(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Lançamento do álbum “O Bis”

Mais: as confirmações para o Gala de Maio

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
OS CASAIS Marcelo e Fabiola Brasil, patrocinadores do álbum do cantor e compositor Marconi Rezende, também visto na foto com a esposa e produtora Ana Marques
OS CASAIS Marcelo e Fabiola Brasil, patrocinadores do álbum do cantor e compositor Marconi Rezende, também visto na foto com a esposa e produtora Ana Marques

Chega às principais plataformas digitais nesta terça-feira, às 20h – a exemplo do Spotify, Deezer, YouTube, Itunes entre outras – o álbum “O Bis”, de autoria do cantor e compositor Marconi Rezende, com parcerias especiais.

A gravação contou com patrocínio do Grupo Potiguar e do Governo do Estado do Maranhão, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Completando 30 anos de carreira artística, Marconi Rezende apresenta esse que é seu segundo álbum autoral, e traz canções compostas por ele, além de composições em parceria com amigos especiais como Josias Sobrinho, Fernando Japona, Joãozinho Ribeiro e Zeca Baleiro, que compôs a letra e interpreta junto com Marconi a música “Se Você Fosse Sincera”. A canção “Azar do Arlequim”, composta por Joãozinho Ribeiro, Marconi interpreta  juntamente com a cantora Flávia Bittencourt.

Marconi Rezende ficou conhecido pelas suas interpretações de Chico Buarque e também por fazer o papel dele no musical João do Vale (2017 – 2018) e depois no espetáculo Cale-se.

Itinerâncias da Bienal de SP na Casa do Maranhão

A Fundação Bienal dá início, no próximo dia 12 (amanhã), ao Programa de Itinerâncias da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto, exposição que recebeu 700 mil visitantes no Pavilhão da Bienal e instituições parceiras, entre 2020 e 2021, além de ter atingido 2,7 milhões de pessoas online.

Este ano, a primeira cidade a receber a itinerância será a Capital maranhense, com abertura de exposição nesta terça-feira na Casa do Maranhão.

As itinerâncias foram concebidas por Jacopo Crivelli Visconti, curador-geral da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto.

Para 2022, as mostras foram pensadas a partir de enunciados, que são eixos temáticos ou objetos que reúnem obras e artistas, estimulando o público a refletir sobre os assuntos apresentados.

Este ano, temas como colonização, racismo e questões indígenas fazem parte das discussões abordadas.

Itinerâncias da Bienal de SP...2

O recorte da mostra que será exibido na Casa do Maranhão, em São Luís, é organizado a partir do enunciado Retratos de Frederick Douglass, que  foi  um  homem  público,  jornalista, escritor, orador norte-americano, e um dos  principais  expoentes da  luta  pela  abolição  da  escravidão. 

Até  hoje  seus retratos circulam  pelo  mundo  como  símbolo de  justiça  e  liberdade.

Assim, sob o olhar penetrante e desafiador de Douglass, este enunciado traz artistas e obras voltados aos processos de colonização, deslocamento, violência e resistência que marcaram e continuam marcando a vida de milhões de pessoas ao redor do planeta.

Tome nota: os artistas cujas obras participam desta itinerância na Casa do Maranhão são: Alice Shintani, Arjan Martins, Daniel de Paula, Frederick Douglass, Frida Orupabo, Neo Muyanga, Noa Eshkol, Paulo Kapela e Tony Cokes.

Pela iniciativa, além de São Luís, mais oito cidades brasileiras e duas no exterior estão previstas para receber recortes da 34ª Bienal este ano. São elas: Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campos do Jordão (SP), São José do Rio Preto (SP), Belém (PA), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Santiago (Chile) e Paris (França).

As confirmações para o Gala de Maio

Esta é uma semana decisiva para garantir o sucesso do Gala de Maio 2022, o evento mais esperado desta temporada programado para a noite de 14 de maio, a partir das 20 horas, no luxuoso salão do Palazzo Eventos, no Araçagy, quando estaremos brindando a sociedade maranhense com uma noitada deslumbrante, com pompa e circunstância.

É que a coordenadora da lista de convidados, Teresa Martins, está solicitando aos convidados que confirmem suas presenças até o dia 15 de abril, para que o planejamento da festa seja feito com a devida antecedência.

O Gala de Maio 2022 é um evento que terá todos os temperos que possam remeter às nossas mais autênticas manifestações culturais. Pois embora seja uma Noite de Gala, estaremos homenageando o centenário da Semana de Arte Moderna e a Cultura Popular do Maranhão, com um baile que será animado por todos os ritmos musicais, do bolero das grandes orquestras à batida do samba, das toadas de bumba-meu-boi ao axé music.

De traje e sugestões para o Gala de Maio

O traje obrigatório para o Gala de Maio 2022 é Passeio Completo (terno escuro para os homens; para as mulheres não há exigência de vestido longo. Cada uma escolhe o comprimento que achar que lhe cairá melhor para essa noite).

