(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

'Pão com Ovo' no programa de Luciano Szafir

Mais: Maranhense vence concurso nacional

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Maria das Graças, personagem de César Boaes, da comédia Pão com Ovo, com os atores Sérgio Marone e Luciano Szafir, em São Paulo. A personagem fará uma participação no programa Casa Szafir, do SBT, que vai estrear no dia 4 de junho. Gravado na casa do ator, o programa receberá artistas para um bate-papo descontraído
Maria das Graças, personagem de César Boaes, da comédia Pão com Ovo, com os atores Sérgio Marone e Luciano Szafir, em São Paulo. A personagem fará uma participação no programa Casa Szafir, do SBT, que vai estrear no dia 4 de junho. Gravado na casa do ator, o programa receberá artistas para um bate-papo descontraído

Proteção às pessoas ameaçadas

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto de lei enviado pelo Governo do Estado instituindo o Sistema Estadual de Proteção às Pessoas Ameaçadas no Maranhão (Provita) e criando o seu Conselho.

Com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a matéria teve como relator o deputado Adriano Sarney e vai à sanção governamental.

O Provita, segundo a justificativa apresentada pelo então governador Flávio Dino, consiste em políticas públicas de combate à impunidade por meio de medidas de proteção a vítimas e testemunhas e de seus familiares que estejam coagidas ou expostas à grave ameaça em razão de colaborarem com investigação ou processo criminal.

O programa foi criado através da lei federal que estabelece normas para a organização e manutenção de programas especiais de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas, e cria o Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas, regulamentada pelo Decreto Federal 3.518.

Retomada dos negócios

A Faculdade de Negócios Faene fará uma live, nesta quinta-feira, às 20h, com transmissão pelo Instagram @faculdadefaene, sobre o tema “Retomada dos negócios no período pós-pandemia: oportunidades e obstáculos”.

Os convidados serão a administradora Jacira Quariguasi Haickel, diretora geral do Blue Tree Tower Hotel e presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Maranhão; Fernando Duailibe, vice-presidente da Associação Comercial do Maranhão; e Raphael Melo, engenheiro de Produção e coordenador do MBA em Tecnologia da Informação, Governança de Dados e Inovação Digital da Faene.

O debate será conduzido pelo professor doutorando e mestre em Negócios Ricardo Carreira, que, atualmente, exerce a função de Diretor de Negócios da Faene e do Colégio Objetivo Maranhão.

Cachaça Maranhense

O Maranhão está se preparando para realizar o maior evento da cadeia produtiva da cachaça de alambique e da tiquira do Norte e Nordeste.

É a primeira edição do Festival Maranhense da Cachaça, Cultura & Sabores 2022, de 28 a 30 de julho, no espaço Multicenter Negócios e Eventos, cujo lançamento para convidados acontece nesta quarta-feira, no Buffet Villa Reale.

O festival é uma iniciativa do Instituto Ecobio e do SindiBebidas com seus parceiros para impulsionar o mercado das bebidas maranhenses.

Cachaça Maranhense...2

A propósito: o evento terá vasta programação de negócios, capacitação, gastronomia, cultura, entretenimento e lazer que contribuirá para o sucesso da comercialização dos produtos.

A programação geral será composta por um conjunto de ações e atividades para fortalecer a cadeia produtiva da cachaça maranhense no cenário nacional.

A expectativa é reunir mais de 80 expositores e mais de 5 mil visitantes por dia.

Revogação de Portaria

O Ministério Público do Maranhão expediu uma Recomendação destinada à Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) para a imediata revogação da Portaria que autorizou a empresa Navegação Confiança a operar, em caráter emergencial e precário, na travessia via ferry-boat no trecho Ponta da Espera – Cujupe nos intervalos dos atuais 18 horários regulares.

No documento, os membros do Ministério Público destacam que está em pleno vigor os contratos de concessão entre o Maranhão e as empresas Celte Navegação e Internacional Marítima, celebrados em 9 de dezembro de 2021, e que são referentes à concorrência pública.

Zoneamento ecológico

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo estadual, que institui o Zoneamento Ecológico-Econômico do Bioma Cerrado e Sistema Costeiro do Estado do Maranhão.

