(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Almoço para festejar Ana Lúcia Albuquerque

E os bastidores do Gala de Maio, que reunirá a sociedade maranhense no Palazzo

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
ANA LÚCIA Albuquerque cortando o bolo de aniversário
ANA LÚCIA Albuquerque cortando o bolo de aniversário

NA ÚLTIMA quarta-feira, um grupo de mulheres de grande charme de nossa sociedade se reuniu para almoço no charmoso restaurante italiano Mamma, no Calhau, para celebrar uma das aniversariantes do grupo, Ana Lucia Bernardes Albuquerque (foto), que ganhou bolo de aniversário e um coro de “parabéns pra você”.

NO MAMMA, em tarde das mais agradáveis, a aniversariante Ana Lúcia Albuquerque (mudou de idade no dia 18 de fevereiro) se viu cercada pelas amigas Ligia Silva, Ana Elvira Buhatem, Flávia Araújo Ferraz, Melina Sereno Fernandes, Rose Brunet Medeiros e Thatiana Rodrigues Bandeira
NO MAMMA, em tarde das mais agradáveis, a aniversariante Ana Lúcia Albuquerque (mudou de idade no dia 18 de fevereiro) se viu cercada pelas amigas Ligia Silva, Ana Elvira Buhatem, Flávia Araújo Ferraz, Melina Sereno Fernandes, Rose Brunet Medeiros e Thatiana Rodrigues Bandeira

-----------------------------------------------------

UMA NOITE QUE PROMETE SER INESQUCÍVEL

Pelos cuidados que o Gala de Maio 2022 está merecendo, tanto pelo retorno aos salões elegantes desta Capital quanto pela simbologia das datas que serão celebradas a um só tempo, o evento vem precedido de uma aura de grandiosidade, luxo, elegância e beleza como raras vezes se viu na vida social de São Luís.

O monumental salão do Palazzo Eventos deverá, mais uma vez, ser transformado em um ambiente de esplendor, criatividade e beleza para esse encontro de magia e encantamento da sociedade maranhense a partir de um ousado projeto concebido pela designer Cíntia Klamt Motta, que promete um cenário surpreendente com muita criatividade e requinte em seus mínimos detalhes.

O Gala de Maio 2022 será uma noite de exaltação à rica cultura popular maranhense. E o traje para os convidados será Passeio Completo.

RENOVAÇÃO DA LISTA FARÁ DIFERENÇA

Responsável pela produção do cerimonial de todas as festas com a grife do PH, a economista Teresa Martins está dando os retoques finais na relação dos nomes eleitos para compor nossa exclusivíssima lista de convidados.

É claro que os tradicionais convidados para os nossos eventos abrem a relação, que este ano sofrerá uma grande renovação com a inclusão de novos nomes de pessoas que, pelo charme e elegância, passarão a fazer parte de nossa lista permanente.

Desde a semana passada, Teresa Martins está formalizando os convites para que todos os convidados tenham tempo suficiente para produzir suas elegâncias para essa noite de gala.

E também está sugerindo a todos os convidados que confirmem presença até o dia 15 de abril, pois só assim poderemos garantir uma produção à altura dessa noite de esplendor e beleza.

-----------------------------------------------------

 Luta Contra o Câncer de Próstata

Abril, que na poesia de T.S. Eliot é o mais cruel dos meses, começa nesta sexta-feira, com os preparativos para o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, no dia 8, voltando as atenções dos cidadãos para os cuidados no diagnóstico precoce para o câncer de próstata, o mais comum entre a população masculina.

Para se ter uma ideia da incidência deste tipo de tumor, uma média de três entre cada dez homens acometidos da doença localizam o mal na próstata, uma glândula do tamanho aproximado de uma ameixa, desenvolvida durante a adolescência, com peso aproximado variando de 11 até 20 gramas.

