(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Recepção para Murilo Albuquerque em São Luís

Mais: Tenores da Ilha no Casarão Colonial

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Depois de uma movimentada temporada revendo os amigos em São Luís, Murilo Albuquerque e Elvira Bona regressaram ao Rio. Na foto, Murilo com o Repórter PH sendo recebidos pelo chef Warwick Trinta em seu famoso Bistrô
Depois de uma movimentada temporada revendo os amigos em São Luís, Murilo Albuquerque e Elvira Bona regressaram ao Rio. Na foto, Murilo com o Repórter PH sendo recebidos pelo chef Warwick Trinta em seu famoso Bistrô

Tenores da Ilha

Três feras dos batalhões de bumba meu boi se apresentam neste domingo no Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, no Centro Histórico de São Luís, dentro da programação especial do espaço em homenagem ao São João 2022. Além deles, o Boi da Maioba também estará no espaço, abrindo a programação. 

Ribinha de Maracanã (Boi de Maracanã), Chagas (Boi de Ribama) e Marcos (Boi da Maioba) farão ecoar suas vozes poderosas que atraem o público para os arraiais juninos. Eles se apresentarão com o grupo CDC, um dos mais afinados dentro do gênero samba no Maranhão. 

Tenores da Ilha 2

Os “Tenores da Ilha” são os comandantes desses bois que figuram entre os mais contagiantes dos festejos juninos maranhenses. Ribinha de Maracanã, por exemplo, soma 25 anos como amo do Boi de Maracanã, cantando e compondo toadas. 

Já Chagas, do Boi de Ribamar, contabiliza 33 anos de cantoria no grupo folclórico, depois de passar 26 anos no Boi da Maioba e um ano no Boi da Pindoba. Marcos, por sua vez, está há 19 anos no Boi da Maioba, mas passou antes pelo Boi da Pindoba. 

Campão de natação

O nadador maranhense Davi Hermes foi destaque no Meeting Brasileiro de Natação 2022, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Davi Hermes competiu em quatro provas no Meeting Brasileiro CBDI: 50m livre, 50m borboleta, 100m borboleta e 200m borboleta. E trouxe quatro medalhas: três ouros e uma prata. Atleta da Academia Viva água, ele treina todos os dias com o coach Osvaldo Telles, que o acompanha nas competições no Brasil e no exterior. 

O atleta é campeão mundial de natação e acaba de bater o recorde sul-americano para os 100m borboleta. Além de Osvaldo, Davi viaja acompanhado do pai, George Oliveira, que ao lado da mãe, Kledma, sempre o encorajou a superar seus limites e a desenvolver seu potencial dentro e fora das piscinas.

Incentivo à Cultura

A Chamada Instituto Cultural Vale 2022 está com inscrições abertas até 30 de junho. O edital destinará R$ 25 milhões via Lei Federal de Incentivo à Cultura a projetos de todo o país que valorizem a diversidade das manifestações culturais brasileiras, a democratização do acesso e que contribuam para o desenvolvimento da economia criativa nos locais onde são realizados.

Podem se inscrever projetos das áreas de Museus e Centros Culturais, Patrimônio Material e Imaterial, Música, Dança, Festividades e Circulação vindos de todo o Brasil. 

Para participar, é preciso ser pessoa jurídica, com ou sem fins lucrativos, com sede no território nacional, e que possa comprovar atuação na área cultural há um ano. 

Para a inscrição é necessário também que os projetos tenham número de Programa Nacional de Apoio à Cultura ativo ou proposta completa submetida à Secretaria Especial da Cultura. 

A proprietária da Academia Viva Água, Denise Araújo, está em Brasília acompanhando a aprovação do PL 2486, que cria o Conselho Federal de Educação Física (Confef) e os respectivos conselhos regionais (Crefs) com o objetivo de regularizar esses órgãos, já existentes. Na foto, ela ao lado de Danny’s Queiroz, também conselheiro federal
A proprietária da Academia Viva Água, Denise Araújo, está em Brasília acompanhando a aprovação do PL 2486, que cria o Conselho Federal de Educação Física (Confef) e os respectivos conselhos regionais (Crefs) com o objetivo de regularizar esses órgãos, já existentes. Na foto, ela ao lado de Danny’s Queiroz, também conselheiro federal

Violência no transporte

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) reuniu sua diretoria, na semana passada, para tratar das estratégias visando frear a violência no sistema de transporte público na capital e, em seguida, discutiu o assunto com o Comando do Policiamento Metropolitano. A demanda foi atendida e já está dando resultados.

Para reprimir os ataques diários a coletivos e a violência crescente, estão sendo realizadas abordagens policiais nos trechos de maior incidência de roubos, em terminais de integração, além da adoção de medidas de caráter velado, a fim de prevenir a ocorrência desses atos criminosos.

Entre as medidas definidas em conjunto com as forças de segurança pública e que já estão sendo colocadas em prática está a intensificação da fiscalização em toda a Grande Ilha, na BR-135 e nos terminais de integração da capital, trabalho conjunto que envolve as policias Militar e Civil, além da Guarda Municipal.

Seminário sobre moda

O Sebrae/MA promoverá, de 26 a 29 de maio, no Sebrae Lab, o Seminário de Gestão e Moda, tendo como mediadora a consultora Rafaela Albuquerque. 

O objetivo é estimular o debate sobre criatividade e inovação no segmento da moda, reunindo microempreendedores e demais interessados no assunto. Participarão, entre outros, os empreendedores Ana Catarina Léda e Lara Moreira, João Belfort e Paulo Soares.

