(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Lugar de autista é em todo lugar

Governador Carlos Brandão na Feira do Empreendedor 2022

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
AUGUSTO Diniz, diretor da operadora Maxx, empresa que oferece os serviços Móvel (telefonia celular); Play (TV a Cabo / Streaming), Voice (Telefonia Fixa) e Fibra (Internet Fibra Óptica)
AUGUSTO Diniz, diretor da operadora Maxx, empresa que oferece os serviços Móvel (telefonia celular); Play (TV a Cabo / Streaming), Voice (Telefonia Fixa) e Fibra (Internet Fibra Óptica)

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no último sábado, teve como slogan nacional “Lugar de autista é em todo lugar”. E vale lembrar dos grandes benefícios que a internet pode oferecer às pessoas com transtorno do espectro autista para se desenvolver e se relacionar.

Entre os principais benefícios estão o controle maior sobre o que falar e como se envolver com outras pessoas, e maior sensação de calma durante as interações.

As redes sociais também oferecem oportunidades para que sejam encontradas pessoas com vivências parecidas, proporcionando ricas trocas e a formação de comunidades.

Lugar de autista é em todo lugar...2

Ciente de sua função de empresa de conexão e transformação, a operadora Maxx orgulha-se em poder prestar o serviço para pessoas autistas. E nessa data o destaque foi para um cliente bem querido por todos na Maxx: João Lucas Gatinho Lobato, um assíduo usuário do serviço de internet da operadora.

João Lucas tem seis anos e é autista, com uma história emocionante de conexão interpessoal conquistada recentemente através do uso do computador e do celular, usando a conexão de internet da Maxx para o seu desenvolvimento.

Com uma facilidade muito grande para o uso da internet, João Lucas é o que se pode chamar de uma criança conectada. Assiste vídeos no Youtube, gosta de gravar e ver vídeos curtos no aplicativo TikTok e sabe acessar a internet até melhor que os pais.

Ele já sabe as letras do alfabeto, as cores, alguns números e tudo isso aprendeu usando o YouTube. Na época da pandemia, as aulas presenciais foram interrompidas e foi pela internet que o João Lucas seguiu fazendo terapia online.

João Lucas com a mãe Poliana Gatinho, que sempre cobra mais amor, aceitação e apoio para pessoas com autismo
João Lucas com a mãe Poliana Gatinho, que sempre cobra mais amor, aceitação e apoio para pessoas com autismo

Não passe vergonha nos grupos

Pessoas que já pagavam suas próprias contas quando enviaram seu primeiro e-mail e chegaram a navegar pela Internet antes do Google e do Facebook dominarem os mares, é provável que ainda fiquem um pouco tensas quando precisam destravar algum enguiço tecnológico ou tentam aprender uma tarefa nova no computador.

Bem-vindo ao clube. Foi para resolver esse tipo de contratempo que a natureza criou filhos, sobrinhos e afilhados nativos digitais – a assistência técnica mais eficiente e acessível do mercado.

A falta de intimidade dos mais velhos com novas tecnologias não foi inventada ontem. Todas as épocas produzem novidades que, em um primeiro momento, parecem difíceis de assimilar pela maioria.

Para a minha geração, tocou a travessia entre dois mundos. Somos filhos de pais que cresceram sem televisão ou ar-condicionado e pais de jovens que nem sequer entendem como seus antepassados arriscavam-se a sair de casa sem o apoio de um smartphone para solucionar previstos e imprevistos pelo caminho.

Não passe vergonha...2

Para alguns, esse gap tecnológico geracional pode ser um obstáculo sério em situações em que já não é mais possível preencher um formulário em papel ou ir pessoalmente resolver um problema.

Com sorte, esse tipo de embaraço também pode ser solucionado com ajuda de um familiar ou conhecido.

Muito mais complexo do que lidar com questões técnicas é mover-se em um mundo em que a própria noção de verdade tornou-se impalpável. Nesse ambiente, todos precisam aprender a avaliar a qualidade das informações recebidas – mesmo quando a mensagem é enviada por um amigo ou familiar querido.

