Arte

Quadro de Marilyn Monroe é vendido por 1 bilhão de reais

Após leilão, obra se tornou a peça de arte mais cara do século XX.

Maria Fernanda Fontinhas / Na Mira

- Atualizada em 10/05/2022 às 11h17
WARHOLS, Andy. Sage Blue Marilyn, 1964.
WARHOLS, Andy. Sage Blue Marilyn, 1964. (Foto: Divulgação)

MUNDO - Na última segunda-feira (9), o icônico quadro de Marilyn Monroe em estilo pop art foi leiloado no valor de 195 milhões de dólares ou, aproximadamente, um bilhão de reais. A obra Shot Sage Blue Marilyn, feita pelo artista Andy Warhol em 1964, se tornou a peça de arte mais cara proveniente do século XX.

O quadro da atriz superou o antecessor As mulheres de Argel, feito por Pablo Picasso, que foi leiloado por 179,4 milhões de dólares em 2015. Apesar disso, de acordo com o New York Times,  o valor alcançado ficou abaixo do esperado pela casa Christie's, que idealizou e realizou o leilão, já que o esperado pela instituição era arrecadar US$ 200 milhões. 

O estilo pop art presente na obra foi um movimento artístico surgido na década de 1950 no Reino Unido e que alcançou sua primazia nos Estados Unidos, já na década de 60, seguindo uma ideologia que buscava a superação da crise artística do século passado através da massificação da cultura popular. Andy Warhol foi um dos artistas mais notáveis deste movimento, que hoje é conhecido como o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade. 

Antes do leilão, o exemplar era de posse dos irmãos Thomas e Doris Ammann e permanecia em Zurich, na Suíça. Todo o dinheiro arrecadado com o leilão de Sage Blue Marilyn será destinado a projetos e organizações de saúde e educação ao redor do mundo.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.