(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Aniversário da Rainha Elizabeth II

Mais: Dia das Mães na Casa Kasar

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Ainda muito lúcida, a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, está comemorando 96 anos
Ainda muito lúcida, a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, está comemorando 96 anos

Salvas de canhão em Londres marcaram o 96º aniversário da rainha Elizabeth II, ontem. A monarca, que enfrenta há alguns meses crescentes problemas de mobilidade, celebrou a data de “forma privada”.

Como determina a tradição, canhões da Torre de Londres dispararam 62 salvas e outras 41 foram feitas a partir do Hyde Park.

Além disso, para festejar a data, a fabricante americana de brinquedos Mattel lançou uma boneca Barbie com os traços de Elizabeth II. Ela vem com um vestido marfim, uma fita azul e vários detalhes personalizados.

Tem ainda uma recriação da tiara usada pela rainha no dia de seu casamento e fitas rosa e azuis modeladas a partir daquelas dadas a ela por seu pai George VI e seu avô George V, conforme a marca.

 Aniversário da Rainha...2

O Palácio de Buckingham publicou apenas uma fotografia da rainha, grande fã de cavalos, com dois percherons brancos. Durante a mudança da guarda no Castelo de Windsor, os soldados tocaram Parabéns pra Você diante dos curiosos reunidos no local.

Elizabeth II, no entanto, não estava nesse palácio, que fica 40 quilômetros ao oeste de Londres, onde permaneceu desde o início da pandemia. A rainha viajou de helicóptero para sua residência de campo de Sandringham, no leste da Inglaterra.

No local, ela planejava ficar na pequena casa, longe da mansão principal, na qual o príncipe Philip morou depois de se aposentar da vida pública em 2017. Desde o século 18, o soberano britânico comemora o aniversário oficialmente em junho para aproveitar o bom tempo.

Neste ano, as celebrações coincidirão com as atividades organizadas para o “Jubileu de Platina”, os 70 anos do reinado de Elizabeth II, de 2 a 5 de junho.

O leão não espera

O prazo final para o acerto de contas com o leão está chegando: até o dia 31 de maio os contribuintes com rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisam entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

A Receita Federal já recebeu cerca de 15 milhões de declarações, mas, para este ano, são esperadas mais de 34 milhões. Ou seja, muitos brasileiros ainda estão em falta com o fisco. Para quem ainda não começou a juntar seus documentos e notas para a declaração, tributaristas dão a dica:

– Quanto antes eu faço, antes eu me livro dessa tarefa e menos erros são cometidos. O mais importante é que há aspectos que vão doer diretamente no bolso. Fazendo a declaração com tempo, é possível corrigir algumas pendências e procurar documentos que ajudam a engordar a restituição.

O leão não espera...2

Tributarista experiente conta que gosta de brincar com seus clientes, alertando que o apelido de “leão” não é por acaso e que cair na malha fina pode se tornar uma grande dor de cabeça. Por isso, o especialista também orienta sempre que seja feita uma revisão da declaração, mesmo que você tenha optado por contratar um contador.

– São detalhes importantes. Esses profissionais geralmente ficam sobrecarregados nesse período e existem aspectos da declaração que uma revisão simples do contribuinte evita um problema maior com a Receita – aconselha.

Faça os cálculos e escolha entre a declaração com desconto simplificado ou completa. Em geral, se os gastos somarem mais que 20% do total da sua receita, é melhor a completa. Exames de covid-19 realizados em laboratórios e hospitais podem entrar na dedução, desde que apresentada a nota fiscal.

Tome nota: o contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido para fundos ligados ao estatuto da criança e do idoso.

Cintia Klamt Motta movimenta a Casa Casar no dia 27 de abril em evento voltado para o Dia das Mães
Cintia Klamt Motta movimenta a Casa Casar no dia 27 de abril em evento voltado para o Dia das Mães

Dia das Mães na Casa Kasar

Um dos grandes eventos da próxima semana será o Mothers Day CK (Dia das Mães), que a designer Cintia Klamt Motta realiza dia 27, em sua loja de decoração na Península da Ponta d´Areia – a Casa Kasar, na rua das Angélicas, Casa 4, das 15h e às 21h.

O evento terá uma programação movimentada, tais como curso de automaquiagem; bate-papo com Guga Fernandes sobre a importância do autocuidado; bate-papo com produtoras de beleza de O Boticário sobre os cuidados com a pele; oficina de tiara; degustação e venda de produtos de alta gastronomia; exposição e venda de quadros de Fernando Motta e mesas decoradas por convidados.

Como se tal não bastasse, Cintia vai realizar uma mega liquidação de peças da Casa Kasar, a preços bem reduzidos.

Geraldo e Chico cantam em São Luís

É amanhã (sexta-feira) o esperado show dos cantores Geraldo Azevedo e Chico César no Centro de Convenções de São Luís. As duas pérolas da música brasileira farão um passeio pelos seus mais conhecidos sucessos.

O caldo cultural em que ambos cresceram, apesar da diferença de idade, conta bastante. Começa pelo ouvido afinado com a música-de-rua “sertaneja” – Geraldo na pernambucana Petrolina, Chico na paraibana Catolé do Rocha.

Um regionalismo (passando necessariamente por Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro) que não precisa ser exibido, ambos já trazem entranhado na composição e no canto.

Geraldo e Chico cantam em São Luís...2

Geraldo conheceu o trabalho de Chico por intermédio de Carlos Bezerra, o “Totonho”, paraibano famoso pelo trabalho musical “Totonho e os Cabras”.

