(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Reencontro com antigas amizades

Mais: Ernandes Fialho de volta às raízes telúricas

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
No restaurante Cabana do Sol, Maurício Lamartine e Andréa, com Benjamin Franklin Alves, Márcio Barbosa e Francisca
No restaurante Cabana do Sol, Maurício Lamartine e Andréa, com Benjamin Franklin Alves, Márcio Barbosa e Francisca

Há mais de sete anos de volta ao Rio de Janeiro, sua terra Natal, após residir durante alguns anos como executivo da Petrobras no Maranhão, Maurício Lamartine está circulando em São Luís com a esposa Andréa, para rever a cidade e os numerosos amigos que aqui deixou.

Na noite de segunda-feira, o casal foi visto no restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, jantando com Francisca e Emmanuel Márcio Barbosa e o executivo local da Termaco, Benjamin Franklin Alves.

O mesmo local foi eleito por Maurício e Andréa para reunirem um grupo de amigos no próximo domingo para festejar a nova idade dele, com um jantar bem maranhense.

De volta às raízes telúricas

Há mais de meio século radicado nos Estados Unidos, o maranhense Ernandes Gomes Fialho trocou o começo da Primavera do Hemisfério Norte pelos ventos de maio do seu Maranhão e está hospedado em São Luís com o irmão Reges Fialho, dono dos restaurantes Cabana do Sol.

Figura humana das mais queridas de sua família e de uma legião de amigos que conserva nesta Capital desde os tempos de adolescente, quando concluiu o Curso Médio e seguiu de vez para a terra do Tio Sam, Ernandes, sempre que pode, vem matar saudades dos seus pagos natais.

Ele agendou sua vinda para chegar a tempo de participar do Gala de Maio 2022, do qual será um dos convidados especiais deste Repórter PH.

 Arde a fogueira das vaidades

Faço coro com os que apostam que o PSDB deve rifar Doria até fim de maio.

Rosane de Oliveira lembra que “maio é o mês das mães, o mês das noivas e o mês do PSDB se livrar do candidato escolhido na prévia de novembro para disputar a Presidência da República”.

A fogueira das vaidades no ninho tucano arde, e Dória vem perdendo penas das asas a cada semana. Nos bastidores, a data fatídica para a saída do ex-governador paulista da disputa é o final do mês, por bem ou por mal.

Confiante de que conseguirá subir nas pesquisas com as aparições no horário nobre da TV, Doria pediu um voto de confiança à direção tucana. Ao mesmo tempo, vem acenando com a possibilidade de abrir mão da candidatura em favor da senadora Simone Tebet (MDB) e até de ser vice dela.

Detalhe: Simone não diz, por questão de elegância, que não quer. Seus companheiros do MDB, porém, não economizam palavras para justificar por que querem distância de Dória.

Arde a fogueira das vaidades...2

Se Doria sair ou “for saído” da disputa, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pode voltar ao projeto nacional, se não como candidato a presidente, como vice de Simone.

O ex-governador usa a expressão “estou na pista” para dizer que não fecha nenhuma porta.

Embora tenha recusado a oferta do presidente do PSDB, Bruno Araújo, de usar parte das inserções nacionais do partido, Leite faz discurso de candidato a presidente nos comerciais regionais e vai retomar as viagens pelo país.

O jurista maranhense Gabriel Costa completa 38 anos no próximo domingo e vai reunir amigos para comemorar a data
O jurista maranhense Gabriel Costa completa 38 anos no próximo domingo e vai reunir amigos para comemorar a data

A filosofia do jurista Gabriel Costa

“Advogar pra valer” é a filosofia do jurista maranhense Gabriel Costa, que completa 38 anos no próximo domingo, dia 8.

Há quase dez anos, ele tem se dedicado ao empreendedorismo na advocacia e se destaca pelo seu olhar empreendedor e também porque, com experiência na própria jornada, compartilha dicas preciosas com jovens profissionais em início de carreira.

Inovador, implementou de forma pioneira o pagamento de honorários por meio de criptoativos, como o Bitcoin.

 DE RELANCE

Curso no SET de São Luís

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) realizou, na manhã do último sábado, curso sobre atendimento voltado para seus operadores de caixa e supervisores.

A palestra “A Arte de Atender Bem: Como Satisfazer e Encantar seus Clientes” foi ministrada pela especialista em Marketing Estratégico, jornalista Rubenita Carvalho.

Pelo menos 15 pessoas participaram do curso, onde foram tratadas questões teóricas e práticas com base em relacionamentos, empatia e resiliência dentro da área de atendimento ao cliente.

O evento também abordou curiosidades e relatos de experiências do dia a dia de supervisores e operadores de caixa.

Inovação na aprendizagem

“Inovação e Práticas na Aprendizagem!” é o tema central do seminário a ser realizado no dia 14 de maio, na Faculdade de Negócios Faene, instituição localizada no bairro Residencial Pinheiro. As inscrições estão abertas.

