(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Cintia Klamt realiza evento no dia 27

Mais: campanha de Páscoa da Maxx

PH

- Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Cintia Klamt Motta (na foto com o PH) está às voltas com o projeto de decoração do Gala de Maio com um grande evento que realiza dia 27 na Casa Kasar
Cintia Klamt Motta (na foto com o PH) está às voltas com o projeto de decoração do Gala de Maio com um grande evento que realiza dia 27 na Casa Kasar

A designer Cintia Klamt Motta não para. E está totalmente envolvida com os preparativos para o grande evento que realiza no próximo dia 27, em sua loja Casa Kasar, na Península da Ponta d´Areia.

Ela programou uma exposição e venda de obras de pintura de Fernando Motta, e liquidação de vários produtos da loja CK com descontos de 20 a 70%.

Uma das maiores atrações do evento serão as mesas decoradas por diversos arquitetos das cidades tendo as mães como mote para a composição dos detalhes.

E além das exposições Cintia está programando para a primeira quinzena de maio uma queima de estoque de material de festa.

Sexta-feira Santa e turismo

Na primeira Sexta-Feira Santa em que o velho normal dá sinais de que está voltando a pleno vapor, de saída, está bem melhor que o imaginado, segundo os que lidam com turismo no Maranhão.

Eu não diria nem que o clima é de otimismo. Eu diria que o clima é de euforia.

Os grandes destinos do Maranhão, como São Luís, Barreirinhas, Atins e a Chapada das Mesas a lotação é em torno de 100%, o que tende a permanecer na semana que vem com outro feriadão, o 21 de abril (Dia de Tiradentes), quinta próxima. E a sequência é bastante animadora.

É preciso mais cuidado

Mas a situação também já dá sinais de que é preciso cuidado noutras direções, principalmente a situação internacional, que também está mudando em duplo sentido.

Nós temos de um lado todos os países do mundo flexibilizando o trânsito de pessoas. E de outro a guerra na Ucrânia, que está derrubando as cotações do dólar e do euro. Ou seja, estão se desvalorizando ante o real. Isso evidentemente facilita as viagens internacionais.

O desafio de agora por diante é segurar o brasileiro em casa.

Samba e Arte em São Paulo

Para quem vai a São Paulo, na próxima semana, assistir aos Desfiles das Escolas de Samba da Liga SP, vale anotar que um dos melhores programas culturais da cidade, atualmente, é visitar a exposição “Portinari para todos”.

A mostra revisita a obra de um dos grandes ícones da arte brasileira do século 20 de uma forma inédita, proporcionando uma experiência imersiva no universo do artista. A mostra é dividida em três áreas expositivas no MIS Experience.

As dicas de rolê barato na cidade são a Vila Itororó e a Avenida Paulista aberta! Aos domingos e feriados, a Avenida Paulista fecha para automóveis e fica aberta aos pedestres, ciclistas, praticantes do skate e dos patins, para os pets, artistas de rua, food trucks e muito mais!

Ameaça à liberdade de imprensa

Uma emenda legislativa proposta pelo partido do governo na Turquia como parte de um pacote destinado a melhorar o ambiente de negócios e atrair investimentos estrangeiros foi recebida como mais uma ameaça à já deteriorada liberdade de imprensa no país.

A emenda estabelece penas de prisão de até três anos para a publicação de “notícias falsas” que prejudiquem intencionalmente a renda ou a reputação de uma empresa privada, o que inibiria denúncias sobre atos praticados por corporações.

Além de prisão, o projeto de lei também prevê multas a serem estabelecidas por um juiz.

Na última quinta-feira, os membros do parlamento continuavam a debater as emendas, de acordo com o site da assembleia turca.

Dia do Livro Infantil

O hábito da leitura na infância é repleto de benefícios: desenvolve a atenção, concentração, incrementa o vocabulário e estimula a imaginação.

Os livros também são capazes de ensinar, de forma leve e divertida, desde temas curiosos como as etapas da criação de um livro, aos mais complexos como respeito, medos e amor-próprio.

O desafio de incentivar a leitura na infância ganha ainda mais importância no 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil. A data também celebra Monteiro Lobato, o criador da turma do Sítio do Picapau Amarelo e pai da literatura infantil brasileira – nascido no mesmo dia em 1882.

Para ajudar as crianças a tomarem gosto pela literatura e aprenderem muitas coisas novas, vale a dica de que já estão nas lojas muitos livros lúdicos e lindíssimos de escritores nacionais para ler hoje mesmo.

O Diretor da Maxx Augusto Diniz e seu time de gerentes que apostam na maior conexão entre as pessoas com seus serviços
O Diretor da Maxx Augusto Diniz e seu time de gerentes que apostam na maior conexão entre as pessoas com seus serviços

Campanha de Páscoa da Maxx

A Maxx, operadora de Tecom com serviços Móvel (telefonia celular); Play (TV a Cabo / Streaming), Voice (Telefonia Fixa) e Fibra (Internet Fibra Óptica) acredita no poder da conexão para conectar pessoas e transformar vidas.

“Compartilhar, é isso que nos conecta!” – Esse é o conceito da campanha de Páscoa da operadora, veiculada no site e nas redes sociais da Maxx, que inova ao propor uma ação “A melhor rede social do mundo”, voltada para jovens na faixa etária de 11 a 14 anos.

A Maxx convidou 4 jovens para testarem em primeira mão essa novidade. Na verdade trata-se de um jogo, no qual os participantes precisavam compartilhar seus dados e opiniões, para responderem às perguntas e pular de fase, até chegar ao final, onde a mensagem revelada é impactante: A melhor rede social do mundo, continua sendo o mundo real!

