(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Visita ao Museu de Arte Sacra do Maranhão

Espaço foi o local mais visitado por turistas na Semana Santa

PH

- Atualizada em 02/05/2023 às 23h35

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana, Maria Teresa Freitas Rocha – ou simplesmente Teresa Rocha – circula sua beleza, com a família, em Guarapari, aproveitando o feriadão da Semana Santa
Destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana, Maria Teresa Freitas Rocha – ou simplesmente Teresa Rocha – circula sua beleza, com a família, em Guarapari, aproveitando o feriadão da Semana Santa

No feriado da Sexta-Feira da Paixão, o Museu de Arte Sacra do Maranhão foi o lugar mais visitado por turistas e também por pessoas da cidade que desejaram contemplar as peças sacras ali expostas.

Instalado no segundo pavimento do Palácio Episcopal de São Luís, na Praça Pedro II, o Museu de Arte Sacra possui um belíssimo acervo de objetos de arte sacra e arte jesuíta, expostos em 13 salas, a maioria obras que estavam no antigo museu, contíguo ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

São mais de 400 peças, sendo em sua maioria obras e objetos com peças imaginárias de santos, ourivesaria e paramentos dos séculos XVII, XVIII e XIX nos estilos maneirista, barroco, rococó e neoclássico, incluindo esculturas, peças e imagens utilizados em celebrações religiosas, destacando-se obras da Escola Maranhense de Imaginária datada do século XVIII.

Destacam-se também as imagens de santos conhecidos como “santos de roca” ou “de vestir”, imagens de santos ocos por dentro todo de madeira, na qual era tradicionalmente utilizados em procissões.

 Para Luciano Gomes e Márcia, a Sexta-Feira da Paixão incluiu na agenda uma visita ao Museu de Arte Sacra do Maranhão
Para Luciano Gomes e Márcia, a Sexta-Feira da Paixão incluiu na agenda uma visita ao Museu de Arte Sacra do Maranhão

Extraido do editorial da Capa:

“Não sei como as crianças de hoje encaram a Páscoa, só sei que na minha infância era uma das datas mais aguardadas. As crianças, como se sabe, dormem o sono dos anjos e a noite do sábado de Aleluia era, para mim, a noite em que eu não conseguia pegar no sono. Revirava-me na cama, tenso, na dúvida se o coelhinho pascal ia deixar ou não debaixo da minha rede o ninho com as guloseimas”.

No Museu de Arte Sacra do Maranhão, esta imagem de poesia e encantamento que vale mais do que qualquer legenda
No Museu de Arte Sacra do Maranhão, esta imagem de poesia e encantamento que vale mais do que qualquer legenda

DE RELANCE

Mauro Fecury nos States

O empresário Mauro Fecury e Ana Lúcia estão afivelando as malas para um giro internacional que inclui as cidades de Miami e Nova York, nos Estados Unidos.

Na próxima semana o casal desembarca em Miami, onde Mauro tem exame marcado com um famoso médico especialista em Parkinson.

Depois vão rever Nova York, que ninguém é de ferro.

Palestra de magistrado português

O magistrado do Ministério Público de Portugal, João Paulo Borges Bichão proferiu, a convite da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira no Maranhão, na Escola Superior da Advocacia-ESA, uma palestra versando sobre “O sistema jurídico português em uma perspectiva dos direitos humanos”.

Logo após a palestra, o ilustre convidado, acompanhado da namorada, professora da UFMA e Conselheira da OAB-MA, Maria da Glória Gonçalves Aquino, participou de jantar no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol.

Os anfitriões Silvânia e Sergio Victor Tamer com o magistrado português João Paulo Borges Bichão e a professora Maria da Glória Aquino  
Os anfitriões Silvânia e Sergio Victor Tamer com o magistrado português João Paulo Borges Bichão e a professora Maria da Glória Aquino  

Sucesso de Bruno Cordeiro

O empresário maranhense Antonio Cordeiro Filho está no Rio de Janeiro comemorando o ótimo desempenho do seu filho Bruno Cordeiro no mercado de capitais e fundos de investimentos.

Bruno foi homenageado pela Revista Exame, em seu último número que chegou às bancas, como o primeiro e melhor gestor do Brasil.

Sócio e gestor do Kapitalo K10, Bruno Cordeiro fala sobre o desempenho de sua empresa: “O principal diferencial do K10 é oferecer um multimercado macro com foco global. Nos últimos anos nossas maiores posições foram nos mercados de commodities, em descarbonização e ações globais. Na renda variável, o fundo tinha posições compradas em papéis dos Estados Unidos e da Ásia porque projetamos a diminuição dos prêmios de risco e a valorização das bolsas à medida que as vacinas se provassem eficazes – e foi o que aconteceu”.

Exposição da PRF no São Luís Shopping

A Polícia Rodoviária Federal realizará hoje e amanhã, no São Luís Shopping, uma exposição de trabalhos, com ações de educação para o trânsito, apresentação de serviços, apresentação de viaturas especiais e outros itens operacionais da PRF.