O evento discutirá temas como “Metodologias Ativas”, “Tecnologias Aplicadas à Educação” e “Perspectivas na Aprendizagem”. Os participantes receberão certificados de 4 horas.

Em noite de grande charme e simpatia no bistrô Grand Cru, este Repórter PH com as belas Tatiana e Paulinha Lobão
Em noite de grande charme e simpatia no bistrô Grand Cru, este Repórter PH com as belas Tatiana e Paulinha Lobão

Todas as atenções para o Gala de Maio

Aumentam a cada dia que o evento se aproxima, as atenções da sociedade maranhense em torno do maior acontecimento deste outono tropical em São Luís: o Gala de Maio 2022, que acontece com pompa e circunstância no próximo dia 14, no sofisticado salão do Palazzo Eventos, no Araçagi.

Quem ainda não confirmou presença é bom fazê-lo o mais breve possível, pois Teresa Martins já está nos arremates finais e deve fechar a lista por toda esta semana.

Por uma questão de logística não será possível esperar confirmação para a semana da festa, pois não haverá tempo para que possamos concluir o planejamento dessa noite que promete ser um dos mais deslumbrantes acontecimentos dos últimos tempos nesta Capital.

Uma noite de muitas celebrações

O traje para os convidados que confirmaram presença no Gala de Maio 2022, é Passeio Completo, sendo que para os homens é obrigatório o uso de terno escuro.

Vale lembrar que o Gala de Maio, além de ser a confraternização mais elegante do ano, é um evento especial que celebrará, na mesma data, marcas importantes na história profissional deste Repórter PH.

Além da nova idade que estarei comemorando com alguns dias de antecedência, celebraremos os 42 anos do caderno semanal PH Revista, 52 anos de Jornalismo do PH e os 50 anos de estreia nas páginas dos jornais (Jornal do Dia e Jornal de Bolso) que antecederam a O Estado do Maranhão, do qual fui um dos fundadores e no qual estive presente em todas as edições desde a primeira, em maio de 1974, até a última, em outubro de 2021, quando encerrou suas atividades em papel impresso e migrou para esta nova fase, agora virtual, através do Portal Imirante.com.

Essas datas serão comemoradas com aqueles que, direta ou indiretamente, fizeram parte da história profissional deste Repórter PH.

 

O aniversariante desta terça-feira, Augusto Diniz, que junto com a esposa Karla Patrícia, forma um dos casais de grande charme e elegância desta cidade
O aniversariante desta terça-feira, Augusto Diniz, que junto com a esposa Karla Patrícia, forma um dos casais de grande charme e elegância desta cidade

 

Celebrando a vida com entusiasmo

Augusto Diniz, Diretor da Operadora de telefonia, internet e TV HD Maxx, é o aniversariante desta terça-feira e tem mesmo muito o que comemorar.

Além da família harmoniosa que forma com a esposa Karla Patrícia Diniz e com a filha Maria Júlia, acadêmica de medicina em São Paulo, Augusto é um dos mais dinâmicos e visionários empresários de sua geração.

À frente da operadora Maxx, ele segue conquistando cada dia mais e mais clientes em diversas cidades, graças à qualidade e confiabilidade dos serviços completos de conexões: Móvel (telefonia celular); Play (TV a Cabo / Streaming), Voice (Telefonia Fixa) e Fibra (Internet Fibra Óptica).

São João no Gastrobar

Vai começar o período mais aguardado pelos maranhenses e a largada será dada pelo Estaleiro Gastrobar, no Centro Histórico de São Luís.

Toda quarta-feira, a partir das 19h, grupos folclóricos farão ensaios para mostrar suas novas coreografias e ensinar os passos ao público.

Os bois Brilho do Amanhecer e Meu Tamarineiro abrirão a programação, que começa esta semana.

 Para escrever na pedra:

“Os pequenos atos de cada dia fazem ou desfazem o caráter”. De Oscar Wilde.

 TRIVIAL VARIADO

A data-limite para emissão ou regularização do título de eleitor é amanhã, prazo estipulado pela Lei das Eleições, que prevê o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Na internet, é aceito o cadastro feito até as 23h59min de amanhã.

Tome nota: o primeiro turno acontece no dia 2 de outubro, e eventual segundo, em 30 de outubro. Só para reforçar: como termina amanhã o prazo para tirar o título de eleitor e fazer alterações no cadastro é bom não perder tempo.

Tem mais: o caminho mais fácil é acessar o site tse.jus.br e clicar em “autoatendimento ao eleitor”. Não deixe para a última hora. Votar é importante e pode, sim, fazer a diferença.

Ah, e não custa lembrar: em outubro deste ano, estarão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e estadual. Pense bem antes de votar para não perder o bonde da História.

Nesta data, em 2007, eu estava em Lisboa e acompanhei pela imprensa o drama da menina britânica Madeleine McCann, de 4 anos de idade, que desapareceu em Portugal. Até hoje, os pais não possuem uma resposta concreta sobre o paradeiro da filha.


 


 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.