Curiosidades

Dia do Orgulho Nerd: entenda de onde surgiu esta data

De 'Guia do Mochileiro das Galáxias' a 'Star Wars', saiba a origem da data em comemoração a esta subcultura.

Maria Fernanda Fontinhas / Na Mira

Star Wars.
Star Wars. (Star Wars)

MUNDO - No decorrer da última década, o mundo ‘nerd’ tornou-se cada vez mais popular e lucrativo. Seja nos filmes, nas séries, nos livros ou nos vídeo games, o universo de histórias ricas em detalhes encanta fãs de todas as idades e gerações. Por isso, nesta quarta-feira (25), é comemorado o Dia do Orgulho Nerd. Confira a seguir a história do surgimento desta data tão especial.

Há quem diga que, na verdade, no dia 25 de maio, comemora-se o Dia da Toalha. Fora de contexto, esta afirmação pode parecer absurda, mas esta nomenclatura foi realmente a original. O ‘Dia da Toalha’ surgiu em homenagem a Douglas Adams, escritor que criou a série de livros ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, que faleceu em 11 de maio de 2001. Na obra, Adams afirma que a tolha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar, pois serve de agasalho, suporte e funciona até mesmo como uma arma. 

A data começou a ser conhecida como ‘Dia do Orgulho Nerd’ apenas em meados de 2006, quando um grupo de adolescentes da Espanha reivindicou que está tudo bem gostar de coisas que ninguém mais gosta (o que é irônico, pois, hoje em dia, o público nerd se tornou um dos maiores da indústria de entretenimento). O 25 de maio foi escolhido para a comemoração pois foi neste dia, em 1977, que o primeiro filme da saga de Guerra nas Estrelas foi lançado: Star Wars: Uma Nova Esperança, um dos marcos mais importantes deste movimento cultural.

A partir daí, as duas comemorações andam juntas, unindo as mais diversas pessoas e fã clubes, com um objetivo em comum: comemorar as histórias que trazem tanta felicidade e esperança. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.