(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

José Aparecido Valadão aniversaria nesta quarta-feira

Mais: vencedor do Maranhão em concurso de redação

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Cida e José Aparecido Valadão, que é o aniversariante desta quarta-feira e vai comemorar a data reunido com a família em seu apartamento
Cida e José Aparecido Valadão, que é o aniversariante desta quarta-feira e vai comemorar a data reunido com a família em seu apartamento

Chamar alguém de chato virou rotina em nosso país. O aluno diz que o professor é chato, o funcionário diz que o chefe é chato, todos temos um amigo chato.

O curioso é que chato é sempre o próximo – principalmente quando não está próximo.

Porém, no admirável mundo novo da internet e das redes sociais, todos estamos próximos. E o que dizemos, ainda que impensadamente, fica gravado – até mesmo porque, de uns tempos para cá, passamos a falar com os dedos, ou pelos dedos, para ficar mais claro.

Digitar é deixar impressões digitais.

 Os chatos e a liberdade de expressão...2

O limite de toda a liberdade, ensinam os sábios, é não ferir a liberdade do outro. Quem diz o que quer ouve o que não quer – e ainda pode ser obrigado a usar tornozeleira eletrônica.

Se não está na lei, está em quem interpreta a lei. E aí a discussão vira polarização: autoritário é sempre o outro, e cada qual tem a sua própria versão de liberdade de expressão.

O atual debate entre altas autoridades do país sobre esse tema me faz lembrar a irônica definição do humorista Millôr Fernandes: “Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim”.

Não sou exatamente um absolutista da liberdade de expressão, como o novo dono do Twitter, mas acho que todos têm direito de digitar sem censura e até de elaborar a sua lista de chatos.

Desde que eu não apareça no topo, evidentemente.

Como obter o título de eleitor

Se você tem 16 ou 17 anos, votar é opcional.  Jovens de 15 anos que completarão 16 anos até 2 de outubro também podem solicitar a primeira via até esta quarta-feira, 4 de maio. 

Para obter o título de eleitor, acesse o sistema Título Net, no site do TSE, e informe o Estado no qual reside. Na página seguinte, em “título de eleitor”, é preciso marcar a opção “não tenho”. Continue preenchendo os dados solicitados nas próximas telas. Será necessário enviar os seguintes documentos: documento oficial de identificação; comprovante de residência atualizado; certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos; e uma foto tipo selfie segurando o documento de identificação.

Depois do envio dos dados solicitados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação deve ser feito pelo site.

Como alterar o cadastro eleitoral

Para fazer uma alteração no cadastro eleitoral, os eleitores devem primeiro checar a situação junto à Justiça Eleitoral, pelo sistema Título Net, em Atendimento ao Eleitor, acessando “Consulte a situação do título eleitoral”.

Caso seja necessário resolver alguma pendência, acesse o item “Regularizar título eleitoral cancelado ou suspenso”.

Na próxima tela, aparecerão todas as explicações necessárias para quitar eventuais débitos.

Posteriormente, é preciso acompanhar a solicitação, em Atendimento ao Eleitor, clicando em “Acompanhe uma solicitação”.

Para atualizar o título, em Atendimento ao Eleitor, aparecerão todos os serviços permitidos. Para fazer alguma alteração, como escolher um novo local de votação, por exemplo, basta escolher o item desejado e informar os dados solicitados.

 DE RELANCE

Vencedor do Maranhão em concurso de redação

O Maranhão já tem um novo vencedor da etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas.

Nesta edição, que é a 51ª, o primeiro lugar do Estado é de São Luís, estudante de 13 anos, (Carlos Henrique Araújo de Sousa), que cursa o 9º ano do Ensino Médio, no Instituto Farina do Brasil, nesta Capital.

O aluno e a escola vencedora receberão certificados, além das premiações de R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente.

Agora, o vencedor estadual terá a sua redação concorrendo na disputa da fase nacional, juntamente com os outros ganhadores de cada Estado do país.

Empregados na construção civil

O nível de atividade na indústria maranhense da construção civil declinou 10,9 pontos em fevereiro.

Registrando 50 pontos, essa é a melhor pontuação para o mês nos últimos anos. O índice se encontra sobre a linha divisória de 50 pontos, diferente do cenário nacional (48,2 pontos) e regional (47,1 pontos).

Valores acima de 50 pontos indicam aumento na produção frente ao mês anterior. Valores abaixo de 50 pontos indicam queda da produção frente ao mês anterior. Quanto mais distante dos 50 pontos, maior e mais disseminada é a variação.

Empregados na construção civil...2

Os números são da Sondagem Indústria da Construção Civil do Maranhão, um estudo elaborado pela Fiema em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a pesquisa, apesar do recuo do nível de atividade, o número de trabalhadores cresceu no setor da construção civil.

O índice evoluiu 6,7 pontos em relação ao mês passado e 10,3 pontos em comparação ao mesmo período do ano anterior.

É a primeira vez que o indicador fica acima da linha divisória de 50 pontos desde abril de 2021.

 Cristiano Barroso Fernandes, presidente da ACM, com Wanderson Vasconcelos, presidente do ACM Jovem
Cristiano Barroso Fernandes, presidente da ACM, com Wanderson Vasconcelos, presidente do ACM Jovem

ACM e happy hour de negócios

Falar de negócios e tendências de mercado com empreendedores jovens fora do ambiente de escritório, de forma descontraída e ainda saborear boas comidas ao som de uma boa música.

É isso o que promete o happy hour que a Associação Comercial do Maranhão (ACM) promoverá na próxima sexta-feira, 6 de maio, no restaurante Casa Imperial, que fica localizado no bairro do Olho D’ Água.

