São João do Maranhão

Conheça o Lelê: a dança típica maranhense que alia gerações

Dança é uma das mais tradicionais do estado.

Na Mira

Atualizada em 25/05/2022 às 10h07
'Dança do Lelê' ou 'pela-porco'.
'Dança do Lelê' ou 'pela-porco'. (Foto: Reprodução)

MARANHÃO - O período junino está voltando para a alegria da população maranhense! Dentre as inúmeras manifestações culturais, a dança e a música se destacam neste tempo de festividades e encantam os brincantes de todas as gerações. O Lelê, uma das danças mais tradicionais do Maranhão, engloba tradições, ritos e gingados e se modifica e incrementa no decorrer do tempo.

A dança, também chamada ‘pela-porco’, tem sua origem influenciada pela dança ibérica, principalmente na instrumentação, que utiliza de violões, cavaquinhos, flautas e rabecas para a construção da melodia. Segundo historiadores, a dança do lelê sofreu influência dos franceses, até assumir a forma conhecida nos dias de hoje datada desde o século XIX na região do Munim, em municípios como Axixá e Rosário.

O Lelê segue uma linha de acontecimentos e divide-se em partes. No primeiro momento os dançantes movimentam-se em honra aos santos, sob as ordens do mandante, que dá o comando para que os grupos se enfileirem, entre homens e mulheres. Logo em seguida, os ritos têm início com o ‘chorado’, o momento em que os convites se iniciam, para que ocorra a ‘dança grande’, considerada a parte fundamental do lelê, quando os pares se cortejam mutuamente. 

Na ‘talavera’, momento íntimo, os brincantes dançam entrelaçados até a chegada do ‘cajueiro’, no qual a festa se conclui com a simbologia da entrega de cajus ao público. Em São Luís, o grupos tradicionais, como o ‘Grupo Piaçaba’, ajudam a manter acesa a chama deste legado que engloba várias gerações. Confira: 

 

 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.