(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino

Paulo Velten com as rédeas do Governo do Estado

Mais: Arraial na Assembleia Legislativa

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Govenador interino do Maranhão, Paulo Velten durante a solenidade de posse
Govenador interino do Maranhão, Paulo Velten durante a solenidade de posse

O PRESIDENTE do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, assumiu interinamente o comando do Governo do Estado do Maranhão, em decorrência do afastamento do governador Carlos Brandão, que se recupera de procedimento médico. Em cumprimento da linha sucessória, o 1º vice-presidente do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, assumiu a presidência em exercício da Corte Estadual. Em solenidade de posse, o agora governador Paulo Velten disse que deverá cumprir a interinidade no governo com absoluta normalidade institucional.

--------------------------------------------------------------------------------

Um novo ciclo

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) iniciou um novo ciclo na sua missão de atuar pelo fortalecimento do setor empresarial. Em solenidade com a presença de dirigentes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, gestores de federações e instituições parceiras, a entidade deu posse à diretoria que comandará as atividades da casa de 2022 até 2026.

Maurício Feijó é o novo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão
Maurício Feijó é o novo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão

Maurício Feijó assumiu

O empresário e ex-vice-presidente da Fecomércio-MA, Maurício Aragão Feijó, assumiu a presidência da Fecomércio-MA com a nova diretoria integrada por vice-presidentes, diretores, suplentes de diretoria e conselheiros, em cerimônia realizada no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, em São Luís.

Feijó, que agora ocupa o cargo de quinto presidente da Fecomércio, iniciou a carreira de empreendedor aos 20 anos e tem quase meio século de atuação no comércio varejista e atacadista. Durante a posse, ele ressaltou os projetos para a gestão do próximo quadriênio.

Cumprimento de José Atiro Silva e Maurício Feijó durante a assinatura do termo de posse
Cumprimento de José Atiro Silva e Maurício Feijó durante a assinatura do termo de posse
O vice-presidente executivo da Fiema, Celso Gonçalo, representou o presidente da entidade, Edilson Baldez, na solenidade de posse de Maurício Feijó
O vice-presidente executivo da Fiema, Celso Gonçalo, representou o presidente da entidade, Edilson Baldez, na solenidade de posse de Maurício Feijó

----------------------------------------------------------------------

Perspectivas para Educação

O diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, está em São Luís para participar, nesta quinta-feira (2), do encontro “Perspectivas para a Educação no Maranhão”.  

A ideia do encontro capitaneado pelo deputado Gastão Vieira é analisar os resultados de performance da educação no Maranhão, examinar alternativas para dar um salto de qualidade, engajar a sociedade e estimular demais “players” interessados em promover o avanço do sistema educacional no estado. 

O encontro ocorre no auditório do Colégio Dom Bosco e conta com a participação do deputado Gastão Vieira, de Mariana Leite e Thais Barcellos, do Instituto IDados, João Batista Oliveira, do Instituto Alpha e Beto, e Rafael Lucchesi, que abordará o tema “Saídas para o ensino médio”.

 Livro e leitura

Uma programação lúdica e diversificada do projeto “Cidadania e Leitura” movimentará a Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès, na Vila Ariri, nesta sexta-feira (3), das 9h às 12h. 

O objetivo é possibilitar o acesso ao livro e à leitura de qualidade, visando estimular o interesse da comunidade pela biblioteca como um instrumento de conhecimento e construção da cidadania.

A biblioteca foi inaugurada no dia 14 de maio pelo projeto “Cidadania e Leitura”, realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão com apoio da Lei Rouanet, patrocínio do Instituto Cultural Vale e parceria da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga.

Escritor português Mia Couto
Escritor português Mia Couto

Encontro Internacional Literário

A Academia Ludovicense de Letras (ALL), o Sesc e a Duvel realizam em São Luís “Conversações de além-mar: encontro internacional de literatura da língua portuguesa” com o escritor português Mia Couto, ganhador do Prêmio Camões 2013, nesta quinta-feira, às 19h30, no Teatro Sesc. 

O evento é apenas para convidados, mas nesta sexta-feira (3), o público poderá bater um papo com o escritor no auditório principal do Prédio Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão, às 15h30.

Presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Ricardo Duailibe, com juízes empossados
Presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Ricardo Duailibe, com juízes empossados

MPMA inaugura viveiro de plantas 

A Comissão de Gestão Ambiental do Ministério Público do Maranhão inaugurou um viveiro com plantas medicinais e ornamentais em ato alusivo ao Dia Internacional do Meio Ambiente, a ser comemorado no próximo domingo, dia 5 de junho.

Na ocasião, a procuradora de Justiça Mariléa Campos dos Santos Costa, presidente da Comissão, informou que as plantas medicinais como boldo, capim limão e erva cidreira, servirão para produção de chás e distribuição de mudas ornamentais aos membros e servidores do MPMA.

Ela apresentou, também, as diversas atividades já realizadas, como a coleta seletiva em todos os prédios da instituição; o estacionamento verde, que está sendo revitalizado; uso de energia solar; compostagem da borra do café; instalação de lâmpadas led, substituindo as anteriores; e a redução de 95% no uso de copos plásticos.

Ainda segundo Mariléa Campos, o viveiro é uma iniciativa pensada e executada dentro do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Maranhão com apoio irrestrito do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau.

