Clube Na Mira

Você é da turma que acredita na “Lenda da Tiquira”? O Clube Na Mira desvenda o mistério; assista!

Neste episódio, o Clube Na Mira decifra a lenda maranhense da tiquira. Confira!

Na Mira

- Atualizada em 13/05/2022 às 17h39

SÃO LUÍS - O Clube na Mira está de volta. Neste episódio, o destaque vai para uma das principais lendas que permeiam o imaginário popular dos maranhenses: o banho, após a ingestão da tiquira – destilado artesanal produzido no estado —, pode levar à morte? Para responder esta pergunta, os apresentadores, Juliano Amorim e Gabrielle Siebra, consultaram especialistas, que analisaram a história da bebida e a veracidade das possíveis implicações de algumas doses para a saúde. 

O programa também abordou a história da tiquira, considerada uma bebida alcoólica genuinamente maranhense, cuja origem remonta às tradições indígenas. A confecção do destilado utiliza o processamento da mandioca e a adição de folhas de tangerina em sua composição. A bebida contém, em média, 54% de teor alcoólico, além de uma coloração azulada e um sabor levemente adocicado, um pouco mais seco que a cachaça. 

A tiquira também é um elemento cultural importante na gastronomia maranhense. Sua cor incomum e o sabor marcante, além da singularidade na produção, costumam chamar a atenção de turistas, e fortalecer a comercialização do produto. Estima-se que uma quantidade considerável da bebida seja produzida, anualmente, ajudando a movimentar pequenos setores da economia local. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a tiquira, dê o play e acompanhe!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.