São João 2022

Público curte o "São João do Bairro" na Vila Embratel e Quebra Pote

Em mais um fim de semana de festas juninas, o "São João do Bairro" diverte brincantes com apresentações juninas.

Na Mira, com informações da Secult

Atualizada em 10/06/2022 às 17h21
Público curte o "São João do Bairro" na Vila Embratel e Quebra Pote.
Público curte o "São João do Bairro" na Vila Embratel e Quebra Pote. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Os bairros da Vila Embratel e Quebra Pote prestigiaram brincadeiras e diversas apresentações de bumba-meu-boi, quadrilha, cacuriá, tambor de crioula, entre outras festividades juninas no último final de semana (5). 

O Tambor de Crioula União da Baixada abriu a festa na Vila Embratel, com seus tambores e ritmo contagiante, seguido pelo Bumba Meu Boi Brilho da Juventude com seu típico sotaque de orquestra e suas coreografias.  

A terceira atração ficou por conta do Cacuriá da Basson, do bairro Apeadouro, grupo que completou 28 anos de fundação e segue encantando com seu bailado sensual. E, encerrando a programação da noite, o Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues, que vem desde 1990 abrilhantando os arraiais com suas coreografias  harmônicas e ritmadas.

O comerciante Carlos Rodrigues, de 37 anos, assistiu as atrações e falou da alegria de ter as festas 
juninas de volta. “Depois de dois anos parado o São João voltar assim é muita alegria. Dois anos sem arraial é muito triste, mas, agora estamos aqui aproveitando o São João e bem pertinho de casa”, comemorou.

Já no Quebra Pote, no domingo (5), as atrações se apresentaram na Praça Maria Domingas Lima.  A programação contou com a presença da Quadrilha Mocinha do Sertão, que nasceu na Vila Isabel há três décadas, com as tradicionais danças juninas. 

Logo depois, foi a vez da Dança do Boiadeiro Forasteiros Country, nascida em 2009 em São José de Ribamar, que trouxe para o arraial a cultura da Zona Rural do Sul e Sudeste dos Estados Unidos que inspirou o sertanejo clássico nascido na década de 40 no Brasil.

O Boi Pirilampo foi a terceira atração da noite. O grupo já rodou o mundo exibindo a cultura popular maranhense e já tem 16 CDs gravados; possui em seu repertório toadas que continuam encantando o público. Encerrando a noite, o Bumba Meu Boi Rosa de Saron, com o sotaque da baixada e os seus brincantes de 05 a 70 anos de idade, que encantaram a noite com seus Cazumbás e os sons das matracas.

Programação

A programação do ‘São João no Bairro’ seguirá pelos próximos dias nos bairros Morada do Sol, Ilhinha, Ribeira, Estiva, Cidade Olímpica, Vila Luizão e Cohatrac. Já na próxima sexta-feira, dia 10 de junho, a Prefeitura abrirá o “Arraial da Cidade", na Praça Maria Aragão, que se estenderá até o dia 30 de junho, sempre de quarta-feira a domingo. A programação será divulgada nas redes sociais da prefeitura de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.