----------------------------------------------------------------------

Posse no TJMA

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Ricardo Duailibe, deu posse ao juízes Jorge Leite e Gustavo Medeiros e à juíza Rosângela Prazeres, removidos, a pedido, para novos locais de atuação, no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão. 

Atual 1º vice-presidente do TJMA, Ricardo Duailibe exerce o cargo de presidente em substituição ao desembargador Paulo Velten, que assumiu interinamente o Governo do Estado. Mais cedo, Duailibe presidiu a sessão plenária administrativa da Corte.

O magistrado disse que sua expectativa no cargo é de tranquilidade, para dar continuidade ao projetos do desembargador Paulo Velten, porque acompanha o trabalho do presidente e de sua equipe.

O presidente em exercício revelou-se feliz pela colaboração, que começou com a tarefa de presidir uma sessão plenária.

De relance

Arraial na Assembleia Legislativa

A estrutura do "Arraiá do Povo" 2022 começou a ser montada no estacionamento principal da Assembleia Legislativa do Maranhão. A festa junina realizada pela Casa por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão, que há dois anos só acontecia de forma virtual por conta da pandemia de Covid-19, estará de volta, no formato presencial, de 15 a 18 de junho, com as melhores atrações do São João do Maranhão.

Literatura no Espelho

A Academia Maranhense de Letras (AML) realizou o lançamento do livro Literatura no Espelho, escrito pelo acadêmico e presidente da AML, desembargador Lourival Serejo. A obra reflete a predileção literária do autor e sua consciência sobre a importância em falar sobre os livros que leu durante a vida. Nesse sentido, o livro monstra a condição de leitor voraz do escritor, que abrange desde a literatura maranhense à universal, tendo observações críticas profundas. 

Filmes com Milton

Na semana em que perdemos um dos maiores ícones da dramaturgia brasileira, o ator Milton Gonçalves, nada mais justo que uma homenagem ao artista com a exibição de uma programação especial. Os usuários da operadora Maxx podem conferir, nesta quinta-feira, por mio do canal Telecine Cult, o especial “Tributo a Milton Gonçalves”, com dois filmes icônicos estrelados pelo ator: Eles Não Usam Balck-Tie  às 17H55, e Macunaíma, às 20H05.

Sessão especial

Por meio de requerimento de autoria do deputado estadual Neto Evangelista, aprovado em plenário, a Assembleia Legislativa realiza, nesta quinta-feira (2), sessão especial sobre o funcionamento do sistema de travessia de veículos e passageiros, no trecho Ponta da Madeira – Cujupe – Ponta da Madeira, operado pelos ferryboats pertencentes às empresas Internacional Marítima e Serviporto.

Ensaio Redondo de Maracanã

É neste sábado o Ensaio Redondo do Boi de Maracanã, às 23h, na sede, em Maracanã, zona rural de São Luís. Trata-se do último ensaio antes de o grupo folclórico partir para os arraiais espalhados pela cidade e aqueles do interior do estado. O batalhão, um dos mais tradicionais do Maranhão, reúne mais de 100 integrantes vestidos com indumentárias.

Registro e comunicação

O governador Carlos Brandão sancionou a Lei 11.732/2022, originária do PL 123/2022, de autoria do deputado Duarte Júnior (PSB), que obriga hospitais públicos a procederem ao registro e a comunicação imediata de recém-nascidos com Síndrome de Down às instituições e associações especializadas que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência no Maranhão.

Liberdade de imprensa

A jornalista Aylan Carvalho, coordenadora colegiada da Aliança Palestina-Maranhão, dialoga, nesta quinta-feira, às 18h, na página da Aliança Palestina-Maranhão no Facebook, com a também jornalista Lucia Helena Issa sobre liberdade de imprensa, milícias internacionais e o desafio do jornalismo independente em tempos de fascismo e sob a ocupação israelense na Palestina.

Para escrever na pedra:

“A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida” - De Fernando Pessoa.

Trivial variado

A ex-governadora Roseana Sarney fugiu das comemorações pelo transcurso de sua nova idade, pois completou 69 anos na última quarta-feira. No entanto, já começou a preparar a festa dos 70 anos, que serão comemorados em grande estilo. 

A abertura dos arraiais oficiais do São João do Maranhão 2022 acontece nesta quinta-feira (2), no Ceprama e na Vila Palmeira.

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, em segundo turno, projeto de lei de autoria do deputado Ariston que institui a Campanha de Incentivo à Instalação de Painéis Fotovoltaicos no Maranhão.

O Partido dos Trabalhadores anunciou para este fim de semana o encontro de filiados que deve confirmar o apoio à reeleição do governador Carlos Brandão e a indicação de Felipe Camarão como pré-candidato a vice-governador na chapa do socialista.

Eduardo Braide, prefeito de São Luís, assinou ordem de serviço para requalificação do Mercado Municipal da Liberdade, localizado na rua Machado de Assis.

O Palazzo Eventos promete uma grande experiência musical neste sábado, 4, com a apresentação da cantora Paula Toller. A programação terá início às 20h, com o DJ Claudinho Polary e o cantor Pandha, entoando sucessos do pop rock. Depois da apresentação de Toller, subirão ao palco Fabrícia e PP Jr. para fechar a noite com chave de ouro.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.