(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Maranhenses no Palácio Tangará

Mais: Gala de Maio movimenta a sociedade

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Luciana de Aguiar Mendes, a jovem modelo maranhense que que desembarcou na Europa para iniciar carreira no mundo fashion é o destaque de capa do PH Revista deste fim de semana
Luciana de Aguiar Mendes, a jovem modelo maranhense que que desembarcou na Europa para iniciar carreira no mundo fashion é o destaque de capa do PH Revista deste fim de semana

Considerado um dos espaços mais sofisticados e bonitos de São Paulo, o Salão de Festas do Hotel Palácio Tangará foi o local da cerimônia de casamento, seguida de recepção, do jovem maranhense Diego Cisneiros com Lissa Gomes, realizado no último fim de semana.

O noivo é filho Cláudia Fernandes e Ronald Cisneiros, atualmente radicados na Capital paulista.

O casamento reuniu boa parte da família Cantanhede Fernandes. O empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Melina comandaram a caravana de parentes do noivo que foi de São Luís se juntar com outros membros da família que foram de Brasília e de Fortaleza.

E um dos pontos altos da festa foi a canja improvisada dada pelo cantor Mário Fernando (noivo de Luiza Sereno Fernandes, prima do noivo) que após sua rápida apresentação foi delirantemente aplaudido.

Mário Fernando é, atualmente, o cantor maranhense mais acessado do Youtube.

Os noivos Lissa Gomes e Diego Cisneiros na área de jardins do Palácio Tangará
Os noivos Lissa Gomes e Diego Cisneiros na área de jardins do Palácio Tangará

Ordem das mulheres

Que há uma disputa ferrenha nos bastidores da OAB pela vaga no Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Maranhão, isso todo mundo já sabe.

A briga agora é por uma paridade feminina na chamada lista sêxtupla, a ser encaminhada ao Poder Judiciário.

Ou seja, as mulheres advogadas querem, por direito, compor metade da lista da Ordem, o que deve tirar alguns candidatos tidos como favoritos do páreo.

Sobre elas

Entre as mulheres que podem vir a disputar a vaga do Quinto Constitucional estão as advogadas Ana Brandão, Valéria Lauande, Mariana Sá, Sâmara Braúna, Patrícia Azevedo, Ananda Farias e Verissa Cabral.

Todas elas sabem que a luta não será fácil, pois precisam antes conquistar o voto da nova advocacia (pela escolha universal) até chegar ao crivo dos conselheiros.

Mas, caso haja de fato a paridade, a situação delas fica mais confortável.

Choro no PT

Entra eleição, sai eleição e o Partido dos Trabalhadores continua um poço de contradições no Maranhão.

O PT detém quatro secretarias na estrutura montada pelo governador Carlos Brandão, mas ainda assim o partido mantém uma minoria rancorosa que deseja levar a agremiação ao colo do pré-candidato Weverton Rocha.

Mas, como sempre acontece, a decisão oficial do posicionamento do partido fatalmente virá de cima – como de fato já veio nos bastidores.

TCE e Academia

O Tribunal de Contas do Estado decidiu prestar uma homenagem ao saudoso escritor e economista Ignácio de Mourão Rangel.

Em visita à Academia Maranhense de Letras, na última quarta-feira, o conselheiro Washington Oliveira informou que o TCE dará o nome de Ignácio de Mourão Rangel a uma biblioteca da instituição.

A inauguração da biblioteca está marcada para o dia 7 de junho, evento que será marcado também por uma palestra do acadêmico Joaquim Itapary sobre vida e obra do homenageado.

O ex-presidente José Sarney é o aniversariante deste domingo, 24. Ele veio comemorar seus 92 anos em São Luís reunido com os filhos, netos e bisnetos, ao lado de sua eterna amada Dona Marly Sarney
O ex-presidente José Sarney é o aniversariante deste domingo, 24. Ele veio comemorar seus 92 anos em São Luís reunido com os filhos, netos e bisnetos, ao lado de sua eterna amada Dona Marly Sarney

 DE RELANCE

 Gala de Maio movimenta a sociedade

Há muito a sociedade maranhense não vivia momentos de tanta expectativa como em relação à volta dos eventos sofisticados com a grife do PH.

Como todos sabem, está se aproximando o mês de maio, quando estaremos brindando o que existe de mais elegante e sofisticado em nossa sociedade com o baile Gala de Maio 2022, programado para acontecer, com pompa e circunstância, a partir das 20 horas do próximo dia 14, no luxuoso salão do Palazzo Eventos, no Araçagy.

O evento será uma confraternização para celebrar, na mesma data, marcas importantes na história profissional deste Repórter PH.

Além da nova idade que estarei comemorando com alguns dias de antecedência (nasci em 19 de maio) serão celebrados os 42 anos do caderno semanal PH Revista, os 52 anos de Jornalismo deste Repórter PH e os 50 anos de minha estreia nas páginas do Jornal do Dia e do Jornal de Bolso, que antecederam a O Estado do Maranhão, do qual tenho orgulho de ser um dos únicos fundadores ainda na ativa e no qual estive presente em todas as edições desde a primeira, em maio de 1974, até a última, em outubro de 2021, quando encerrou suas atividades em papel impresso, e migrou para esta nova fase, agora virtual, através do Portal Imirante.com.

