(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Gala de Maio 2022: confirmações

E o espetáculo musical de Anna Torres no Centro Histórico de São Luís

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Casal de grande charme que pontifica nos salões do Rio Grande do Norte, São Luís, São Paulo e Lisboa, onde possuem moradas elegantes, Antonio Gentil e Marluce (Grupo Gentil Negócios) com o Repórter PH. A família Gentil tem presença confirmada no Gala de Maio 2022
Casal de grande charme que pontifica nos salões do Rio Grande do Norte, São Luís, São Paulo e Lisboa, onde possuem moradas elegantes, Antonio Gentil e Marluce (Grupo Gentil Negócios) com o Repórter PH. A família Gentil tem presença confirmada no Gala de Maio 2022

Todos os convidados que ainda não confirmaram presença no Gala de Maio estão recebendo um novo vídeo enviado por Teresa Martins pedindo que façam as suas confirmações até o dia 15 de abril.

É uma forma de garantir a produção com a devida antecedência para evitar quaisquer transtornos que possam tirar o brilho dessa noite que se auspicia como a mais deslumbrante dos últimos tempos na sociedade maranhense.

Afinal, é o primeiro grande evento após a pausa de mais de dois anos provocada pela pandemia que levou muitos amigos e dentre eles, alguns assíduos frequentadores e colaboradores das festas com a grife desta coluna.

O Gala de Maio 2022 acontece, com pompa e circunstância, a partir das 20 horas do dia 14 de maio próximo, no luxuoso salão do Palazzo Eventos, no Araçagy.

Lei sobre fraldários

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, em primeiro e segundo turnos, o Projeto de Lei 362/2017, de autoria do deputado Adriano Sarney (PV), que trata da obrigatoriedade da construção ou adaptação de fraldários acessíveis a frequentadores de shopping centers e estabelecimentos similares.

A matéria foi encaminhada à sanção.

Segundo o PL, os estabelecimentos terão seis meses, a partir da regulamentação da lei, para adaptar suas instalações e, em caso de descumprimento, será aplicada advertência, a qual, desatendida, ensejará multa no valor de R$ 10 mil.

Em caso de reincidência, o infrator será punido com o dobro da penalidade. A cada violação da lei subsequente será aplicada multa correspondente à reincidência anterior, acrescida de 20%.

Adriano esclarece que os fraldários deverão ser instalados em locais reservados, próximo a banheiros, e serão de livre acesso aos usuários de ambos os sexos. Quando não houver local reservado, deverão ser instalados dentro dos banheiros femininos e masculinos.

“A Cigarra Autista”

Quem já está na cidade é a cantora maranhense Anna Torres, que mora há de vinte anos em Paris.

Ela veio para apresentar o espetáculo musical “A Cigarra Autista”, no próximo domingo, na Feirinha São Luís.

A apresentação é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), data de extrema importância para debater o tema e tornar a sociedade mais inclusiva.

“A Cigarra Autista” é uma fábula que trata da preservação do meio ambiente, da aceitação dos outros e do amor como forma de construção de uma sociedade melhor, tudo isso com foco na inclusão dos autistas nas relações humanas.

A cantora maranhense Anna Torres está em São Luís com o espetáculo “A Cigarra Autista”
A cantora maranhense Anna Torres está em São Luís com o espetáculo “A Cigarra Autista”

Sucesso maranhense

A maquininha Dpay, tecnologia 100% maranhense, está agradando bastante no Maranhão e em outros estados do Brasil. A aceitação tem razão de ser. É que seus diferenciais são as taxas, o suporte regional e a entrega do valor.

A ideia é do administrador e empresário Willian Gusmão, cujo insight para a criação do produto veio em 2019, período em que grande parcela de empreendedores brasileiros vislumbrou na crise uma oportunidade para abrir um novo negócio.

Sucesso maranhense...2

É que um dos principais resultados das medidas de isolamento, com a pandemia do novo coronavírus, foi a maior demanda por entrega em domicílio.

Com estabelecimentos comerciais fechados, enquanto uma parcela expressiva dos consumidores permanecia em casa, houve crescimento dos serviços de delivery.

Cada vez menos as pessoas usam dinheiro em espécie ou cheque. Não oferecer o serviço das maquininhas pode significar algumas vendas perdidas.

DE RELANCE

Seminário de Educação

“Inovação e Perspectivas da Aprendizagem” será o tema central do I Seminário de Educação da Faculdade de Negócios Faene, a ser realizado no dia 30 de abril, das 8h ao meio-dia, sob o comando de professores da instituição que concluíram o curso de especialização em Metodologias Ativas.

O evento, presencial com transmissão ao vivo, abordará quatro subtemas: “Ensino Híbrido”, “Perspectivas da Educação”, “Gamificação” e “Avaliações Ativas”.

