(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Escrita Afetiva & Empoderamento

Mais: Rayssa Leal conquista ouro no Japão

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
A cineasta, arquiteta e escritora Milena Carvalho, fundadora da Yabá Filmes, que vai percorrer cidades do Nordeste com o projeto cultural “Sou Mulher e Muita Coisa”, com foco no empoderamento feminino  
A cineasta, arquiteta e escritora Milena Carvalho, fundadora da Yabá Filmes, que vai percorrer cidades do Nordeste com o projeto cultural “Sou Mulher e Muita Coisa”, com foco no empoderamento feminino  

As mulheres nordestinas serão as protagonistas dessa iniciativa da Yabá Filmes e de sua fundadora, que conta com o patrocínio de empresas e do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

O projeto itinerante de rodas de conversas e oficinas de escrita criativa vai percorrer nove cidades do Nordeste; região onde as taxas de abuso sexual e crimes de feminicídio, desemprego e maternidade na adolescência são das mais altas do país.

 Escrita Afetiva & Empoderamento...2

Vai ser uma experiência potente e transformadora para as mulheres envolvidas, que carregam consigo a força e a resiliência típicas dos nordestinos, mas que guardam muitas vezes, experiências traumáticas.

O projeto vai usar o livro “Quem é essa mulher” como material pedagógico das oficinas.

A obra aborda temas como violência sexual, maternidade na adolescência, padrões comportamentais de uma educação não feminista, superação e amor.

Será uma verdadeira “imersão na alma” da mulher nordestina, de 30 de abril a 3 de julho, iniciando pela cidade de Codó (MA), e percorrendo também as cidades de Nazária (PI), Poranga (CE), Poço Redondo (SE), Cachoeira (BA), Santana do Mundaú (AL), Taperoá (PB), Nazaré da Mata (PE) e Macaíba (RN).

A skatista maranhense Rayssa Leal venceu a final do skate street, em Chiba, no Japão, conquista ouro e sobe pela primeira vez no pódio do X-Games  
A skatista maranhense Rayssa Leal venceu a final do skate street, em Chiba, no Japão, conquista ouro e sobe pela primeira vez no pódio do X-Games  

Rayssa Leal conquista ouro no Japão

 Rayssa Leal ampliou sua lista de conquistas ao receber, entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo, pelo horário de Brasília, sua primeira medalha em uma disputa do X-Games.

A skatista maranhense ficou com o ouro após vencer a final do skate street, em Chiba, no Japão, e estreou no pódio da tradicional competição de esportes radicais ocupando o posto mais alto.

Rayssa celebrou muito o resultado, levando as mãos ao rosto no momento em que a medalha foi colocada em seu pescoço, como mostra um vídeo publicado pelo Comitê Olímpico Brasileiro nas redes sociais.

– Estou muito feliz de estar no Japão novamente e de vencer outra medalha. Acima de tudo, é muito bom estar com minhas amigas e minha família me apoiando. O Japão é definitivamente um lugar de sorte – afirmou a skatista, lembrando a medalha de prata conquistada nos Jogos de Tóquio.

Cancelado show de Safadão

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, confirmou posicionamento do Ministério Público do Maranhão e indeferiu, no último domingo, recurso do Município de Vitória do Mearim para a realização do show do cantor Wesley Safadão com recursos públicos.

Com isso, o evento, contratado com dispensa de licitação no valor de R$ 500 mil, não foi realizado.

No sábado, 23, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia mantido decisão em caráter liminar do juiz da comarca de Vitória do Mearim, que foi prolatada em recurso interposto pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, após o Tribunal de Justiça do Maranhão ter suspendido a decisão do juiz que cancelou o show, nos autos da Ação Civil Pública proposta pela promotora de justiça Karina Freitas Chaves.

Com tanta gente passando fome seria uma afronta à população gastar tanto dinheiro com um show sem o menor conteúdo cultural.

Tomara que essa decisão sirva de exemplo a outros gestores públicos, principalmente neste ano eleitoral.