Totonho era, tal como Chico César, uma “cria” do grupo de música de vanguarda paraibano Jaguaribe Carne, liderado em João Pessoa por Pedro Osmar e Paulo Ró.

 Os dois, Chico e Geraldo, tinham canções em um projeto que não chegou a ser gravado, mas Geraldo, ao escutar as músicas de Chico, pediu que ele viesse gravar o violão. 

José Arteiro da Silva (presidente do Sistema Fecomércio) e José Ahirton Lopes (diretor regional do Senac) serão os grandes anfitriões desta sexta-feira
José Arteiro da Silva (presidente do Sistema Fecomércio) e José Ahirton Lopes (diretor regional do Senac) serão os grandes anfitriões desta sexta-feira

Inauguração no Senac SL

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) inaugura nesta sexta-feira 22, em São Luís, as novas instalações do Centro de Educação Profissional localizado na Rua do Passeio, 495, Centro.

O evento acontece às 18h30 e contará com a presença de autoridades, empresários locais, gestores da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) do SESC e SENAC e também de representantes de outras entidades.

A maior unidade operativa da instituição ganhou novas instalações após reforma com o objetivo de modernizar e ampliar a oferta de cursos nas áreas de artes, asseio, conservação e zeladoria, beleza, comércio, comunicação, design, educacional, eventos, gastronomia, gestão, idiomas, informática, meio ambiente, moda, produção de alimentos, saúde, segurança e turismo.

A festa será comandada por José Arteiro da Silva (presidente do Sistema Fecomércio) e José Ahirton Lopes (diretor regional do Senac).

 DE RELANCE

 QI dos mais altos do mundo

As aulas presenciais tinham sido retomadas havia pouco na cidade de São Paulo quando os pais de Theo Costa Ribeiro, de cinco anos, foram chamados pela direção da escola onde o menino estudava, em agosto do ano passado.

O assunto era o desempenho da criança nos poucos dias de atividades, meses depois do afastamento devido à pandemia de Covid-19.

Na reunião, pai e mãe ouviram elogios: um menino inteligente, que aprendia rápido e tinha capacidades acima da média dos colegas de turma. Ao terminar as próprias tarefas, ajudava os que tinham dificuldade. Apresentava comportamento de líder.

 QI dos mais altos do mundo...2

– Vocês já fizeram um teste de inteligência com o Theo? – perguntou a diretora da escola.

Ygor Ribeiro, 33 anos, e Jessica Ribeiro, 36, responderam que não. Em casa, notaram tratar-se de uma criança inteligente. De acordo com o pai, eles relacionaram essa percepção inicial à ideia de que pais tendem a considerar os filhos espertos e capazes, ainda que sejam tão espertos e capazes quanto a maioria das crianças.

– Por causa da pandemia, ele não tinha contato com outras crianças. Também é o nosso primeiro filho. Não tínhamos base de comparação e, por isso, não suspeitamos de algo tão diferente – explica o pai do menino.

Os dois saíram da reunião com um conselho: buscar a opinião de um neuropsi­cólogo, profissional que poderia avaliar se Theo tinha a inteligência acima da média. Assim, o menino foi submetido a testes do quociente de inteligência (QI), número que expressa a capacidade intelectual de uma pessoa. O resultado é obtido por meio da avaliação de habilidades de diversas áreas do conhecimento. Leva também em conta a idade mental da pessoa. Theo fez os testes durante seis dias – cada sessão de avaliação durou entre uma hora e uma hora e meia.

QI dos mais altos do mundo...3

O teste indicou 146 pontos, o que equivale a 99,8 de percentil (ou seja, o resultado do menino é melhor do que 99,8% da população). Isso significa, portanto, que Theo tem a capacidade intelectual de alguém uma década mais velho.

– Esses testes não apontaram apenas para um nível elevado de inteligência, mas para um nível de inteligência que pode ser classificado como gênio. Foi uma surpresa, nos assuntou – comenta o pai.

O resultado fez com que o menino entrasse para a Mensa International, importante sociedade de pessoas de alto QI, fundada em 1946, no Reino Unido. A organização demorou cerca de seis meses para aprovar o ingresso do menino paulistano a partir de um pedido feito pelos pais. Com o feito, ele tornou-se o brasileiro mais jovem a entrar na organização.

 Para escrever na pedra:

“Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam”. De Martin Luther King.

 Elizabeth Rodrigues com os filhos Isabella Caracas e Evandro Sarney Neto
Elizabeth Rodrigues com os filhos Isabella Caracas e Evandro Sarney Neto

Destaque no Valor Econômico

A professora Elizabeth Rodrigues, diretora do Grupo Dom Bosco, foi destaque esta semana no jornal Valor Econômico, com uma longa entrevista concedida à jornalista Beth Koike, sobre o mais novo curso superior aprovado pelo MEC da UNDB – o Curso Superior de Medicina.

O projeto do Dom Bosco é oferecer ao Maranhão um dos melhores e mais completos cursos de Medicina desta região, com metodologia avançada e todos os recursos para transformá-lo em curso de referência.

TRIVIAL VARIADO

Amigos de todo o Brasil estão confirmando presença no Gala de Maio 2022, o evento mais deslumbrante deste outono tropical em São Luís com todas as cores e ritmos da cultura popular do Maranhão.

Estamos pensando seriamente em atender aos inúmeros pedidos e reviver um dos mais bonitos eventos juninos maranhenses – a Festança Boi da Lua. O projeto está sendo elaborado com muito carinho. Depois eu conto detalhes.

Era meu desejo estar hoje em São Paulo para assistir ao desfile da Escola de Samba Tatuapé, mas imprevistos de última hora me obrigaram a cancelar a viagem. Fica para uma outra oportunidade.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.