(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Governador interino sanciona lei e cria Órgão Especial do TJMA

Mais: A Festança mais esperada do ano

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Governador em exercício Paulo Velten e desembargador Ricardo Duailibe
Governador em exercício Paulo Velten e desembargador Ricardo Duailibe

O GOVERNADOR interino do Maranhão, Paulo Velten, presidente licenciado do Tribunal de Justiça do Maranhão, sancionou, na última quinta-feira, Lei Complementar que altera dispositivos do Código de Divisão e Organização Judiciárias do Maranhão e cria o Órgão Especial do TJMA, com 23 membros.

O caput (enunciado) e o parágrafo 6º do artigo 18 do Código passam a vigorar com nova redação.

Segundo o documento, o Tribunal de Justiça funcionará em Plenário, em Órgão Especial, em uma Seção Cível, em Câmaras Reunidas e Câmaras Isoladas, cujas especialidades serão especificadas no Código e no Regimento Interno do TJMA, assim como suas competências e atribuições.

Órgão Especial do TJMA...2

Já o artigo 2º da lei sancionada anuncia que fica acrescentado o artigo 18-B, segundo o qual, o Órgão Especial, com 23 membros, exercerá todas as atribuições e competências do Plenário, previstas no Código e no Regimento Interno do Tribunal de Justiça, salvo algumas hipóteses, que são: I – eleger, tomar compromisso e dar posse aos membros da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça; II – eleger os membros do Órgão Especial para as vagas destinadas ao preenchimento por eleição e dar posse a todos os seus membros; III – deliberar sobre a alteração do número de desembargadores; IV – escolher juiz de direito de entrância final para acesso ao Tribunal pelos critérios de antiguidade e merecimento; V – formar a lista tríplice dos candidatos ao cargo de desembargador pelo quinto constitucional; VI – eleger desembargadores e juízes de direito, titulares e suplentes, que comporão o Tribunal Regional Eleitoral, bem como elaborar a lista tríplice para preenchimento das vagas destinadas aos advogados para integrar o mesmo Tribunal Regional Eleitoral; VII – eleger o diretor e o vice-diretor da Escola Superior da Magistratura; VIII – realizar as sessões solenes do Plenário previstas neste Código e no Regimento Interno.

Órgão Especial do TJMA...3

Ainda segundo a nova norma, o Órgão Especial se reunirá com, no mínimo, doze desembargadores, além do seu presidente.

Informa que o presidente do Tribunal, o primeiro vice-presidente e o corregedor-geral da Justiça e os dez desembargadores mais antigos são membros natos do Órgão Especial.

Explica que o presidente será substituído, em suas férias, ausências, impedimentos e suspeições, pelo vice-presidente ou pelo desembargador mais antigo na sessão.

O documento encerra informando que o Regimento Interno estabelecerá as regras necessárias para funcionamento do Órgão Especial e para a eleição dos seus membros escolhidos por votação.

A bonita fantasia de um autêntico brincante de bumba meu boi
A bonita fantasia de um autêntico brincante de bumba meu boi

A Festança mais esperada do ano

É grande a expectativa na sociedade maranhense em torno da monumental Festança Boi da Lua, o evento que movimenta as figuras badaladas em torno de uma noite de puro charme e glamour com a pegada da mais autêntica cultura popular do Maranhão.

A Festança Boi da Lua, como se sabe, reunirá quem é quem na vida social da capital maranhense, num ambiente transformado num arraial deslumbrante, orientado pela designer Cintia Klamt Motta, que assina os mais bonitos e elegantes eventos que acontecem nesta Capital.

A festa é para convidados do Grupo Mirante, sob a coordenação do titular desta coluna. E os convites estão sendo feitos por Teresa Martins, que conhece como ninguém todos os que gostam de festas elegantes e animadas.

 A Festança mais esperada do ano...2

Embora não seja festa com bilheteria aberta ao grande público, a Festança Boi da Lua tem recebido inúmeras indicações de convidados tradicionais do evento para a inclusão de outros nomes que passarão a fazer parte da lista mais disputada da temporada junina desta Capital.

A Festança está sendo produzida para ser uma noite do melhor forró de pé de serra, de dança dos bois de raiz e de orquestra, da melhor música sertaneja, do bumbauê e, claro, com uma incursão pela mais bonita música popular brasileira.

Depois de uma pausa de mais de dez anos a Festança Boi da Lua vem com tudo este ano,. E já está sendo apontada como o maior e mais elegante evento desta temporada em São Luís.

