(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

A superação de uma mulher migrante

Mais:

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Samaritana Pasquier autografa seu livro “Do Brasil à Suíça? – A superação de uma mulher migrante”, a partir das 18h, na Livraria AMEI, no São Luís Shopping  
Samaritana Pasquier autografa seu livro “Do Brasil à Suíça? – A superação de uma mulher migrante”, a partir das 18h, na Livraria AMEI, no São Luís Shopping  

“Do Brasil à Suíça? – A superação de uma mulher migrante”, da escritora Samaritana Pasquier, Viegas Editora, terá lançamento em São Luís nesta quarta-feira, de 18h às 21h30, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, do São Luís Shopping.

Trata-se de uma inspiradora obra autobiográfica que retrata, com muita sutileza e elegância experiências vividas pela autora desde a infância no município de Coelho Neto, onde nasceu, no Maranhão, até a migração e integração na cultura de um país distante, considerado um dos mais charmosos e seguros do mundo.

Samaritana Pasquier está radicada na Suíça há 33 anos

O tempo e o pleito

Faço coro com Nilson Souza quando diz que é imperdível o filme argentino Granizo, que conta a história divertida e irônica de um desses homens do tempo de televisão, misturando vaidade, cancelamento, relações familiares, ciência, crendice e um temporal apocalíptico sobre Buenos Aires.

As aventuras e desventuras do simpático meteorologista que se torna célebre por jamais errar prognósticos, até o dia em que leva uma rasteira do clima, fazem lembrar daquela advertência mil vezes repetida por Maju Coutinho na sua época de musa do sol e da chuva: – É previsão, não é precisão!

O tempo e o pleito...2

No assunto: pesquisa eleitoral também funciona assim. Tem ciência por trás, evidentemente. Da mesma maneira como os previsores climáticos se baseiam em informes coletados por satélites e estações meteorológicas para dizer se a gente deve sair de guarda-chuva no dia seguinte, também os institutos de pesquisa se valem de sondagens técnicas com grupos representativos da população votante.

Mas operam com um elemento totalmente aleatório: a intenção humana.

Como disse Confúcio, somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam. Então, parodiando Verdi, a maior parte da nossa espécie é móbile qual pluma ao vento, muda de acento e de pensamento. Daí vem também aquela advertência que os veículos de comunicação repetem à exaustão em períodos eleitorais: – Pesquisa é um retrato do momento.

O tempo e o pleito...3

Adianta? Parte expressiva do público desconfia das intenções de quem divulga os levantamentos, principalmente quando os resultados contrariam suas expectativas.

Em tempos de polarização, então, tudo é visto como manipulação. E não faltam registros históricos para comprovar as teorias da conspiração: no ano tal, o candidato xis nem aparecia nas pesquisas e ganhou a eleição; em outra ocasião, o favorito sequer passou para o segundo turno...

E por aí vão as narrativas que justificam qualquer tese. Raros são os eleitores que aceitam tais discrepâncias como resultantes das mudanças de intenção do próprio eleitorado.

No Brasil, como disse um ilustre ex-ministro, até o passado é imprevisível. Então, em vez de repeti-lo, quem sabe a gente não encontra outras alternativas para que a próxima eleição seja menos tempestuosa? Não é uma previsão – nem precisão. É só um desejo.

Eli e Rose Medeiros, que já estão de volta à cidade após curta temporada em Belo Horizonte, foram homenageados com jantar por Amaro Santana Leite e Ana Lúcia, ontem à noite, no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol
Eli e Rose Medeiros, que já estão de volta à cidade após curta temporada em Belo Horizonte, foram homenageados com jantar por Amaro Santana Leite e Ana Lúcia, ontem à noite, no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol
Os anfitriões Amaro e Ana, que hoje viajam para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e o dono do Cabana, Reges Fialho
Os anfitriões Amaro e Ana, que hoje viajam para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e o dono do Cabana, Reges Fialho
Reges Fialho e o filho Marcelo encomendaram à designer Cintia Klamt Motta uma reforma na decoração do restaurante da Ponta do Farol, que agora tem na linha de frente a executiva e Chef Soraia Fialho
Reges Fialho e o filho Marcelo encomendaram à designer Cintia Klamt Motta uma reforma na decoração do restaurante da Ponta do Farol, que agora tem na linha de frente a executiva e Chef Soraia Fialho

DE RELANCE

O que muda com as novas regras

O fim do estado de emergência sanitária anunciado pelo Ministério da Saúde afetará não apenas o dia a dia do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também a rotina de trabalhadores e empresas que lidaram com alterações desde fevereiro de 2020.