Importante: seguindo a atual tendência europeia pós-pandemia, onde nos bailes de gala as pessoas têm usado lindas máscaras venezianas para dar mais glamour e beleza aos looks de gala, estamos sugerindo que o mesmo seja feito aqui para a festa do dia 14 de maio (é bom lembrar que é apenas sugestão, não é exigência).

O que desejamos mesmo é que todos os convidados estejam alegres e felizes para viverem uma linda e inesquecível noite de gala.

NA MISSA de Ramos, na Igreja do Carmo, o empresário Luciano Gomes com as filhas Giovanna e Rafaela e a eterna sogra Yone Azevedo
NA MISSA de Ramos, na Igreja do Carmo, o empresário Luciano Gomes com as filhas Giovanna e Rafaela e a eterna sogra Yone Azevedo

Trabalho infantil

A campanha “Todos Juntos contra o Trabalho Infantil Doméstico”, lançada pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão, faz parte das ações do programa “Infância Sem Trabalho”, uma iniciativa com o objetivo de erradicar o trabalho infantil no Maranhão até 2025. O trabalho infantil doméstico é considerado uma das piores formas de exploração infantojuvenil.

O Maranhão possui a maior taxa de taxa de trabalho infantil doméstico da região Nordeste (8,8%): a quarta maior do Brasil. Os dados são do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Trabalho infantil...2

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios sobre trabalho de crianças e adolescentes, os últimos disponíveis, 1,758 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estavam em situação de trabalho infantil no Brasil antes da pandemia. Desses, 706 mil vivenciavam as piores formas de trabalho infantil, como o trabalho doméstico.

Segundo o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, o número de crianças e adolescentes negros em situação de trabalho é maior do que o de não negros. Os pretos ou pardos representam 66,1% das vítimas do trabalho infantil no país.

Declaração de imposto

A Receita Federal prorrogou para o dia 31 de maio de 2022 o prazo final para a entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, que tem como base os rendimentos obtidos no ano de 2021. 

A nova data consta da Instrução Normativa, publicada no Diário Oficial da União. O prazo previsto anteriormente era 29 de abril.

De acordo com a Receita, o objetivo da prorrogação é diminuir eventuais efeitos da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados.

Abertura de CPI

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) foi um dos três parlamentares que retiraram seus nomes do requerimento do senador Randolfe Rodrigues para abertura da CPI do MEC.

Segundo a publicação, o Palácio do Planalto escalou seu líder no Senado, senador Carlos Viana, para convencer senadores que retirem apoio à investigação, temendo que uma nova CPI vire alvo de desgaste para Bolsonaro em ano eleitoral.

Além de Weverton, desistiram do apoio à abertura da investigação outros dois parlamentares. Sem esse apoio, o requerimento de Randolfe fica com 25 assinaturas, ou seja, faltando duas para atingir o mínimo necessário para dar procedimento ao processo de abertura das investigações.

DE RELANCE

Missão tripulada só por civis

Um fato histórico ocorreu na última sexta- feira quando saiu o foguete Falcon 9, da SpaceX na missão Ax-1 da Axiom Space, a primeira missão só com civis, que viaja rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

A aeronave decolou, a bordo da cápsula Crew Dragon, do Centro Espacial John F. Kennedy da Nasa, na Flórida, nos Estados Unidos.

São 10 dias de viagem, oito deles permanecendo na ISS e conduzindo experimentos científicos que vão desde a robótica até a modelagem de dados para futuras pesquisas sobre câncer.

Dos quatro viajantes, um já foi astronauta da Nasa: Michael López-Alegría, comandante da tripulação e vice-presidente da Axiom Space. Os outros são clientes pagantes. O magnata imobiliário Larry Connor é o piloto. Estão como especialistas da missão: o empresário de música e sustentabilidade Mark Pathy e o investidor e ex-piloto da Força Aérea de Israel Eytan Stibbe.

JÁ que o destaque de hoje são Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), selecionei uma obra sobre flores. Sim, muitas delas são Panc (como hibiscos, jasmins e capuchinhas). Intitulada Garçon dans les Fleurs, a pintura retrata um menino em um jardim. É um clássico de Édouard Manet, de 1876, e está no National Museum of Western Art, em Tóquio
JÁ que o destaque de hoje são Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), selecionei uma obra sobre flores. Sim, muitas delas são Panc (como hibiscos, jasmins e capuchinhas). Intitulada Garçon dans les Fleurs, a pintura retrata um menino em um jardim. É um clássico de Édouard Manet, de 1876, e está no National Museum of Western Art, em Tóquio

Já ouviu falar em Panc?

Em tempos de comida cara, inflação alta, fome e insegurança alimentar, esse deveria ser um tema “da moda”, mas ainda é pouco falado e mesmo conhecido por muitos de nós.

As Plantas Alimentícias Não Convencionais – ou simplesmente Panc – são frutas, folhas, flores, rizomas, sementes e outras partes de vegetais que podem ser consumidas, mas que a gente às vezes nem imagina.

