(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Lázaro Ramos na pré-estreia de “Medida Provisória”

Mais: festa organizada por maranhenses em Copacabana

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Evandro Júnior e Lázaro Ramos
Evandro Júnior e Lázaro Ramos

Quem passou por São Luís esta semana foi o ator Lázaro Ramos, que veio para acompanhar a sessão de pré-estreia de seu filme, “Medida Provisória”, no cinema do Shopping da Ilha, especialmente para convidados.

A trama se passa em um futuro distópico. Na história, o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África. Esse cenário afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e o advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento.

Diante desse terror, e separado por força das circunstâncias, o casal encara o dilema de não saber se conseguirá um dia se reencontrar.

Arrecadação do ICMS

Projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo, que dispõe sobre a repartição da parcela de 25% do produto da arrecadação do ICMS pertencente aos municípios, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado.

A matéria já foi encaminhada à sanção do governador Carlos Brandão.

De acordo com o texto normativo, a parcela será rateada entre os municipios, sendo 65% na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços realizados em seu território e de 18%, levando-se em conta a pontuação do município no Índice de Desenvolvimento da Educação do Maranhão.

E, ainda: 2% na proporção da pontuação do município na taxa de mortalidade infantil; 10%, linearmente, em quotas iguais para todos os municípios e, por fim, 5% na proporção da população do município em relação ao do Estado.

Reforma de mercado

O prefeito Eduardo Braide já assinou a ordem de serviço para a realização de obras de reforma que deixarão o Mercado do João Paulo mais higienizado, organizado e confortável tanto para os comerciantes quanto para os consumidores.

A Prefeitura reformará totalmente os banheiros, melhorará a iluminação, corrigirá os problemas estruturais, como do teto e das calhas, fará nova pintura, resolverá o problema do descarte do lixo e implantará uma praça de alimentação.

São intervenções para melhorar o espaço, atendendo ao compromisso assumido por Braide durante a campanha eleitoral.

Nenhum feirante será retirado dos seus boxes durante a obra, para que não haja prejuízo na renda e no sustento de suas famílias.

Competição de tênis

Em grande estilo e com jogos emocionantes, a temporada 2022 de beach tennis no Maranhão foi aberta, oficialmente, com a realização da primeira etapa do Circuito Maranhense de Beach Tennis, competição promovida pela Federação Maranhense de Tênis em parceria com a Arena Premium.

O torneio reuniu centenas de atletas em diversas categorias em uma verdadeira festa da modalidade que, a cada dia, tem conquistado mais adeptos. A competição contabilizou pontos para o ranking estadual.

As disputas da primeira etapa do Circuito Maranhense de Beach Tennis ocorreram na Arena Premium, no Olho d’Água, nos dois primeiros fins de semana de abril.

No último dia de competição, foram definidas as duplas campeãs das categorias Mista A, Mista B, Mista C, Masculino B, Feminino B e Masculino Pro.

Shows cancelados

Para a tristeza da ala jovem, o Ministério Público do Maranhão ajuizou ação civil pública contra o município de Bacabal para suspender as comemorações de aniversário da cidade, com a banda Xand Avião e outros artistas, pagos com recursos públicos.

A festa está prevista para ocorrer neste sábado e domingo, com custos que totalizam quase R$ 750 mil.

Nesta semana, atendendo a um outro pedido também do MP, a Justiça já havia suspendido show do mesmo tipo que seria realizado em Vitória do Mearim com o artista Wesley Safadão.

Maranhão em Copacabana

O Maranhão vai fazer bonito no Rio de Janeiro neste feriadão. É que a Pororoca Produções e a Salve Simpatia Produções, dois selos genuinamente maranhenses e que estão movimentando a cena cultural local, realizam, no sábado, às 14h, no quiosque do Samba Social Clube, na emblemática Copacabana, a festa “Um samba em Copacabana”. O evento será embalado pelo Grupo Arruda e convidados.

A festa marcará o lançamento da parceria das duas produtoras com o tradicional Samba Social Clube, que é um verdadeiro sucesso na Cidade Maravilhosa.

Os dois selos pretendem surpreender os cariocas com o jeito maranhense de realizar eventos.

A primeira festa do Samba Social Clube em São Luís deverá acontecer no mês de junho, em um local surpresa e com a presença especial do Grupo Arruda, que, inclusive, já esteve nesta Capital em setembro para uma apresentação no Casarão Colonial (no Centro Histórico).

MIRELLA Castelo Branco e Ana Sousa Motta comandam a Salve Simpatia Produções, que, neste sábado, em parceria com a Pororoca Produções, realizam festa no Rio de Janeiro  
MIRELLA Castelo Branco e Ana Sousa Motta comandam a Salve Simpatia Produções, que, neste sábado, em parceria com a Pororoca Produções, realizam festa no Rio de Janeiro  

Eleição presidencial

As pesquisas, que eu – assim como acontece com muita gente – nunca mais levei a sério estão mostrando agora que a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o presidente Jair Bolsonaro na disputa pela Presidência da República caiu a apenas cinco pontos.

A constatação é da mais recente pesquisa PoderData.

O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 12 de abril de 2022 e mostra o ex-presidente petista com 40% das intenções de voto contra 35% do atual presidente. Em novembro de 2021, Lula chegou a marcar 34% contra 29% de Bolsonaro em um dos cenários testados.