Tão abundantes quanto as fontes de informação não confiáveis são as armadilhas colocadas no caminho de quem navega ingenuamente entre boatos, exageros e mentiras.

Não passe vergonha...3

Foi pensando nisso que o Projeto Comprova, coalizão liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) formada por 40 veículos de mídia que trabalham colaborativamente para verificar desinformação, lançou um minicurso para ajudar pessoas com mais de 50 anos a distinguir fatos de boatos e a não compartilhar conteúdo falso.

O curso é gratuito e as lições diárias, de 5 a 7 minutos, são enviadas pelo WhatsApp (veja como participar no site projetocomprova.com.br). O slogan do curso diz tudo: “Não passe vergonha nos grupos”.

Envie essa dica, sem medo, para amigos e parentes. No heroico Projeto Comprova, dá para confiar.

Na Feira do Empreendedor, realizada com enorme sucesso, o presidente da Fiema, Edilson Baldez, e o diretor Pedro Robson Holanda da Costa entregam uma lembrança da mostra para o governador Carlos Brandão
Na Feira do Empreendedor, realizada com enorme sucesso, o presidente da Fiema, Edilson Baldez, e o diretor Pedro Robson Holanda da Costa entregam uma lembrança da mostra para o governador Carlos Brandão

DE RELANCE

Sessão solene na Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, conduziu, no último sábado, a sessão solene de compromisso e posse do governador Carlos Brandão, que assume o comando do Governo do Estado com a renúncia do governador Flávio Dino.

Na solenidade, o parlamentar desejou êxito ao novo chefe do Executivo e ratificou que a Casa continuará mantendo a relação de harmonia e independência em prol dos maranhenses.

A cerimônia, no Plenário Nagib Haickel, foi iniciada com a leitura da Carta Renúncia do governador Flávio Dino, seguida do juramento e assinatura do termo de posse por Carlos Brandão.

Em seu pronunciamento, Othelino Neto afirmou que, especialmente neste momento da política nacional, o Maranhão dá um grande exemplo ao manter o equilíbrio e o respeito com todos os poderes constituídos.

Concertos no Gentil Braga

O Palacete Gentil Braga, situado na Rua do Passeio, coração do Centro Histórico de São Luís, sediará, nos próximos dias 12, 13, 25 e 30, uma série de concertos musicais reunindo grandes nomes da música clássica do Maranhão nas modalidades canto lírico, piano, orquestra e flauta.

Atividade que vem para somar no calendário cultural de São Luís, levando o público de volta ao teatro, e ainda despertando a solidariedade nos ouvintes, uma vez que os valores arrecadados com a venda dos ingressos serão revestidos em ajuda humanitária aos maranhenses.

Concertos no Gentil...2

O flautista Solimar Lemos, de Brasília, e o pianista e compositor maranhense Willame Belfort, abrirão a minitemporada na capital, onde, nos dias 12 e 13 de abril, executarão obras de peso, que lhes exige uma técnica apurada, além de uma sensibilidade musical que promete contagiar a todos.

No programa, obras de Bach, Piazzolla, Villani Côrtes, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu e do próprio Willame Belfort.

Troca-troca partidário

Os partidos ideológicos, que reuniam as melhores cabeças pensantes do país, lá pelos anos 1950, como PSD, PTB, UDN, desapareceram na erosão das ideias e dos ideais na vida política nacional.

Hoje, há 27 agremiações que não passam de organizações para eleger parlamentares sem nenhum caráter político ideológico de verdade.

São representantes de seus interesses pessoais. Parlamentares de si mesmos. Cada um por si e o resto que se dane.

Morte do fundador da Florense

Repercutiu também em São Luís a morte, no último domingo, do empresário gaúcho Lourenço Darcy Castellan, 92 anos, fundador e presidente emérito da fábrica de móveis Florense, de Flores da Cunha.

