(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pegentino Holanda

Posse da nova Diretoria da Fecomércio-MA

Mais: Paula Toller vai se aprsentar no Palazzo

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
O empresário Maurício Feijó assume hoje a presidência da Fecomércio-MA, sucedendo a José Arteiro da Silva, que presidiu a entidade durante 39 anos
O empresário Maurício Feijó assume hoje a presidência da Fecomércio-MA, sucedendo a José Arteiro da Silva, que presidiu a entidade durante 39 anos

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) realiza, nesta terça-feira, a solenidade de posse da sua nova Diretoria, que conduzirá os trabalhos da entidade entre os anos 2022 e 2026.

A gestão deste quadriênio será liderada pelo empresário Maurício Aragão Feijó, que até então ocupava o cargo de 3º vice-presidente da Fecomércio-MA quando foi eleito novo presidente da casa por unanimidade, no último dia 26 de abril.

A cerimônia será realizada às 18h30, no Teatro Sesc - Napoleão Ewerton, no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, localizado na Avenida dos Holandeses em São Luís.

A assinatura do Termo de Posse do presidente e da diretoria contará com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Maranhão, líderes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e de Federações de outros estados, além de entidades empresariais, dirigentes sindicais, instituições financeiras e demais parceiros.

Ao assumir o cargo de 5º presidente da Fecomércio, Maurício Feijó, que atualmente administra um shopping de São Luís voltado para o comércio atacadista, dará sucessão às atividades da gestão do empresário José Arteiro da Silva, que comandou a entidade por 39 anos (1983-2022).

Show de Paula Toller confirmadíssimo

Muito mais que um show, o Palazzo Eventos promete uma verdadeira experiência musical no próximo sábado, 4 de junho, na apresentação da cantora Paula Toller em São Luís.

A novidade que acaba de ser confirmada é o super “esquenta”, à partir das 20H, com o DJ Claudinho Polary e o cantor Pandha com sucessos do pop rock.

Eles vão colocar o público já no clima certo, para curtir com Paula Toller e sua maravilhosa viagem musical. E depois ainda tem o “after” com show PP Jr para fechar a noite com chave de ouro.

Com produção local da Reprise Produções, o público maranhense vai conferir o show que já arrebatou mais de 150 mil pessoas por onde tem  passado.

Os espaços mais procurados para o show são o Espaço Premium com mesas e cadeiras para 4 pessoas e open food de salgados; e o Espaço Suítes – com puffs para 10 pessoas, garçom exclusivo e open food de salgados.

Destaque na Arena do Crédito

A jornada empresarial de Hugo Otani e André Souza, proprietários da Perspective Investimentos, primeiro escritório de investimentos do Maranhão, foi o grande destaque na Arena do Crédito, na última noite da Expo Indústria Maranhão, maior feira multissetorial do Nordeste.

Empolgado, Hugo fez uma breve apresentação da trajetória da dupla, dez anos atrás, quando, recém-formados, tinham algo em comum: o desejo de empreender.

Na época, em busca do sonho, rodaram o Brasil num Gol Preto a procura da melhor praça para um escritório de agentes autônomos. Os jovens percorreram em dois meses mais de 10 mil quilômetros, sem ar-condicionado. E viram em São Luís, a oportunidade de abrir o primeiro escritório e prospectar seus primeiros clientes.

Destaque na Arena do Crédito...2

A oportunidade foi dividida, ainda, com a sócia Danielle Brandão, que soma 23 anos de mercado financeiro, e contou para o público presente como o escritório da Perspective Investimentos pode ser uma boa opção para o investidor.

“Como em outras profissões, você precisa ter bons profissionais ao seu lado, porque não é só saber trabalhar, mas também investir, pois quem não sabe investir pode ter sérios prejuízos financeiros”, alerta Danielle.

Com mais de 30 anos no mercado, 1,2 mil clientes e presente em mais de 26 estados brasileiros, a empresa contabiliza inúmeras premiações e disponibiliza oportunidades aos seus clientes junto ao BTG, maior banco de investimentos da América Latina.

Registro do lançamento do livro “Orçamento Público e suas Emergências Programadas” de Rafael Campos Soares da Fonseca (à direita), em que o autor é visto com seus pais, Ministro Reynaldo Soares da Fonseca (do STJ) e Luziana do Vale Campos Soares da Fonseca e do Ministro Rogerio Schietti
Registro do lançamento do livro “Orçamento Público e suas Emergências Programadas” de Rafael Campos Soares da Fonseca (à direita), em que o autor é visto com seus pais, Ministro Reynaldo Soares da Fonseca (do STJ) e Luziana do Vale Campos Soares da Fonseca e do Ministro Rogerio Schietti

Rafael Fonseca lança livro no STJ

O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sedia, no dia 8 de junho, das 18h30 às 21h, em Brasília, o lançamento do livro Judicialização da Dívida Pública Federativa no Supremo Tribunal Federal.

