(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Vem aí a sensacional Festança Boi da Lua

Mais: Noite de Autógrafos dia 14 de junho

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
A digital influencer mais bonita do Maranhão, Luanne Holanda, já está no clima para brilhar na Festança Boi da Lua, no próximo dia 17, a partir das 19h
A digital influencer mais bonita do Maranhão, Luanne Holanda, já está no clima para brilhar na Festança Boi da Lua, no próximo dia 17, a partir das 19h

Tema de todas as conversas nos encontros sociais de Sâo Luís, a Festança Boi da Lua está se aproximando.

E as pessoas discutem os detalhes da festa, falam das fantasias que vão usar, das atrações que estão programadas e da mordomia que foi planejada para satisfazer a todos os convidados que irão  comparecer ao Rio Poty Hotel, a partir das 19h do dia 17 de junho (sexta-feira).

O grande evento beneficente com o selo do Grupo Mirante, sob a coordenação do titular desta coluna, está agitando as pessoas que gostam de prestigiar os eventos que exaltam a cultura popular do Maranhão.

E a Festança Boi da Lua reúne todos os sotaques das manifestações folclóricas que embalam os eventos da cidade durante esta temporada.

Além da pegada folclórica, o evento desperta nos convidados o interesse pelas indumentárias dos brincantes, que servem de inspiração para os que desejam entrar no clima da festa usando os adereços das brincadeiras.

Tudo num ambiente de arraial junino sofisticado, com as comidas e bebidas tradicionais dos folguedos juninos.

Parcela de junho do FPM

Prefeitos do Maranhão também fazem coro na comemoração pelo fato da União repassar, nesta sexta-feira, pouco mais de R$ 5 bilhões às prefeituras de todo o país referentes à primeira parcela de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Trata-se de um aumento de 11,95% em relação à transferência do mesmo período do ano passado. Mas, considerando os efeitos da inflação, o aumento real é de 2,27%, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). 

Depois de sucessivos aumentos reais do FPM acima dos 10% nos últimos decêndios, o especialista em Orçamento Público Cesar Lima destaca que a arrecadação da União com os impostos que constituem o fundo e, por consequência, o repasse para os cofres municipais, passam por uma estagnação. 

“No último decênio havia ainda um efeito do pagamento do IRPJ [Imposto de Renda Pessoa Jurídica] por parte das empresas, que era até o final de março. Além disso, as últimas informações da conjuntura econômica dão conta que houve um arrefecimento da atividade econômica, com exceção do setor de serviços, e inclusive no setor agropecuário, o que impacta diretamente o IPI e o IR, os tributos que compõem o FPM”, avalia.

Inteligência artificial

O Senado começa a discutir a criação do marco legal da inteligência artificial.

Entre os objetivos está o uso da tecnologia pelos municípios com a intenção de melhorar a gestão, economizar recursos e oferecer melhores serviços à população.

O PL 21/2020, que cria o marco, já passou pela Câmara dos Deputados e agora aguarda a apreciação dos senadores.

O passo inicial foi dado com a criação de um Grupo de Trabalho criado pelo relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO).

Debate da relação Portos – Cidades

Acontece até hoje, no Hotel Luzeiros, o V Simpósio Internacional de Gestão Portuária, o II Fórum Latino-Americano de Cidades Portuárias, reunindo os principais players do setor portuário do Maranhão e do país, além de convidados internacionais.

O evento técnico-científico tem como tema “Relação Porto – Cidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, e como objetivos, promover a difusão de conhecimentos, melhores práticas e debater a gestão portuária, além de fomentar a discussão sobre o setor portuário, que tem em São Luís uma cidade com forte vocação portuária.

Promovido pelo Lab Portos da UFMA, o evento tem o Prof. Sérgio Cutrim como organizador. Na abertura do evento, no último dia 8, o Gerente de Obras da Ligga – Projeto Porto São Luís, Thomaz Baker, representou a empresa, que é uma das apoiadoras do evento.

O organizador do evento, professor Sérgio Cutrim (LabPortos UFMA) com o gerente de Obras da  Ligga - Projeto Porto São Luís, Thomaz Baker, empresa que está entre os patrocinadores do V Simpósio Internacional de Gestão Portuária
O organizador do evento, professor Sérgio Cutrim (LabPortos UFMA) com o gerente de Obras da  Ligga - Projeto Porto São Luís, Thomaz Baker, empresa que está entre os patrocinadores do V Simpósio Internacional de Gestão Portuária

DE RELANCE

Noite de Autógrafos dia 14 de junho

Mais que um livro, uma obra essencial para se conhecer sabedorias ancestrais e se mergulhar fundo em uma cultura até então sem registros formais, que é transmitida de geração a geração apenas oralidade, com se conversassem em torno de uma fogueira....

Trata-se do livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, obra dos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito, cujo lançamento acontece na próxima terça-feira às 19h, em um grande evento aberto ao público, no segundo piso do São Luís Shopping.

Na programação, tem exposição de fotos, experiência imersiva de vídeo em 360º, apresentação musical com indígenas do Território Araribóia, além  de pocket shows com músicos como Marcelo Carvalho e a dupla Adriano Correa e Edinho Bastos com o melhor do pop acústico.

A matriarca da Aldeia da Lagoa Quieta, Maria Santana, retratada na obra de Meireles Jr.  e Taciano Brito
A matriarca da Aldeia da Lagoa Quieta, Maria Santana, retratada na obra de Meireles Jr.  e Taciano Brito

Noite de Autógrafos...2

A propósito: esse super evento é para saudar a obra que traz registros inéditos do povo indígena Tenetehar (Guajajaras), que habita o Território Indígena Araribóia, no sudoeste do Maranhão.