O objetivo geral é promover a sustentabilidade nas dimensões social, econômica, ambiental e político-institucional, em favor das atuais e futuras gerações.

A matéria seguirá à sanção governamental.

Zoneamento ecológico...2

No capítulo: de acordo com o PL, o ZEE-MA constitui instrumento de planejamento estratégico indispensável ao aperfeiçoamento das políticas públicas estimuladoras do desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Na mensagem encaminhada ao Legislativo, o governador Carlos Brandão (PSB) afirma que, a partir dele, o Poder Executivo será capaz de planejar e ordenar adequadamente o território maranhense, sobretudo no tocante ao Bioma Amazônico.

 [e-s001]

Maranhense vence concurso nacional

A estudante maranhense Mariana Moraes, 17 anos, foi a grande vencedora (entre os concorrentes do sistema privado de ensino) do Concurso Nacional de Redação promovido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Mariana já havia vencido a etapa regional Nordeste e ficou em 1º lugar no concurso que teve como tema “Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil”.

Voltado para alunos e professores-orientadores da Educação Básica, foi o primeiro concurso nacional promovido pela SBQ e que teve por objetivo contribuir com a melhoria da imagem social da Química, quebrando paradigmas e preconceito em torno do componente curricular.

Com o tema “A contribuição da Química nos três pilares da sustentabilidade”, a aluna da 3ª série do Ensino Médio,  abordou em seu texto os eixos econômico, social e ambiental e mostrou que a Química perpassa por essas áreas e pode ajudar na construção de uma sociedade mais sustentável.

A propósito: o ano de 2022 foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

DE RELANCE

São João Maranhense 2022

O governo estadual anunciou, em coletiva de imprensa no auditório do Palácio dos Leões, a programação oficial para o São João 2022 no Maranhão.

Participaram o governador Carlos Brandão, os secretários de Estado da Cultura, Paulo Victor, e do Turismo, Paulo Matos.

Segundo o secretário Paulo Victor, o que vai fazer do São João 2022 o maior do Brasil não se refere apenas ao evento cultural em si, mas também à geração de renda por meio do programa Mais Renda, de iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.

Uma das iniciativas para impulsionar a economia durante o São João e fortalecer a rota do turismo com aviações regionais será uma programação de redução do ICMS.

São João Maranhense...2

Com o slogan “Maior São João do Brasil”, serão mais de 500 atrações ao longo de dois meses, em datas específicas, com arraiais distribuídos na praça Nauro Machado, Ipem, zona rural, Shopping da Ilha, Ceprama, Vila Palmeira, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen, área Itaqui-Bacanga e Convento das Mercês.

Os festejos juninos, que praticamente já iniciaram no dia 1º de maio, na Concha Acústica Reynaldo Faray, com o Maranhão de Reencontros, terão programação oficial a partir do próximo dia 28 e vai até 31 de julho, de quinta a domingo para a maioria dos arraiais.

No entanto, na véspera da abertura, dia 27, acontece um cortejo. O público evangélico também será contemplado com o Arraial do Povo de Deus, no Parque do Rangedor, dias 1° e 2 de julho.

Festival Varilux de Cinema Francês

Virginie Efira e Romain Duris estampam cartaz da edição 2022 do Festival Varilux de Cinema Francês. Os atores protagonizam a comédia dramática ‘Louco Amor’, de Régis Roinsard, que levou mais de 500 mil espectadores aos cinemas franceses

A identidade visual da 13ª edição do Festival transborda paixão. A imagem de Georges e Camille – os atores Romain Duris e Virginie Efira, respectivamente, nos braços um do outro – toma todo o cartaz, reproduzindo uma das cenas do filme “Louco Amor” (En attendant Bojangles).

Dirigido por Régis Roinsard, o longa é distribuído no Brasil pela California Filmes.

Festival Varilux de Cinema Francês...2

Não conseguimos ouvir a música, mas os dois estão fazendo o que mais gostam: dançar. E, embalados por “Mr Bojangles”, sua canção favorita na voz de Nina Simone, o casal se apaixona e constrói sua relação que se completa com a chegada de Gary, o filho único, interpretado por Solàn Machado-Graner.