Uma série de leis, portarias e Medidas Provisórias (MPs) foram aprovadas no Brasil para que a sociedade trabalhasse em casa ou presencialmente com mais segurança. Muitas estavam condicionadas à duração do estado de emergência sanitária no país e, agora que o cenário está prestes a mudar,  caem por terra – mas ainda não se sabe exatamente quais, uma vez que o governo federal ainda publicará portaria com os detalhes.

As mudanças mais impactantes são na exigência do uso de máscaras na empresa, convocação das grávidas ao trabalho presencial e benefícios de trabalhadores de aplicativo de entrega que tiveram covid-19, segundo advogados ouvidos pela coluna.

 O que muda com as novas regras...2

Conselhos de saúde pedem a governo prazo de 90 dias para declarar fim da emergência por Covid-19.

É que o fim da emergência encerra verbas para Covid-19 e altera uso da CoronaVac, que passa a ser usada apenas em crianças e adolescentes,

O leitor pergunta: - Estou em home office, precisarei voltar ao trabalho presencial?

A decisão de implementar trabalho presencial, híbrido ou remoto é da empresa e não será afetada pelo fim do estado de emergência, mas uma parte burocrática é alterada. Se, antes, o trabalhador poderia simplesmente ser mandado para trabalhar em casa de um dia para outro – a fim de ser protegido, como ocorreu em alguns momentos da pandemia –, nesse novo contexto a modalidade (presencial, remoto ou híbrido) precisa estar explicitada no contrato de trabalho.

Tem mais: para sair do presencial para o home office, precisa formalizar por escrito a anuência das duas partes. Se a pessoa está em home office e a empresa quer voltar ao presencial, a empresa tem essa prerrogativa, mas precisa dar prazo de 15 dias, como diz a CLT. A empresa não poderá obrigar o funcionário a ficar em home office se ele não quiser.

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório?

O uso de máscaras em empresas não é mais obrigatório desde março deste ano naquelas localizadas em Estados ou municípios que flexibilizaram o uso, segundo portaria interministerial.

Foi o que permitiu que empresas de São Luís deixassem de exigir o acessório, por exemplo.

Nas cidades ou Estados em que o uso de máscaras em ambientes fechados ainda segue requisitado, o uso deixa de ser obrigatório com o fim do estado de emergência sanitária.

Colosso russo no fundo do mar

Guerras são feitas também de atos simbólicos, que, muitas vezes, têm pouco impacto no campo de batalha, mas afetam o moral das tropas e a opinião pública.

No atual conflito, uma das imagens icônicas dos primeiros dias foi a destruição do Antonov, maior avião comercial do mundo, colosso ucraniano e orgulho nacional. Depois, a fileira de 64 quilômetros de blindados, que assustou Kiev e o mundo, mas nunca chegou a seu destino.

E então, havia Lviv, cuja inviolabilidade durou quase um mês e só esta semana foi atingida mais duramente e perto de seu centro.

Antes disso, depois de tanto ser massacrada, também a Ucrânia desferiu um ataque aos russos, do outro lado da fronteira.

Nessa guerra de Davi contra Golias, a ofensiva de 1º de abril contra o depósito em Belgorod, do lado russo, também foi simbólica.

Colosso russo no fundo do mar...2

Estamos diante de mais um ícone desse conflito. Não se sabe ainda exatamente o que ocorreu com o Moskva, o gigantesco cruzador, conhecido como "assassino de porta-aviões" e mais poderoso navio russo no Mar Negro. O Kremlin diz que houve uma explosão a bordo, e ele naufragou enquanto era rebocado até o porto. A Ucrânia afirma que um de seus mísseis, o Neptune, levou a pique a máquina de guerra, de ferro e de aço russa.

O fato é que dificilmente o Kremlin conseguirá esconder de sua população as cenas do Moskva em chamas. Ainda que os telejornais tenham repetido a versão oficial, as imagens do navio sendo consumido pelo fogo estão em todas as redes sociais.

Com 12.490 toneladas e capacidade para 500 tripulantes, o Moskva era símbolo do poder naval russo.

Quem disse, Berenice?

A família de batons Volumão já é um super hit de Quem Disse, Berenice? e agora ganha uma nova versão em Gloss, com 4 cores personalizáveis: Cereja Explosão, Vermelho Bocão, Nasci Assim e Vinho Exuberante.

Conhecido por aumentar o volume dos lábios imediatamente e mais de 48 horas de hidratação, o gloss conta com cores lindas e personalizáveis (quanto mais se aplica, mais cor nos lábios) a diversos ativos de tratamento.

Reforçando o pilar de Beauty+Care da marca, o Gloss Volumão age no tratamento dos lábios desde a primeira aplicação e tem efeito preenchedor imediato, por conta de sua fórmula que combina dois tipos de Ácido Hialurônico, Óleo de Côco, Óleo de Girassol, Óleo de Semente de Uva e Vitaminas E e F.