 A Festança mais esperada do ano...3

Ou seja: a Festança Boi da Lua é a volta aos salões elegantes desta Capital de uma noitada de gala da cultura popular do Maranhão.

E é, sem dúvida, uma oportunidade para os amantes das melhores tradições de nossa cultura de recriarem adereços de brincantes de bumba meu boi para brilhar intensamente na noite de 17 de junho, uma sexta-feira, nos salões e terraços do Rio Poty Hotel.

O espaço grandioso terá três propostas distintas: o salão Tarrafa´s todo refrigerado, transformado num templo do forró e outros ritmos juninos; o Terraço da Lua, com refrigeradores de tempo dando uma quebra no calor, e o Terreiro da Lua, naturalmente ventilado pela brisa que vem do mar e com um céu de bandeirinhas coloridas para receber os grupos brincantes de bumba meu boi em noite de Lua ainda cheia.

A Festança mais esperada do ano...4

Nas últimas horas tem sido grande a corrida dos convidados para confirmar seu lugar num dos ambientes da Festança, o que está sendo feito através de doações para as obras sociais apoiadas pelo Grupo Mirante, maior patrocinador dessa festa que conta também com o apoio de importantes grupos empresariais deste estado.

Por outro lado, é cada vez maior a corrida aos ateliês de confecção de adereços para quem deseja se vestir com as roupas inspiradas nas vestes dos brincantes de bumba meu boi. Chapéus com miçangas e lantejoulas são os mais procurados. Cocar de índias também. Coletes bordados são muito procurados.

É claro que aqueles que guardaram seus adereços de outras festas vão poder usá-los novamente para brilhar nos salões e terraços do Rio Poty Hotel, que será o palco desse acontecimento na deslumbrante noite do dia 17 deste mês, a partir das 19h.

 Premiação inédita para o Sesi-MA

Alunos da escola SESI São Luís integrantes da equipe de robótica Phoenix Robot, 4ª colocada na categoria “Core Valeus” no Festival Sesi de Robótica, receberam uma  premiação inédita para o Sesi-MA: a classificação, entre as 30 melhores equipes de robótica do Brasil, para o FIRST® LEGO® League International Open Brazil, powered by Sesi, competição internacional marcada para o segundo semestre de 2023, no Rio de Janeiro.

Para o superintendente regional do SESI, Diogo Diniz, “hoje é mais um dia incrível na história da robótica do Sesi no Maranhão. Nessa temporada Cargo Connect nós conseguimos ter dois prêmios na robótica FLL, e recebemos a notícia que temos a equipe Phoenix como uma das 30 melhores do Brasil”.

Na etapa internacional de robótica FIRST® LEGO® League International Open Brazil, powered by Sesi participarão as 100 equipes classificadas.

Estima-se a presença aproximadamente 1.000 estudantes, de 9 a 16 anos, de escolas do Sesi, rede pública e particular e equipes de garagem, de 27 países. 

DE RELANCE

Um gaiteiro conquista Lisboa

Velho conhecido de quem aprecia a música regional feita com esmero nas bandas do Sul do Brasil, ele agora abre o fole e despeja o talento no além-mar.

À beira do rio Tejo, em Lisboa, o gaúcho Luciano Maia, 41 anos, dá novos tons ao acordeon Scandalli Super VI que carrega consigo – e que um dia pertenceu ao maestro Tasso Bangel, fundador do saudoso Conjunto Farroupilha. Sem esquecer de onde veio, Luciano finca raízes em terras portuguesas e trilha novos e surpreendentes caminhos.

Estive com ele em Lisboa logo que ele desembarcou de mala e cuia na bela capital portuguesa. E desde então vendo acompanhando o seu sucesso.

Um gaiteiro conquista Lisboa...2

Um fato me deixou impressionado: nos braços do acordeonista que vi tocar pela primeira vez durante um SPA no Kurotel, em Gramado, a gaita não aparenta pesar 12 quilos. Os dedos percorrem certeiros e ágeis 41 teclas e 120 baixos. Mas há algo diferente ali.

No repertório, estão o fado, o jazz, o choro, o samba, o maxixe. Estão Amália Rodrigues e Pixinguinha. Carlos do Carmo e Jacob do Bandolim. Dulce Pontes e Dominguinhos.

Desde que se mudou para a capital lusa, Luciano redescobriu-se como instrumentista brasileiro.

Depois de uma turnê com a fadista Cuca Roseta, de ministrar um curso de música em Saint-Étienne, na França, e de lançar singles e videoaulas, Luciano prepara um novo disco e uma série de projetos. Entre eles, estão três concertos, em outubro, nas Ilhas Canárias e no Algarve, tocando – veja só – Caetano Veloso.

