(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Homenagem póstuma a um grande amigo

Mais: Cassiano Pereira e Edilson Baldez no Festival da Cachaça

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Reunidos no Frango de Ouro, Elvira Bona, Élia e Augusto Tampinha, Murilo Albuquerque, Ivan Sarney, Janaina Sarney, Chico Saldanha, Fernando Barreto e Lenny (viúva de Joe Trinta)
Reunidos no Frango de Ouro, Elvira Bona, Élia e Augusto Tampinha, Murilo Albuquerque, Ivan Sarney, Janaina Sarney, Chico Saldanha, Fernando Barreto e Lenny (viúva de Joe Trinta)

O restaurante Frango de Ouro, que serve uma das comidas mais deliciosas da tradicional culinária maranhense, foi palco, esta semana, de um reencontro de velhos amigos que não se viam há bom tempo, mesmo com muitos deles residindo em São Luís.

O objetivo do encontro era homenagear a memória de um grande amigo tragado pela pandemia do novo coronavírus: Joe Trinta.

Além de saborear os deliciosos quitutes do restaurante, todos os presentes, que eram amigos íntimos do homenageado, rememoraram passagens vividas em companhia de Joe Trinta, sempre com um altíssimo astral.

O mesmo grupo visto de outro ângulo: Janaina Sarney Costa, Chico Saldanha, Luís Carlos Azevedo, Fernando Barreto e Lenny (viúva de Joe); à direita, Elvira Bona, Élia e Augusto Tampinha, Jesus Guanaré, Murilo Albuquerque e Ivan Sarney
O mesmo grupo visto de outro ângulo: Janaina Sarney Costa, Chico Saldanha, Luís Carlos Azevedo, Fernando Barreto e Lenny (viúva de Joe); à direita, Elvira Bona, Élia e Augusto Tampinha, Jesus Guanaré, Murilo Albuquerque e Ivan Sarney

Paulinha Lobão na Istoé

A apresentadora de TV Paulinha Lobão foi destaque no site da revista Istoé, que elogiou seu carisma, energia e animação dedicados ao público que a assiste todos os sábados pela TV Difusora, afiliada SBT.

Segundo o site, Paulinha é considerada a nova Hebe Camargo.

Diz, ainda, que a apresentadora diversificou suas atividades e chegou a gravar quatro CDs, gerando uma turnê por todas as cidades do estado.

Imersão estética erro zero

Já é grande a expectativa dos profissionais maranhenses de estética, em torno do evento “Imersão Estética Erro Zero”, promovido pela Cosmobeauty, que em São Luís tem como franqueada a empresária Giselle Araújo.

O evento já com inscrições totalmente esgotadas vai contar com a presença mais que especial da fundadora da franquia, Dra. Fernanda Sanches. E será na próxima segunda-feira, das 8h às 20h, no Hotel Luzeiros.

Trata-se de uma experiência única através de conteúdos de excelência e métodos de alta performance tecnológica no segmento da estética.  E tem a missão de reconectar os profissionais às novidades do mercado, promovendo uma grande imersão de conhecimento e cientificidade.

Com palestrantes renomados do setor, o evento disponibilizará, na teoria e na prática, conhecimentos que poderão alavancar carreiras e conquistar resultados de excelência para os pacientes em mais de 10 horas de conteúdo do mais alto nível.

Enfermagem e novo piso salarial

Os profissionais da enfermagem de todo Brasil têm muito a comemorar nesta Semana da Enfermagem, iniciada ontem.

Um dos motivos é a aprovação do piso salarial para a categoria, na Câmara dos Deputados, no último dia 4.  

Na avaliação de representantes e parlamentares envolvidos na aprovação, o piso nacional da enfermagem é uma conquista “histórica” e importante passo para maior valorização da categoria.

“Com base nisso, queremos fazer uma luta, não somente corporativa, mas uma luta que busca trazer melhores condições de trabalho, para que possamos prestar uma melhor qualidade da assistência à saúde para a população brasileira”, explica o representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Fórum Nacional da Enfermagem.

Atualmente, 1,1 milhão de profissionais atuam na rede de saúde. No Sistema Único de Saúde (SUS), a enfermagem está presente em todas as ações desenvolvidas nos hospitais.

Festival da Cachaça

Foi um grande sucesso o lançamento da primeira edição do Festival Maranhense da Cachaça, Cultura & Sabores, na noite da última quarta-feira, no Villa Reale Buffet, quando foi apresentado o maior evento da cadeia produtiva da cachaça de alambique e da tiquira do Norte e Nordeste.

O evento está marcado para o período de 28 a 30 de julho, no espaço Multicenter Negócios e Eventos. E o lançamento reuniu autoridades do governo estadual e municipal, diretoria das entidades parceiras, produtores e convidados, que puderam saborear as bebidas expostas durante o coquetel. 