A obra é de autoria de Rafael Campos Soares da Fonseca, professor e doutor em direito econômico. O posfácio foi escrito pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski.

O livro trata dos conflitos federativos fiscais relacionados ao endividamento público dos Estados junto à União no período de 1988 a 2020, a chamada dívida pública federativa.

A partir de um conjunto de técnicas de pesquisa jurídica, revisão de literatura, entrevistas e pesquisa jurisprudencial, o autor chega à conclusão de que inexiste uma jurisprudência pendular por parte do STF, ora favorecendo a União nos marcos estruturantes, ora beneficiando os Estados em demandas atomizadas.

Segundo Rafael Campos Soares da Fonseca, essa vertente da judicialização da Federação diz respeito a um aspecto constitutivo do vínculo federativo sob a égide da Constituição Federal de 1988.

“O STF e o Congresso Nacional, com maior relevância o Senado Federal, mostraram-se nas últimas três décadas as principais instâncias deliberativas a serem funcionalizadas pelos governadores e pelo presidente da República para discutir a repactuação do federalismo fiscal, mediante lógica identificada por ciclos partidários-eleitorais”, destaca o jurista.

Novos talentos do jornalismo

A nova geração do jornalismo, que pauta os pequenos negócios, tem a oportunidade de concorrer ao 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ).

Estudantes da área ou recém-formados com até 25 anos, que atuam em um veículo de imprensa, podem se inscrever no prêmio especial de Jornalista Revelação.

O tema central desta edição é “A importância dos pequenos negócios para a economia do país”. Serão premiadas matérias que melhor abordarem o tema, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, como: empreendedorismo, produtividade e competividade, inovação e startups, inclusão produtiva, sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, acesso a crédito.

A escolha do “Jornalista Revelação” será feita a partir da avaliação dos materiais pela comissão julgadora da Etapa Nacional do PSJ, e a premiação será um notebook de última geração, com configurações de alta performance.

DE RELANCE

Cantor maranhense coroa nova fase

O cantor Gabriel Sebastian, nascido no Maranhão, mescla uma visão pop e sensual com a sua identidade regional, resultando em um brega moderno! É o caso do single “Macetadona”, que acaba de ganhar um clipe: https://youtu.be/gIReI3M6vfg

A novidade antecipa o disco de estreia do artista, que oferece visão pop para o brega.

Depois de chamar atenção em nível nacional como Gaybriel, com singles ousados onde os ritmos regionais do Nordeste são repaginados com toques pop e eletrônicos, o cantor maranhense celebra sua nova fase com “Macetadona”.

O single ganha um clipe cinematográfico, transformando a letra sensual em uma frenética busca de um caçador de recompensas.

A faixa é a primeira amostra da nova fase de Gabriel, que faz do seu trabalho na música uma mescla da sua experiência como ator, criando personagens tão versáteis quanto o próprio artista.

O clipe de “Macetadona” leva isso a outras proporções para Gabriel Sebastian, onde ele assume o papel do caçador de recompensas à procura de um cliente que não pagou pelos serviços de uma garota de programa.

Gabriel Sebastian, um artista plural que explora sua veia de ator para criar personagens e universos musicais que explicitam sua pluralidade
Gabriel Sebastian, um artista plural que explora sua veia de ator para criar personagens e universos musicais que explicitam sua pluralidade

Cantor maranhense coroa nova fase...2

Desde 2018, o cantor vem lançando uma sequência de singles, com destaque para o seu projeto audiovisual Éguas Experience.

A coleção reúne os singles e vídeos “Senta na minha cara por favor”, “Falta de taka”, “Tu não me ama” e “Molhadinha”.

Além de canções autorais, Gabriel mostrou sua reverência pela cultura do Maranhão com uma releitura em forma de remix para “Baticuria”, de Thierry Castelo, oferecendo uma nova roupagem para o ritmo popular maranhense chamado de cacuriá.

Agora, Gaybriel se transmuta de vez em Gabriel Sebastian, um artista plural que explora sua veia de ator para criar personagens e universos musicais que explicitam sua pluralidade.

Ele está atualmente gravando seu primeiro disco completo, intitulado “Gigolô”. Enquanto isso, é possível conferir “Macetadona” nas principais plataformas de música, e o clipe, no canal de YouTube do artista.

Luto na cultura 

O Brasil perdeu ontem um dos nomes mais emblemáticos da história de nossa televisão e do cinema: o ator Milton Gonçalves, que morreu aos 88 anos, no Rio de Janeiro.