– É um recomeço. Tudo novo, de novo – brinca o gaiteiro que ontem teve um encontro com meu amigo tenor Bruno Almeida, o mais famoso de Portugal.

 

Uma curiosidade sobre a tela Moças ao Piano, de Renoir: existem  ao menos outras seis versões dessa mesma pintura espalhadas pelo mundo
Uma curiosidade sobre a tela Moças ao Piano, de Renoir: existem  ao menos outras seis versões dessa mesma pintura espalhadas pelo mundo

 

Moças ao Piano

A música, de alguma forma, sempre esteve presente nas artes visuais. Orquestras, cantores e instrumentistas aparecem em obras célebres, como o singelo quadro de Auguste Renoir (1841 - 1919), intitulado Moças ao Piano.

A tela, do Museu Orangerie, em Paris, na França, foi concluída por volta de 1892 e revela uma das facetas do famoso pintor impressionista.

Renoir frequentemente retratava cenas envolvendo instrumentos musicais, como seus contemporâneos Cézanne, Manet e Degas.

“Cidadania e Leitura”

Dezenas de crianças tiveram uma manhã de muita atividade e conhecimento no último sábado, na Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès (sede da ACIB).

A ação integra o Projeto "Cidadania e Leitura", realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), com apoio da Lei Rouanet.

“São momentos como esse, priorizando o lúdico e a literatura, que fazem a comunidade criar vínculo com a biblioteca e com os livros, e também despertar para o rico universo da leitura", ressaltou a coordenadora do projeto, bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima.

A programação começou com um momento de leitura, com a criançada descobrindo os títulos do acervo do espaço de leitura e do Carro Biblioteca, da SAB. O roteiro seguiu com a Contação de História e um estimulante concurso de desenho, que teve livros infantis como premiação aos vencedores.

Para fechar, houve a apresentação do espetáculo “O Baú Encantado”, com o Grupo Pique Esconde Artes, que trabalha a cultura popular maranhense de forma interativa com a plateia; e a distribuição de um lanche produzido por empreendedores da própria área.

Final previsto

Juscelino Kubistchek marcou época na história do Brasil. Foi prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais e presidente da República (depois ainda foi senador por Goiás), projetou, construiu e finalmente inaugurou Brasília (21 de abril de 1960), até partir para o exílio, cassado pela ditadura militar.

Passou por Lisboa, Nova York e Paris. E foi lá na capital francesa que ele deu de cara com o também mineiro e amigo de juventude Odilon Bahrens, colegas dos tempos de colégio.

Conta Sebastião Nery em seu Folclore Político que a certa altura Odilon perguntou:

– E o Alckmin, como vai? Nunca mais o vi.

Referia-se a José Maria Alckmin, amigo dos dois, também concunhado de Juscelino, de quem foi ministro da Fazenda.

– Está lá em Minas, no Presídio de Neves...

E Odilon:

– Sem surpresa, amigo. Eu sabia que aquele moleque ainda ia acabar assim.

Ele era o diretor do Presídio.

 Para escrever na pedra:

“Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”. De José Saramago, único escritor de língua portuguesa laureado com o Prêmio Nobel de Literatura.

TRIVIAL VARIADO

Amaro Santana Leite e Ana Lúcia Albuquerque levaram o filho dele, Alan Leite, para almoçar domingo na Casa Almendra, de Lina Gaioso. Com eles, Teresa Martins e este Repórter PH.

Igualmente foram vistos no almoço dos namorados da Casa Almendra, Edmar Jansen de Melo e Graça, Beatriz Andrade com os filhos Kenard Filho e Rodolfo (com a esposa Gabriela), entre outros.

Nelson Frota e Chris dividiam mesa com Guga Fernandes e Firmin Domingues no jantar de sábado no restaurante Grand Cru.

Glênia Gentil está seguindo esta semana para São Paulo para se submeter a uma delicada intervenção cirúrgica. Seus amigos cruzam os dedos para que tudo dê certo no procedimento médico.

Mariana Sá Brandão completa 50 anos esta semana e vai, com o marido Alexandre Brandão, reunir um grupo de amigos em seu apartamento no Two Towers para festejar a data em grande estilo.

Sábado, Cintia e Fernando Motta, que está se recuperando muito bem da cirurgia para se livrar do Mal Parkinson, foram vistos almoçando com Márcia Paz e Ricardo Gonçalves no agradável restaurante Ferreiro Praia.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.