(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Simpósio de Cardiologia sobre fibrilação atrial

Mais: Juliette no São João da Thay

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Médicos Gustavo Gama, Márcio Mendes e Marco Tulio Juliano, do UDI Hospital, comemoram o sucesso do simpósio de Cardiologia sobre fibrilação atrial
Médicos Gustavo Gama, Márcio Mendes e Marco Tulio Juliano, do UDI Hospital, comemoram o sucesso do simpósio de Cardiologia sobre fibrilação atrial

Simpósio no UDI Hospital

O UDI Hospital realizou, no último sábado, um simpósio de Cardiologia sobre fibrilação atrial. O evento contou com palestras e debates sobre as atualizações a respeito dessa arritmia cardíaca que atinge cerca de 4% da população mundial.

O SabaD’Or, como o evento foi batizado, dissemina conhecimento de forma prática e objetiva melhorar a qualidade da assistência médica na rede D’Or. 

DPE em festa

A Defensoria Pública do Maranhão está em festa. Em comemoração ao 19 de maio, Dia Nacional da Defensoria Pública, a instituição realiza, em São Luís, a I Conferência Estadual, com o tema “Desinformação e Vulnerabilidades”. 

A solenidade de abertura, na manhã desta quinta-feira, foi conduzida pelo defensor-geral Alberto Bastos, no auditório da sede nova, no bairro Renascença II. 

A programação da Conferência se estenderá até esta sexta-feira (20) com debates e discussões. O evento faz alusão, também, aos 21 anos de existência da Defensoria maranhense.

Titãs a caminho da Ilha

Um dos melhores grupos de rock nacional, Titãs se apresentará em São Luís dia 2 de julho, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, O grupo está completando 40 anos de história e vem com o projeto “Trio Acústico”.  

Tony Belloto, Branco Mello e Sérgio Britto, acompanhados pelos músicos Beto Lee, Mário Fabre e Caio Góes Neves, prometem um show intimista e afetivo.

A apresentação incluirá canções do clássico “Titãs Acústico MTV” e outras músicas de sucesso da banda, como “Porque eu sei que é amor”, “Enquanto houver Sol” e “Epitáfio”.

Casos de dengue em alta

O Boletim Epidemiológico divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde mostrou que, no Brasil, houve aumento de 95% nos casos de dengue, o que corresponde a 400 mil novos registros em relação ao mesmo período do ano passado.

Até o mês de abril de 2022, são 180 casos para 100 mil habitantes no país. Em São Luís, os números não são diferentes.

O motivo é a combinação de altas temperaturas e o grande volume de chuvas no período, propício para gerar a infestação do mosquito Aedes aegipyt, transmissor da doença.

Fórmula infantil

Estudos demonstram, há muito tempo, que a fórmula infantil é o substituto mais adequado e seguro ao leite materno, até pelo menos nove meses de vida.

Mas, recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação, comercialização, distribuição e até a propaganda de algumas fórmulas suspeitas de contaminação.

É grande a preocupação com famílias que dependem das fórmulas, por estas satisfazerem todas as necessidades nutricionais dos bebês que, por algum motivo, não consegue ingerir o leite materno. Especialistas ressaltam a necessidade de buscar auxílio de quem conhece a área. 

Valor por bagagem

No ano de 2017, as companhias aéreas foram autorizadas a cobrar valor por bagagem despachada por passageiros. A intenção era que, com a iniciativa, o valor das passagens das viagens de avião tivesse redução.

Mas, isso não ocorreu. Agora, uma Medida Provisória 1089/21, que reformula o setor, foi aprovada na Câmara Federal garantindo a volta da gratuidade.

Novamente, o objetivo é a diminuição do valor da tarifa aérea. O texto segue para análise do Senado. Para ter validade, precisa ser aprovado até 1º de junho e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Valor por bagagem 2

A Câmara aprovou emenda da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que inclui um dispositivo no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) proibindo as companhias aéreas de cobrarem qualquer tipo de taxa, em voos nacionais, pelo despacho de bagagens de até 23 kg; e em voos internacionais, pelo despacho de bagagens de até 30 kg.

No Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, os passageiros comemoram e esperam que, de fato, os preços das passagens diminua. 

Rua Portugal

A Rua Portugal, no Centro Histórico de São Luís, é a 11ª mais instagramável do país. Isso significa que ela está entre as mais publicadas no Feed do Instagram.

Não importa o horário, sempre tem alguém registrando na via histórica, uma das mais movimentadas do Centro Histórico.

No passado, a Rua Portugal, também chamada de Rua do Trapiche, era um dos principais locais de comércio de São Luís.

A Rua Portugal reúne o maior conjunto de casarões revestidos com azulejos portugueses da América Latina. A técnica de revestimento utilizada pelos portugueses servia para refletir a luz do sol e amenizar o calor que fazia (e faz) na região. 

Quem também vem para o São João da Thay, uma produção da maranhense Thaynara OG a ser realizada no dia 28 de junho, no Multicenter Sebrae, é a ex-BBB Juliette, que fará uma apresentação musical. Além dela, estão confirmados, ainda, Gloria Groove, Felipe Araújo, Alcione e Zé Felipe, entre diversos outros artistas.
Quem também vem para o São João da Thay, uma produção da maranhense Thaynara OG a ser realizada no dia 28 de junho, no Multicenter Sebrae, é a ex-BBB Juliette, que fará uma apresentação musical. Além dela, estão confirmados, ainda, Gloria Groove, Felipe Araújo, Alcione e Zé Felipe, entre diversos outros artistas.

