(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

A vitória da Grande Rio no Carnaval carioca

Mais: Novo presidente da Fecomércio-MA

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Alvo de preconceito, o orixá Exu foi apresentado em toda a sua potência e complexidade pela escola de Grande Rio, campeã do carnaval carioca
Alvo de preconceito, o orixá Exu foi apresentado em toda a sua potência e complexidade pela escola de Grande Rio, campeã do carnaval carioca

Tabus caíram na apuração do Carnaval do Rio na tarde de terça-feira. Pela primeira vez na história, a Acadêmicos do Grande Rio conquistou o título do Grupo Especial, depois de bater na trave quatro vezes, com quatro vice-campeonatos desde que estreou na elite da folia carioca, em 1991.

A tricolor de Duque de Caxias terminou a apuração com 269,9 pontos, coroando um desfile considerado histórico pela crítica especializada, com um enredo que nasceu com o objetivo de desmistificar a imagem de Exu.

A apresentação que arrebatou o público misturando exuberância visual com a energia do samba e da bateria, consagrou ainda a jovem dupla de carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, que assinou este ano apenas seu segundo Carnaval entre as grandes da folia.

 A Grande Rio e as facetas de Exu

A vencedora do Estandarte de Ouro de melhor escola e mais quatro categorias arrebatou a Sapucaí com alegorias gigantes e com tons quentes, como o vermelho do abre-alas, para mostrar as facetas de Exu, não só o orixá, mas também suas manifestações no dia a dia, como Exu Catiço.

No último carro, por exemplo, a estrutura era toda coberta de restos de fantasias velhas, pedaços de esculturas, adereços de outros carnavais e lixo recolhido pelos catadores da associação do antigo aterro de Gramacho, em Duque de Caxias.

No enredo, era uma das soluções dos carnavalescos para mostrar que uma das chaves de compreensão do orixá é a transformação, a reciclagem.

Outro grande destaque da Grande Rio foi a comissão de frente, coreografada por Helio e Beth Bejani, em que o ator Demerson Dalvaro encarnou Exu e venceu o Estandarte de Ouro como destaque do público neste Carnaval.

Antes mesmo da leitura das notas, a escola já havia renovado com os carnavelescos campeões.

A vitória espetacular da Grande Rio

No primeiro quesito, fantasias, Grande Rio, Portela, Beija-Flor e Viradouro começaram empatadas em primeiro lugar. Em harmonia, seguiram na ponta apenas Grande Rio e Beija-Flor. Em comissão de frente, a Grande Rio assumiu a liderança isolada. Mas, em samba-enredo, a escola perdeu um décimo e, nos critérios de desempate, ficou atrás da Beija-Flor. Em alegorias e adereços, o sexto quesito a ser lido, veio uma nova virada, com a Grande Rio novamente na liderança, apenas com notas 10, após a agremiação de Nilópolis ter perdido décimos preciosos ao desfilar sem destaques num dos carros e, no abre-alas, com a estrutura de um antílope quebrada. Nos quesitos seguintes, a Grande Rio não perdeu mais a frente e venceu.

O artista maranhense Enoque Silva, que há 26 anos é destaque da Escola de Samba Grande Rio, usou no desfile vitorioso deste ano a fantasia “Luz da Lua! Luz das ruas!”  
O artista maranhense Enoque Silva, que há 26 anos é destaque da Escola de Samba Grande Rio, usou no desfile vitorioso deste ano a fantasia “Luz da Lua! Luz das ruas!”  

Maranhão presente na Grande Rio

Com mais de quatro décadas de vida artística voltada para a cultura do Maranhão, o turismólogo maranhense Enoque Silva foi um dos grandes destaques do desfile da Grande Rio.

Ele já desfilou para Unidos da Ponte, seu passaporte para o carnaval carioca, e logo vieram convites para a Vila Isabel, Estácio de Sá e chegou à Grande Rio acompanhando o carnavalesco Max Lopes, o “mago das cores”.

Em 1997 foi visto de perto pelo “Gênio do Carnaval”, o também maranhense Joãozinho Trinta, que se encantou com o seu trabalho e o levou para representar o Maranhão nas comemorações dos 700 anos do principado de Mônaco. Com Joãozinho Enoque realizou quatro grandes projetos de Carnaval que lhe rederam exposições na França, Itália, Grécia, Estados Unidos, Guatemala, Argentina e Áustria.

Há 42 anos envolvido com trabalhos voltados para a cultura maranhense o turismólogo Enoque Silva, que há 26 anos é destaque da Escola de Samba Grande Rio, usou no desfile vitorioso da Grande Rio a fantasia “Luz da Lua! Luz das ruas!”

Maranhão presente na Grande Rio...2

Outra grande presença do Maranhão entre os destaques da Escola de Samba Acadêmicos  do Grande Rio no desfile vitorioso deste ano foi a cantora e compositora maranhense Rita Benneditto.

A escola veio com o enredo “Fala Majeté!  Sete chaves de Exu”, e Rita foi convidada pelos carnavalesco Gabriel Haddad e Leonardo Hora, para desfilar no carro alegórico “A boca que tudo come”.

A escola abriu caminhos para o título na Marquês de Sapucaí com a força e a complexidade do orixá Exu.

O enredo veio transbordado com expressões e falas retiradas do documentário “Estamira”, de Marcos Prado, além de fragmentos de poemas, canções e pontos de macumba, inspirados nas provocações de Conceição Evaristo, Luis Antonio Simas, Alberto Mussa, Luiz Rufino e no Tecnomacumba, projeto criado e desenvolvido por Rita Benneditto, sucesso de público e crítica e que em 2022 está completando 19 anos em cartaz.

