(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

José Sarney vai comemorar aniversário em São Luís

Mais: produto genuinamente maranhense será lançado na noite de hoje no Azeite e Sal

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
O ex-presidente José Sarney está sendo esperado em São Luís nesta quarta-feira, 20, especialmente para comemorar seus 92 anos ao lado dos filhos, netos e bisnetos e dos muitos amigos do Maranhão
O ex-presidente José Sarney está sendo esperado em São Luís nesta quarta-feira, 20, especialmente para comemorar seus 92 anos ao lado dos filhos, netos e bisnetos e dos muitos amigos do Maranhão

Confirmada a terceira edição do Maranhão Fashion Week, uma das principais atrações da 4ª Expo Indústria Maranhão 2022, que ocorrerá nos dias 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos.

O evento de moda apresentará as novas tendências com uma estrutura de arena de desfile montada para que as marcas, multimarcas, microempreendedores e estilistas do Maranhão possam expor suas coleções, divulgar e prospectar clientes. 

O Maranhão Fashion Week estimula uma ampla integração entre público, estilistas, lojistas, fabricantes, formadores de opinião, por meio das atividades distintas, econômica e cultural, para um público de convidados especiais.

Vale lembrar: na política o conflito é de ideias

A enquadrada da semana vai para aquele ou para qualquer um cuja carapuça lhe caia à cabeça. Na política, o conflito é de ideias. Erra quem acha que a briga sai desse campo e transcende para o pessoal.

Pretensos pré-candidatos da eleição desse ano tem, sobretudo em visitas a outros estados da federação, deixado a discussão de ideias para substituí-las por ataques pessoais contra a honra de políticos, correligionários e empresários.

Sugerimos que o debate se firme dentro das regras. Caso contrário, o que poderá se ver é candidato desistindo de última hora, como foi em 2018. Detalhe: em 2018, não se tinha acesso a acervos documentais que são nitroglicerina pura, melhor, urânio puro.

Tem até coisa do passado que não estaria enterrada em tanque de chumbo e, ainda que tivesse, não deixa de pé nenhum homem público, ainda mais de envergadura pequena, em virtude da transnacionalidade dos malfeitos.

Para essas pessoas que saem da política e tentam ir para o pessoal, só lhes resta dizer “eu sei o que vocês fizeram no verão passado”.

O vale tudo por um mandato

Com a alta do barril do petróleo, tem distribuidora e dono de rede de postos de combustíveis que não sabem o que fazer com o dinheiro. Segundo informações que chegam a esta Coluna, tem deputado estadual que é do ramo, candidato a federal, que teria comprado milhões de reais em emendas e que também teria pago milhões a alguns deputados federais.

Tomem nota: com essas emendas, ele as direciona in off às prefeituras em troca de votos. Essa seria a maneira encontrada para tentar a eleição, já que recentemente mudou de partido e ganhou novo padrinho.

Dizem que esse dinheiro está vindo de fundo perdido. Há quem diga que as autoridades policiais já estariam no encalço desses sabidos.

O consumidor e o eleitor agradecem!

Maranhão entre os estados beneficiados

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai repassar R$ 1,1 milhão a oito cidades brasileiras atingidas por desastres naturais.

As portarias que autorizam a liberação dos recursos foram publicadas na edição de ontem do Diário Oficial da União (DOU).

Do total de municípios beneficiados, seis estão localizados no Sul do País e enfrentam a estiagem.

O MDR também autorizou a liberação de R$ 249,4 mil para Trizidela do Vale, no Maranhão, que foi atingida por inundações. A cidade usará o recurso para o restabelecimento de muros de arrimo em concreto armado.

Filme maranhense em festival

A produção cinematográfica do Maranhão está ganhando o Brasil.

O curta-metragem “A felicidade do corpo gordo”, dirigido por Nanny Ribeiro e Profana ao Mel está na programação da 7ª edição da Mostra Egbé de Cinema Negro, que acontece em Sergipe até o dia 22 de abril.

O filme traz a representatividade de pessoas gordas, em sua maioria mulheres, grandes alvos da pressão estética e da gordofobia na sociedade.

A proposta é trazer outra forma de representação, que não seja a partir do sofrimento por não se encaixar em um padrão.

Filme maranhense em festival...2

“Já sabemos que a pressão estética e principalmente a gordofobia, vem causando dores, problemas psicossociais, psicológicos e até morte de vários desses corpos ao longo de milênios, fomentando assim o ódio da nossa própria existência como pessoas gordas”, diz a sinopse do filme.

“Ter esse filme na mostra para mim é esplêndido, porque ele retrata a felicidade de ser gordo, pessoas gordas em protagonismo, com toda a sua diversidade, com toda a sua complexidade, diversidade e sua potência. Nosso intuito é empoderar e fomentar a potência de estar em todos os lugares. As pessoas gordas podem e estão em todos os lugares, de todos os jeitos”, explica Nanny Ribeiro, diretora do curta.

A Egbé Mostra de Cinema Negro deste ano está na sétima edição e homenageia Zózimo Bulbul, um ator e cineasta negro brasileiro. Ele foi o primeiro a ser protagonista de uma novela, na obra Vidas em Conflito. Sem se conformar com os espaços legados aos negros na dramaturgia, ele passou a escrever e dirigir as próprias produções. Uma de suas obras mais importantes é o longa-metragem Abolição, de 1988, que propôs uma reflexão crítica acerca das comemorações da abolição da escravatura.