Política de proteção

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei, de autoria do deputado Adelmo Soares, que institui a Política Estadual dos Direitos das Populações Atingidas por Barragens.

A matéria, que segue para sanção governamental, tem como objetivo resguardar os direitos daqueles que sofrem, direta ou indiretamente, danos decorrentes dos impactos provocados pela construção, operação, desativação ou rompimento dessas estruturas.

Em sua justificativa, Adelmo Soares afirma que o Maranhão não possui nenhuma lei específica para tratar da segurança de barragens.

Cursos profissionalizantes

Nem mesmo a chuva torrencial que caiu em São Luís na última terça-feira impediu que 20 formandos e seus familiares chegassem à sede da Ligga - Projeto Porto São Luís na comunidade do Cajueiro.

Felizes e ansiosos, eles comemoravam uma grande conquista e não escondiam o orgulho de estarem ali.

O evento mais que especial era a formatura dos alunos da primeira turma de cursos profissionalizantes promovidos pela Ligga – Projeto Porto São Luís em parceria com o Senai-MA.

E superação é a palavra que melhor define essa turma.

Cursos profissionalizantes...2

Com carga horária de 160h, as aulas na sede do Porto começaram em 2020, mas precisaram ser interrompidas devido à pandemia. Foram retomadas somente em janeiro de 2022 e driblando as mais diversas dificuldades pessoais, homens e mulheres que sonham com um futuro melhor, apostaram na capacitação como o passaporte para realizar seus sonhos.

Eles tiveram aulas teóricas e práticas nos cursos de Pedreiro (a) de Alvenaria e Carpinteiro (a) de Obras.

E, agora, sonham entrar para o mercado de trabalho formal ou empreender com essas novas habilidades.

Nova diretoria do Centro da Indústria do Maranhão (CIMAR), presidida por Cláudio Azevedo
Nova diretoria do Centro da Indústria do Maranhão (CIMAR), presidida por Cláudio Azevedo

Nova diretoria do CIMAR

O Centro das Indústrias do Maranhão (CIMAR) elegeu sua nova diretoria para o biênio 2022-2024. Cláudio Azevedo preside entidade reativada para preservar os interesses gerais do empresariado maranhense 

A entidade, sem fins lucrativos, foi reativada em 2019, por empresários e antigos associados ligados ao segmento da indústria e retoma suas atividades com a finalidade de aproximar empresas industriais, agroindustriais, do agronegócio, empresários, associações ligadas ao setor produtivo e afins, bem como empresas que possuem, por objeto, finalidade diretamente relacionada aos interesses da indústria.

Nova diretoria do CIMAR...2

Para o biênio 2022/2024 foi eleita a diretoria formada pelos empresários Cláudio Donizete Azevedo, como presidente; Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, 1º vice-presidente; Celso Gonçalo de Sousa, diretor administrativo; João Batista Rodrigues, diretor financeiro; Fernando Palácio Duailibe e José Antônio Gorgen, diretores; Benedito Bezerra Mendes, Fábio Ribeiro Nahuz e Nelson José Nagem Frota, membros efetivos do Conselho Fiscal; e Pedro Robson Holanda da Costa e Nayhara Miranda Vasconcelos, suplentes do Conselho Fiscal.

Cláudio Azevedo, que assume a presidência, também atua no setor industrial como presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão (Sifema).

Nova diretoria do CIMAR...3

A eleição e a posse da nova diretoria ocorreram na sede da Fiema e reuniu empresários de diversos setores, além de presidentes das entidades de classe Fiema, Faema/Senar, ACM-MA, Sebrae, Fecomércio e Ascem, que foram recebidos pelo anfitrião, Edilson Baldez das Neves, presidente da Fiema.

O líder do setor industrial fez questão de frisar a importância da reestruturação do CIMAR para o setor empresarial.

O CIMAR foi fundado em 1967, mas encontrava-se paralisado desde 2003. Teve como primeiro presidente o empresário e executivo Luís da Rocha Porto, do ramo da Oleaginosas Maranhenses S/A (Oleama), indústria fabricante de sabões, velas, óleo de coco de babaçu e produtos saneantes.

Da esquerda para a direita - Dr. Emerson Gasparetto, George Schahin, Drª Glaucia Palácio, Luiz Sérgio Pires Santana e Macelino Machado
Da esquerda para a direita - Dr. Emerson Gasparetto, George Schahin, Drª Glaucia Palácio, Luiz Sérgio Pires Santana e Macelino Machado

Centro de Medicina Especializada

O Hospital São Domingos (HSD) inaugurou na última segunda-feira (4), o seu novo Centro de Medicina Especializada, que terá capacidade para aumentar em até 20% os atendimentos diários.

Outra novidade foi a inauguração do Átrio, que agora é o principal acesso dos pacientes e visitantes às dependências do hospital.

