(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Entrevista para a Rádio Mirante AM

Mais: Serrinha circula pelos eventos sociais de São Luís

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Ricardo Carreira e Juraci Filho
Ricardo Carreira e Juraci Filho

Esta semana, quem concedeu entrevista ao radialista Juraci Filho, da Mirante AM, no programa “Abrindo o Verbo”, foi o consultor de negócios, professor da Universidade Federal do Maranhão e diretor da Faculdade de Negócios Faene Ricardo André Carreira, que falou sobre a retomada da economia e o que mudou nos negócios após dois anos de pandemia, com as perspectivas para o Brasil e o Maranhão. Na foto, Carreira com Juraci Filho, após o bate-papo no estúdio

 Inscrições para a Expo Indústria

Tome nota: já estão abertas, no site da Expo Indústria Maranhão (https://expoindustriama.com.br), as inscrições de todas as pessoas que desejam se credenciar para participação na Feira do Sistema Fiema, que será realizada de 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís.

Para se inscrever, basta clicar no Menu Inscrições. O interessado será direcionado para um pequeno cadastro no sistema de inscrições da Expo Indústria, que deve ser preenchido com as informações solicitadas.

As inscrições, que são gratuitas e feitas antecipadamente, garantem ao participante o acesso a uma programação vasta e diversificada. 

Um dos diferenciais da Feira é que ao realizar a inscrição, o visitante receberá por e-mail e pelo WhatsApp, o QR code para ter acesso aos espaços, de forma rápida e sem a necessidade de impressão de papel.

 Atrações da Expo Indústria

A maior feira multissetorial do Nordeste é uma realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a correalização do Governo do Estado, Sistema Fecómercio e Sebrae-MA, e contará, além da exposição de empresas industriais, com o espaço Expo Agro, destinado às empresas do agronegócio e da agroindústria.

Outras atratividades são os espaços temáticos como a Arena Sustentável, vitrine para apresentação de projetos socioambientais que fazem parte da gestão do setor industrial; a Expo Party, ambiente voltado para inovação e tecnologia, por meio da apresentação de projetos industriais e tendências de mercado.

No Expo Lounge, dois espaços dedicados as pequenas indústrias de bebidas artesanais e food trucks.

Novidades da Expo Indústria

Entre as novidades, está o Expo Show, onde haverá programação cultural com shows covers internacionais de Michael Jackson e da banda Queen.

Haverá também o Maranhão Fashion Week, evento nacional de moda com desfiles e palestras, o Plenarium, espaço para interação com empresários, autoridades, especialistas e palestrantes renomados e o Espaço Arte, com a participação de artistas plásticos, palestras e lançamento de livros.

Presente com Conexão

Que tal surpreender a mamãe no seu dia especial, com um presente criativo e super útil, que ela vai usar sempre?

Estamos falando de uma assinatura dos serviços da operadora Maxx, que irão deixar a sua mãe sempre conectada para aproveitar a vida ainda mais...

A sugestão é uma internet de qualidade para ela trabalhar, estudar e se divertir! Pacotes de TV a cabo para garantir o lazer, ou ainda, serviços de telefonia móvel ou fixa, para sua mãe estar sempre segura e bem conectada.

Embalagens de vidro

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto de lei de autoria do deputado Zé Inácio que estabelece diretrizes para a coleta e destinação final pelos fabricantes de bebidas em embalagens de vidro.

A matéria será encaminhada à sanção governamental.

Segundo o PL, as diretrizes envolvem a coleta e destinação final de vasilhames de garrafas de vidro descartáveis do tipo ‘long neck’, garrafas de 600 mililitros e de um litro, além de outros recipientes não retornáveis utilizados para o consumo de refrigerantes e cervejas no Maranhão.

O projeto propõe que os estabelecimentos fiquem responsáveis pela coleta, enquanto os fabricantes pelo recolhimento, podendo firmar ou não termo de cooperação com empresas de reciclagem públicas ou privadas.

Assim, os estabelecimentos devem manter recipientes em locais visíveis para o depósito por parte do consumidor e o recolhimento pelos fabricantes.

Energia solar é a melhor opção

A partir deste ano, a energia solar continuará a ser a melhor opção para os consumidores que não aguentam mais os aumentos na conta de luz, que desejam economizar e se beneficiar com uma fonte de energia limpa, segura e sustentável.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica prevê que a capacidade instalada de energia solar, que vem crescendo cada vez mais no país, vai aumentar aproximadamente o dobro em 2022, em comparação com 2021.

Dentre os vários fatores para esse potencial crescimento da geração distribuída, três se destacam: a disparada dos valores da conta de luz, o preço mais acessível dos sistemas fotovoltaicos e, também, o novo marco legal do setor.