Ele lidava com sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em 2020. E foi um dos atores negros pioneiros da TV brasileira e atuou em mais de 40 novelas e 100 filmes.

Entre personagens históricos, deu vida a Zelão das Asas, de “O bem-amado”, e Percival, em “Pecado capital”.

Também ficou notabilizado pela militância no movimento negro e chegou a concorrer a governador do Rio, em 1994.

Retorno ao presencial

Depois de dois anos e dois meses, a Universidade Federal do Maranhã retornou, ontem, com 50% das atividades teóricas.

Apesar de a UFMA ter suspendido suas atividades presenciais (administrativas e acadêmicas), desde o dia 18 de março de 2020, em virtude da situação de risco em saúde, decorrente da pandemia da covid-19, a administração superior não mediu esforços para disponibilizar Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como capacitar docentes, técnicos-administrativos e discentes com a finalidade de garantir a continuidade das ações administrativas e acadêmicas.

Os apresentadores de telejornal da TV Mirante Ana Guimarães e Giovanni Spinucci com a influenciadora Thaynara OG no belíssimo e inesquecível Gala de Maio 2022
Os apresentadores de telejornal da TV Mirante Ana Guimarães e Giovanni Spinucci com a influenciadora Thaynara OG no belíssimo e inesquecível Gala de Maio 2022

Fiema realiza encontro de negócios

Um encontro de negócios com a Ambev será realizado nesta terça-feira, a partir das 14h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). 

Com essa realização, por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF-MA), o encontro tem o objetivo de apresentar os fornecedores locais para atender as demandas da Ambev. 

Essa será uma oportunidade para quem atua com os serviços da Construção Civil como montagem eletromecânica, pintura industrial, calibração de equipamentos, aluguel de equipamentos industriais (plataformas elevatórias etc.), manutenção industrial geral (motores elétricos, rede elétrica, equipamentos, serviços de solda, instalação/reparo de equipamentos, limpeza industrial etc.). 

Haverá oportunidades também para quem trabalha com materiais de ferro, aço, alumínio (tubulações, conexões, placas de ferro etc.), materiais para almoxarifado (materiais de escritório, tintas, fita isolante etc.), materiais para manutenção industrial em geral (rolamentos, fusíveis, selos, mecânicos, EPI AEPC etc.), materiais elétricos, materiais pneumáticos, materiais de limpeza, entre outros.

 CNH em novo formato

A partir de amanhã, 1º de junho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ser emitida em um novo formato.

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento ficará “mais moderno” e, cumprindo determinações legais, possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.

Foi também incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

Como terá informações impressas em inglês e francês, além do português, o documento facilitará o uso em outros países.

As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH.

Ribinha de Maracanã fez bonito

Um dos cantadores do Boi de Maracanã, Ribinha de Maracanã, filho do emblemático Humberto de Maracanã, fez bonito na tarde-noite de domingo no Casarão Colonial, ao participar do encontro “Tenores da Ilha”, ao lado de Chagas de Ribamar e Marcos da Maioba. Ribinha empolgou o público com toadas contagiantes do grupo folclórico, levantando seu maracá e anunciando que o São João já chegou. O cantador está com agenda lotada de apresentações com seu batalhão comandado por Maria José Soares, uma incansável para não deixar a tradição morrer.  

Para escrever na pedra:

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. De Fernando Pessoa, grande poeta português

TRIVIAL VARIADO

Todas as atenções da sociedade maranhense se voltam a partir de agora para o maior e mais deslumbrante acontecimento da temporada junina maranhense: a Festança Boi da Lua, que será realizada no  dia 17 de junho, sexta-feira, no Rio Poty Hotel, com o apoio do Grupo Mirante.

Há mais de dez anos sem ser realizado, esse evento que levou a cultura popular do Maranhão para os salões elegantes, retorna agora, após a pandemia do novo coronavírus, com força total e, certamente, reunindo quem é quem na vida social desta Capital.

O importante da Festança Boi da Lua é que o evento é uma grande oportunidade para os convidados desfilarem com suas fantasias inspiradas nas roupas dos brincantes de bumba-meu-boi. É mais quem está caprichando na produção para fazer bonito na noitada de 17 de junho.

As prefeituras do Maranhão, bem como as de todo o país, receberam ontem o último repasse de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que, por sua vez, receberam mais de três bilhões e trezentos milhões de reais da União, valor que é mais de 19% superior ao que receberam no mesmo período do ano passado.

Não há como esquecer o dia 31 de maio. Esta data faz parte de uma antiga história de amizade que remonta aos tempos da Escola de Administração Pública do Estado na década de 1970. Uma de minhas colegas de turma, Anamaria Malty Aboud é a aniversariante de hoje. E eu guardo a data com a força de uma eterna amizade.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.