Com luxuosa encadernação, o livro é uma obra trilíngue, com versões em português, inglês e tupi e conta com o patrocínio de empresas via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Com projeto gráfico e coordenação editorial da Ideia Propaganda, o livro possui QR Codes, que o leitor pode acessar para ver e ouvir músicas e cenas dos rituais e making off da obra. A curadoria de imagens é assinada por outro mestre, o fotógrafo Edgar Rocha.

Através dos sensíveis olhares de Meireles Jr. e Taciano Brito, foram registrados, pela primeira vez, três dos mais importantes rituais desse povo: A Festa do Mel; a Festa da Menina Moça e a Festa dos Rapazes. E mais: a dualidade tão valorizada do natural e do sobrenatural, além da sabedoria ancestral que luta para se perpetuar entre as novas gerações.

O apresentador Emílio Surita e a equipe do programa Pânico (SP) receberam o livro de Meireles Jr. e não pouparam elogios à obra
O apresentador Emílio Surita e a equipe do programa Pânico (SP) receberam o livro de Meireles Jr. e não pouparam elogios à obra

As imagens que ficam

A matriarca da aldeia da Lagoa Quieta, Maria Santana dá a exata dimensão para relevância dessa obra: “este livro será uma lembrança eterna para aqueles que estão ficando. Nós somos maduros, vamos viajando. A comunidade entende que esse é um livro histórico. É mais um avanço para nós, Guajajaras” pontuou ela.

O Cacique Sílvio Santana, Presidente do Instituto Centro de Saberes Tenetehar Tukán reforça: “Esta obra torna-se um registro importante para a preservação do nosso território. E Fabiana Guajajara, Coordenadora do Centro Tukán completa: “Essa obra representa a realização do sonho de muitos anciãos, professores indígenas, líderes e guardiões que já se foram (se tornaram encantados) e nos deixaram seus saberes, agora preservados nesse livro para as futuras gerações do povo Tenetehar” – disse.

Toda a renda da venda do livro será revertida para o Instituto Centro de Saberes Tenetehar Tukán. Uma obra para ser lida, e revisitada muitas vezes, com beleza plástica e muita riqueza ancestral, agora à disposição de todos os leitores.

O cacique Silvio Santana e Fabiana Guajajara (Instituto Centro de Saberes Tenetehar Tukán), Davi Guajajara, e os fotógrafos Meireles Jr. e Taciano Brito, que estão à frente do lançamento da obra dia 14.06
O cacique Silvio Santana e Fabiana Guajajara (Instituto Centro de Saberes Tenetehar Tukán), Davi Guajajara, e os fotógrafos Meireles Jr. e Taciano Brito, que estão à frente do lançamento da obra dia 14.06

Personalidades do Maranhão

O jornalista Luiz Almeida lança seu segundo livro com perfis de personalidades do Maranhão
O jornalista Luiz Almeida lança seu segundo livro com perfis de personalidades do Maranhão

Luiz Almeida realiza noite de autógrafos de seu segundo livro, “Perfis – Personalidades do Maranhão Volume 1”,  na próxima quarta-feira dia 15, às 19h, no Golden Shopping Calhau.

Esse é o segundo livro do autor, que é jornalista, psicólogo, terapeuta e palestrante.

A obra tem como objetivo retratar histórias de vidas de pessoas das mais diferentes áreas, e que contribuíram com seu trabalho para o desenvolvimento do Maranhão.

Fruto das entrevistas de Luiz Almeida, o livro traz um total de 20 perfis, pessoas que revelaram suas experiências, memórias e lições de vida.

São elas: Adriana e Danielle Vieira (InterMídia Comunicação), Zé Cirilo, Ademar Danilo, Mônica Moreira Lima; Léo Felipe, Carlos Gaspar, Sérgio Sombra, Luzia Rezende, Décio Delamano, Profa. Rita Ivana, Phil Camarão, Márcia Antunes, Antônio Noberto (PRF), o músico e pintor Betto Pereira, Célia Rosseti e Souza do Cachorro Quente.

E in memorian: Josilda Bogéa, Moraes Júnior, o português Manoel Alves Ferreira e Dona Nina, culinarista.

Para escrever na pedra:

“Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal”. De Friedrich Nietzsche.

TRIVIAL VARIADO

 Amaro Santana Leite e Ana Lúcia Albuquerque recebem, amanhã, a visita do primogênito dele, Alan Leite, que vem passar duas semanas em São Luís e também conhecendo os investimentos do pai no setor agropecuário no Maranhão.

 Viviane Murad já está pedindo aos amigos que salvem a data de 2 de julho próximo. Solteira e cada vez mais bonita, ela comemora 55 anos de idade.

 Lou Marques mudou de idade em maio, mas ontem ganhou manifestação festiva das amigas, com almoço comemorativo da data.

 Quem ainda não confirmou presença na Festança Boi da Lua deve fazê-lo o quanto antes para garantir um lugar no arraial, pois o número de convidados é limitado e não pretendemos criar superlotação. Queremos uma noite tranquila com espaço para as pessoas circularem.

 Em Brasília, cuidando dos negócios das empresas da família, Ana Carolina Medeiros de Sousa já mandou avisar que chega a tempo de participar da Festança Boi da Lua e pediu para a estilista Vanuza Araújo criar a sua produção para essa noite.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.