Pergentino Holanda

O 19, A LUZ, A SOMBRA E O DOCE VENENO

Mais: Fernando Motta convalesce de cirurgia em São Paulo

PH

- Atualizada em 20/05/2022 às 10h27
No meu leito, no Hospital São Domingos, cercado das chefes da Enfermaria e de minha sobrinha-filha, Marcella Hollanda, com direito a bolo de aniversário e a um discreto coro de ‘Parabéns pra você'
No meu leito, no Hospital São Domingos, cercado das chefes da Enfermaria e de minha sobrinha-filha, Marcella Hollanda, com direito a bolo de aniversário e a um discreto coro de ‘Parabéns pra você'

Sabem os amigos que adoro reinaugurar horizontes no 19 de maio. Tudo na simplicidade absoluta, como é do meu feitio. Como diriam os astrólogos, no aniversário há um retorno do Sol na carta natal. Mas garanto que não sabiam: 19, na cabala, também é o o número do Sol. Logo, vivo na vibração superior desde que aqui desembarquei. Palmas! 

Pois bem! Preparava-me para celebrar o evento existencial em pele, osso e espírito, quando um enviado das sombras me abalroou. Falo do Covid-19, temida foice, autor de muitíssimas mortes, inclusive de queridas e queridos, que prostrou este doador de vidas para um período de reflexão. E amadurecimento. 

Aqui estou, portanto, isolado para tratar da pandemia, sem, contudo, perder o charme e a alegria. Mas aviso a este nefasto, tão logo cumpra os protocolos da vida, que reunirei os amigos para um embalo de aniversário e celebração do meu sol e do outro, o grande planeta. Depois, explico melhor. Irrompeu no quarto uma bela médica. Acompanhada de uma linda enfermeira.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A maré, ao que parece, não está para peixe. Mas há os que a enfrentam heroicamente. A exemplo do arquiteto e artista plástico Fernando Motta, que, em São Paulo, convalesce de uma cirurgia para vencer o Mal de Parkinson
A maré, ao que parece, não está para peixe. Mas há os que a enfrentam heroicamente. A exemplo do arquiteto e artista plástico Fernando Motta, que, em São Paulo, convalesce de uma cirurgia para vencer o Mal de Parkinson

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Flávia Bittencourt no teatro do SESC

A cantora Flávia Bittencourt (fez uma participação no nosso Gala de Maio, cantando sucessos da Banda Eva e músicas maranhenses), se apresenta na noite desta sexta-feira no Teatro do SESC Napoleão Ewerton, na Avenida dos Holandeses, com o show “Volitar”, de mesmo nome do álbum digital já lançado nas principais plataformas.

“Volitar” significa esvoaçar. E é essa a proposta do show, que conta com canções inéditas da cantora e outras de Carlinhos Brown. Promete ser leve, esvoaçante, dançante e um “esquenta” para o São João 2022.

Festança do Boi da Lua vem aí

A notícia da volta de um dos mais lindos eventos dentro da temática junina, a Festança do Boi da Lua, fez brilharem os olhos de quem teve a oportunidade de pontificar em ao menos uma de suas inúmeras edições. Este ano, o evento será levado para os jardins do Rio Poty Hotel, que tem uma vista incrível para o mar da Baía de São Marcos. 

Com o selo do Grupo Mirante, a festança acontecerá no dia 17 de junho, reunindo os mais dançantes folguedos do Maranhão e figuras de grande prestígio da sociedade maranhense.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deputado estadual Roberto Costa representou a Assembleia Legislativa do Maranhão na sessão solene, realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que deu posse à desembargadora Angela Maria Moraes Salazar como presidente da Corte
Deputado estadual Roberto Costa representou a Assembleia Legislativa do Maranhão na sessão solene, realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que deu posse à desembargadora Angela Maria Moraes Salazar como presidente da Corte

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Festejo de São Bento

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Lei 286/2019, de autoria do deputado Ariston Ribeiro (PSB), que visa incluir o Festejo de São Bento, realizado no município de Pastos Bons, no roteiro oficial de turismo religioso do Maranhão. O PL ainda depende de nova apreciação em plenário.   

Segundo o autor da matéria, o festejo ocorre de 19 a 28 de julho, anualmente, em Pastos Bons, com dez dias de programação. Ele esclarece que, durante a abertura, é realizada procissão onde os fiéis carregam um mastro, posteriormente cravado na Praça de São Bento. Há, ainda, outras atividades nesse período, incluindo uma cavalgada. O encerramento é marcado pela tradicional Missa do Vaqueiro.

Despedida do Casarão

O domingo no Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, no Centro Histórico de São Luís, será em clima de despedida da temporada, para um retorno em breve com muitas surpresas. Antes disso, o espaço prossegue com sua programação diversificada e inclusões de atrações alusivas ao período junino.