 Maranhense radicado há varias décadas no Rio de Janeiro, Elias Serra Junior, o Serrinha, tem sido visto nos últimos dias circulando sua simpatia pelos eventos sociais da cidade, desfrutando do carinho dos muitos amigos que aqui possui
Maranhense radicado há varias décadas no Rio de Janeiro, Elias Serra Junior, o Serrinha, tem sido visto nos últimos dias circulando sua simpatia pelos eventos sociais da cidade, desfrutando do carinho dos muitos amigos que aqui possui

 DE RELANCE

Péssimas condições

O odontólogo Rafael Nunes esteve no município de Presidente Dutra, minha terra natal, diga-se de passagem, mas a viagem foi cheia de desafios por conta da grande quantidade de buracos na BR-135, trecho a partir de Peritoró.

São cerca de 100 km completamente intrafegáveis, o que aumenta o tempo de viagem e compromete a mecânica dos veículos.

Ele (além de todos os que para lá se deslocam) ficou indignado com o descaso com a BR-135, que dá acesso ao município e a tantos outros da Região Central do estado.

É inadmissível que uma estrada tão importante esteja nessa situação. Onde estão nossos representantes para cobrar a recuperação imediata?

Foi um sucesso

A homenagem aos trabalhadores no dia 1° de maio emocionou quem se dirigiu ao Centro Histórico de São Luís, ao lado do Terminal de Integração.

Com entrada gratuita e produção da BG Art Música, a 22° Festa do Trabalhador reuniu mais de 15 mil pessoas.

Na programação, Tony Guerra & Forró Sacode, Romim Mahta, Andson Mendonça, Mega Itamaraty, Eli Cantor e os DJs Rogério Mix e Jhonata.

O público se divertiu durante quase oito horas de festa

Presencial e virtual

Em maio, a programação teatral do Itaú Cultural mescla atividades presenciais, virtuais e, pela primeira vez, em formato híbrido, disponibilizando on-line ao público o mesmo espetáculo em cartaz presencialmente na Sala Itaú Cultural.

Já estão no ar duas montagens no Youtube do IC: no Palco Virtual Adulto, o espetáculo é “Marília Gabriela Não Vai Mais Morrer Sozinha”, dirigido por Fabiano Dadado de Freitas e encenado pelo Coletivo UTC-4, do Amazonas.

A outra apresentação é no Palco Virtual Ancestralidades, com a peça “Em Busca de Judith”, que leva à cena o drama familiar verídico da atriz baiana Jéssica Barbosa, ao descobrir que sua avó paterna não morreu em um acidente de carro, mas em um hospital psiquiátrico.

Violência e abuso

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, já promulgou a Lei 11.686/2022, originária de projeto de autoria do deputado César Pires, que estabelece as diretrizes para a capacitação escolar de crianças e adolescentes, a fim de que identifiquem e previnam situações de violência intrafamiliar e abuso sexual.

Segundo César Pires, a violência intrafamiliar ocorre por agressão física, abuso sexual e psicológico, abandono e maus-tratos. A abordagem dessa questão em ambiente escolar, onde o aluno se sente protegido, é de fundamental importância.

A informação é a maior fonte de prevenção e também instrumento para que essa terrível situação seja cada vez mais denunciada e prevenida.

Violência e abuso...2

O dispositivo passa a assegurar aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio palestras e aulas de capacitação com conteúdo que estimule a conscientização, identificação e prevenção à situação de violência intrafamiliar e abuso sexual, sempre em linguagem apropriada e adequada para cada ciclo de ensino.

As palestras deverão ser ministradas por profissionais capacitados, como professores, psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.

Para escrever na pedra:

“A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver”. Do Padre Fábio de Mello;

Eternamente belas e charmosas, Raissa Braúna Moreira Lima e Anna Graziella Neiva Costa brilhando nos salões elegantes de São Luís
Eternamente belas e charmosas, Raissa Braúna Moreira Lima e Anna Graziella Neiva Costa brilhando nos salões elegantes de São Luís

TRIVIAL VARIADO

O mais novo grupo de samba de São Luís fará sua estreia, neste domingo, no Casarão Colonial, no Centro Histórico. Trata-se do grupo Daquele Jeito, que tem à frente o profissionalismo de Paulo Sax e Raphael Araújo.

É grande a expectativa para o show deste fim de semana em mais uma edição do “Samba é Cedo”, frase que virou a identidade daquele espaço da Rua Afonso Pena capitaneado por Mirella Castelo Branco, Anna Sousa Mota e Ricardo Fernandes.

Até sábado (7), a Arena Olynto, no bairro do Olho d’Água, será palco de torneios de futebol nas categorias Sub-14, Sub-17 e Adulto Masculino. Todas as partidas terão transmissão ao vivo pelo YouTube do Planeta Esportivo.

Ao todo, a Copinha Show de Bola 5x5 contará com a participação de 24 equipes e reunirá mais de 160 atletas distribuídos nas três categorias.

Tem mais: o formato da competição terá os mesmos moldes e regras do famoso torneio de futebol 5x5 Neymar Jr’s Five, desenvolvido pelo craque Neymar Júnior. Assim, cada time conta com cinco jogadores.

No assunto: inspirado no futebol de rua, o conceito é simples. Os times entram em campo com cinco jogadores e, a cada gol, o oponente perde um jogador. Vence a equipe que fizer inco gols primeiro ou aquela que tiver melhor resultado após dez minutos. 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.