Segundo a consulta, Bolsonaro foi beneficiado pela saída do ex-juiz Sergio Moro da disputa. Neste cenário, o atual presidente cresceu três pontos percentuais, enquanto Lula oscilou negativamente um ponto.

DE RELANCE

Frente de negócios

A empresa Sá Cavalcante anunciou uma nova frente de negócios: a administração de empreendimentos de terceiros. Presente em quatro estados brasileiros e com um portfólio composto por sete shoppings, dentre eles o Shopping da Ilha, nesta Capital, totalizando mais de 1.300 lojas e 265 mil m² de área bruta locável, a expectativa é expandir a atuação para as demais regiões do país.

A administração proposta pela Shoppings Sá Cavalcante foca no cuidado com o empreendimento como um todo, oferecendo o acompanhamento das principais áreas do shopping: financeiro e comercial, marketing, operações e comercialização.

A empresa já possui um shopping de terceiro totalmente administrado por ela, o Praia da Costa, em Vila Velha (ES), que em 2020 foi vendido para um dos maiores fundos imobiliários do país e que hoje faz parte da carteira da Vinci Shopping Centers FFI.

Retiro católico com oração

A Comunidade Católica Shalom promoverá o tradicional retiro de formação e oração presencial.

Após dois anos sem ser realizado, por causa da pandemia, o encontro acontece de hoje até domingo, no Colégio Upaon Açu.

Com o tema “Amai-vos como eu vos amei” (João 13,34), a programação traz momentos de oração e reflexão, vivenciando todos os passos de Jesus na sua paixão, morte e ressurreição.

Show no Beiruth

O cantor e compositor Salomão Júnior promete um show inspirado na noite do Sábado de Aleluia, dia 16, no Restaurante Beiruth, no Calhau.

O talentoso artista maranhense novamente encantará o público com o melhor da MPB, apresentada ao som de voz e violão.

O público poderá degustar iguarias variadas da culinária árabe, enquanto curte um repertório selecionado, do mais fino bom gosto, composto por canções que agradam a todos os ouvidos, interpretadas com maestria por um dos nomes consagrados nos palcos do Maranhão.

Amaro Santana Leite e Ana Lúcia Albuquerque com o filho primogênito dele, Alan Leite, que ontem desembarcou em São Luís

AMARO Santana Leite e Ana Lúcia Albuquerque com o filho primogênito dele, Alan Leite, que ontem desembarcou em São Luís
AMARO Santana Leite e Ana Lúcia Albuquerque com o filho primogênito dele, Alan Leite, que ontem desembarcou em São Luís

Encontro de autoridades

Esta semana, o presidente da Assembleia da Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, esteve com o governador Carlos Brandão no Palácio dos Leões. Na reunião, o líder do Parlamento maranhense e o chefe do Executivo Estadual discutiram os projetos de lei, de autoria do Governo do Estado, em tramitação na Alema.

No encontro, o parlamentar reiterou que o Legislativo Estadual está à disposição para contribuir no que for necessário à conquista de novos avanços.

No mesmo sentido, o governador Carlos Brandão afirmou que o Governo do Estado manterá o bom diálogo com a Assembleia Legislativa.

Cintia faz exposição e liquidação

Cintia Klamt Motta está preparando um grande evento para o próximo dia 27, em sua loja Casa Kasar, na Península da Ponta d´Areia. Terá exposição e venda de obras de pintura de Fernando Motta, liquidação de vários produtos da loja com descontos de 20 a 70%.

Tem mais: uma das maiores atrações do evento serão as mesas decoradas por diversos arquitetos tendas as mães como mote para a composição dos detalhes.

Em tempo: Cintia está programando uma queima de estoque de material de festa na primeira quinzena de maio. Quem já viu as peças que estarão sendo oferecidas garante que a promoção é simplesmente imperdível.

TRIVIAL VARIADO

Uma das novas sensações da cidade na área de doces finos da mais alta e requintada gastronomia é a Brigaderia Gourmet de Ana Leopoldina (98-999101-1011, que é a última novidade em delícias com chocolate.

No assunto: quem já provou as delicias preparadas por ela garante que além de muito bem apresentadas são de sabor delicioso e lembram os sofisticados doces belgas à base de chocolate. Uma ótima pedida para esta Semana Santa.

O executivo empresarial José Aderaldo do Nascimento Neto não para mais em São Luís. Como o foco dos negócios em que atua fica em Santa Catarina, ele tem circulado bastante para linda terra das mulheres mais bonitas do Brasil.

No assunto: hoje, Aderaldo segue para Miami com o grupo de franceses a que se associou para exploração de negócios na área de pavimentação de estradas a baixo custo.

Nestes últimos dias tem sido grande a corrida dos convidados para confirmar presença no Gala de Maio, atendendo a solicitação de Teresa Martins para que as providências do evento possam ser realizadas com a devida antecedência.

Hoje é dia de festa para os Holanda Vilhena. Motivo: Marcella Holanda Vilhena muda de idade e comemora a data com um almoço, ao lado do marido Thalissonn e dos filhos Leonardo e Benício, na casa que foi morada de sua avó Zazá Holanda.

Ana Lúcia e Amaro Santana Leite vivem uma Semana Santa especial com a chegada do filho primogênito dele, Alan Leite, que mora com a esposa e filhos em São Paulo e veio passar o feriadão entre São Luís e a fazenda da família, em Santa Rita.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.