Violência Animal

Sexta-feira 13 e a violência contra gatos pretos

Entenda o porquê muitas instituições diminuem ou vetam adoções no 'dia do azar'.

Maria Fernanda Fontinhas / Na Mira

Atualizada em 13/05/2022 às 10h40
O dia do gato preto é comemorado em 17 de agosto.
O dia do gato preto é comemorado em 17 de agosto. (Foto: Reprodução.)

SÃO LUÍS - Chegou a Sexta-Feira 13, dia conhecido no imaginário popular como ‘dia do azar’. Apesar de ser considerada apenas fruto de superstição pela maioria das pessoas, esta data carrega consigo consequências reais e violentas, principalmente para os gatos pretos. 

Historicamente, os felinos de pelagem escura são alvo de superstição e medo e , por conta disso, estes animais são mais propícios a sofrerem maus-tratos, principalmente os que foram abandonados e vivem em situação de rua. A vulnerabilidade dos gatinhos se torna ainda mais perigosa na Sexta-Feira 13, quando se tornam vítimas de agressão e até assassinato. 

A situação é tão preocupante que instituições e ONG's de proteção aos animais vetam ou diminuem drasticamente os processos de adoção dos bichanos neste dia, como forma de protegê-los.

Este tipo de comportamento violento contra os animais de pelagem preta começou há muito tempo atrás. Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos eram animais amaldiçoados e tinham relação com as trevas. No século XV, durante o papado de Inocêncio VIII, o animal foi incluído na lista de perseguidos pela Inquisição Católica.

Apesar de antiga, a violência contra os felinos continua até hoje e, por isso,  ainda é preciso proteger estes animais nesta Sexta-Feira 13. O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98) considera crime as práticas de abuso, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos. Saiba como denunciar casos de maus-tratos aos animais: 

  • Você pode ir à delegacia de polícia mais próxima de você para efetuar a denúncia pessoalmente;
  • As denúncias também podem ser feitas de forma anônima, através do Disque-denúncia Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa)
  • O número é 181
  • Você também pode denunciar pela internet, no www.delegaciavirtual.pa.gov.br
  • As denúncias abrangem quaisquer suspeitas de maus tratos contra animais, sejam cachorros, gatos, pássaros, cavalos etc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.