O Casarão receberá, neste domingo, os grupos CDC, Samba de Reis e Daquele Jeito, além do cantor Bruno Shinoda e o DJ Arsênio Filho. Os grupos residentes sempre dão um show à parte, uma vez que trabalham com repertórios sempre atualizados.

O destaque também será Bruno Shinoda, o “Imperador das Bilheterias”, epíteto a ele associado por sempre conseguir atrair muita gente às suas apresentações musicais. De acordo com o cronograma do espaço, haverá, ainda, programação nos dias 29 de maio e 5 e 12 de junho.

Tom Cléber na AABB

Um dos cantores maranhenses de maior prestígio nacional, Tom Cléber fará show no dia 27 maio, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na Ponta do Farol. Na abertura, o público curtirá, também, uma apresentação do cantor Pandha. A programação começa às 20h.

Tom Cleber cantará sucessos do passado, músicas românticas que marcaram gerações e canções atuais. O show Tom & Vinho contará com a participação especial do compositor Elias Muniz.

De relance

Operação Catraca

Diante dos casos de violência registrados em coletivos que circulam na capital maranhense, a Secretaria de Estado da Segurança Pública decidiu intensificar as ações diárias de combate a assaltos a ônibus na Região Metropolitana. Segundo a corporação, todos os batalhões operacionais da Polícia Militar estão realizando policiamento ostensivo por meio de viaturas, motocicletas, a cavalo e a pé, com destaque para a Operação Catraca, especificamente voltada para enfrentar crimes em coletivos.

‘Maio Roxo’

‘Maio Roxo’ é o mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais. Para amparar os pacientes nessa luta, o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, médico e vereador Dr. Gutemberg Araújo, criou a Lei 6.727/2020, que institui a Política Pública Municipal de Proteção dos Direitos da pessoa Portadora de ‘DII. Uma outra proposta dele, já aprovada na casa parlamentar, é definir dia 19 de maio como Dia Municipal das Doenças Inflamatórias Intestinais. As duas iniciativas surgiram após encontros com os representantes da Associação Maranhense de Doenças Inflamatória Intestinais.

Prova do Enem

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até este sábado (21) para fazer a inscrição, habilitando-se para as provas que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. As inscrições para o Enem 2022, tanto para a edição impressa como para a digital, devem ser feitas na Página do Participante. A taxa é R$ 85 e poderá ser paga via PIX, cartão de crédito ou por boleto bancário até o dia 27 deste mês.

Gratuidade para ex-jogadores

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em segundo turno, projeto de lei de autoria do deputado Roberto Costa (MDB) que permite o ingresso de ex-jogadores de futebol profissional nos estádios maranhenses. A matéria vai à sanção governamental. De acordo com o PL, fica garantido o direito à gratuidade ao ex-jogador profissional que tenha disputado o campeonato maranhense da primeira divisão por qualquer clube dessa categoria, filiado à Federação Maranhense de Futebol, por tempo igual ou superior a três anos, ininterruptos ou não.

Educação domiciliar

A Câmara aprovou o texto-base do Projeto de Lei 3.179 de 2012, que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil, também conhecida como homeschooling. Os destaques da matéria ainda não foram votados. Para usufruir da educação domiciliar, o estudante deverá estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, que acompanhará o desenvolvimento educacional durante o ensino.

Para escrever na pedra:

"O encontro da preparação com a oportunidade gera o rebento que chamamos sorte“ - De Tony Robbins. 

Trivial variado

Tereza e Fernando Sarney iniciam a semana em Paris, para participar de eventos esportivos a convite da FIFA e, depois, seguem em viagem para Londres com o mesmo propósito. Os dois participarão de uma vasta programação, incluindo jogos, encontros da alta cúpula da Federação Internacional de Futebol e outras badalações que somente cidades como Paris e Londres oferecem. 

Foi um sucesso o lançamento da Nova Nissan Frontier. O coquetel foi realizado na loja da Nissan Tropical Veículos, na Avenida dos Holandeses. O evento celebrou essa grande novidade no mundo automobilístico. 

O escritor José Fernandes, membro da Academia Ludovicense de Letras e autor de vários livros, tem brindado os leitores do Blog do Evandro Júnior, hospedado no Portal Imirante.com, com deleitáveis crônicas que revelam sua sensibilidade para transformar as experiências de vida em fatos bastante curiosos. 

O presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB) do Governo do Maranhão, Celso Borgneth, anunciou que romperá o contrato oriundo da licitação para o serviço de travessia via ferryboat na Baía de São Marcos com a Celte Navegação, do Pará.

O empresário Luciano Hang, conhecido como “Véio da Havan”, decidiu processar o deputado federal Márcio Jerry por difamação. A informação foi confirmada pelo próprio comunista, nas redes sociais. Os dois protagonizaram um debate público em julho do ano passado.


 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.