna Lisboa

 DE RELANCE

 Balaio de Sotaques agitou o Sesc Turismo

Um dos mais alegres e animados acontecimentos sociais do último sábado, dia 11, foi a abertura da edição 2022 do Balaio de Sotaques, com uma esplêndida noitada de apresentações de grupos folclóricos no Sesc Turismo, no Olho d´Água.

O primeiro dia do tradicional arraial do Sesc reuniu grande público e contou com a presença de membros do Conselho e Diretores da Fecomércio-MA.

Na alegre noitada, o Presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Feijó, e a Diretora Regional do Sesc, Rutineia Monteiro, receberam, entre outras personalidades, a Vice-Prefeita de São Luís, Esmênia Miranda. 

A programação do Balaio de Sotaques continua até o dia 25 de junho nas unidades do Sesc em São Luís, Raposa e Caxias. 

Maurício Feijó, Ana Célia, Rutineia e Leila
Maurício Feijó, Ana Célia, Rutineia e Leila

Na noite de abertura do Balaio de Sotaques, o presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, acompanhado de sua esposa, Ana Célia, da Diretora do Sesc, Rutineia Monteiro e da Presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva

Infectologista maranhense premiada

Médica infectologista e professora associada da UFMA, a maranhense Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco foi uma das quatro brasileiras contempladas com a Premiação do “BRICS Women's Innovation Competition Award 2022”.

Ela recebeu o prêmio especial em reconhecimento ao combate à pandemia de Covid-19.

“Essa vitória representa o reconhecimento do meu papel como mulher, médica infectologista, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão” – disse a premiada.

 Infectologista maranhense premiada...2

Em março de 2021, Remédios recebeu o reconhecimento da “Fundação Lemann” na campanha “Toda mulher é uma potência”, que conta 18 histórias de mulheres e sua atuação durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.

Ela também foi homenageada em 2020 e em 2021, pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos com “Reconhecimento do empenho e compromisso com a luta em defesa da vida contra a pandemia da Covid-19”.

Nesses dois anos de pandemia, além das publicações no site e no Youtube, a infectologista concedeu entrevistas; fez palestras; participou de lives e de programas de TV e de rádio; gravou vídeos e áudios para a mídia, totalizando 158, em 2020, e 208, em 2021.

“Nessa pandemia, o caminho tem sido árduo, com muito sofrimento e superação. Precisei, além do esforço, de entusiasmo para chegar até aqui. Aproveito para agradecer a todas as pessoas que têm me apoiado” - pontuou.

 Opinião qualificada

A equipe de campanha da pré-candidatura de Weverton Rocha tem avaliado em detalhes, com meio de pesquisas qualitativas, até que ponto vale a pena uma provável declaração de apoio do prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Alguns aliados de Weverton acham que, pelo desgaste público do prefeito, o apoio pode mais atrapalhar do que ajudar.

E na maioria dos grupos pesquisados nas chamadas qualis há essa indicação negativa sobre Braide.

Weverton, porém, quer pagar pra ver.

 Velten no governo

O governador em exercício do Maranhão, desembargador Paulo Velten, parece que pegou o gostinho da política.

Ele tem demonstrado bastante desenvoltura em reuniões oficiais e na participação em alguns eventos sociais.

Nos festejos juninos, então, Velten tem sido uma presença constante nos arraiais.

 Secretário afoito

Tem chamado a atenção de muitos observadores da cena política o estilo afoito do atual secretário de Cultura do Governo do Maranhão, vereador Paulo Victor.

Alguns avaliam que ele, picado pela mosca da vaidade, tem se achado mais importante que o próprio governador Carlos Brandão.

No primeiro escalão do governo mesmo, o nome de Paulo Victor tem sido alvo de chacota.

 Prefeito da cidade?

Tamanha é empolgação do secretário Paulo Victor com o efeito midiático do São João que tem dito aos quatro cantos que, do jeito que a coisa anda, vai se candidatar a prefeito de São Luís em 2024.

Nos arraiais de São Luís, especialmente no Ipem, o secretário dança no palco, canta toada, faz e acontece, como forma de chamar a atenção nas redes sociais.

Até ontem um ilustre desconhecido, vereador de pouca visibilidade, Paulo Victor cresceu os olhos depois de vencer por W.O. a eleição para a presidência da Câmara Municipal.

 70 anos na Academia

O presidente José Sarney completa, em 2022, 70 anos de ingresso na Academia Maranhense de Letras.

Ele fora eleito para a Cadeira 22 da AML em 1952, com apenas 22 anos, para substituir Raimundo Feliciano Corrêa da Silva.

Sarney, que seria homenageado pela Academia em 2020 ao completar 90 anos de idade – solenidade suspensa em razão da pandemia – recebeu, ontem, amigos e admiradores na Casa de Antônio Lobo, com direito a lançamento de livro e exibição de documentário sobre sua vida e obra.  

 “Bolo Junino” na Cozinha Potiguar

A Cozinha Potiguar segue com uma super programação de cursos e workshops de culinária, sempre abertos ao público e gratuitos.

Neste sábado a Cozinha Potiguar recebe a empresária Carol Barros, fundadora da rede Karolícias, marca que é sinônimo de delícias e dispensa apresentações de seus doces, bolos e coxinhas que são mega famosos.

Ela vai ensinar a fazer uma receita de bolo junino da Karolícias.

As inscrições prévias devem ser feitas no link do perfil no instagram @potiguarhome center.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.