A sigla foi cunhada em 2008, a partir de estudos do biólogo Valdely Kinupp, professor do Instituto Federal de Educação do Amazonas. De lá para cá, a ideia vem ganhando novos sentidos.

Panc não é comida de marciano

Muitos exemplares de Panc são chamados de “erva daninha” ou de “inço”. Sabe aquele “matinho” ali no terreno baldio ou na fresta da calçada? Pois é. Pode ser uma Panc das mais saborosas e nutritivas, tanto quanto algumas velhas conhecidas do nosso paladar.

Quer um exemplo? A bananeira é uma PANC, não pelo uso corriqueiro (dos frutos maduros), mas pela casca, pelos frutos verdes e pelo mangará (coração). É possível preparar ótimos pratos com esses ingredientes, aproveitando tudo, sem desperdício - como faziam nossos avós.

– Não é comida de marciano nem de ecochato. É um conhecimento ancestral, um patrimônio que se perdeu com o processo de industrialização. Passou da hora de resgatarmos isso – defendem os nutricionistas.

As delícias feitas com Panc

Existe até cerveja de Panc. Uma das opções, leva urtiga e folha de limão-bergamota. É produzida pela Panc Beer, de São Paulo.

O livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) no Brasil (Plantarum, 768 páginas), de Valdely Kinupp e Harri Lorenzi, é um guia completo e conta com receitas ilustradas.

Dicas importantes: a pitaia-roxa (também é Panc) dá um belo drinque, se misturada com leite de coco fresco, polpa de abacaxi, suco de limão e rum branco.

Arbusto nativo comum em pastagens e terrenos baldios, o assa-peixe é uma Panc saborosa. As folhas jovens podem ser consumidas à milanesa e lembram peixes fritos.

Paralelas Convergentes – Laços de Sangue

Artista plástico e poeta radicado em São Luís, Evgeny Solomonovich Itskovich fará uma exposição no espaço de arte Márcia Sandes por meio do Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão.

Intitulada Paralelas Convergentes – Laços de Sangue, a exposição conta com a curadoria da Liubov Itskovich e reúne obras que trazem os pontos de intercessão de culturas independentemente da sua localização geográfica e ligados com a ancestralidade, com família que ultrapassa os limites territoriais se opondo a ganância da guerra.

Nos quadros, vemos o florescer da Ucrânia, pessoas e paisagens ainda intocáveis pela agressão do ditador russo.

A abertura acontece nesta terça-feira, as 9h. E contará com declamação de poesia e performance dos filhos do artista Maria e Evgeny Itskovich. A data coincide com o aniversário de 63 anos do artista.

UM ENCONTRO de antiga amizade e ótimas conversas em restaurante badalado do Rio de Janeiro reuniu Maria da Graça Uchoa (Receita Federal) e Lydia Moraes Correia, que está afivelando as malas para uma temporada com a irmã Lucia Jennings, nos Estados Unidos
UM ENCONTRO de antiga amizade e ótimas conversas em restaurante badalado do Rio de Janeiro reuniu Maria da Graça Uchoa (Receita Federal) e Lydia Moraes Correia, que está afivelando as malas para uma temporada com a irmã Lucia Jennings, nos Estados Unidos

Para escrever na pedra:

“Eu não falo de vinganças nem perdões, o esquecimento é a única vingança e o único perdão”. De Jorge Luis Borges, maior escritor argentino do século XX.

TRIVIAL VARIADO

Tome nota: os turistas internacionais que curtem visitar o Cemitério da Recoleta, verdadeiro museu a céu aberto em Buenos Aires, agora terão de desembolsar o equivalente a R$ 35 (U$ 7) a cada visita.

Tem mais: essa cobrança deverá mudar um pouco os hábitos dos apaixonados pela capital argentina, como eu, que sempre que estava pelo bairro, fazia uma visita ao cemitério – que tem o metro quadrado mais caro da cidade.

Em tempo: é no Cemitério da Recoleta que está, entre outros famosos, o túmulo de Evita Perón. As visitas são de segunda a domingo, das 9h às 17h. E os ingressos podem ser adquiridos pelo buenosaires.gob.ar/cementerios.

A cantora Anna Torres movimentou o jantar de domingo no restaurante Cabana do Sol, em mesa que tinha as presenças do jornalista Evandro Jr. e da psicóloga Julia Maciel Soares. Ontem, a cantora regressou a Paris.

Luiz Eduardo Sereno Fernandes comemorou seus 18 anos com missa em ação de graças na Igreja de São Luís Rei de França, no Calhau, com a presença de alguns de seus melhores amigos.

Presença bissexta no almoço de domingo na Petisqueira da Mamãe: a escritora Lourdinha Lauande Delacroix, acompanhada de Rejane e do médico José Mário Lauande.

O desembargador Jamil Gedeon e Milina botaram o pé no jato e foram com a família curtir os feriados da Semana Santa em Nova York, em viagem organizada por Rafael Saldanha Albuquerque que, no domingo, viajou para fazer um famtour de 12 dias na Turquia.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.