Aula Inaugural

Já tem data a Aula Inaugural da primeira turma do MBA em Tecnologia da Informação, Governança de Dados e Inovação Digital. O evento acontecerá no dia 31 de maio, às 19h, na Faculdade de Negócios Faene, no Residencial Pinheiros. 

O evento presencial com transmissão ao vivo contará com a presença dos professores Ricardo Carreira, Raphael Melo, Brenna Cunha e Hélio Freire, que conduzirão as palestras. 

De relance

Concertos Sacros

Em andamento em São Luís, até esta quarta-feira, a série Concertos Sacros, com o violonista maranhense Gabriel Castro. Trata-se de mais uma iniciativa da Belfort Produções 8, que oferta ao público das comunidades da Vila Palmeira, Maracanã e Jardim Tropical acesso gratuito à música clássica, tendo, ainda, um viés solidário, uma vez que, após os concertos, a produtora distribui cestas básicas.

Expo Indústria

De 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma), acontece a quarta edição da Expo Indústria Maranhão, feira com o objetivo de fomentar a geração de novos negócios, promover networking e fortalecer marcas e serviços. O evento contará, mais uma vez, com a participação da Stylo Fardamentos entre os expositores. A novidade é que, além da fábrica de fardamentos profissionais, a empresa levará sua mais recente expansão: a Stylo Fardamentos e EPI Express.

Turnê nos EUA 

Um dos mais perfeitos covers de Michael Jackson do mundo, o brasileiro Rodrigo Teaser, fará uma turnê nos Estados Unidos no mês de junho. Ele se apresentará, inclusive, em Nova York e Los Angeles. Teaser, aliás, desembarca em São Luís nesta quinta-feira e se apresenta na sexta-feira no Centro de Convenções, dentro da programação da Expo Indústria Maranhão. 

Governança corporativa

A chamada Agenda ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa) está cada vez mais sendo incorporada aos negócios das empresas, uma vez que, sem sustentabilidade, simplesmente não há negócio. No Maranhão, o Grupo Potiguar já é adepto de práticas nessas três esferas há muitos anos, pois apoia ONGs, patrocina a cultura e valoriza ações voltadas para a proteção do meio ambiente. 

Turismo em alta

O setor de Turismo em São Luís tem apresentado crescimento, segundo o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, que indicou aumento de 20.8% na arrecadação em 2021 em relação a 2020. De acordo com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, houve a arrecadação de 4,1 milhões em 2021, superando os anos de 2020 (3,4 milhões) e também 2019, ano pré-pandemia (3,9 milhões).

Teatro de animação

A diretora artística da Cia. A Roda de Teatro de Bonecos, Olga Gómez, vai compartilhar sua experiência de 25 anos em teatro de animação por meio da oficina Origens – Laboratório de Brinquedos Populares, a ser realizada no Centro Cultural Vale Maranhão, de 31 de maio a 4 de junho, das 14h às 18h. Durante as aulas, serão construídos brinquedos como cata-vento, caleidoscópio, bonecos articulados, acrobatas, entre outros, usando sempre a memória afetiva dos alunos para uma colaboração criativa.

Intervenção governamental

A diretoria da Serviporto, empresa que está sob intervenção do governo estadual e, por essa razão, impossibilitada de agir para melhorar o serviço de transporte por ferryboats no que diz respeito às suas embarcações, informou que o sistema entrou em colapso por ingerência da gestão Flávio Dino. Frisou que a Serviporto, que operava o serviço há mais de três décadas, passou a ter muitas dificuldades a partir do governo anterior, mas que, mesmo assim, se desfez de boa parte do patrimônio para manter o serviço funcionando, sempre priorizando a segurança da população e dos funcionários. Disse, ainda, que antes da intervenção do governo Flávio Dino, as três embarcações estavam em operação. Desde fevereiro de 2020, o governo toma todas as decisões em relação à empresa no que diz respeito às operações de travessia. 

Feijoada do Maranhão 2022

Um grupo de maranhenses vai retornar a Belo Horizonte, em Minas Gerais, para participar de mais uma edição da Feijoada do Maranhão, que este ano acontecerá no dia 27 de agosto,  das 13h às 18h, no Dayrell Hotel & Centro de Convenções. Entre as atrações musicais deste ano estão a banda Baianeiros e a dupla Henrique e Manoel. O evento, com open bar e food, é organizado pelo maranhense Valdez Maranhão. há muitos anos radicado na terra do queijo. 

Para escrever na pedra:

“O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento quando tudo parece perdido” - De W. F. Grenfel.

Trivial variado

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) anunciou que apoiará mesmo o senador Weverton Rocha (PDT) na disputa pelo Governo do Maranhão. 

Um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Cléber Verde (Republicanos-MA) garante aos motoristas de aplicativo o recebimento de recursos financeiros quando estiverem impossibilitados de trabalhar em razão de danos graves nos veículos que utilizam para viagens de app. O texto foi protocolado no dia 18.

As vendas com cartão de crédito tiveram um crescimento de 42,4% no que diz respeito aos usuários que buscam cada vez mais soluções como compras on-line, parcelamento sem juros e pagamento por aproximação, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.

O Ministério de Minas e Energia divulgou nota oficial em que informa que o governo federal, como acionista controlador da Petrobras, decidiu trocar o presidente da estatal. José Mauro Ferreira Coelho, que assumiu o cargo há 40 dias, será substituído por Caio Mário Paes de Andrade na presidência da empresa.

O deputado Antônio Pereira anunciou que o Governo do Estado começou a construir, com recursos de sua emenda parlamentar, um reservatório de água de 50 mil litros no povoado Mundo Novo, um dos mais populosos do município de Amarante, na Região Tocantina.
 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.