O festival é uma iniciativa do Instituto Ecobio e do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas/MA), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), da Prefeitura de São Luís e do Governo do Maranhão. 

Cassiano Pereira (SEINC) e o presidente da Fiema, Edilson Baldez, prestigiaram a noite do lançamento do I Festival da Cachaça
Cassiano Pereira (SEINC) e o presidente da Fiema, Edilson Baldez, prestigiaram a noite do lançamento do I Festival da Cachaça

Festival da Cachaça...2

O lançamento do Festival serviu de vitrine do festival, que vai ocorrer em formato de feira. Serão mais de 80 estandes montados, com expectativa de um público de 30 mil pessoas.

O evento contará com uma vasta programação de negócios, capacitação, gastronomia, cultura, entretenimento e lazer que contribuirá para a comercialização dos produtos. 

O festival vai envolver toda a cadeia produtiva do agronegócio da cachaça, como produtores, empresas de equipamentos, insumos e serviços, além de entidades representativas do setor, entre outros.  

Festival da Cachaça...3

Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez, o evento é muito importante porque proporciona a interação entre os produtores que trocam experiências de sucesso e mostram a realidade da produção de destilados no nosso Estado.

“Nós, da Federação das Indústrias, sempre demos o suporte tecnológico e orientação para que os produtores melhorassem a produção e apresentasse um produto de qualidade como vemos hoje. Os produtores estão de parabéns, porque já possuem destilados certificados e em condições de exportação”, pontuou Baldez. 

O Maranhão é destaque nacional na produção de cachaça. A cachaça artesanal figura no ranking dos produtos em evidência no cenário do agronegócio maranhense, despertando a atenção do mercado nacional e internacional como bebida gourmet. 

DE RELANCE

Um projeto de Gil Cutrim

Todos nós estamos cansados de saber que os combustíveis têm sido, dentre os itens inflacionados, um dos que mais vem pesando no bolso do brasileiro médio.

Como uma possível solução para a questão, o deputado federal Gil Cutrim (Republicanos-MA) sugeriu, em suas redes sociais, a retomada do debate sobre a criação do fundo de estabilização para subsidiar temporariamente o custo dos derivados do petróleo.

O subsídio custearia, entre outras coisas, a concessão de um auxílio para motoristas de baixa renda e ampliação do vale gás pago às famílias carentes.

Para criação do fundo, a proposta prevista no PL 3409/2021, autoriza o Governo Federal a aportar recursos da Petrobras, empresa de capital misto que registrou um lucro líquido de R$ 44,5 bilhões no 1º trimestre de 2022. O montante foi 3.718% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Um projeto de Gil Cutrim...2

No post, antes de sugerir a retomada do debate sobre o fundo de estabilização, o parlamentar resgatou outras propostas já aprovadas pelo Legislativo que tinham como objetivo minimizar o impacto das altas sucessivas na bomba.

“A adoção da alíquota fixa para o ICMS e a isenção do PIS/Pasep e da Cofins sobre os combustíveis foram matérias importantes aprovadas no Congresso para tentar frear a alta dos combustíveis”, afirmou Gil,  ressaltando, no entanto, que “ainda assim, o valor final vem pesando e muito no bolso do consumidor”.

A escalada do valor dos combustíveis tem pautado as discussões dos últimos dias, sobretudo, por conta do reflexo da elevação dos custos em outros serviços essenciais para a população. Outro ponto frisado pelo deputado em seu post.

O homem que filmou a morte

Gosto muito de ler as crônicas do veterano jornalista gaúcho Nilson Souza. São muito lúcidas e atuais.

Hoje, ele lembra que mesmo quando a estrada é boa, bem sinalizada e o veículo parece seguro, o imponderável pode se atravessar no caminho.

E dia que ainda está intrigado com aquele vídeo que mostra o ônibus da dupla sertaneja em alta velocidade alguns minutos antes do acidente fatal, em São Paulo. Nilson, como todos nós, sabe que, para obtê-lo, o autor também cometeu infrações de trânsito – já condenadas com veemência pelos órgãos policiais –, mas considera aquelas imagens um registro inquestionável de que a imprudência e o excesso de velocidade foram as verdadeiras causas da tragédia.

O estouro do pneu dificilmente teria provocado consequências tão graves se o veículo estivesse trafegando em marcha mais lenta – a não ser, obviamente, que ocorresse sobre uma ponte ou à beira de algum precipício.

O homem que filmou a morte...2

Nilson não culpa nem absolve ninguém. Sua intenção é trazer para o debate um vilão glamouroso, que costuma ficar impune e indiferente à dor dos parentes e amigos das vítimas: o culto à velocidade.

