(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

UNDB vai lançar curso de Medicina

E mais: Ana Lúcia e Amaro Santana conhecem o tempero do Gustare Platters

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
DONA Maria Izabel Pereira Rodrigues com filhas Ceres e Elizabeth e os netos Rebeca, Raissa, Erik, Evandro e Isabella, unidos na gestão de um grupo educacional com mais de 60 anos de história
DONA Maria Izabel Pereira Rodrigues com filhas Ceres e Elizabeth e os netos Rebeca, Raissa, Erik, Evandro e Isabella, unidos na gestão de um grupo educacional com mais de 60 anos de história

A UNDB está em festa desde ontem com mais uma grande vitória em seu portfólio de cursos.

Foi aprovado pelo MEC, com nota máxima na avaliação, o Curso Superior de Medicina dessa que é uma das mais bem avaliadas universidades desta região.

O corpo docente do Curso de Medicina da UNDB já está pronto para entrar em ação e o vestibular deve ocorrer logo após a Semana Santa.

Para tanto, a universidade maranhense do Grupo Dom Bosco teve o cuidado de contratar uma empresa de prestígio nacional, especializada em vestibulares de cursos de Medicina.

A nova faculdade vai ser dirigida pelo Doutor Ivan Figueiredo.

De volta aos palcos

Tome nota: depois de dois anos longe do público devido à pandemia, o Sul em Dança – um dos maiores festivais do ramo no Brasil – já tem data marcada para o retorno presencial: dias 27 a 30 de maio, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre.

Nas últimas 17 edições, nada menos do que 59 mil bailarinos passaram pelo palco do evento, entre os quais numerosos grupos de dança do Maranhão.

O último encontro com a presença física de artistas e plateia foi em 2019. Agora, as inscrições estão abertas a bailarinos e grupos profissionais e amadores, escolas de dança e alunos de projetos sociais de todo o país.

Mais informações pelo e-mail sulemdanca@gmail.com ou pelo telefone (51) 99152.2957.

Aranha número 50 mil

Uma aranha comum nos territórios do Sul do Brasil, da Argentina e do Uruguai é a de número 50 mil a ser registrada no mundo.

A Guriurius minuano foi descoberta pela brasileira especialista em aracnídeos Marta da Silva Kimberly e por colegas brasileiros e um uruguaio.

A inclusão da nova espécie no Catálogo Mundial de Aranhas (World Spider Catalog ou WSC) ocorreu na última quarta-feira.

Conforme os pesquisadores, a Guriurius minuano faz parte da família Salticidae ou aranhas-saltadoras, que é a maior dos aracnídeos.

Com oito olhos, quatro na frente da cabeça e dois em cada lado, tem visão excepcional e pode ser vista caçando suas presas em cercas vivas e árvores.

Aranha número 50 mil...2

Em comunicado sobre a inclusão da aranha no WSC, o Museu de História Natural de Berna, na Suíça, afirmou que foram necessários 265 anos para se chegar a 50 mil espécies de aranhas descritas – a primeira descrição científica ocorreu em 1757.

A estimativa é de que o número represente apenas metade dos aracnídeos existentes na Terra.

Para “concluir” a descrição dessa outra metade, os especialistas projetam pelo menos mais cem anos de pesquisas.

“As aranhas são os predadores mais importantes em habitats terrestres e sua importância ecológica não deve ser subestimada. (...) Além disso, são o principal regulador das populações de insetos, dos quais consomem entre 400 milhões e 800 milhões de toneladas por ano", diz o comunicado do museu. “Por isso, são de grande importância para os humanos”.

ANA Lucia e Amaro Santana Leite foram conhecer um dos mais novos endereços gastronômicos da cidade: o Gustare Platters, no Calhau (próximo ao Hotel Blue Tree e ao Garden Shopping) e gostaram muito dos quitutes preparados pelo Chef Tulio Roberto, um mineiro que conhece muito bem os segredos da arte culinária  
ANA Lucia e Amaro Santana Leite foram conhecer um dos mais novos endereços gastronômicos da cidade: o Gustare Platters, no Calhau (próximo ao Hotel Blue Tree e ao Garden Shopping) e gostaram muito dos quitutes preparados pelo Chef Tulio Roberto, um mineiro que conhece muito bem os segredos da arte culinária  

DE RELANCE

Compositores Geraldo e Chico

Geraldo Azevedo e Chico César estão de malas afiveladas para virem a São Luís.

As duas feras da música popular brasileira se encontrarão no palco do Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana no dia 22 de abril com o show Violivoz.

O público vai poder ouvir, em voz e violão, releituras de grandes clássicos e trabalhos autorais que encantam até hoje.

Os sucessos de Geraldo e Chico

Entre os sucessos, uma canção poderá marcar o show. Trata-se da música “Terra à vista”, uma composição de Geraldo Azevedo homenageando São Luís.

Já Chico César, após esse momento de flexibilização da pandemia, traz uma música lançada em 2008 que voltou a ser destaque em todas as plataformas digitais: “Deus me proteja”. O hit viralizou após Juliette cantar a faixa no BBB 2021.

Gala de Maio 2022

Teresa Martins continua desenvolta em sua missão de confirmar as presenças dos convidados no Gala de Maio 2022, pedindo que eles façam as suas confirmações até o dia 15 de abril.

Como já foi dito aqui, esse prazo se justifica pela necessidade de garantir com a devida antecedência o público estimado para evitar quaisquer transtornos que possam tirar o brilho dessa noite que se auspicia como a mais deslumbrante dos últimos tempos na sociedade maranhense.

O Gala de Maio 2022 é o primeiro grande evento após a pausa de mais de dois anos provocada pela pandemia que levou muitos amigos nossos, causando uma baixa lamentável de assíduos frequentadores a tradicionais colaboradores das festas com a grife desta coluna.

