(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

A moda na festa do Oscar

E o tapa que vai ficar para a história da premiação internacional

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
BABADOS, lantejoulas e a cor rosa são alguns dos destaques observados nos looks da festa do Oscar 2022
BABADOS, lantejoulas e a cor rosa são alguns dos destaques observados nos looks da festa do Oscar 2022

NEM SÓ SOBRE CINEMA se trata o Oscar. A premiação é uma oportunidade para que fashionistas vejam as tendências de looks, penteados e maquiagens que dão o que falar quando as atrizes e atores cruzam a badalada passarela vermelha.

Bianca Klamt, top model maranhense de sucesso internacional, e o também maranhense produtor de beleza Edilson Ferreira ficaram de olho em tudo que aconteceu na premiação 2022, no último domingo, e destacam o que pode ser levado para o dia a dia, seja para eventos mais formais ou descontraídos.

Os dois comemoram a volta dos eventos após a pandemia de Covid-19. Afinal, o glamour e a magia das grandes premiações estão de volta. Sem dúvida, os tapetes vermelhos mostram um recorte do que é tendência na moda mundial. Vale lembrar que algumas dessas tendências estão chegando ainda no Brasil, mas já rodam outros países nas semanas de moda. É importante também ficar de olho no clássico, como as releituras do tradicional vestido negro e o uso do batom vermelho.

CORES, LOOKS E MUITO MAIS

De olho nas tendências Primavera/Verão pelo mundo, eles destacam que a cor rosa, em todas as suas gamas, e os looks com lantejoulas, vieram para brilhar, literalmente, nos grandes eventos.

Um belo exemplo do uso de lantejoulas foi a atriz Zendaya, provavelmente o maior nome na moda da Geração Z. Ela vestiu-se de Valentino e abusou do brilho prateado com uma saia longa. Vanessa Hudgens, Lupita Nyong'o e Jamie Lee Curtis também integraram o time de beldades com muito brilho e lantejoulas.

Fendas e decotes estavam presentes e sempre estarão. É algo que faz parte da sedução e da valorização do corpo da mulher. Porém, sempre existem tendências que ficam mais fortes em algumas estações. Por isso, citei a cor rosa, os babados e as lantejoulas com looks metalizados.

Sobre maquiagem: batom vermelho, sombra nude e sobrancelha definida são as tendências.

Estrela do novo filme do super-herói Batman, Zoë Kravitz desfilou no tapete vermelho do Oscar com um vestido tubo na cor rosa bebê, da Saint Laurent, provando que a cor rosa está mesmo com tudo.

UM TAPA PARA FICAR NA HISTÓRIA

Um fato inusitado ocorrido no último domingo, durante a Festa do Oscar 2022, vai entrar para a História: o tapa que o ator Will Smith deu em Chris Rock durante a apresentação da mais importante premiação do cinema.

O incidente aconteceu quando o comediante apresentava o prêmio de melhor documentário e fez uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, esposa de Will.

Na verdade, a atriz passou a raspar a cabeça por causa da alopecia, doença autoimune que provoca queda de cabelos. Rock a comparou com a protagonista de “Até o limite da honra” (1997), vivida por Demi Moore, que tinha a cabeça raspada.

Nesse momento, Will subiu ao palco, deu um tapa no rosto de Chris e voltou para o seu lugar na plateia.

Em seguida, Smith recebeu o prêmio de melhor ator pelo filme “King Richard: criando campeãs”. Durante o discurso, pediu desculpas à Academia e aos presentes.

----------------------------------------------------

Conflitos no campo

Pelo menos 60 novos casos de conflitos no campo já foram registrados este ano no Maranhão, conforme a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema).

Os casos se concentram principalmente no sul e leste do estado. O último relatório aponta 215 conflitos agrários, 8 assassinatos, 238 ameaças, 21.200 mil famílias em conflito registrados de 2021 até agora.

O relatório revela que políticas públicas equivocadas estariam incentivando os conflitos e o sucateamento de órgãos de proteção das comunidades complicaria ainda mais a situação.

Homenagem ao grande Papete

O deputado estadual Roberto Costa e o governador Flávio Dino entregaram à população o Parque Ambiental Papete, que leva este nome em homenagem ao cantor, compositor e percussionista bacabalense José de Ribamar Viana, mais conhecido no mundo musical como Papete.

A proposta da homenagem foi do deputado, que fez a solicitação ao governador e, juntos, resolveram honrar a memória do artista, sem dúvida o maior percussionista maranhense de todos os tempos.