O amor deles é intenso e a vida uma celebração. Até que um dia tudo muda, e pai e filho fazem o impossível para tudo voltar ao que era antes.

O filme é baseado no best-seller “Esperando Bojangles” (título brasileiro), do escritor Olivier Bourdeaut, que vendeu cerca de 700 mil exemplares na França.

Festival Varilux de Cinema Francês...3

A comédia dramática Louco Amor é uma das atrações do Festival Varilux que retorna ao primeiro semestre do ano trazendo sucessos recentes e inéditos da cinematografia francesa.

A 13ª edição do Festival Varilux será de 21 de junho a 6 de julho, com todos os filmes estreando exclusivamente nos cinemas de todo o país no dia 23, com produções variadas e muitas delas integrantes de grandes festivais.

Entre os gêneros, estão obras de comédia, drama, suspense e animação. Como em outras edições, um clássico estará na programação.

A atividade paralela, o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros destinado a roteiristas, diretores, profissionais de cinema e TV, em sua quinta edição, inscreve até dia 1º de junho pelo site https://variluxcinefrances.com/ Serão selecionados 16 participantes que, reunidos em quatro grupos, trabalharão para desenvolver a escrita de roteiros de longa-metragem e de séries de TV.

Projeto de pesquisa sobre a AAUFMA

Com a missão de registrar a memória da Associação de Amigos da Universidade Federal do Maranhão (AAUFMA), a historiadora Clores Holanda Silva elaborou o projeto de pesquisa sobre a história da Entidade nestes 29 anos de existência.

Com uma vasta pesquisa em andamento, o projeto sobre a História da Associação de Amigos da Universidade Federal do Maranhão (AAUFMA) foi iniciado no dia 14 de março, na Sala de Reunião Professora Terezinha Frias, no Campus Universitário do Bacanga, e vem sendo realizado durante o plantão da Historiadora que, também, é Diretora de Eventos Científicos da Entidade.

Segundo Clores Holanda, o objetivo do projeto é fazer um resgate sobre a história da Entidade e lançar um livro em março de 2023, como parte da programação das comemorações do trigésimo aniversário de sua fundação.

A sondagem para a pesquisa vem sendo realizada a partir de fontes primárias de arquivos, de bibliografias e museológicas.

A estudante Mariana Moraes, 17 anos, ficou em primeiro lugar na etapa nacional do Concurso de Redação da SBQ  
A estudante Mariana Moraes, 17 anos, ficou em primeiro lugar na etapa nacional do Concurso de Redação da SBQ  

Para escrever na pedra:

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. De Madre Teresa de Calcutá

 TRIVIAL VARIADO

A partir de agora, o Espaço das Américas, em São Paulo, passa a se chamar Espaço Unimed. Celebrando 20 anos de existência, a tradicional casa de espetáculo paulistana assume pela primeira vez novo nome.

Trata-se de uma ação de naming rights completamente alinhada aos valores da Central Nacional Unimed e ao seu propósito de cuidar não só da saúde física, mas também da saúde mental, promovendo cultura, lazer, diversidade e encontros entre as pessoas.

O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), acaba de contabilizar a milésima cirurgia robótica realizada na instituição. Esse tipo de procedimento – que começou a ser adotado há quase cinco anos no local – permite intervenções menos invasivas e reduz os riscos no período pós-operatório.

Em São Luís, quem vem se tornando autoridade em cirurgia robótica é o médico goiano, formado e radicado no Maranhão, José Aparecido Valadão, mais famoso cirurgião bariátrico em atividade nesta região.

O Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima para nomeação de ministros para tribunais de Justiça no país, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF). A emenda foi aprovada por 60 votos a zero em primeiro turno e 59 a zero em segundo turno. A matéria, agora, vai para a promulgação.

No assunto: em 2015, o Congresso aumentou o limite de idade para aposentadoria dos ministros, de 70 para 75 anos, por meio da medida que ficou conhecida como PEC da Bengala. Agora, a nova proposta aumenta, em cinco anos, a idade máxima de entrada nos tribunais.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.