E vai fundo: “é prazeroso desafiar o tempo e a distância, chegar rapidamente ao destino desejado ou mesmo superar eventuais concorrentes na corrida insensata da vaidade. Mas quem corre demais nem sempre chega. Mesmo quando a estrada é boa, bem sinalizada e o veículo parece seguro, o imponderável pode se atravessar no caminho. Quem garante que o carro não vai apresentar aquele raro defeito de fabricação ou manutenção exatamente na hora do excesso? Ou que o motorista de outro veículo não cometerá aquela distração fatal, mudando de pista no momento da ultrapassagem? Humanos falham, sentem sono, desconcentram-se com o celular, piscam – e a alta velocidade não permite vacilos”.

O homem que filmou a morte...3

Nilson arremata o seu raciocínio dizendo que dificilmente essa bruxa assassina é pega em flagrante, como ocorreu no caso referido. Na maioria dos acidentes, sempre fica alguma dúvida: o velocímetro pode ter sido alterado pelo choque, a câmera de segurança permite apenas um cálculo aproximado, os testemunhos são imprecisos.

Dessa vez não. O registro foi bem feito, com o outro veículo acompanhando a correria do ônibus, o visor marcando a velocidade e o cinegrafista improvisado narrando a ocorrência.

O infrator – nesse caso – acabou prestando um serviço útil à sociedade com o seu flagrante premonitório. Ele filmou a morte no seu disfarce de urgência conduzindo aquele ônibus a mais de 130 quilômetros por hora, enquanto os passageiros dormiam e o motorista, confiando cegamente no seu equipamento, imaginava estar no comando da situação, como fazem todos os que flertam com a velocidade.

Semana de conscientização

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto de lei, de autoria da deputada Betel Gomes, que institui a Semana Estadual para Conscientização da Doença de Parkinson no Estado.

A Semana terá como ponto alto o dia 11 de abril, data alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. O PL segue agora para a sanção governamental.

O objetivo é esclarecer a população sobre a importância do apoio às pessoas com Parkinson. Nesse período, devem ser realizadas atividades relacionadas à doença, tais como palestras e seminários, envolvendo a comunidade médica, pessoas com a patologia e seus familiares.

Segurança no São João

O secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, participou de reunião com representantes de órgãos da segurança pública para alinhar procedimentos a serem adotados durante o São João 2022, que este ano terá dois meses de duração.

Participaram o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Silvio Leite, e o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Aritanã Lisboa.

A reunião definiu pontos com a Polícia Civil, que reforçará os plantões. Também serão realizadas campanhas educativas por meio do Detran, além da participação do Corpo de Bombeiros, que integrará as equipes de segurança nos arraiais.

Domingo no Casarão

O domingo estará animado no Casarão Colonial. O espaço musical da Rua Afonso Pena, no Centro Histórico de São Luís, vai receber os grupos CDC, Samba de Reis e Daquele Jeito, além dos cantores Lucas Seabra, Guto Ximenes e Anastácia Lia. O DJ residente é Arsênio Filho.

O bom do Casarão é que a programação começa cedo, ao cair da tarde, prosseguindo até meia-noite em ponto. O endereço é sempre bastante prestigiado pela ala jovem e pelo público adulto com espírito jovem.  

Para escrever na pedra:

“Acredite no seu potencial, procure motivar-se todos os dias, mantenha sua autoestima sempre elevada, você realizará grandes feitos em sua vida”. De Eduardo Frederico.

TRIVIAL VARIADO

Após 30 anos, o Maranhão volta a sediar o Troféu Pedro Nicolas Sena da Silva, maior competição mirim e petiz de natação do Norte-Nordeste. O evento, organizado pela Federação Maranhense de Desportos Aquáticos, acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, em São Luís.

No assunto: ao todo, 13 estados da região Norte-Nordeste participarão da competição, reunindo 210 atletas com idades entre 8 e 12 anos.

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão solene em comemoração aos 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA). A cerimônia foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB). O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Ricardo Duailibe, prestigiou a solenidade.

O Maranhão receberá R$ 232.482.179,40 de um total de R$ 7,6 bilhões a título de crédito especial referente a valores excedentes arrecadados pela União em leilões de petróleo promovidos pela Petrobras.

Tem mais: o recurso é devido ao Estado e aos municípios maranhenses. Desse total, R$ 143,5 milhões serão enviados ao Governo do Maranhão, e outros R$ 88,9 milhões às prefeituras.

Na reta final do Gala de Ouro 2022, todas as atenções estão voltadas agora para a montagem da festa que será realizada amanhã. O famoso DJ Edy, o mais solicitado de Brasília, já está em São Luís para fazer a abertura e o encerramento da festa.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.