Em outras ocasiões, Roberto sugeriu e solicitou que fossem usados outros nomes que fizeram história e contribuíram em todas as esferas para a cidade de Bacabal, a exemplo da Praça dos Pássaros José Vieira Lins, em homenagem ao ex-prefeito Zé Vieira, fruto de emenda de sua autoria e em parceria com o governador.

----------------------------------------------------

ALEXANDREY MELO, deputada estadual Helena Duailibe, Conceição Rolim e o presidente da APAE de São Luís, Sebastião Vanderlaan Rolim
ALEXANDREY MELO, deputada estadual Helena Duailibe, Conceição Rolim e o presidente da APAE de São Luís, Sebastião Vanderlaan Rolim

50 ANOS DA ESCOLA ENEY SANTANA

Uma solenidade festiva e pontuada pela emoção de alunos, familiares e professores da Escola Eney Santana marcou as celebrações de aniversário da instituição que há 50 anos tem transformado vidas, através da educação de pessoas com deficiências.

A programação do aniversário contou com apresentação da Banda de Música do 24º BIS; celebração eucarística; homenagens a professores da escola; parabéns com alunos, e entrega de placas a apoiadores da obra de ampliação da escola: Grupo Potiguar, Instituto Alcoa e Receita Federal.

Também participaram da solenidade a Deputada Estadual Helena Duailibe e o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência Carlivan Braga, ambos apoiadores da causa da pessoa com deficiência e que elogiaram os relevantes serviços prestados pela escola nesses 50 anos.

A propósito: a ex-primeira dama do estado D. Eney Tavares Neiva Santana, que foi homenageada com o nome da escola, por uma feliz coincidência completou 99 anos no dia 25, exatamente a mesma data do aniversário de 50 anos da escola.

----------------------------------------------------
 

DE RELANCE

Thiago Arancam em Dubai

Considerado um dos maiores intérpretes da atualidade, Thiago Arancam (acaba de estrear com grande sucesso sua nova turnê “Mágico Amore”, em São Paulo) embarcou para Dubai, a convite do principado de Mônaco, para se apresentar no famoso evento “Monte Carlo”, hoje e amanhã, e fechar com chave de ouro a Expo Dubai 2022.

O evento, com convidados ilustres e uma programação glamourosa e sofisticada, acontecerá no Habtoor Palace Dubai. O tema da festa será “O grande baile dos príncipes e princesas”, inspirado no charme e na tradição de Monte Carlo, e promete entrar para a história dos principais espetáculos do calendário mundial.

“É um grande prazer me apresentar em um evento tão grandioso e tão marcante para minha carreira como este! Uma honra mesmo fazer parte desse seleto time! Estou muito feliz e agradecido por mais esse momento! Em breve, estarei de volta para rodar os quatro cantos do Brasil com minha nova turnê ‘Mágico Amore’!”, comenta o artista.

Vale ressaltar que Thiago Arancam protagonizou o musical mundialmente conhecido, “O Fantasma da Ópera”, que ficou em cartaz em São Paulo entre agosto de 2018 e dezembro de 2019, atraindo mais de 750 mil pessoas em 500 apresentações.

----------------------------------------------------
 

EIS A BELA imagem de uma bela jovem aprendiz
EIS A BELA imagem de uma bela jovem aprendiz

IEL e o programa “Jovem Aprendiz”

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema Fiema, inicia, no próximo dia 4 de abril, as inscrições do processo seletivo de jovens de 14 a 24 anos para a formação de mais uma turma do programa “Jovem Aprendiz 2022” em São Luís. O IEL Jovem Aprendiz contribui para a entrada dos jovens no mercado de trabalho, bem como para seu desenvolvimento profissional, além de dar suporte às empresas no quesito aprendizagem.

A responsável pedagógica pelo programa, Lohanne Santos, esclarece que a aprendizagem profissional será realizada por meio de parceira, em que o IEL ministra as atividades teóricas em conformidade com a ocupação profissional que o aprendiz executará na empresa.

----------------------------------------------------
 

Especializações técnicas

2022 está sendo desafiador para a Faculdade de Negócios Faene. Entre outras coisas, a instituição lança um novo modelo de curso de pós-graduação, que são as especializações técnicas. Um exemplo é a especialização em Tecnologia e Cenários Digitais.

