(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergntino Holanda

Costanza Pascolato inspira gerações aos 82 anos

Mais: Gala de Maio no próximo sábado

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Do alto dos seus 82 anos Costanza Pascolato segue inspirando gerações
Do alto dos seus 82 anos Costanza Pascolato segue inspirando gerações

Puxa Conversa Moda

Considerada a papisa da moda, Costanza Pascolato segue inspirando gerações no alto de seus 82 anos.

Prova disso é o livro-caixinha “Puxa Conversa Moda”, assinado pelo ícone da elegância e lançado pela Matrix Editora.

A obra, formada por 100 cartas com perguntas relacionadas ao universo do estilo, foi pensada para estimular diálogos e divertir pessoas de todas as idades.

Puxa Conversa Moda...2

Nascida na Itália, Costanza chegou ao Brasil com a família quando ainda era criança. Por aqui, consolidou sua carreira como especialista em moda e tendências. Integrou a equipe editorial de grandes veículos voltados para o público feminino como as revistas Cláudia e Vogue.

A FFW - Fashion Forward incluiu a consultora na lista de personalidades mais bem vestidas do país. A publicação definiu o estilo de Costanza Pascolato como “clássico com um toque contemporâneo, atemporal com um olho no agora e, acima de tudo, impecável”.

As perguntas do “Puxa Conversa Moda” foram desenvolvidas por Costanza e têm a missão de divertir enquanto proporcionam momentos especiais de troca. Mães, filhas, irmãs, primas, amigas e apaixonados pelo tema podem mergulhar na brincadeira. Basta tirar uma carta e deixar a conversa fluir.

 [e-s001]

Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios

No próximo dia 18 de maio, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) trará para discussão com a classe empresarial e outros convidados, na sede da entidade, grandes nomes do meio jurídico para o painel “Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios”.

O evento é organizado pela vice-presidência para Assuntos Jurídicos da ACM e é uma parceria da entidade com a OAB-MA e a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (Caama).

Estarão no painel, o novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten; o presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva; Jean Cioffi (Mestre Internacional em Direito de Contratos, Especialista em Arbitragem Internacional e Direito Tributário), Hugo Moreira Sauaia (Doutor em Direito e Mestre em Direito Constitucional) e Ulisses Sousa (vice-presidente da ACM para Assuntos Tributários e sócio do escritório Ulisses Sousa Advogados Associados).

Segurança Jurídica...2

De acordo com o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, o evento foi idealizado para ser uma espécie de fórum de discussão entre os empresários maranhenses para possam conduzir com eficiência os  seus negócios, de forma que consigam identificar os riscos que podem estar sujeitos no dia a dia, já que desenvolvimento econômico das empresas, independentemente de segmento ou porte, são inviáveis sem segurança jurídica e, quanto maior for o conhecimento sobre o assunto, mais  atitudes preventivas que favorecem a segurança jurídica empresarial poderão ser tomadas.

Capa do livro “Puxa Conversa Moda”, de Costanza Pascolato
Capa do livro “Puxa Conversa Moda”, de Costanza Pascolato

Hoje as prefeituras enchem o Caixa

As prefeituras de todo o país recebem nesta terça-feira mais de R$ 7,14 bi do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM.

Trata-se do primeiro repasse do fundo aos municípios em maio. No mesmo decêndio do ano passado, os cofres municipais receberam cerca de R$ 5,8 bilhões. Os valores já levam em consideração o desconto de 20% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb. 

Sem considerar os efeitos da inflação nos últimos 12 meses que, segundo o IBGE é de 11,3%, o repasse do FPM cresceu 27,5%.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o repasse cresceu 18,25% em março e 34,08% em abril na comparação com os mesmos meses do ano passado.

Decisão do STF afeta o repasse do FPM

A decisão do STF de suspender o corte do IPI afeta o repasse do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, às prefeituras de todo o país.

Cesar Lima, economista e especialista em Orçamento Público, explica que, embora o corte do IPI não tenha reduzido as transferências do FPM em relação a 2021, ele acaba atenuando o que poderia ser um crescimento ainda mais expressivo dos repasses às prefeituras.

Na última sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu pedido do Solidariedade e suspendeu o corte do IPI para os produtos industrializados de todo o país que também são produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM).

A arrecadação da União com o IPI é uma das fontes que compõem o FPM.

DE RELANCE

Exposição “Ponto de Luz”

Depois de dois anos de portas fechadas, a Casa de Arte Barrica, no coração da Madre Deus, reabrirá na próxima sexta-feira, dia 13, às 18h, com um presente especial para a temporada junina 2022 em São Luís.

Para marcar o retorno de suas atividades artístico-culturais após o longo período de pandemia, o espaço apresentará a exposição “Ponto de Luz”, retratando a trajetória da Companhia Barrica de Teatro de Rua desde 1985, com a criação do Boizinho Barrica, passando pela década de 1990, época da concepção do Bicho Terra, até os anos 2000, com o surgimento da Natalina da Paixão.