Quando os empresários Ernando e Fátima Cavalcante trouxeram a franquia da Florense para esta Capital, Castellan ainda estava no comando dos negócios da marca que hoje conta com mais de 10 lojas fora do país.

No Brasil, o maior exemplo do “pensar gigante” do empresário fundador da Florense está no Rio de Janeiro, onde foi erguida a maior loja de móveis do país, com 2,1 mil metros quadrados.

Há 10 anos, Castellan começou a sair de cena, deixando para os filhos o comando da empresa.

Em nota, a prefeitura de Flores da Cunha, onde fica a sede da Florense, destacou a trajetória de Castellan e decretou luto oficial de três dias por sua morte.

Confirmações para o Gala de Maio

Teresa Martins começou ontem a enviar um novo vídeo aos convidados para o Gala de Maio, pedindo que façam as suas confirmações de presença até o dia 15 de abril.

É que assim a produção do evento terá garantido com antecedência o número de convidados que estará pontificando, não ficando nada para a última hora.

O Gala de Maio 2022 acontece, com pompa e circunstância, a partir das 20 horas do dia 14 de maio próximo, no luxuoso salão do Palazzo Eventos, no Araçagy.

Caça ao Chocolate” no São Luís Shopping

Para comemorar a Páscoa, uma das datas mais especiais (e deliciosas) do ano, o São Luís Shopping preparou a campanha “Caça ao Chocolate”, que será realizada nos dias 9, 10, 16 e 17 deste mês, das 14h às 20h. A criançada que vier ao shopping poderá procurar as pistas que estarão espalhadas pelos corredores através de QR Codes (necessário a utilização de smartphones e internet).

Ponto de partida da caçada: em frente ao Café do Ponto.

Depois de achar todas as pistas, as crianças poderão ganhar um Ovo da Páscoa grátis.

Para escrever na pedra:

“A palavra lágrima não chora. Não adianta escrevê-la para transmitir alguma dor”. De autor desconhecido.

Na comemoração dos 90 anos da OAB-MA, o Conselheiro Federal da OAB, Thiago Diaz, com o também advogado Gustavo Sauaia. Neto de Wady Sauaia, homenageado pela entidade
Na comemoração dos 90 anos da OAB-MA, o Conselheiro Federal da OAB, Thiago Diaz, com o também advogado Gustavo Sauaia. Neto de Wady Sauaia, homenageado pela entidade

TRIVIAL VARIADO

Pela primeira vez na história da Copa do Nordeste, um espetáculo de música e dança invadiu o gramado no intervalo da partida final. O Show da Lampions teve Xand Avião no comando e deixou marcada a memória de mais de 60 mil torcedores que foram à Arena Castelão assistir à final entre Sport e Fortaleza, no último domingo, na capital cearense.

No assunto: o evento inédito foi promovido pela Brahma, patrocinadora oficial da competição pelo segundo ano consecutivo e grande incentivadora do futebol brasileiro. O time do Fortaleza foi campeão pela segunda vez na Copa do Nordeste - o último título do Leão do Pici na Lampions foi em 2019.

Tem mais: o primeiro tempo terminou com o placar de 1 x 0, com gol de pênalti de Yago Picachu e, logo na saída dos jogadores para o vestiário, entrou em campo uma equipe técnica que envolveu mais de 250 pessoas para dar vida ao espetáculo de música e dança do intervalo.

Em tempo: na sequência de menos de três minutos estava montada uma megaestrutura que tomava conta do gramado em formato de Bar da Brahma com 50 bailarinos invadindo o campo do Castelão.

Dica imperdível dada por dois amigos que sabem o que é bom, para quem estiver programando a Semana Santa no Rio Grande do Sul: o clássico ceviche peruano no restaurante Coya, do chef Luis Yagui, na efervescente Porto Alegre.

Em tempo: Yagui é um velho conhecido deste Repórter PH. Ele trocou o Peru pela capital gaúcha há nove anos e é especialista na culinária Nikkei (fusão de sabores japoneses e peruanos). Vale passar por lá e saborear outras delícias da casa.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.