O HSD contou na solenidade de inauguração com a presença do diretor-geral do negócio de Hospitais e Oncologia da Dasa, Dr. Emerson Gasparetto, que falou sobre o papel do Maranhão e do Nordeste no protagonismo da estratégia de crescimento da Dasa.

A propósito: desde 2019, o Hospital São Domingos já investiu mais de R$ 200 milhões em expansão, aquisição de equipamentos e melhorias estruturais para oferecer serviços de saúde de alta qualidade.

São Domingos agora é Dasa

Adquirido em 2021 pela Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, o Hospital São Domingos tem como diretora-geral a Drª. Glaucia Palácio.

Ela destaca que a inauguração do Centro Médico de Especialidades do HSD marca o início dos trabalhos que a Dasa e o São Domingos vão realizar em prol da saúde no estado do Maranhão.

“Estamos conectados a um propósito em comum: o cuidado integrado ao paciente, do diagnóstico ao tratamento, em um ecossistema de saúde. A sinergia de valores das duas instituições propõe um novo modelo de cuidado que privilegia a prevenção, predição, eficiência e a sustentabilidade do setor”, pontua a diretora-geral.

O Gerente Geral da Potiguar Reginaldo Gonçalves foi quem representou a empresa na solenidade de premiação
O Gerente Geral da Potiguar Reginaldo Gonçalves foi quem representou a empresa na solenidade de premiação

Destaque para o Grupo Potiguar

A Revista Anamaco, da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção acaba de divulgar o 22º Ranking Nacional das Lojas de Material para Construção referente ao período 2021-2022, uma das épocas mais desafiadoras para o varejo em geral.

A pesquisa “Top 50 do Varejo” mostra quais são as maiores empresas de varejo do país. E para orgulho dos maranhenses o Grupo Potiguar conquistou a 13ª posição nacional.

O troféu foi entregue em São Paulo durante a FEICON, feira que reúne os segmentos de construção e arquitetura.

Segundo o presidente do Grupo Potiguar Marcelo Brasil “essa premiação nos incentiva a continuar buscando as melhores soluções e produtos para nossos clientes, a quem dedicamos sempre todas as nossa conquistas” – disse ele.

Esse reconhecimento vem coroar 40 anos de bons serviços dedicados ao varejo pelo Grupo Potiguar, que atualmente conta com cinco lojas em São Luís e uma em Imperatriz e dois CD´s (Centros de Distribuição).

Para escrever na pedra:

“Há um certo prazer na loucura, que só o louco conhece”. De Pablo Neruda

TRIVIAL VARIADO

A entrega da primeira etapa do Hospital da Ilha, localizado no Turu, é um marco não apenas para o setor da saúde pública, mas para o segmento da construção civil do Maranhão.  A conclusão dessa fase da obra foi possível graças ao empenho de duas empresas maranhenses que mostraram conhecimento em empreendimento desse porte.

A unidade hospitalar será fundamental para desafogar o atendimento em postos de saúde da Capital, além de servir a outros municípios da Grande Ilha. “É uma obra de fundamental importância para o nosso estado porque é a inauguração de um hospital de mais de 32 mil metros quadrados”, destaca o engenheiro Gerardo Braquehais.

O Senac Maranhão recebeu no último dia de março diretores dos departamentos regionais do Senac do Nordeste e Espírito Santo, além do Diretor Geral e parte da equipe do Departamento Nacional da instituição, para o Encontro do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste.

No assunto: o evento foi realizado no Hotel Luzeiros e contou com debates sobre projetos e programas da instituição. O Diretor Geral do Senac, Sidney Cunha, ressaltou a importância da reunião para discutir e traçar planos para atingir a missão do Senac.

Em tempo: para o Diretor Regional do Maranhão, José Ahirton Lopes, “a Reunião de Diretores do Núcleo Nordeste e a participação do Departamento Nacional foi interessante, pois, tivemos a oportunidade de participar de uma forma mais expressiva”.

Apaixonada pelos produtos do lar, Rosana Brandão inaugura sua loja física Casa RB nesta quarta-feira, a partir das 18h, no segundo andar do Champs Mall, na Península da Ponta d´Areia.

Rosana idealizou sua loja com o mesmo carinho com que recebe em sua casa. O momento de arrumar uma bela mesa tanto para receber amigos em ocasiões especiais, como para uma simples refeição com a família, sempre foi para ela sinônimo de alegria. Assim, os detalhes da loja física Casa RB foram pensados para agradar a quem também gosta de receber.

A Casa RB contará também com uma curadoria incrível em itens de mesa posta, e uma maravilhosa experiência de chá da tarde inglês! "Faremos mini grupos a fim de ter a experiência em degustar um legítimo chá da tarde inglês com tudo que se tem direito", pontua Rosana.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.