(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Baleiro e “O Homem do Leme”

Mais: Clima em torno da Festança Boi da Lua

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro lança uma carta de amor a autores portugueses
O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro lança uma carta de amor a autores portugueses

Em maio, o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro lançou a edição Deluxe de “Canções d´Além-mar”, álbum em que homenageia autores portugueses e foi premiado na 22ª edição do Grammy Latino como “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”.

A edição Deluxe chegou às plataformas digitais com duas gravações inéditas: “O Homem do Leme”, do grupo Xutos e Pontapés, e “Inquietação”, de José Mário Branco. Agora, o artista libera em seu canal do YouTube o clipe em animação de “O Homem do Leme”, com criação e direção de Marcos Faria.

“Sempre achei esta canção de uma energia contagiante – em minha opinião, uma das melhores, quiçá a melhor, do grupo Xutos e Pontapés, grupo pioneiro do rock português. Mas foi a versão acústica da canção, puxada ao fado, que me inspirou esta versão também acústica, ao modo de um baião pop”, conta Zeca sobre “O Homem do Leme”, canção do Xutos, banda icônica do rock português criada no final dos anos 1970, que continua em plena atividade.

Baleiro e “O Homem do Leme”...2

"Canções d´Além-mar" é uma carta de amor de Zeca Baleiro a autores portugueses como Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Fausto, Zeca Afonso, Rui Veloso e Carlos Tê, Jorge Palma, António Variações, Ornatos Violeta, Vitorino, João Gil e João Monge, e José Cid.

Lançado em julho de 2020 nas plataformas digitais, em plena pandemia, o álbum “não é uma antologia, mas um recorte afetivo do cancioneiro português feito por um músico brasileiro, uma homenagem sincera e apaixonada”, comenta Baleiro.

“Desde o lançamento do álbum, alguns amigos portugueses me cobraram pela falta de artistas da nova geração. Mas eu precisava antes render tributo aos artistas responsáveis pelo meu ‘ingresso’ na produção musical contemporânea de Portugal – Fausto, Sergio Godinho, Jorge Palma, Rui Veloso, esses cânones todos. Quem sabe não surja por aí um volume 2 em breve, contemplando as novas gerações? Tenho ouvido bastante coisa interessante, há uma cena bonita e rica hoje na música portuguesa”, revela Baleiro.

Baleiro e “O Homem do Leme”...3

A edição Deluxe traz como bônus outras duas músicas de ícones musicais do país: o compositor José Mário Branco e Xutos e Pontapés. "Canções d´Além-mar" foi lançado com 11 canções que saíram de uma lista final de 40 músicas. O álbum mistura canções portuguesas icônicas e alguns “lados B”, bem ao estilo de Baleiro, que relembra que a escolha do repertório para o álbum não foi tarefa fácil. “Fui obrigado a deixar de fora alguns artistas que muito admiro, como Luís Represas, Clã, Trovante, Mafalda Veiga, Deolinda, Rádio Macau e outros mais, do contrário não seria um álbum, mas uma enciclopédia da música portuguesa”.

 O clima em torno da Festança Boi da Lua

A  Festança Boi da Lua é tema de todas as conversas nos encontros sociais de Sâo Luís. As pessoas discutem os detalhes da festa, falam das fantasias que vão usar, das atrações que estão programadas e da mordomia que foi planejada para satisfazer a todos os convidados que irão  comparecer ao Rio Poty Hotel, a partir das 19h do dia 17 de junho (sexta-feira).

O grande evento beneficente com o selo do Grupo Mirante, sob a coordenação do titular desta coluna, está agitando as pessoas que gostam de prestigiar os eventos que exaltam a cultura popular do Maranhão. E a Festança Boi da Lua reúne todos os sotaques das manifestações folclóricas que embalam os eventos da cidade durante esta temporada.

Além da pegada folclórica, o evento desperta nos convidados o interesse pelas indumentárias dos brincantes, que servem de inspiração para os que desejam entrar no clima da festa usando os adereços das brincadeiras.

Tudo num ambiente de arraial junino sofisticado, com as comidas e bebidas tradicionais dos folguedos juninos.

Anna Graziella em congresso na Bahia

A desembargadora Anna Graziella Santana Neiva Costa, juíza eleitoral do TRE-MA, participa hoje e amanhã, em Salvador, do I Congresso de Direito Eleitoral da Bahia, reunindo algumas das principais referências na discussão sobre os desafios da Justiça e do Direito. Ela participará do Painel Nº 4, sobre Direitos Políticos e sua Proteção.

Os debates do evento, que é uma realização da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB-BA, abordarão as perspectivas das eleições gerais de 2022. 