Os são-luisenses devem ter mais atenção com a oportunidade de identificar alguma alteração, antes de ficar mais difícil uma terapia, pois está comprovada uma estatística maior de afrodescendentes acometidos da doença.

Resistência ao toque retal

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a perspectiva é que sejam descobertos novos 65 mil casos de câncer de próstata por ano, em média, alcançando o Maranhão um número recorde de pacientes, dos quais pouco mais de mil em São Luís.

Os homens com mais de 40 anos devem buscar exames com orientação dos médicos, graças à combinação de duas modalidades, a dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA) e toque retal com a introdução de um ou dois dedos dos especialistas na cavidade anal, razão pela qual ainda há uma infundada resistência à visita ao consultório.

-----------------------------------------------------

BEM MAIS esbelta, após uma dieta balanceada, a médica maranhense Thais Buhatem Moreno, atualmente fazendo sucesso na área de cirurgia robótica em Fortaleza, já mandou avisar que desembarca em São Luís no dia 14 de maio para participar, com o marido, também médico, Helder Moreno, e alguns amigos do Ceará, da grande festa com o selo desta coluna no Palazzo Eventos
BEM MAIS esbelta, após uma dieta balanceada, a médica maranhense Thais Buhatem Moreno, atualmente fazendo sucesso na área de cirurgia robótica em Fortaleza, já mandou avisar que desembarca em São Luís no dia 14 de maio para participar, com o marido, também médico, Helder Moreno, e alguns amigos do Ceará, da grande festa com o selo desta coluna no Palazzo Eventos

-----------------------------------------------------

Embrapa na Feira do Empreendedor

São Luís voltou a receber a Feira do Empreendedor. A solenidade de abertura foi realizada ontem e o evento prossegue até 3 de abril em formato presencial, contemplando, também, uma série de atividades on-line.

A Embrapa participa com as palestras “Estado da arte e perspectivas futuras para a caprinocultura e a ovinocultura no Brasil”, a ser ministrada pelo pesquisador Marco Aurélio Delmondes Bomfim, da Embrapa Caprinos e Ovinos, hoje, às 16h15, na Arena de Agro & Turismo“, e "Perspectivas da aquicultura no Maranhão”, a ser realizada pela pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura Andrea Elena Pizarro Muñoz no mesmo local, hoje, às 17h.

Em sua décima edição no Maranhão, a feira acontece no Complexo Multicenter Negócios e Eventos do Sebrae-MA, tendo como tema central “Bons Ventos para o seu Negócio”. Serão três dias de programação, exposição e conhecimento, com muita informação, inspiração, ideias e oportunidades de negócios e de aperfeiçoamento de suas habilidades empreendedoras. Tudo 100% gratuito.

DE RELANCE

Dicas que podem ser úteis

Dica é palavra que anda na moda. Para alguns, vem de “adicar” – gíria portuguesa, de origem cigana, que significa “o que ver”. Para outros, mais provavelmente, vem de “indica”, do verbo “indicar”.

Hoje há dicas de quase tudo. De beleza, decoração, filmes, hotéis, maquiagem, moda, restaurantes, viagem. Também para emagrecer, ficar mais jovem e até conseguir amor sincero.

Na Fontana de Trevi, em Roma, que ficou famosa no mundo todo com o banho de Anita Eckberg (em La Dolce Vita, de Felline), as dicas estão vinculadas às moedinhas jogadas nela pelos turistas, que vão aumentando na medida da dificuldade dos pedidos – uma moeda para voltar a Roma; duas, para não voltar; três, para casar; quatro, para não casar; cinco, para descasar; seis, para não brigar com a sogra.

Seja como for, todo mundo aprecia uma boa dica. Em todos os lugares.

Dicas culinárias de um amigo

Dia desses, recebi de um amigo a relação a seguir, inclusive com dicas culinárias que podem ser muito úteis:

Se tiver problema com formigas, coloque casca de pepino junto ao lugar em que aparecem. Para ter gelo puro e límpido, ferva a água antes de congelar.