O evento, que é uma iniciativa do ACM Jovem (conselho da entidade presidido por Wanderson Vasconcelos), é uma confraternização idealizada para ser uma oportunidade para jovens empreendedores se aproximarem do associativismo empresarial, por meio da troca de experiências e soma de ideias em busca de soluções conjuntas para o mercado local.

happy hour começa às 19h30 e a participação é por meio de adesão, para associados e não associados da ACM.

O Gala de Maio está chegando

Quanto mais se aproxima o dia 14 de maio, maior é a expectativa em torno do maior acontecimento deste outono tropical em São Luís: o Gala de Maio 2022, que acontece com pompa e circunstância no próximo dia 14, no sofisticado salão do Palazzo Eventos, no Araçagi.

O traje para os convidados que confirmaram presença no Gala de Maio 2022, é Passeio Completo, sendo que para os homens é obrigatório o uso de terno escuro.

Vale lembrar que o Gala de Maio, além de ser a confraternização mais elegante do ano, é um evento especial que celebrará, na mesma data, marcas importantes na história profissional deste Repórter PH.

As datas serão comemoradas com aqueles que, direta ou indiretamente, fizeram parte da história profissional deste Repórter PH.

Dia das Mães no Blue Tree

O Hotel Blue Tree São Luís preparou um almoço especial para celebrar o Dia das Mães no próximo domingo, quando será oferecido um cardápio diferenciado com pratos especiais para comemorar o momento em comunhão com a família.

Além disso, a programação terá apresentação da ótima cantora maranhense Milla Camões.

A diretora-geral do Blue Tree São Luís, Jacira Haickel, homenageia às mães destacando o amor incondicional e a dedicação que doam para criação de seus filhos.

Para presentear a mãe com uma experiência única no hotel, o Blue Tree oferece o seu Gift Card, que é uma opção diferenciada de presente, proporcionando experiências inesquecíveis no hotel.

Era do Rádio no Malte Show

O Baile “A Era do Rádio” está de volta no formato presencial, com edição especial neste sábado, às 20h, na Casa de Espetáculos Malte Show, ao lado do Shopping do Automóvel, na Avenida dos Holandeses.

O espetáculo musical, em homenagem ao Dia das Mães, será apresentado pelo cantor Almeida Marcus, que conduzirá o público a bailar nos moldes de antigamente, numa conexão entre todas as gerações.

O grupo Era de Ouro, formado por instrumentistas maranhenses, referências no cenário musical brasileiro, é quem o acompanhará. Músicas de Ângela Maria, Lupicínio Rodrigues, Edith Piaf, Pixinguinha, Evaldo Gouveia fazem parte do repertório.

No palco, Almeida Marcus receberá ainda a cantora Célia Maria. A abertura da noite será ao som dos vinis na preciosa seleção musical da jornalista e DJ Vanessa Serra.

Dona de uma das vozes mais bonitas da velha guarda de cantores maranhenses, Célia Maria é uma das atrações principais do Baile “A Era do Rádio”
Dona de uma das vozes mais bonitas da velha guarda de cantores maranhenses, Célia Maria é uma das atrações principais do Baile “A Era do Rádio”

Ensaio de Maracanã

O centenário Boi de Maracanã está na concentração para o seu primeiro grande ensaio. O evento acontecerá neste sábado, dia 7, às 23h, em sua sede, no Maracanã, zona rural de São Luís.

O grupo folclórico centenário já tem novas toadas e vai levar aos terreiros juninos a força de sua tradição.

Segundo a presidente do batalhão, Maria José Soares, os ensaios acontecerão até o início da temporada junina propriamente dita.

O Boi de Maracanã vai para os terreiros com 45 índias, 26 caboclos de pena e 70 caboclos de fita (rajados). Matracas e pandeirões ecoarão ao som dos cantadores Ribinha de Maracanã, Humberto Filho e Emanuel Vitor.

O político e empresário Mauro Fecury (na foto com este Repórter PH) já está de volta à Ilha, após um giro pelos Estados Unidos e promete levar um grupo de grande charme para o Gala de Maio 2022
O político e empresário Mauro Fecury (na foto com este Repórter PH) já está de volta à Ilha, após um giro pelos Estados Unidos e promete levar um grupo de grande charme para o Gala de Maio 2022

Para escrever na pedra:

“Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade”. De Epicuro.

TRIVIAL VARIADO

O volume de produção industrial no Maranhão aumentou 12,5 pontos em fevereiro, chegando aos 48,6 pontos. Esse crescimento foi maior nas indústrias de médio e grande porte. Apesar da evolução, o índice continua abaixo dos 50 pontos, posição em que permanece desde julho de 2021.

Já estão abertas as inscrições ao 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo, que irá premiar as melhores notícias veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira ou novas plataformas digitais sobre empreendedorismo e pequenos negócios.

No assunto: a nova edição marca o cinquentenário do Sebrae e reforça a importância do reconhecimento ao papel fundamental da imprensa para fortalecer e dar visibilidade aos pequenos negócios.

A propósito: além das categorias principais e do prêmio de Jornalista Revelação, serão dois prêmios especiais. Alinhado ao tema do cinquentenário do Sebrae – “Criar o futuro é fazer história” – a premiação irá prestigiar um Jornalista Empreendedor, com iniciativa inovadora na produção de conteúdo jornalístico voltado aos empresários de pequenos negócios.

Tem mais: o Sebrae também irá reconhecer um jornalista atuante nas redes sociais com o título de Jornalista Influenciador Digital.

 ResponderEncaminhar

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.