Encontro de Miolos

A Granorte é a patrocinadora oficial do 16º Encontro de Miolos, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O evento, já tradicional no calendário junino local, acontece nesta sexta-feira, das 9h às 20h, na Praça dos Catraieiros, em frente à Casa do Maranhão, na Praia Grande.

O ‘Encontro de Miolos’ terá início às 9h, com a apresentação da banda de músicos do Exército Brasileiro, horário em que o público poderá acompanhar, também, a exposição de couros de bois.

Encontro de Miolos...2

Por volta das 15h, será a vez da banda marcial da Guarda Municipal e, às 17h, o cortejo de miolos pelas ruas do Centro Histórico. Mais tarde, às 18h, haverá apresentação de cantadores de grupos de bumba meu boi. O encerramento da festa, às 19h, será com o fantástico Boi da Maioba.

A Lei Estadual de Incentivo à Cultura é uma oportunidade para que as empresas patrocinem projetos culturais e tenham ganho de marca significativo, uma vez que investem o recurso que seria o pagamento de um imposto, transformando-o em um ganho para a sociedade com ações culturais.

Arraiá do Povo

O ‘Arraiá do Povo’ está de volta, no formato presencial, de 15 a 18 de junho, a partir das 19h, com as melhores atrações do São João do Maranhão.

Com uma estrutura mais ampla, a festança realizada pela Assembleia Legislativa, sob a coordenação do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão, proporcionará ao público ainda mais conforto, acessibilidade e segurança.

Nos últimos dois anos, o evento foi realizado de forma virtual por conta da pandemia de Covid-19. Este ano, durante as quatro noites de festa, a diversidade de ritmos e sotaques invadirá o arraial da Casa do Povo.

Na noite de abertura, quarta-feira (15), se apresentarão o Boi Novilho Branco, Boi Lendas e Magias, Boi de Axixá e Boi de Maracanã, além de danças típicas apresentadas por alunos da Creche-Escola Sementinha.

 Arraiá do Povo...2

Para a quinta-feira (16) foram convidados a Quadrilha ‘Fogueira Viva’, Boi de Sonhos, Companhia Barrica, Boi da Maioba e Boi Brilho da Ilha. Na sexta-feira (17), será a vez de Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão, Boi de Santa Fé, Cacuriá de Dona Teté e Boi de Upaon Açu, além de Lucas Seabra e Banda.

O encerramento da festa, no sábado (18), contará com a presença da Dança Portuguesa ‘Sonho de Portugal’, Boi da Madre Deus, Boi Orquestra Mocidade de Pinheiro, Boi de Ribamar, Boi Itapera de Maracanã e Boi de Morros.

Nas quatro noites de festejo, o cantor Marcone Gal se apresentará nos intervalos dos grupos folclóricos.

Na bela e animada festa dos 30 anos das Óticas Veja, o Repórter PH com Gabriel Costa e Carlos Humberto de Carvalho Júnior
Na bela e animada festa dos 30 anos das Óticas Veja, o Repórter PH com Gabriel Costa e Carlos Humberto de Carvalho Júnior

DE RELANCE

 Violência contra a mulher

O governador Carlos Brandão sancionou lei de autoria da deputada Ana do Gás que determina o registro e a divulgação bimestral dos índices de violência contra a mulher no Maranhão.

De acordo com a lei, o Poder Executivo tornará público o número de ocorrências registradas pelas polícias Militar e Civil e o número de inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil, assim como o número de inquéritos encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

Na divulgação dos dados, deverão ser especificadas as ocorrências decorrentes da notificação compulsória de violência e, também, a região do Estado em que ocorreu o ato criminoso; o tipo de delito; a raça ou etnia da vítima; provável causa do ato de violência e suas consequências.

A finalidade é sanar essa lacuna, otimizando, inclusive, o pleno cumprimento da Lei Maria da Penha.

Novas turmas

Nesta quinta-feira, terão início as novas turmas dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Negócios Faene, instituição localizada no Residencial Pinheiros e que oferece, também, cursos de graduação.

A aula de abertura será com a disciplina Gestão de Pessoas, comandada pelo professor Júlio César Maciel.

Um dos MBAs da Faene da relação de cursos em alta é o de Engenharia Portuária e Logística Marítima.

Corpus Christi

A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Maranhão informou que o comércio da Grande Ilha de São Luís, bem como a região metropolitana da capital, como São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, funcionará normalmente na quinta-feira (16), dia de Corpus Christi.

De acordo com a Fecomércio, embora seja um dia de comemoração religiosa, a data não é mais considerada feriado na legislação estadual. O Tribunal de Justiça do Maranhão, por unanimidade, deferiu a liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela Fecomércio-MA para contestar a Lei 11.539/2021, que instituiu o então feriado de Corpus Christi no Estado do Maranhão.