 Visto de outro ângulo com sua deslumbrante fantasia “Luz da Lua! Luz das ruas!”, o artista maranhense Enoque Silva, que há 26 anos é destaque da Escola de Samba
Visto de outro ângulo com sua deslumbrante fantasia “Luz da Lua! Luz das ruas!”, o artista maranhense Enoque Silva, que há 26 anos é destaque da Escola de Samba

DE RELANCE

Novo presidente da Fecomércio-MA

Como já era previsto – e esta coluna cantou a pedra há muito tempo –, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) definiu, ontem, a diretoria que conduzirá os trabalhos da entidade de 2022 a 2026.

A nova gestão será liderada por Maurício Aragão Feijó, que foi eleito por unanimidade o quinto presidente da casa.

A cerimônia de posse da nova diretoria, que dará continuidade aos trabalhos encabeçados pelo atual presidente José Arteiro da Silva, será realizada no próximo dia 31 de maio, às 18h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, localizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, em São Luís.

Cargo de desembargador

O Tribunal de Justiça do Maranhão realiza, nesta quarta-feira, sessão plenária administrativa extraordinária.

Estão previstas sessão complementar e sessão jurisdicional, de forma híbrida (presencial e por sistema de videoconferência), a partir das 9h.

Conforme a pauta da sessão, deverão ser julgados dois processos de acesso ao cargo de desembargador pelo critério de merecimento e um processo pelo critério de antiguidade.

Tome nota: pelo processo de merecimento, os nomes mais cotados são dos juízes Gervásio Santos Filho e Sebastião Bonfim. Pelo critério de antiguidade, a juíza Sônia Amaral é o nome líquido e certo. 

Projeto de Louro

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou o Projeto de Lei de autoria do deputado Vinicius Louro, que eleva as vaquejadas realizadas no Parque Maratá à condição de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial e Cultural do Maranhão.

Segundo o autor da matéria, o PL objetiva defender a valorização do esporte no estado e a estrutura que envolve sua realização, movimentando a economia local com a geração de emprego e renda.

Tal pai tal filho

A intimidade de Edison Lobão Filho com o interior do Maranhão já vem de muito tempo. Quando governador, Lobão pai construiu estradas por todo o Maranhão, beneficiando a vida de milhões de maranhenses.

29 anos depois, Edison Lobão Filho percorre o interior do estado em pré-campanha para deputado federal com propostas de desenvolvimento para todo o Maranhão.

As visitas do mês abril começaram pela cidade de Viana, na companhia do pré-candidato a deputado estadual Márcio Coutinho.

Em Viana, eles reuniram lideranças locais, políticos e empresários para identificar as necessidades e ouvir sugestões do que pode ser melhorado tanto na sede do município quanto na zona rural.

Concertos Beneficentes

A Belfort Produções 8 promoverá, neste sábado (30), o concerto de encerramento da “Série Concertos Beneficentes”: atividade cultural que promoveu várias apresentações na Capital, angariando recursos (com a venda de ingressos) para ajuda humanitária à população maranhense, em parceria com a Cruz Vermelha Regional MA.

O evento contará com quatro cantores líricos de larga experiência, e ainda terá a estreia da Orquestra Independente de Câmara do Maranhão sob a regência e piano solo do maestro Willame Belfort.

Para escrever na pedra:

“Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho”. De Theodore Roosevelt.

Sócia-proprietária da Salve Simpatia Produções, Mirella Castelo Branco curtiu o Carnaval fora de época do Rio de Janeiro e caiu no samba em plena Sapucaí. No registro, ela na madrugada de domingo,  após o desfile da última agremiação carioca
Sócia-proprietária da Salve Simpatia Produções, Mirella Castelo Branco curtiu o Carnaval fora de época do Rio de Janeiro e caiu no samba em plena Sapucaí. No registro, ela na madrugada de domingo,  após o desfile da última agremiação carioca

TRIVIAL VARIADO

A designer Cintia Klamt Motta comanda hoje, a partir das 15h, o Mothers Day CK,  em sua loja de decoração Casa Kasar, localizada na rua das Angélicas, Casa 4, na Península da Ponta d´Areia.

No assunto: o Dia das Mães na Casa Kasar terá curso de automaquiagem; bate-papo com Guga Fernandes sobre a importância do autocuidado; bate-papo com vendedoras de O Boticário sobre os cuidados com a pele; oficina de tiara, degustação e venda de produtos de alta gastronomia.

São aguardados com muita expectativa a exposição e venda de quadros do arquiteto e artista plástico Fernando Motta e belíssimas e bem transadas mesas decoradas por convidados da Casa Kasar.

É bom ficar de olho num dos pontos mais esperados da promoção, que é a mega liquidação de peças da Casa Kasar, a preços inacreditáveis.

A semana está movimentada na Faculdade de Negócios Faene, instituição localizada no bairro Residencial Pinheiros e comandada pelo professor Ricardo André carreira, que também é consultor de carreiras.

No assunto: os alunos do MBA em Qualidade e Produtividade, por exemplo, recebem o professor Gerisval Pessoa, falando sobre qualidade em serviços até este sábado.

Os mineiros do Skank se apresentam em São Luís no pavilhão de eventos do Multicenter Sebrae, nesta sexta-feira, com a “Turnê de Despedida”.

 

 

 

 

 


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.