Para que os espelhos brilhem, limpe com álcool. Para tirar chiclete grudado na roupa, ponha a peça no congelador durante uma hora. Para retirar tinta das roupas, ponha uma camada (generosa) de pasta de dentes, deixe secar completamente e depois lave a roupa.

Para tornar mais branca a roupa (branca), coloque-a em água quente, com uma rodela de limão, por 10 minutos. Para dar brilho ao cabelo, junte uma colher de chá de vinagre à água e enxágue. Para obter o máximo de sumo de um limão, antes de espremer, ponha o tal limão, durante uma hora, em água quente.

Para tirar mau cheiro e não chorar

Para reduzir o cheiro, quando estiver cozinhando couve, ponha uma fatia de pão dentro da panela. Para se livrar do cheiro de peixe passe nas mãos, antes de lavar, vinagre de cidra. Para não chorar, quando for cortar a cebola, mastigue chiclete. Para cozinhar as batatas mais rapidamente, descasque cada uma delas apenas pela metade.

Para cozinhar ovos mais rapidamente, cozinhe em água com sal. Para descascar rapidamente as batatas, passe por água fria depois de cozer. Para verificar se os ovos estão frescos, coloque-os em água fria. Se ficarem na horizontal, estão frescos. Se ficarem na diagonal, têm três ou quatro dias. Se ficarem na vertical, têm dez dias. Se flutuarem, estão estragados.

Para verificar se o peixe é fresco, coloque-o inteiro num recipiente com água fria. Se flutuar, está mesmo fresco.

Para acabar com os mosquitos, à noite, espalhe folhas de hortelã pelo quarto. Especialmente ao pé da cama e junto do travesseiro. Para se livrar de ratos, ponha pimenta preta no lugar onde os vê passar, que eles fugirão com certeza.

-----------------------------------------------------

REENCONTRO com os conterrâneos de Presidente Dutra: os ex-prefeitos Juran Carvalho e Jurandy Carvalho e o deputado estadual Ciro Neto (filho de Juran), no jantar de quinta-feira no restaurante Tasquinha, na Lagoa, em noite bastante movimentada, na qual pontificavam, também, em outras mesas, Amaro Santana Leite e Ana Lúcia, e Robério Giffone e Lenny (estes, com um grupo grande de amigos)
REENCONTRO com os conterrâneos de Presidente Dutra: os ex-prefeitos Juran Carvalho e Jurandy Carvalho e o deputado estadual Ciro Neto (filho de Juran), no jantar de quinta-feira no restaurante Tasquinha, na Lagoa, em noite bastante movimentada, na qual pontificavam, também, em outras mesas, Amaro Santana Leite e Ana Lúcia, e Robério Giffone e Lenny (estes, com um grupo grande de amigos)

-----------------------------------------------------

O Brasil e o potássio

A crise dos fertilizantes evidenciou a dependência do Brasil em relação à importação do potássio, essencial para a agricultura.

O país produz apenas 3% do minério que consome, em Sergipe, que entrega anualmente 550 mil toneladas, frente a uma demanda de 11 milhões de toneladas do minério. O restante é trazido de grandes exportadores mundiais, como Rússia e Canadá.

A questão, no entanto, é que o Brasil não só poderia ser autossuficiente na mineração do potássio como tem potencial para se tornar, inclusive, um dos grandes produtores mundiais, exportando o fertilizante.

Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Brasil possui jazidas com mais de 2,9 bilhões de toneladas do minério.

No tabuleiro da sucessão

Decisões do ex-juiz Sergio Moro e do governador João Doria movimentaram a corrida presidencial.

Moro deixou o Podemos e se filiou ao União Brasil, afirmando que abre mão, no momento, da candidatura – ele deixou em aberto a possibilidade de retomar o projeto, mas integrantes do partido trabalham para que ele s lance à Câmara dos Deputados por São Paulo.