Com muita informação para toda a família na programação, os policiais falarão sobre segurança no trânsito, policiamento, fiscalização, operações especiais, serviços oferecidos pela PRF e muito mais.

Além de ter como uma das principais atrações a viatura modelo Porsche Cayenne, que deixou de ser ostentada por criminosos para servir à sociedade em ações educativas e eventos, também estarão expostas uma viatura totalmente blindada utilizada em operações táticas, uma motocicleta Harley-Davidson, uma motocicleta BMW, viaturas de uso operacional no dia a dia das rodovias federais e itens do Comando de Operações Especiais da PRF.

Exposição da PRF...2

A exposição é gratuita e aberta ao público e está localizada próxima ao supermercado, ao lado da gelateria San Paolo.

“Recebemos com muito entusiasmo e honra o convite da PRF para sediar esta exposição. Muito mais do que um centro de compras, somos um centro de convivência onde iniciativas como estas sempre terão as portas abertas. A PRF a possui um trabalho belíssimo que todos os cidadãos precisam conhecer”, afirmou Igor Quartin, gerente de Marketing do São Luís Shopping.

Gol volta a voar para Orlando e Miami

A GOL Linhas Aéreas, maior empresa aérea do Brasil, se prepara para a retomada de dois de seus principais destinos internacionais no próximo mês de maio: Orlando (MCO) e Miami (MIA), nos Estados Unidos.

A partir de 13/05 e 17/05, respectivamente, as duas cidades da Flórida, gigantes do turismo e dos negócios e lar de milhares de brasileiros, voltam a receber os voos diretos da GOL a partir do aeroporto internacional de Brasília (BSB), um dos mais destacados hubs da Companhia e ponto estratégico para oferecer comodidade e rapidez na conexão de Clientes de diversos cantos do País, partindo de 37 destinos domésticos.

São quatro saídas semanais

Desde novembro de 2018 a Companhia contempla os dois destinos em sua malha aérea internacional, suspensa em março de 2020 em razão da pandemia e agora em franca retomada.

Pela GOL, ambos os destinos vão receber em maio quatro saídas semanais de ida e volta a partir de Brasília.

Os voos para Orlando (13/05) decolam às 9h50 da capital federal e aterrissam na Flórida às 17h10, às segundas, quartas, sextas e sábados, mesmos dias da volta, que se dá às 22h10, com pouso às 7h10 no Brasil.

Para Miami (17/05), a partida acontece às 10h e a chegada na cidade americana, às 17h05, sempre às terças, quintas, sábados e domingos. Já o retorno, nos mesmos dias da semana, é às 21h30, com pouso às 6h20 em Brasília.

Para escrever na pedra:

“Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão é que nos faz felizes”. De Albert Clarke.

Teodolina de Castro Guimarães foi a aniversariante da semana e ganhou festa orquestrada por sua filha, a top modelo, atriz e cantora maranhense Surama de Castro, que veio a São Luís especialmente para a comemoração. Na foto, Teodolina com sua prima Vanjinha Gomes
Teodolina de Castro Guimarães foi a aniversariante da semana e ganhou festa orquestrada por sua filha, a top modelo, atriz e cantora maranhense Surama de Castro, que veio a São Luís especialmente para a comemoração. Na foto, Teodolina com sua prima Vanjinha Gomes

TRIVIAL VARIADO

Domingo movimentado com o Almoço de Páscoa do Grand Cru, na Ponta d´Areia. Uma das mesas reunia Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite, que estão com viagem marcada para Florianópolis, na próxima semana. Em outra mesa, com amigos, o advogado Carlos Eduardo Bandeira.

Depois da Bola de Ouro da FIFA, que premia o melhor jogador do mundo, sair das mãos (ou seria dos pés?) de Messi e CR7, agora as semifinais da Liga dos Campeões não os terão no palco. Aos poucos, eles vão saindo de cena.

Messi completa 35 anos em junho. Cristiano Ronaldo fez 37 em fevereiro. São gênios, e não se pode duvidar nunca dos gênios, ainda que o corpo já não seja o mesmo do auge. Mas a tendência natural é de brilharem com menos frequência, talvez como espasmos.

Imagina-se que ambos estejam preparando o epílogo em grande estilo: a Copa do Mundo do Catar. Só o que lhes falta é este título, uma taça capaz de mudar para sempre a vida de qualquer atleta.

Então, talvez seja isso. CR7 e Messi estão guardando forças nas rotinas chatas para o que de fato lhes interessa nesse momento de suas vidas: uma despedida perfeita com as camisas de Argentina e Portugal.

Começaram a circular esta semana os convites virtuais para a solenidade festiva de posse na nova diretoria do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Maranhão e da Caixa de Assistência dos Advogados para o triênio 2022-2024. A posse será no dia 13 de maio, às 19h, no Multicenter Sebrae.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.