(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: O grande evento deste outono tropical

Mais: lançamento do livro "No Exílio com Gutenberg"

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Modelo de sucesso nos anos 1990, quando ainda era adolescente, a bela advogada e empresária maranhense Mariana Sá Brandão, que é uma das mais charmosas representantes da ala mais jovem de nossa sociedade, é o destaque de capa do PH Revista neste fim de semana
Modelo de sucesso nos anos 1990, quando ainda era adolescente, a bela advogada e empresária maranhense Mariana Sá Brandão, que é uma das mais charmosas representantes da ala mais jovem de nossa sociedade, é o destaque de capa do PH Revista neste fim de semana

Todas as atenções da sociedade maranhense, no que tem ela de mais elegante e tradicional, se volta agora para o maior acontecimento deste outono tropical em São Luís: o Gala de Maio 2022, que acontece em grande estilo no dia 14 de maio, no belíssimo e sofisticado salão do Palazzo Eventos, no Araçagi.

Quem ainda não confirmou presença deve fazê-lo o quanto antes, pois Teresa Martins já está nos arremates finais para fechar a lista.

Não vamos poder esperar confirmação de última hora, pois não haverá tempo para que possamos concluir o planejamento dessa grande festa.

O traje para os convidados, como já foi amplamente divulgado, é Passeio Completo, sendo que para os homens é obrigatório o uso de terno escuro.

Uma noite para jamais ser esquecida

O Gala de Maio 2022 deverá entrar para a história dos maiores eventos dos últimos tempos nesta Capital. Vale lembrar que a confraternização mais elegante do ano é para celebrar, na mesma data, marcas importantes na história profissional deste Repórter PH.

Além da nova idade que estarei comemorando com alguns dias de antecedência (nasci em 19 de maio) estaremos celebrando os 42 anos do caderno semanal PH Revista, 52 anos de Jornalismo do PH e os 50 anos de estreia nas páginas dos jornais (Jornal do Dia e Jornal de Bolso) que antecederam a O Estado do Maranhão, do qual fui um dos fundadores e no qual estive presente em todas as edições desde a primeira, em maio de 1974, até a última, em outubro de 2021, quando encerrou suas atividades em papel impresso e migrou para esta nova fase, agora virtual, através do Portal Imirante.com.

Essas experiências da vida que vivi serão comemoradas com aqueles que, direta ou indiretamente, fizeram parte dessa história.

“Seabra e Maria Helena” 

Esse é o título do livro que Maria da Salete lança dia 5 de maio, com noite de autógrafos, às 19h, na Associação dos Magistrados do Maranhão, no Calhau.

Na orelha do livro, o belo depoimento assinado por sua neta Letícia Carvalho Coelho Traxler:

Na infância, aos clássicos contos infantis eu preferia as lendas brasileiras, o Sitio do Picapau Amarelo, as cantigas de roda, as aventuras da Turma da Mônica e especialmente tantas histórias da criança feliz da minha mãe em Tuntum. Ainda há pouco tempo cobrei dela mais histórias sobre sua “Vovó Lena”, a minha bisavó Maria Helena. Para minha surpresa e alegria, a avó Salete, cedendo aos inúmeros pedidos, escreve parte da história dos meus ancestrais brasileiros.

Obrigada, Vovó Salete, por ter nos incentivado tanto a amar a língua portuguesa, enviando anos a fio do Brasil para a Áustria incontáveis revistas e livros da literatura infanto-juvenil brasileira; obrigado por ter finalmente saído dos bastidores para nos contar a história da tua, da nossa família.

Vovó Salete, para nós, suas netas e seus netos, sua filha e seus filhos, e suas bisnetas, a senhora é a melhor pessoa do mundo. Nós te amamos!”

Expo Indústria

Faltando menos de um mês para a Expo Indústria Maranhão, maior evento multissetorial do Nordeste, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, inicia a semana em Brasília, para uma agenda de compromissos na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A Expo Indústria Maranhão 2022 reunirá, no final de maio, a classe industrial e empresarial e a sociedade maranhense com uma programação voltada para inovação, sustentabilidade e negócios.

Maior do Brasil

O governo do Maranhão já colocou o bloco na rua para divulgar os festejos de São João desde ano.

E as reações positivas nas redes sociais são o termômetro de como o povo estava numa grande expectativa de retomada da festa mais tradicional do estado.