E continua afirmando que o melhor em qualquer ambiente, seja digital ou não, é interagir com outras pessoas, se divertir juntos e compartilhar bons momentos com familiares e amigos e até desconhecidos como nessa campanha em que os jovens desconhecidos se divertiram juntos no game.

Aposta dos varejistas

Nesta Páscoa, com a liberação das medidas de isolamento social, os maranhenses devem retomar a tradição de presentear familiares e amigos com ovos e chocolates além de promover o tradicional almoço no Domingo de Páscoa, para reunir familiares em torno de uma mesa farta.

No comércio local já é grande a expectativa dos varejistas para o aquecimento nas vendas de itens referentes à data – de chocolates a alimentos em geral, vinhos e objetos de decoração temáticos.

Pesquisas indicam que vem aumentando o consumo em todas as classes sociais e o brasileiro tem alterado o seu comportamento em relação ao cartão de crédito, que ainda é uma das formas de pagamento mais utilizadas.

Cartão de Benefício Consignado

Em São Luís, os servidores públicos estaduais contam com o Cartão de Benefício Consignado – Credcesta, com oferta de crédito a juros menores que a de outros cartões de crédito convencionais.

Entre as principais vantagens do benefício estão: acesso ao “Saque Fácil”, para ser utilizado de acordo com as necessidades do dia a dia; cartão de crédito para compras em milhares de estabelecimentos físicos e online, no Brasil e no exterior, com a credibilidade da bandeira Visa.

E mais: possibilidade de pagamento em até 60 meses.

 DE RELANCE

 Temer e articulações no Sul

Presidente nacional do MDB e um dos articuladores da terceira via, o deputado Baleia Rossi, que acompanha o ex-presidente Michel Temer em viagem pelo Sul do país, fez pouco caso do apoio do senador Renan Calheiros e de outros líderes do partido ao ex-presidente Lula:

– Eles são minoritários e não vão bem se arriscar a disputar a convenção. Estão cuidando dos interesses deles. Nem sei se é bom para Lula aparecer nessa foto (com Renan).

Baleia segue na defesa do lançamento de um candidato único de centro e diz que a divisão do PSDB “é problema de Bruno Araújo”, não dele. Araújo é o presidente do PSDB.

Sem medo de golpe

Diante de uma plateia de empresários e líderes do MDB, o ex-presidente Michel Temer disse quinta-feira que não vê risco de ruptura institucional nem de o presidente Jair Bolsonaro tentar impedir a posse de quem for eleito em outubro.

Em palestra para empresários, Temer afirmou que conhece as Forças Armadas e tem convicção de que os comandantes cumprirão a Constituição:

– Nós vamos eleger um presidente, e ele vai tomar posse em 1º de janeiro. As Forças Armadas não estão dispostas repetir o que fizeram em 1964. O que me preocupa é que essa radicalização pode levar a uma instabilidade política que se estenda até 2026, o que afugentaria investidores e frearia o crescimento do Brasil.

Devolvidos para a natureza

Chamou a atenção de todos os que se preocupam com a vida animal a decisão da prefeitura de Canoas, no RS: para celebrar a chegada da Páscoa, a prefeitura daquela cidade decidiu fazer a “Soltura da Esperança”, devolvendo quase 60 animais que estavam no zoológico municipal aos hábitats naturais deles. Os bichos voltaram para a natureza na manhã de ontem.

– A ação ocorreu para que suas vidas tenham continuidade, já que todos eles têm seu papel indispensável no nosso ecossistema. Dessa forma contribuímos com a preservação da nossa fauna, da nossa biodiversidade - disse a bióloga do zoológico.

A Fazenda Guajuviras, em Canoas, foi o primeiro local onde os bichos foram soltos. Antes da soltura, os animais passaram por período de tratamento e reabilitação e foram acompanhados e avaliados por uma equipe técnica, para estarem preparados para os novos desafios na natureza.

PEC livra os prefeitos de uma maldição

A pandemia produziu uma situação exótica na administração brasileira. A legislação obriga que cada município gaste no mínimo 25% da receita em educação.

E durante o pico da crise de Covid, cumprir isso virou impossível, segundo os prefeitos, por estarem fora de cena itens importantes no mix de custo, como transporte e merenda escolar.

Esta semana, a Câmara aprovou a PEC 13/21, que isenta prefeitos de responsabilidade pelo não cumprimento dos percentuais estabelecidos em lei.

Há quem diga que foi mera questão de ajuste. Seria um absurdo de outra forma.

Para escrever na pedra:

“É necessário ter cuidado escolhendo os inimigos, porque acaba se parecendo a eles”. De Jorge Luis Borges.

Antonio Cordeiro Filho e Ana Cristina Maranhão em circulada pelo Rio de Janeiro
Antonio Cordeiro Filho e Ana Cristina Maranhão em circulada pelo Rio de Janeiro

TRIVIAL VARIADO

Durante esta semana o assunto mais comentado na sociedade maranhense é a volta dos grandes e elegantes eventos com a grife desta coluna aos sofisticados salões de festa desta Capital.

É cada vez maior a expectativa em torno do Gala de Maio, que acontece no próximo dia 14, a partir das 20 horas, no luxuoso salão do Palazzo Eventos, no Araçagy. Tudo indica que será a festa das festas. É aguardar e conferir.

Teresa e Francisco Rocha estão passando os feriados da Semana Santa em Guarapari, no Espírito Santo, hospedados com os Sá Cavalcante, na deslumbrante casa que construíram para o lazer da família.

Noite movimentada a de quinta-feira no restaurante Ferreiro Praia. Uma das mesas reuniu Glória e Itaqê Mendes Camara com Maria da Graça Albuquerque e João Neto. Em outra mesa, Déia e Luiz Campos Paes jantavam com amigos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.