Médica dermatologista da velha guarda dos grandes profissionais dessa especialidade em São Luís, a Dra. Yone Azevedo comemora hoje, na intimidade da família, seus bem-vividos 83 anos
Médica dermatologista da velha guarda dos grandes profissionais dessa especialidade em São Luís, a Dra. Yone Azevedo comemora hoje, na intimidade da família, seus bem-vividos 83 anos

DE RELANCE

Cícero fará show no Teatro Arthur Azevedo

O cantor, compositor e produtor carioca Cícero, que vem criando sua própria linguagem dentro da MPB e do rock alternativo, lança o clipe “Sem Distância” e anuncia sua primeira turnê nacional desde 2018.

Em meio a lutos e lutas coletivas, a mensagem de Cícero de busca por amor como solução para uma sociedade melhor, da poesia como caminho para a saúde mental e do diálogo interno como modo de evolução continua forte e ressoando no público.

Tem mais: as letras de Cícero, que carregam forte subjetividade poética ao mesmo tempo que são politicamente incisivas, vem marcando a vida e o corpo de uma geração de jovens.

Atualmente preparando novas músicas, está de volta ao seu bairro de criação no Rio de Janeiro.

A série de shows começa no dia primeiro de julho em Aracaju, segue no dia seguinte para Maceió, e semana a semana percorre as principais cidades do país até setembro.

O show em São Luís está agendado para o dia 30 de julho, no Teatro Arthur Azevedo.

Fim do estado de emergência sanitária

Com a decisão do governo federal de declarar o fim do estado de emergência sanitária por coronavírus no Brasil, anunciada no domingo pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, 172 portarias publicadas pelo Planalto ao longo da pandemia serão revogadas.

Estados e municípios ainda não têm dimensão do real impacto a partir de agora.

A consequência mais imediata, no entanto, é que a CoronaVac não será mais fornecida como primeira dose para adultos, informou Queiroga na manhã de ontem.

O imunizante foi aprovado apenas para uso emergencial, e não definitivo, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – e o fim do estado de emergência exige apenas o uso de produtos aprovados para uso definitivo.

Restrição de oferta de vacinas

A propósito: o Ministério da Saúde solicitou que a Anvisa libere por um ano a CoronaVac para todos os públicos, mas irá restringir a oferta somente para crianças e adolescentes de cinco a 18 anos e para a segunda dose atrasada de adultos que tomaram a primeira com o imunizante do Butantan.

Pfizer, Janssen e AstraZeneca receberam liberação para uso definitivo, portanto não serão impactadas com a medida.

Festival de banheiro e cozinha

Acontece até o dia 30 de abril em todas as lojas do Grupo Potiguar, de São Luís e Imperatriz, o Festival de Banheiro e Cozinha Potiguar, com mais de 200 produtos em oferta para quem quiser dar aquela repaginada nesses dois ambientes tão essenciais para o bem estar; além de outras ofertas no amplo mix das lojas Potiguar.

E para quem está pensando em reformar o banheiro ou o lavabo, eis aqui algumas dicas das últimas feiras de material de construção do país para servir de inspiração.

O ambiente branco é uma tendência de decoração de banheiro para 2022. Além de tranquilizante, essa cor remete a higiene e limpeza. Para quem mora em apartamentos pequenos, por exemplo, revestimentos dessa cor ainda dão sensação de amplitude e luminosidade.

Para escrever na pedra:

“Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”. De Sócrates.

Produto exclusivo e produzido em São Luís, uma farofa artesanal diferenciada, criada pelos empreendedores Aristides Sobrinho (foto) e Kamila Ferreira, promete aguçar o paladar dos maranhenses. O produto será apresentado oficialmente nesta terça-feira, durante evento especial para convidados no Azeite e Sal, na Península da Ponta d’Areia
Produto exclusivo e produzido em São Luís, uma farofa artesanal diferenciada, criada pelos empreendedores Aristides Sobrinho (foto) e Kamila Ferreira, promete aguçar o paladar dos maranhenses. O produto será apresentado oficialmente nesta terça-feira, durante evento especial para convidados no Azeite e Sal, na Península da Ponta d’Areia

TRIVIAL VARIADO

Estamos vivendo os dias decisivos para o grande sucesso do Gala de Maio 2022. O evento, que acontece a partir das 20 horas do próximo dia14, no Palazzo Eventos, no Araçagy, está na fase de confirmação dos casais que terão um reencontro de elegância e glamour na maior confraternização deste outono tropical em São Luís.

Ninguém quer perder essa noite mágica. Nem os seletos convidados que garantirão o sucesso da festa, nem nós responsáveis pela produção desse evento para celebrar, na mesma data, algumas das marcas mais importantes da trajetória profissional deste Repórter PH.

No assunto: vale lembrar que o Gala de Maio 2022 terá todos os temperos que possam remeter às nossas mais autênticas manifestações culturais. Embora com todos os requintes de uma Noite de Gala, a festa estará homenageando o centenário da Semana Brasileira de Arte Moderna e a rica e variada Cultura Popular do Maranhão.

Em tempo: o traje é Passeio Completo (terno escuro para os homens), com a sugestão (não é obrigatório) para que usem máscaras venezianas, o que dará mais beleza e charme aos looks de gala.

O restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol foi palco na noite de ontem de um encontro familiar com expressivas doses de amor. O empresário Oswaldo Salomão reuniu os três filhos (Oswaldo Jr., Fernando e Marcelo), noras e netos para festejar os 75 anos de sua amada esposa Socorro Salomão.

No assunto: a aniversariante ganhou bolo de aniversário e um coro animado cantando o tradicional “parabéns pra você” num ambiente de muita alegria e simpatia, só possível quando são famílias felizes que se reúnem para celebrar a vida.

O médico Fernando França decidiu mergulhar de cabeça na política maranhense. Filiou-se ao Progressistas e já anunciou que é pré-candidato a deputado federal. Atualmente ele movimenta clínicas de rejuvenescimento em São Luis, Imperatriz e Goiânia. Esse garoto vai longe!...


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.