A exposição reúne mais de 70 elementos, incluindo indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e lembranças (souvenirs) recebidas em viagens nacionais e internacionais.

Exposição “Ponto de Luz”...2

Os visitantes farão uma viagem pela memória de uma das mais emblemáticas companhias artísticas do país a partir de seus três principais ciclos criativos, podendo conferir, ainda, por meio de um monitor de vídeo, algumas apresentações realizadas em teatros, ruas e praças do Brasil e do exterior.

A abertura da exposição será marcada, também, pela apresentação, às 19h, na Arena da Casa Barrica, do espetáculo “Maranhão de Festejos”, reunindo o elenco oficial formado por bailarinos, músicos e cantores.

O musical contemplará todas as linguagens retratadas na exposição.

Exposição “Ponto de Luz”...3

A exposição integra as ações de comemoração dos “35 Anos-Luz de Estradas, Estrelas e Encantarias”, que brindará o público com a “Sexta de Festejos” e a exibição do espetáculo “Maranhão de Festejos” na Casa Barrica, direcionado ao público em geral, estudiosos da cultura maranhense, pesquisadores e trade turístico.

Haverá, ainda, as oficinas recreativas voltadas para o segmento escolar.

A Companhia Barrica de Teatro de Rua também percorrerá outras cidades do Maranhão, começando por Itapecuru-Mirim e Pindaré-Mirim, levando as apresentações da companhia e a exposição itinerante.

Bumba-Mar a bordo de um catamarã

O cantor Joellson Braga, do Boi de Nina Rodrigues, sotaque de orquestra, levará a cadência do boi de orquestra para um passeio náutico a ser realizado no dia 21 de maio.

O catamarã navegará a partir das 10h e o Bumba-Mar terá duração de três horas, como prévia dos festejos juninos.

A bordo da embarcação, será possível contemplar, de um outro ângulo, o Palácio dos Leões, o Espigão Costeiro, a Praia Grande e o Cais da Sagração., entre outras lindas paisagens da capital maranhense.

Gala de Maio no próximo sábado

Um fato curioso e interessante em torno do Gala de Maio 2022, o evento que já está na reta final para ser o maior acontecimento social deste outono tropical em São Luís.

Grandes grupos de amigos se formam para pontificar em grande estilo na linda noite de 14 de maio no Palazzo Eventos.

Entre muitos outros podemos citar Ana Lucia e Mauro Fecury, que irão comandar o maior grupo. Karla Patrícia e José Augusto Diniz, que também levarão uma turma animada, assim como Jeane e Carlos Gama, que vão com toda a família.

O evento, que acontece com pompa e circunstância no próximo sábado, a partir das 20h do dia 14, tem movimentado as figuras de maior charme, elegância e prestígio da sociedade maranhense, ávidas por uma noitada de gala após mais de dois anos da pandemia que modificou o mundo e deixou marcas que só o tempo pode apagar.

O traje para os convidados usarem no Gala de Maio 2022, como já foi amplamente divulgado, é Passeio Completo, sendo que para os homens é obrigatório o uso de terno escuro.

Cristiano Barroso Fernandes (na foto com José Ahirton Lopes e Aparício Bandeira) comanda, no dia 18 de maio, o painel “Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios”
Cristiano Barroso Fernandes (na foto com José Ahirton Lopes e Aparício Bandeira) comanda, no dia 18 de maio, o painel “Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios”

Para escrever na pedra:

“Quanto maior se é, mais repetido se é. Platão, Aristóteles, Kant, quantos outros. Ainda se não calaram nos que deles falaram. E é possível que só se calem quando a espécie humana se calar”. De Vergílio Ferreira.

TRIVIAL VARIADO

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta terça-feira. O prazo termina no dia 21 de maio. A partir deste ano, os candidatos poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição por PIX e cartão de crédito.

Será nesta quinta-feira, às 19h, na Igreja de São Luís Rei de França, no Calhau, a Celebração da Esperança para lembrar o primeiro ano do falecimento da saudosa amiga Simone Lucilia Andrade Macieira. A missa será transmitida ao vivo pelo Youtube, no canal Angelus Rezai.

Até o momento, o Brasil conta com 64 pré-candidaturas de pessoas assumidamente  Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (LGBTI+) para as eleições de 2022. O número é pequeno se levarmos em consideração a população brasileira e a quantidade de “candidaturas tradicionais”.

Mas uma coisa é certa: essa população vem crescendo nos partidos políticos e está buscando, cada vez mais, uma maior representatividade.

Tomem nota: tudo indica que este ano estará de volta o mais elegante evento junino do Maranhão: a Festança Boi da Lua, em princípio programada para o dia 17 de junho. O projeto está em andamento e na próxima semana será anunciado oficialmente.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.