A ideia do governador Carlos Brandão é de realizar aquilo que ele vem chamando de “maior São João do Brasil”.

Grandes arraiais

Ao contrário de anos anteriores, a programação do São João 2022 não estará concentrada somente em São Luís.

O governo resolveu estender a festa a outras cidades importantes no interior do estado, com destaque para a região tocantina.

Na Capital, os festejos devem acontecer em quatro grandes arraiais: Ipem, Ceprama, Shopping da Ilha e João Paulo.

O rio de Sônia

Dos três três juízes promovidos a desembargador esta semana pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão, apenas uma é mulher.

Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro foi promovida pelo critério de antiguidade e chega ao TJ com uma vasta experiência na magistratura.

Em tempo: ainda no mês de maio a desembargadora Sônia Amaral deve lançar o livro “O rio de Heráclito”, uma coletânea de crônicas e artigos que ela publicou na imprensa nos últimos anos.

Faltam quatro

Além de Sônia Amaral, o Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão promoveu também ao cargo de desembargador os juízes Gervásio Protásio dos Santos Júnior e Sebastião Joaquim Lima Bomfim.

Os três magistrados foram automaticamente empossados, no mesmo dia da promoção, pelo atual presidente do TJ, desembargador Lourival Serejo.

Com isso, das sete vagas que foram criadas no Poder Judiciário, ficam faltando agora mais quatro desembargadores – dos quais, dois virão do chamado Quinto Constitucional.

Sinuca de bico

O senador Roberto Rocha está numa sinuca de bico nesses meses que antecedem o processo eleitoral no Maranhão.

Não sabe se de fato entra na disputa para o governo do Maranhão, que já conta com os pré-candidatos Carlos Brandão, Weverton Rocha, Edivaldo Holanda Júnior e Lahésio Bonfim.

Ou se encara a reeleição ao Senado, ocasião em que teria de enfrentar nas urnas o seu atual desafeto, o ex-governador Flávio Dino.

Alcione na Academia

Há um movimento no meio intelectual para levar a cantora Alcione a disputar uma vaga na Academia Maranhense de Letras.

Há duas vagas abertas atualmente na Casa de Antônio Lobo: a de Waldemiro Viana, para a qual foi eleito o poeta Fernando Braga, que faleceu antes de tomar posse; e a de Luís Phelipe Andrés.

Alcione foi consultada por um grupo de acadêmicos e topou o desafio. Só não se decidiu ainda por qual vaga deve concorrer.

Os taurinos inauguram o mês de maio com um novo setentão vitorioso: Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, um dos mais bem-sucedidos empresários do Maranhão, Neste domingo, Dia do Trabalho, ele celebra, com a família e alguns poucos amigos, seus bem vividos 70 anos
Os taurinos inauguram o mês de maio com um novo setentão vitorioso: Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, um dos mais bem-sucedidos empresários do Maranhão, Neste domingo, Dia do Trabalho, ele celebra, com a família e alguns poucos amigos, seus bem vividos 70 anos

DE RELANCE

No Exílio com Gutenberg

Este fim de semana está sendo movimentado pelo lançamento itinerante, em São Luís, do livro “No Exílio com Gutenberg”, de Augusto César Maia.

A obra reúne crônicas publicadas pelo autor no Caderno Alternativo, do jornal O Estado do Maranhão, entre os anos de 2008 e 2013.

Numa viagem no tempo, o poeta, cronista e compositor, conhecido carinhosamente entre nós como Augusto Tampinha, junta fatos, lembranças e histórias nessa obra que retrata dois momentos de sua vida: a transferência para o Rio de Janeiro, para onde migrou a trabalho e onde teve a oportunidade de vivenciar experiências inesquecíveis, parte delas relatadas em seus textos.

Ao mesmo tempo, ele homenageia Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, criador da impressão por tipos móveis.

No Exílio com Gutenberg...2

“No Exílio com Gutenberg” foi lançado sexta-feira, com sessão de autógrafos no Café do Ponto, no São Luís Shopping. Neste sábado, o livro será lançado, também, no Pioneiro Bar (Avenida Litorânea), às 17h, e no domingo, será no Espaço do Projeto Livro na Praça (Praça Benedito Leite), dia 1º de maio, às 11h, durante a programação da Feirinha São Luís.