Festa do Trabalhador

Após dois anos sem ser produzida por conta da pandemia, a tradicional Festa do Trabalhador voltará a acontecer ao lado do Terminal da Praia Grande, com entrada franca.

Com produção da BG Art Música, a 22° edição do evento acontecerá no dia 1° de maio, às 15h.

Com mais de dez atrações na programação, a organização enaltecerá e valorizará artistas e grupos locais e, também, diversificará convidando artistas nacionais.

Estão confirmados o cantor Andson Mendonça, Eli Cantor, os DJs Rogério Mix e Jhonata.

Bruno Shinoda no Casarão

Mais midiático artista maranhense da nova geração, o cantor Bruno Shinoda apresentou-se domingo no Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís.

Além dele, a casa recebeu os grupos Dois é Bom e CDC, além do cantor Ivan. Paulo Sax e Rapha fizeram participações especiais.

Bruno Shinoda apresentou repertório eclético. Ele mesclou homenagens a artistas nacionais e entoou músicas autorais, a exemplo da canção “Coleirinha”.

Edivaldo Holanda no interior

A recepção calorosa ao ex-prefeito de São Luís e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Edivaldo Holanda Junior, no interior do estado confirma o quanto o nome dele tem se fortalecido para o pleito eleitoral deste ano.

No fim de semana, Edivaldo esteve em Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense, e em Lago da Pedra, no Médio Mearim, onde reuniu importantes apoios.

Em Lago da Pedra, centenas de pessoas se mobilizaram para aguardá-lo no portal de entrada da cidade, de onde o pré-candidato seguiu em motocarreata até a Câmara Municipal, e participou de ato político que fortaleceu seu nome para disputar o cargo de governador do estado.

Antecipação de décimo terceiro salário

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber a primeira parcela da antecipação do pagamento do 13º salário.

A primeira, correspondente a 50% do valor do benefício, será paga entre 25 de abril e 6 de maio, conforme cronograma de recebimento dos benefícios.

Já a segunda, de 25 de maio a 7 de junho.

A antecipação do pagamento do 13º salário aos beneficiários do INSS foi antecipada para o primeiro semestre deste ano por meio de um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 17 de março. A medida faz parte do Programa Renda e Oportunidade, que prevê uma série de medidas para alavancar a retomada do emprego e da economia no país.

Cerca de 30,5 milhões de beneficiários do INSS serão contemplados com a antecipação do 13º salário em todo o Brasil. Segundo o Governo Federal, a medida vai injetar cerca de R$ 56,7 bilhões na economia.

DE RELANCE

Perdão a deputado foi “bem escrito”

Um dos assuntos mais comentados e discutidos do fim de semana, também em SãoLuís, foi a entrevista dada pelo jurista Ives Gandra da Silva Martins, 87 anos, avaliando o decreto do presidente Jair Bolsonaro que concedeu “graça” e determinou que a pena imposta ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) a mais de oito anos de prisão não seja executada.

– Evidentemente não foi escrito pelo Bolsonaro, mas por bons juristas. Achei excepcionalmente bem escrito. O decreto vai se baseando só em decisões do Supremo – disse Gandra.

Por sua vez, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o deputado federal foi bastante criticada pelo advogado.

– Ficou caracterizado que foi uma condenação política. Ficou caracterizado que ele foi condenado porque, politicamente, disse que o Supremo não estava à altura do Brasil. Queira ou não, a condenação dele foi política pelo que ele disse – afirma Ives Gandra.

Perdão a deputado...2

Desde que Bolsonaro anunciou, no último dia 21, a publicação de um decreto de “indulto” individual concedido a Silveira, condenado um dia antes pelo Supremo, o tema foi para o centro do debate entre órgãos e juristas sobre a constitucionalidade da decisão. Além disso, a medida evidencia a desarmonia entre os poderes da República.

– É a primeira vez que o Supremo condena um parlamentar por opinião, quando o artigo 53 da Constituição Federal declara que o parlamentar é inviolável por quaisquer manifestações, menos a Lei de Segurança Nacional – acrescenta o advogado.