A biografia “Messi, o gênio completo”, acaba de ser publicada no Brasil pela Editora Hábito
A biografia “Messi, o gênio completo”, acaba de ser publicada no Brasil pela Editora Hábito

Como Messi tornou-se o gênio completo

A biografia do craque argentino escrita pelo jornalista esportivo Ariel Senosiain chega ao Brasil pela Editora Hábito e reúne 68 entrevistas exclusivas sobre a trajetória do jogador.

Eleito seis vezes o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA e recordista do prêmio Bola de Ouro, Lionel Messi soma 761 gols ao longo de seus 18 anos de carreira no futebol.

Ao compartilhar investigações jornalísticas, dados e análises das jogadas de Messi – desde expulsão até cobranças de pênaltis lendários –, Ariel apresenta ao leitor 68 entrevistas com personalidades próximas ao capitão do time argentino. Entre elas, três conversas inéditas que ninguém mais conseguiu: o relato do próprio pai do jogador, Jorge Horacio Messi, o treinador Alejandro Sabella e o ex-presidente da FIFA Sepp Blatter.

Como Messi tornou-se o gênio completo...2

Com uma narrativa fiel, detalhada e atualizada de toda a jornada do atacante, os 12 capítulos que compõem o livro são apresentados em ordem cronológica. Entre eles, a descoberta do talento na adolescência, a mudança de país para a Espanha, a convocação para grandes times como Barcelona e Paris Saint-Germain (PSG), como tornou-se capitão da Seleção Argentina e os prêmios recebidos ao logo da carreira até chegar na posição que Lionel está hoje.

Publicado originalmente em espanhol como “Messi, el genio incompleto”, o livro ganhou edição atualizada e chega às livrarias como “Messi, o gênio completo”, após o futebolista conquistar o título da Copa América em julho de 2021 contra o Brasil.

A obra é um presente aos fãs do Messi e a todos aqueles que desejam compreender como um dos maiores jogadores da atualidade utilizou o talento dentro e fora dos campos até receber o título de gênio completo.

Para escrever na pedra:

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. De Madre Teresa de Calcutá.

TRIVIAL VARIADO

A artilharia não para, nem com mediadores entrando em campo. O clima na Câmara Municipal de São Luís parece que está mais para guerra da Ucrânia do que qualquer coisa. Segundo por lá se comenta, a briga só cessa se ambos os lados hastearem a bandeira branca e fumarem o cachimbo da paz.

Com a campanha se aproximando, cada pré-candidato ao governo do estado começa a preparar seus locais de reuniões. Mas ainda não se tem notícia de onde funcionará o quartel general de cada um. Uma coisa é certa: serão frequentemente disputados por prefeitos e lideranças políticas do interior.

Pesquisas para consumo interno seguem a rodo. Todas elas, segundo apurou a coluna, confirmam Carlos Brandão na dianteira. Na última e mais recente, o levantamento dividiu o estado em várias regiões para melhor entender a intenção dos eleitores.

Quando os candidatos são apresentados sem vinculação a apoios externos, tipo Lula ou Bolsonaro, Brandão ainda lidera com folga. O problema é saber se daqui até a eleição, com a verticalização da disputa, o povo não cobrará do candidato a governador quem ele apoia e por quem ele é apoiado.

Em São Luís, vereadores e suplentes estariam caindo no canto da sereia. Está mais para conto do vigário. Estão sendo usados para inflar partidos como o PP e PDT, com promessas de suporte financeiro. Frases de efeito como “vamos nessa, você tem chance” são as mais ouvidas.

Velha raposa da política maranhense garante que em pouquíssimo tempo tudo ficará como antes. As promessas vão sumir. Os aportes irão desaparecer. Sabe aquela ideia de fazer um acordo para limpar o nome, pagar a primeira parcela e depois voltar para o Serasa? Bem por aí.

A mesma coisa tem ocorrido com os partidos. Prometem tudo, exigem fotos e depois... Depois a gente já sabe o que vai acontecer. Para atrair um deles, segundo apuração de leitor do PH, prometeram mundos e fundos, vários cargos. Até agora, o que estaria disponível de verdade seria a primeira parcela do acordado, que ninguém sabe qual foi.

As lojas Potiguar de São Luís e de Imperatriz estarão abertas das 8h às 18h nessa quinta-feira, Feriado do Dia de Tiradentes. Apenas o CD / Centro de Distribuição estará fechado.

Dica importante: quem quiser aproveitar o feriado para ir até uma loja Potiguar, poderá conferir as diversas ofertas e o amplo mix de produtos para construção, decoração e utensílios para o lar em geral; além de descontos especiais em mais de 200 produtos do Festival de Banheiro e Cozinha Potiguar. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.