Enquanto isso, Doria sinalizou a aliados que também deixaria a disputa para permanecer no governo paulista. No fim da tarde, no entanto, confirmou a renúncia e a candidatura.

“Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”

Por meio de suas produções originais, o Canal Curta! participa mais uma vez do festival “É Tudo Verdade”, dedicado à exibição de documentários – gênero que é o carro-forte do canal.

Entre os filmes da Seleção Oficial Competitiva está “Belchior – Apenas Um Coração Selvagem” – uma produção da Clariô Filmes viabilizada pelo Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) – que conta a história do cantor e compositor cearense Belchior.

A direção é de Camilo Cavalcanti e Natália Dias, que também dividem o roteiro, e a montagem é de Paulo Henrique Fontenelle.

Gravações iniciaram quando ele ainda era vivo

O filme começou a ser realizado em 2016, enquanto Belchior ainda era vivo – o artista faleceu no ano seguinte – e vivia em uma espécie de autoexílio entre o sul do Brasil e o Uruguai.

O longa conta a história desde o nascimento do artista, em 1946, na cidade de Sobral, no Ceará, até seus últimos anos.

Por meio de entrevistas realizadas com o próprio Belchior, e das letras e poemas de sua autoria, declamados pelo ator Silvero Pereira, a produção explora o “coração selvagem” do poeta.

O rico material de arquivo ajuda retratar os 40 anos de carreira do cantor e compositor.

-----------------------------------------------------

Patrimônios da humanidade

O Globo Repórter desta semana desbrava dois patrimônios da humanidade em águas brasileiras: a ilha de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas.

O programa vai mergulhar nas águas cristalinas e quentes da região para mostrar suas maravilhas marinhas e conversar com pesquisadores locais sobre a saúde dos recifes de coral, um ecossistema rico, porém frágil.

A exibição tem início às 23h20min, logo após o Big Brother Brasil 22, na TV Mirante.

Para escrever na pedra:

“Quando nossas ideias se chocam com a realidade, o que tem de ser revisado são as ideias”. De Jorge Luis Borges.

TRIVIAL VARIADO

Hoje é o último dia para que políticos que pretendem se candidatar deixem os cargos públicos que ocupam. Também é a data limite para os candidatos estarem com a filiação partidária deferida.

Depois de ter vazado a notícia de sua desistência de se candidatar à Presidência, João Doria anunciou que continua pré-candidato – e que renuncia ao cargo de governador de São Paulo.

Desmoronou a pré-candidatura de Sergio Moro à Presidência. O ex-juiz, ex-ministro e ex-pré-candidato fez o anúncio da desistência junto com o de sua filiação ao União Brasil.

Cotado para ser vice na chapa de Bolsonaro, o general Braga Netto ganhou cargo no Palácio do Planalto. Vai pôr no bolso mais R$ 16 mil por mês como assessor especial do gabinete pessoal do presidente.

 Dinheiro “esquecido”: em 3,2 milhões de contas há mais de R$ 100 a receber.

 Um grupo de cientistas desenvolveu uma nova mensagem, em código binário, para ser transmitida para inteligências extraterrestres que possam existir na Via Láctea. Falta criar um sistema para enviá-la.

 Os EUA anunciaram a liberação diária de um milhão de barris de petróleo de sua reserva estratégica, para tentar estabilizar o preço do produto.

 A partir de 11 de outubro, será possível marcar X como gênero nos passaportes norte-americanos, no lugar de masculino ou feminino.

 A partir do dia 20 de abril , os trabalhadores que tenham conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão realizar saques de até R$ 1.000. As retiradas serão liberadas conforme os meses de aniversário. O dinheiro pode ser sacado até o dia 15 de dezembro. Os pagamentos vão ser feitos pela Caixa Econômica.

 O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar é mesmo um fenômeno. Apenas seis meses após o lançamento, o livro “Depois é Nunca” chega à quinta edição. Com 20 mil exemplares vendidos, obra fala da dor do luto.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.