São experiências da vida que vivi e que desejo comemorar com aqueles que fizeram parte dessa história.

 Programação do Gala de Maio

O Gala de Maio 2022 é um evento que terá todos os temperos que possam remeter às nossas mais autênticas manifestações culturais. Pois embora seja uma Noite de Gala, estaremos homenageando o centenário da Semana de Arte Moderna e a Cultura Popular Maranhense.

É importante lembrar que o baile será animado por todos os ritmos musicais, do bolero das grandes orquestras à batida do samba, das toadas de bumba-meu-boi ao axé music.

O Traje é Passeio Completo (terno escuro para os homens).

Cintia movimenta a Casa Kasar

A designer Cintia Klamt Motta está às voltas com a realização, em grande estilo, no próximo dia 27, do Mothers Day CK, que em sua loja de decoração na rua das Angélicas, Casa 4, na Península da Ponta d´Areia.

O evento terá curso de automaquiagem; bate-papo com Guga Fernandes sobre a importância do autocuidado; bate-papo com vendedoras de O Boticário sobre os cuidados com a pele; oficina de tiara, degustação e venda de produtos de alta gastronomia; exposição e venda de quadros de Fernando Motta e mesas decoradas por convidados.

Um dos pontos altos da promoção será a mega liquidação de peças da Casa Kasar, a preços inacreditáveis.

Zelensky no streaming

Dois meses após a invasão russa à Ucrânia ter começado, boa parte do mundo já está familiarizada com a ascensão de Volodmir Zelensky ao poder: comediante e ator de sucesso, ele chegou ao cargo máximo da Ucrânia após estrelar uma série em que interpretava justamente o presidente do país.

Nos próximos dias, os brasileiros poderão conferir essa performance, anunciou a HBO Max, com a estreia da série Servo do Povo na plataforma de streaming.

A data ainda não havia sido divulgada até o fechamento desta edição.

Brasil e recorde de divórcios

O Colégio Notarial do Brasil – entidade que representa 8.580 cartórios de notas do país – registrou recorde de divórcios em 2021. No ano passado, 80.573 casais desfizeram a união, maior número desde o início da série de contagem em 2007. 

 

O índice é quase 4% maior do que o verificado em 2020, quando foram lavradas 77.509 escrituras de separação.

 

Só nos quatro primeiros meses de 2022, o país já registra 17.013 desenlaces matrimoniais. Para a organização, os dados podem ser explicados por dois motivos: crise causada pela covid-19, que impulsionou o isolamento social e os conflitos entre os casais, e o lançamento, em julho de 2020, da plataforma e-Notariado, digitalizando o pedido de separação.

 

Maranhão ficou fora da lista

– Com a migração dos serviços notariais para o meio eletrônico, a facilidade de fazer o ato online, sem se deslocar, se tornou diferencial ainda maior, pois muitos estavam em isolamento e conseguiram resolver pendências da vida pessoal de forma remota.

Para realizar o divórcio em cartório de notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes.

Após o Distrito Federal (40%), os Estados de Amapá (33%), Acre (27%), Pernambuco (26%) e Roraima (19%) foram aqueles onde se registraram os maiores aumentos em relação ao ano anterior.

O Maranhão não figurou entre os líderes dessa estatística.

Ato de Bolsonaro é legítimo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou que o decreto de Jair Bolsonaro, concedendo perdão ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), é legítimo e não pode ser contestado nem pelo Parlamento nem no Judiciário.

Apesar de defender o direito de Bolsonaro de anular a condenação de oito anos e nove meses de prisão imposta pelo Supremo Tribunal Federal, Pacheco disse que a medida não livrou o parlamentar da inelegibilidade e que Silveira não poderá disputar eleição.

Para Pacheco, o presidente da República tem resguardado pela Constituição o direito de conceder perdão a condenados pela Justiça. Todavia, argumentou, o decreto não é absolvição de Silveira.

Para escrever na pedra:

“Se a sua vida for a melhor coisa que já te aconteceu, acredite, você tem mais sorte do que pode imaginar”. De Daniel Godri.

Dos meus arquivos implacáveis este registro feito no século passado, quando éramos ainda muito jovens: Samira Gomes, que chegou esta semana para passar alguns dias revendo os amigos e a família em São Luís, e Miriam Cecília Parga Prata, nossa embaixatriz na Noruega
Dos meus arquivos implacáveis este registro feito no século passado, quando éramos ainda muito jovens: Samira Gomes, que chegou esta semana para passar alguns dias revendo os amigos e a família em São Luís, e Miriam Cecília Parga Prata, nossa embaixatriz na Noruega

TRIVIAL VARIADO

A programação social deste sábado começa no Edifício Catamarã, na Ponta do Farol, quando Fernanda Albuquerque e Amadeu Araújo Costa reúnem amigos para comemorar os 20 anos do filho Guilherme.

No começo da noite, quem reúne amigos para festejar sua nova idade é a advogada Ana Brandão, que vai receber para jantar no restaurante Casa Almendra, no Calhau.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.