Ana Cristina Brandão era só alegria na celebração de sua nova idade
Ana Cristina Brandão era só alegria na celebração de sua nova idade

Elegante festa de Ana Brandão

Com uma noitada das mais elegantes e concorridas foi  celebrada a nova idade da advogada Ana Cristina Brandão, no restaurante Casa Almendra.

A aniversariante, ao lado do marido Fernando Cardoso e dos filhos estava em noite glamorosa vestida de verde escuro e preto.

O salão ganhou decoração assinada por Rodolfo Silva, que usou a prataria do seu antigo buffet para compor a mesa e o buffet.

Quitutes deliciosos foram serviços, harmonizados com vinho espumante e um tinto Quintas de Cabriz muito aplaudido.

“A Tal da Castanha” faz sucesso

Casado com a maranhense Ana Theresa Murad Sarney, o jovem empresário cearense Felipe Carvalho e seu irmão Rodrigo, estão conquistando o mercado norte-americano com foodtechs (startups de alimentação) de leites e derivados vegetais brasileiros, que acabam de entrar na mira dos mercados internacionais.

Donos da marca Positive Brands, eles estão exportando produtos para os Estados Unidos, pegando carona na alta global da indústria de proteínas alternativas e se destacando com matéria-prima nacional e produtos clean label (rótulo limpo).

De acordo com relatório do The Good Food Institute (GFI), o comércio de produtos à base de plantas nos EUA cresceu três vezes mais rápido do que as vendas gerais de alimentos em 2021.

“Nos EUA, hoje, predominam duas grandes bases de leite vegetal, a amêndoa e a aveia. Existe ainda uma janela de posicionamento nesse mercado para um leite do perfil da A Tal da Castanha, feito de castanha-de-caju, clean label, orgânico e que a gente ainda consegue chegar a um preço competitivo”, diz Felipe Carvalho, um dos fundadores da Positive Brands.

Exportação de leites e cremes vegetais

A empresa está exportando leites e cremes vegetais para os Estados Unidos e pretende expandir a fronteira para Austrália, Chile e Canadá ainda neste ano.

Segundo o executivo, para a comercialização de produtos em solo americano, a fábrica precisou de certificação do Food and Drug Administration (FDA), espécie de Anvisa dos EUA, o que requer um investimento alto, por isso, os planos de expansão só vieram a se concretizar neste ano.

A marca, fundada em 2015, manteve a mesma identidade visual dos produtos vendidos no Brasil, mas alterou o nome para PlantCo, com o intuito de facilitar a leitura em outros idiomas.

Somente em 2021, a A Tal da Castanha vendeu 8 milhões de litros de leite vegetal e tem projeção para comercializar cerca de 12 milhões de litros em 2022.

O faturamento subiu de R$ 45 milhões, em 2020, para R$ 94 milhões, em 2021. A expectativa é de alta de 45% neste ano. A empresa acredita que o percentual deve crescer ainda mais em 2023 com o avanço das exportações.

Maranhense na Turquia

O cirurgião plástico maranhense Dr. Leonardo Brito está em Istambul num “fellow program” de cirurgia plástica.

O curso é ministrado pelo professor Dr. Teoman Dogan que está levando à Turquia cirurgiões plásticos dos 5 continentes, em turmas de 6 alunos com aulas “hands on”.

A cirurgia inovadora criada por ele consta de técnica menos invasiva com Preservação do dorso e fixação sólida da ponta nasal, mantendo-a natural, firme por longo tempo, graças aos pontos de sustentação criados por ele.

José Ahirton Lopes e Jose Arteiro da Silva ladeiam o presidente eleito da Federação do Comércio do Estado do Maranhão, empresário Maurício Feijó
José Ahirton Lopes e Jose Arteiro da Silva ladeiam o presidente eleito da Federação do Comércio do Estado do Maranhão, empresário Maurício Feijó

Centro de Educação Profissional do Senac

Um dos grandes acontecimentos desta semana foi a inauguração das novas instalações do Centro de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado na Rua do Passeio, 495, Centro.

O evento contou com a presença de autoridades, empresários locais, gestores da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), do Sesc e Senac e também de representantes de outras entidades.

A maior unidade operativa da instituição ganhou novas instalações após reforma com o objetivo de modernizar e ampliar a oferta de cursos nas áreas de artes, asseio, conservação e zeladoria, beleza, comércio, comunicação, design, educacional, eventos, gastronomia, gestão, idiomas, informática, meio ambiente, moda, produção de alimentos, saúde, segurança e turismo.

Para o Diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, a 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.