De relance

Medalha para Sônia Amaral

A desembargadora Sônia Amaral foi condecorada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão com a Medalha Cândido Mendes, comenda máxima da Corte maranhense. A cerimônia de diplomação, conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, contou com as presenças do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, do corregedor-geral do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Heluy, do procurador-geral do Município, Bruno Duailibe, entre outras autoridades. 

Novo Biruta

O novo Biruta Bar, que ficou conhecido por ser um ponto de encontro da ala jovem na Avenida Litorânea, abrirá as portas nesta sexta-feira, com programação alto astral a partir das 20h. Para a inauguração, a nova casa receberá Parceiro Paz, Stanley & Cristian e Kika Bitencourt.

Trata-se de um bar climatizado e com capacidade para 350 pessoas. O espaço possui sistema acústico, estrutura de palco, som, iluminação e equipe treinada. 

Violência contra mulher

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei 428/2021, de autoria da deputada Ana do Gás (PCdoB), que trata do registro e divulgação bimestral dos índices de violência contra a mulher no Maranhão. A matéria seguirá à sanção governamental.

De acordo com o PL, o Poder Executivo tornará público o número de ocorrências registradas pelas polícias Militar e Civil e o número de inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil, assim como o número de inquéritos encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

Eleições 2022

Este período, que compreende os meses de maio e junho, marca diversos prazos definidos pela Justiça Eleitoral com vistas às eleições de outubro. Tanto que a procura pela regularização eleitoral tem crescido no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

No dia 31 de maio é o prazo para que todas as federações que pretendem participar das eleições tenham obtido registro dos respectivos estatutos na corte eleitoral. Dia 12 de junho é o início do período para que os eleitores possam se habilitar para votar em trânsito.

Fotolivro “Tambores”

Idealizado pelo Fotoclube Poesia do Olhar, o fotolivro Tambores foi lançado, na última sexta-feira (13), em cerimônia na Blackswan - Cohama, em São Luís. A obra faz uma releitura fotográfica de “Os Tambores de São Luís”, de Josué Montello. A cerimônia de lançamento iniciou com a abertura de uma das exposições que compõem o projeto, com imagens dos 19 autores que integram o fotolivro.

O fotolivro tem apoio do Governo do Estado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio do Grupo Mateus e apoio da Casa de Cultura Josué Montello, Editora Origem e Doc Brown. Instalada no hall de entrada do Espaço Blackswan e da Cafeteria DocBrown, fica em cartaz até 27 de maio com visitação de 2ª a 6ª, das 12 às 19h, e sábados, das 13 às 18h.

Milhares em Maracanã

Reuniu mais de 3 mil pessoas o segundo ensaio do Boi de Maracanã, realizado sábado (14), na sede do grupo folclórico, em Maracanã. Brincantes e o público em geral divertiram-se até o amanhecer de domingo, sob o comando dos cantadores Ribinha de Maracanã, Humberto Filho e Emanuel Vitor.

Além desses três cantadores, também soltaram a voz Lambari, Cabeça Branca, Toinho Rocha e Leléu, que são membros antigos do boi. O próximo ensaio está marcado para 28 de maio. A festa começa sempre à meia-noite. 

Kitesurfista Bruno Lobo
Kitesurfista Bruno Lobo

Para escrever na pedra:

“Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos” - De Confúcio. 

Trivial variado

O Maranhão é o segundo no ranking de violência e conflitos de terra no Brasil. É o que aponta a 36ª edição do levantamento Conflitos no Campo, Brasil 2021, da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O estado, que registrou nove assassinatos, só perde para Rondônia, que teve 11 mortes no campo. As mortes em consequência de conflitos no campo saltaram de 9 em 2020 para 109 em 2021, representando um aumento de 1.110% no período.

O Estaleiro Escola voltou a navegar nos mares do conhecimento depois de dois anos praticamente parado por causa da pandemia de Covid-19. As oficinas presenciais retornaram e os moradores da comunidade do Tamancão estão aproveitando para aprender técnicas de modelismo naval, reaproveitamento, reciclagem e muito mais.

A Faculdade de Negócios Faene realizou, no último fim de semana, o “I Seminário de Inovação e Práticas na Aprendizagem”, para discutir temas como “Cenário da Educação no Ambiente Pós-Pandemia”, “Tecnologias Digitais na Educação” e “Gamificação e Práticas Docentes”. Além disso, houve rodas de conversa sobre experiências docentes.

A partir desta sexta-feira (20), a plataforma de streaming Itaú Cultural Play inaugura, em seu catálogo, a mostra “Bom dia, Professor”, mais uma programação assinada pela curadoria do Espaço Itaú de Cinema. Com destaque para as ficções “Café com canela” (2017), “Depois da chuva” (2013), “Ferrugem” (2017) e “A família Dionti” (2015), a mostra recupera parte dos filmes exibidos ao longo do projeto Clube do Professor.

O senador Weverton Rocha deve confirmar que vai tirar licença de 120 dias do mandato no Senado para se dedicar integralmente à sua pré-campanha ao Governo do Maranhão. Nesse período, assume o primeiro suplente: ex-prefeito Roberth Bringel, de Santa Inês.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, voltou a defender a Proposta de Emenda à Constituição, de autoria do ex-senador Gim Argello, que recria os quinquênios na Justiça. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.