Em sua opinião, o deputado federal não poderia ter dito o que disse, mas tem o direito assegurado pela Constituição de se manifestar:

– Entendo que o parlamentar não poderia ter dito aquilo e, como parlamentar, deveria ter sido condenado pela Câmara. Agora, o direito dele dizer é um direito absoluto, está no artigo 53 da Constituição Federal. Quero deixar bem claro: não estou defendendo o que o deputado disse. Estou defendendo o direto dele de dizer, o não direito do Supremo de condená-lo e o direito do presidente de perdoá-lo. Punido ele deveria ser pela Câmara, nunca pelo Supremo.

Perdão a deputado...3

O artigo 74 do Código Penal esclarece detalhes sobre o termo técnico “graça”, concedido por Bolsonaro ao deputado: “A graça poderá ser provocada por petição do condenado, de qualquer pessoa do povo, do Conselho Penitenciário, ou do Ministério Público, ressalvada, entretanto, ao Presidente da Republica, a faculdade de concedê-la espontaneamente”.

Ives Gandra também citou, a respeito da “graça” dada por Bolsonaro, a mesma situação feita pelo então presidente Michel Temer (MBD), quando indultou condenados pela Operação Lava-Jato. Questionado se existe margem para a decisão ser revista judicialmente, o advogado disse não acreditar nessa possibilidade.

– Entendo que o Supremo não pode fazer mais nada. Mas como o Supremo está nas linhas neoconstitucionalista e consequencialista, em que os fins justificam os meios, tudo pode se esperar. Quando digo isso não quero desmerecer os ministros do Supremo, que admiro muito. Tenho grande respeito pelo conhecimento jurídico deles, mas discordo nesses pontos.

Perdão a deputado...4

Em São Luís o assunto repercutiu bastante. Prova disso é que no fim de semana, um grupo de juristas reunidos num encontro social, do qual fazia parte ex-ministro de Tribunal Superior, ex e atuais desembargadores, alguns elogiaram o posicionamento de Ives Gandra e outros criticaram a atitude de Bolsonaro.

Silveira foi condenado pelo plenário do STF a oito anos e nove meses de prisão, multa e perda de mandato, após votação que teve o placar de 10 a 1.

O decreto de perdão, inclusive, ocorreu antes mesmo do processo ser finalizado, uma vez que a defesa do deputado ainda pode recorrer ao Supremo.

Para escrever na pedra:

“Não há sol todos os dias, não há alegria sempre, mas tudo em algum momento, melhora”. De autor desconhecido.

TRIVIAL VARIADO

Após período crítico, setor hoteleiro busca engatar retomada na Capital. nos dois primeiros meses de 2022, a média de ocupação nos hotéis de São Luís ficou pouco acima de 40%, o que representa bom avanço ante o mesmo período em 2021, marcado pela pandemia.

 

No assunto: os empresários do ramo notam melhora no movimento desde o final do ano passado e apostam em tecnologia, atração de visitantes do Interior e eventos como formas de aquecer o mercado

 

O fascículo desse mês da revista Nature é dedicado a artigos sobre o futuro da pesquisa no câncer. O tema Oncologia de Precisão foi abordado em um dos artigos, que reuniu 15 especialistas do mundo. O médico oncologista Stephen Stefani é o único brasileiro entre os autores.

 

Em tempo: o texto alerta sobre dilemas gerados pelo desenvolvimento de novas estratégias, mais sofisticadas e eficientes.

 

São dias de aflição para um número significativo de fãs da banda de heavy metal norte-americana Metallica, entre eles alguns maranhenses, com ingressos para o show marcado para o dia 5 de maio, em Porto Alegre. A apresentação originalmente seria realizada em 2020, mas foi adiada devido à pandemia.

 

Agora, a dor de cabeça é com a Eventim, empresa que vende os ingressos. Entre os problemas, estão a dificuldade para fazer o download das entradas e a falta de retorno sobre os transtornos, seja nos e-mails indicados, redes sociais ou nos sites que recebem reclamações e tentam solucionar conflitos entre consumidores e companhias.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.