Com a decisão, a data deixou de ser feriado, passando a ser considerada apenas ponto facultativo para a administração pública. Portanto, o comércio lojista abrirá as portas em horário normal, sem a incidência de pagamento de horas extras.

Voto em trânsito

No período de 18 de julho a 18 de agosto, eleitores que pretendem votar em trânsito nas eleições de outubro de 2022 poderão solicitar o serviço à Justiça Eleitoral.

Essa modalidade ocorre quando o eleitor está fora do domicílio eleitoral e aponta outra cidade para votar, mas só nas capitais e em municípios com mais de 100 mil eleitores.

Até o dia 15 de julho, os Tribunais Regionais Eleitorais devem designar os locais de votação entre os que já existirem ou criá-los especificamente para receber eleitores que desejam votar em trânsito.

A divulgação dos locais deve ocorrer até 17 de julho. A seção eleitoral que se destinar exclusivamente a essa modalidade deverá conter no mínimo 50 e no máximo 400 eleitoras e eleitores.

Planos de saúde

Um total de 8 milhões de usuários de planos de saúde individual e familiar estão pagando mais de 15% de aumento na mensalidade para manter o convênio.

O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e vale até 30 de abril de 2023.

O consumidor deve confirmar se o percentual de reajuste de 15,5% foi aplicado corretamente no valor a pagar na fatura.

Em caso de divergência, deve acionar a ANS, por meio do telefone 08007019556. Pessoas surdas podem ligar para o 08000212105.

Combate à desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai dedicar o mês de junho para reforçar ações de combate à desinformação nas eleições. Serão publicadas matérias no portal do órgão e feitas postagens nas redes sociais para lembrar que essa é uma missão de todos que desejam as Eleições 2022 com paz e segurança.

Todos os textos e posts serão publicados com a hashtag #democraciaEmPílulas e abordarão temas como liberdade e democracia, fake news, boatos, o que está por trás da desinformação, o uso político das notícias falsas, a importância da checagem, as parcerias do TSE nesse combate e dicas de como verificar informações recebidas, e outros.

Dia do Motofretista

Sancionada pelo governador Carlos Brandão a Lei 11.740/2022, originária do PL 265/2020, de autoria do deputado Ariston Ribeiro, que institui no calendário oficial do Estado o “Dia Estadual do Motofretista”, a ser comemorado, anualmente, no dia 29 de julho.

A lei é uma homenagem aos motofretistas, conhecidos como motoboys, por serem responsáveis pela entrega e distribuição de diversos tipos de objetos e serviços.

De acordo com a lei, o motoboy tem grande importância na vida do cidadão e da comunidade. A profissão foi regulamentada pela Lei 12.009, do dia 29 de julho de 2009.

 Para escrever na pedra:

“Aqueles que sonham acordados têm consciência de mil coisas que escapam aos que apenas sonham adormecidos”. De Edgar Allan Poe. 

Nesta época, em São Luís, é mais quem se inspira nas festas de bumba meu boi para brilhar nos eventos sociais,  como fez a linda Waléria ao lado do pai Ednei Viégas Reis na festa dos 30 anos das Óticas Veja
Nesta época, em São Luís, é mais quem se inspira nas festas de bumba meu boi para brilhar nos eventos sociais,  como fez a linda Waléria ao lado do pai Ednei Viégas Reis na festa dos 30 anos das Óticas Veja

TRIVIAL VARIADO

Em São Luís, o Hotel Blue Tree aposta no Dia dos Namorados e preparou uma programação especial para celebrar a data (12 de junho) da melhor forma, com direito a jantar à luz de velas, no Oito Restaurante, e com buffet exclusivo. Os casais, ainda, vão poder comemorar o Dia ao som de Adriana Bosaipo e Renato Serra.

Tudo certo o lançamento no final da tarde do próximo dia 17, sexta-feira, do livro “José Sarney – o homem e a palavra”, publicado pela Academia Maranhense de Letras para celebrar os 90 anos do escritor e ex-Presidente da República.

Sarney já confirmou que estará presente para autografar o livro para todos os leitores que comparecerem ao lançamento.

Tome nota: a segunda exposição fotográfica do Fotoclube Poesia do Olhar, continua em cartaz até o dia 25 no Shopping da Ilha, piso L3. A exposição faz parte do projeto “São Luís Sob a Luz dos Tambores”.

No assunto: o projeto propõe evidenciar, de modo artístico e cultural, a cidade de São Luís, a partir do olhar literário do escritor Josué Montello na obra “Tambores de São Luís”.

A designer Cintia Klamt Motta está mergulhada no projeto de reforma do restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol. Reges Fialho e sua filha Soraia querem dar um toque de modernidade no espaço que serve uma das melhores comidas de São Luís.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.