No início do mês de abril, lançará a especialização em Engenharia Ferroviária e, também, a especialização em Segurança do Trabalho.

A grande novidade será a primeira turma do Mestrado em Ciências Contábeis, com área de atuação em negócios, e o Doutorado em parceria com a Unisinos, uma das instituições mais tradicionais do Brasil, com histórico de sucesso e diversos cursos premiados.

NOVO PRESIDENTE DO PODEMOS

O deputado estadual Fábio Macedo é o novo presidente do Podemos no Maranhão. Ele assume no lugar de Márcio Andrade, secretário de Articulação Política de São Luís.

De acordo com a nota assinada pela executiva nacional do Podemos, a mudança ocorre por conta do fortalecimento partidário e a composição de importantes lideranças.

----------------------------------------------------
 

CONSELHEIRA Patrícia Vasconcelos, Vinícius Braid, diretor do Laboratório Lacmar e conselheiro com o presidente do Grupo Mercúrio, empresário Paulo Braid Ribeiro, e Plínio Valério Tuzzolo, diretor geral da nova Policlínica do Servidor em Imperatriz
CONSELHEIRA Patrícia Vasconcelos, Vinícius Braid, diretor do Laboratório Lacmar e conselheiro com o presidente do Grupo Mercúrio, empresário Paulo Braid Ribeiro, e Plínio Valério Tuzzolo, diretor geral da nova Policlínica do Servidor em Imperatriz

GRUPO MERCÚRIO EM IMPERATRIZ

O governador Flávio Dino e a secretária Flávia Alexandrina (SEGEP) inauguram, nesta terça-feira, a Policlínica do Servidor Estadual do Maranhão.

Vale ressaltar que a nova unidade vai contar com mesma marca de excelência característica da gestão realizada pelo Grupo Mercúrio/HSLZ em São Luís, holding de saúde comandada pelo empresário Paulo Braid Ribeiro.

Essa nova e moderna unidade funcionará no terceiro andar do Imperatriz Medical Center. Voltada exclusivamente para servidores estaduais contribuintes do Funben, na nova unidade serão realizados exames e consultas em diversas especialidades.

Na direção geral da Policlínica do Servidor está o experiente administrador hospitalar Plínio Valério Tuzzolo e na coordenação geral Thalyta Jansen Fernandes.

----------------------------------------------------

Escolha do Empresário do Ano

Nesta quinta-feira, 31, encerram-se as inscrições para o Prêmio Empresa do Ano Ciclo 2022 (PEA 2022) para os empresários associados à entidade que desejam concorrer ao maior prêmio empresarial do estado em três categorias: Micro e Pequena Empresa, Média Empresa e Grande Empresa.

Os requisitos para participar do prêmio são: ser sócio da ACM há no mínimo 6 meses e possuir mais de 5 anos de atividade empresarial no estado e ter sua empresa instalada no Maranhão e também estar e em situação regular com as obrigações da entidade.

A partir daí começa uma verdadeira disputa eleitoral que resulta sempre na vitória de quem tem mais amigos e simpatizantes.

Antigamente, essa escolha era por indicação de diversas entidades e a votação era feita após a triagem que indicava os três nomes melhor avaliados. Agora, são os interessados que se candidatam espontaneamente e caem em campo fazendo campanha em busca de apoio para garantir a vitória.

Para escrever na pedra:

“O amor e a razão são dois viajantes, que nunca vivem juntos na mesma hospedaria: quando um chega, parte o outro”. De Walter Scott.


TRIVIAL VARIADO

  • Uma paralisação nacional de motoristas e entregadores por aplicativos acontece nesta terça-feira, em pelo menos 16 cidades brasileiras, devido a um reajuste de 6,5% de tarifa aplicada em corridas da Uber aos usuários, em função do aumento no preço dos combustíveis. Mas, segundo a categoria, o valor repassado aos motoristas segue sem nenhum incremento. Ainda bem que São Luís está fora das 16 cidades.
  • Comentário de mesa de bar: o bicho vai pegar feio para aqueles empreiteiros e certos apadrinhados que eram protegidos, mas que já não são mais os “reizinhos da selva”. Os holofotes já foram ligados e a mamata vai acabar! O que já se sabe é que vem chumbo grosso por aí.
  • Não é que a briga pela candidatura de vice-governador na chapa de Carlos Brandão tem deixado muita gente com os nervos a flor da pele? Não se ouviu mais falar em nomes cotados para entrar na chapa. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.