A expectativa geral, no entanto, é das melhores, com a torcida geral para que o Gala de Maio 2022 aconteça, com pompa e circunstância, a partir das 20 horas do dia 14 de maio próximo, no luxuoso salão do Palazzo Eventos, no Araçagy.

Será uma noite com todos os ritmos musicais que fazem sucesso no Maranhão e no Brasil.

Boi no Casarão

Há algumas semanas que o folclore maranhense está invadindo as dependências do Casarão Colonial, no Cento Histórico de São Luís, para mostrar que o São João está na iminência de voltar à agenda este ano, após dois anos amargando o enclausuramento por conta da pandemia de Covid-19.

Neste domingo, índias, vaqueiros e instrumentistas do Boi de Nina Rodrigues estarão no espaço com todo o seu gingado e graciosidade compondo a programação.

Isso é para mostrar que o Casarão já está no clima dos festejos mais esperados do ano e que valoriza e não abre mão de exibir o que o Maranhão tem de mais interessante para os turistas que frequentam o estabelecimento.

A programação de largada incluirá o Grupo CDC, Turma do Samba, Gil Lemos e DJ Arsênio Filho.

Novidades da DPE

Dois grandes momentos movimentarão a Defensoria Pública maranhense. A sede da instituição, que há 16 anos funciona no casarão 421, no Centro Histórico de São Luís, mudará de endereço. Além disso, a carreira ganhará o reforço de mais 20 defensores públicos.

Conduzidas pelo defensor-geral Alberto Bastos, a inauguração e a posse acontecerão no dia 5 de maio, no novo edifício-sede, no Renascença II, nas proximidades da Escola Reino Infantil.

Mais ampla e moderna, a nova unidade tem 10.000 m² a mais que a sede antiga. Nesse primeiro momento, serão entregues apenas as obras do térreo e do terceiro andar.

O atendimento à população permanecerá no antigo casarão da Praia Grande, com previsão de mudança definitiva para o final de abril, em data ainda a ser divulgada.

Chuvas no Maranhão

O deputado Roberto Costa (MDB) propôs uma mobilização entre governo estadual e prefeituras para prestarem auxílio a famílias vítimas de enchentes no Maranhão.

Ela chamou atenção para o fato de que, em decorrência das fortes chuvas, vários municípios decretaram situação de emergência.

De acordo com o deputado, em torno de 400 famílias foram afetadas e os abrigos disponibilizados não são suficientes.

Humor no teatro

O humorista Junior Chicó segue em turnê pelo Nordeste com seu primeiro solo de stand up “Quebrando o Armário”.

Dia 15 de abril, ele desembarca em São Luís para uma única apresentação, no Teatro Arthur Azevedo, às 20h

No palco, Junior fala sobre a liberdade de escolhas, vida pessoal, família e a importância de se assumir homossexual e sentir orgulho de ser quem é.

Humor no teatro...2

Além disso, o artista aborda os medos e cuidados que tinha antes de se assumir, a relação com os amigos e reações que eles tiveram quando contou que era gay e como ter se assumido melhorou a relação em casa com a família.

Natural de Pernambuco, Chicó ganhou destaque nacional após participar do Prêmio Multishow de Humor, em 2017.

Um dos nomes mais promissores de stand-up comedy no Rio de Janeiro, o humorista integrou o elenco de um dos grupos de maior relevância no cenário nacional, o ‘Comédia em Pé’, responsável por revelar talentos como Fábio Porchat, Léo Lins, Fernando Caruso, entre outros.

O MARANHENSE Andson Mendonça já contabiliza mais de 2,3 milhões de visualizações pelo clipe da música
O MARANHENSE Andson Mendonça já contabiliza mais de 2,3 milhões de visualizações pelo clipe da música "Pix do Tamanho da Tua Saudade"

Grande talento maranhense

Um dos mais talentosos e desenvoltos cantores de forró lançou clipe oficial que está fazendo sucesso no YouTube. 

Refiro-me à música “Pix do Tamanho da Tua Saudade”, do maranhense Andson Mendonça, que já contabiliza mais de 2 milhões e 329 mil visualizações. 

Andson, ex-Furacão do Forró, está em uma ótima fase da carreira e segue firme e forte levantando a bandeira desse gênero musical, um dos mais contagiantes do Brasil e uma das marcas registradas do Nordeste. 

Apresentando-se constantemente nos palcos desta capital e de outras cidades brasileiras, o artista cativa com suas apresentações consistentes, fruto de sua voz firme e jeito descontraído de interagir com o público. 

Neste mês de abril, o clipe será lançado, oficialmente, durante festa a ser realizada na Delicata Eventos, na Avenida dos Holandeses

Para escrever na pedra:

“Nunca duvide da voz do seu coração, pois ela reflete a verdade do seu pensamento”. De autor desconhecido.

TRIVIAL VARIADO

Raras são as pessoas que podem registrar uma marca de vida tão bonita como a que Dona Dayse Muniz comemora amanhã. Ela vai festejar os seus bem-vividos 105 anos com um almoço na Rua São Raimundo, no Araçagy. A aniversariante é irmã de Dona Carmita Araújo, a mais famosa doceira de São Luís.

Ceres e Roosevelt Murad agendaram um novo giro internacional para o mês de maio. Vão rever a Europa e seus encantos e aproveitam para comemorar, no dia 14, em ambiente de primeiro mundo a nova idade de Roosevelt.

Modelo, atriz e cantora, a maranhense Surama de Castro está circulando na cidade e vai reunir toda a família, na próxima terça-feira, para comemorar os 80 anos de sua mãe Teodolina de Castro.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.