Elegância na festa de premiação do Oscar
Atriz Nicole Kidman vestiu Armani Privé
A grandiosa noite do Óscar voltou no domingo que passou. Sem máscaras à vista, as estrelas do cinema voltaram, com força, à passarela vermelha do Dolby Theatre, em Los Angeles, para saber o que de melhor se fez na sétima arte durante o último ano. Depois de uma cerimônia tímida em 2021 e um curtíssimo desfile de celebridades, esperava-se que o regresso fosse grande também na elegância dos convidados. A promessa foi cumprida.
O objetivo era reerguerem-se do golpe sofrido em 2021, quando a cerimônia teve as piores audiências da sua história televisiva, recuperando o esplendor de outrora com várias anfitriãs: Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes. As três apresentadoras também deslumbraram na passarela vermelha, destacando-se Schumer em um vistoso vestido Oscar de La Renta.
A crise humanitária na Ucrânia foi lembrada
Na festa do Oscar, por momentos esqueceu-se a Covid-19 e ninguém usou máscaras (exceto a produção). Os 2.500 convidados no Dolby Theatre tiveram de apresentar certificado de vacinação e pelo menos dois testes PCR negativos antes da cerimônia da noite de ontem.
Tal como aconteceu nos Prêmios do Sindicato dos Atores (SAG Awards) e nos BAFTA, a crise humanitária na Ucrânia não foi esquecida também nos convidados a desfilar na passarela vermelha, ainda que de forma discreta.
A consagrada atriz Jamie Lee Curtis foi das primeiras a desfilar e usou um laço em homenagem aos refugiados. Na lapela do casaco, Benedict Cumberbatch também levou um pin nas cores da bandeira ucraniana.
As que geraram maior expectativa
Entre as presenças mais esperadas no desfile de talentos antes da cerimônia de entrega do Oscar estavam as indicadas para a estatueta de melhor atriz. A australiana Nicole Kidman não desiludiu no regresso à passarela vermelha em Armani Privé, com uma cauda adornada com pedraria.
Destacam-se também as joias da atriz assinadas por Harry Winston. O glamour de Kidman contrastou com a surpresa de Kristen Stewart. Com um conjunto Chanel, a atriz afastou-se da imagem da princesa Diana – a que deu vida em Spencer .Jessica Chastain foi a primeira das indicadas para Melhor Atriz a chegar ao Dolby Theater, a cintilar num vestido lilás assinado pela Gucci – um dos modelos mais vistosos da noite, apropriado para a vencedora do Óscar de Melhor Atriz.
Já Penélope Cruz, que era uma das presenças mais esperadas da noite, voltou a deslumbrar em Chanel, mas sem surpreender muito, já que em 2019 usou um modelo muito parecido com o que usou ontem também assinado pela casa francesa.
Vermelho foi a cor da elegância
E se há cor que se pode destacar da passarela vermelha da 94.ª edição do Óscar é o vermelho. A vencedora da estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante, Ariana DeBose, arrasou com um conjunto de calças, acompanhado de uma capa volumosa, assinado pela grife Valentino. Arrojado foi também o vestido da atriz Tracee Ellis Ross, com um decote pronunciado, obra de Carolina Herrera.
A expectativa para o que iria vestir Billie Eilish também era alta. A cantora de 20 anos costumava sempre surpreender pelos vestidos exagerados, como o terno Chanel que usou há dois anos, mas, no ano passado, surgiu com um novo visual, mais feminino e até encarnou Marylin Monroe no Met Gala. Vencedora da Melhor Canção com No time to die, da trilha sonora de 007 – Sem tempo para morrer, voltou à sua zona de conforto e ao cabelo mais escuro, num vestido repleto de folhos assinado pela Gucci.
Outros destaques na passarela vermelha
Zendaya tem sido, igualmente, um dos destaques das passarelas vermelhas dos últimos anos e não desiludiu com um modelo Valentino. A vistosa saia em lantejoulas contrastou com o top estilo blusa de cetim. Os acessórios que completavam o vestido são da Bulgari.
Por falar em lantejoulas, é de destacar também a atriz Lupita Nyong'o em Prada ou os detalhes do vestido Miu Miu de Demi Singleton. Entre os casais mais esperados, além de Penélope Cruz e Javier Bardem, estavam Will Smith e Jada Pinkett.
Apesar de ser ele a estar na corrida para Melhor Ator, foi a mulher que roubou as atenções na passarela vermelha com um modelo da última coleção de alta-costura da Jean Paul Gaultier, em parceria com Glenn Martens. O marido vestiu Dolce& Gabbana e venceu o Óscar de Melhor Ator. Engana-se quem pensa que são só as mulheres que se destacam nessas cerimônias. E Timothee Chalamet é a prova disso.
O jovem ator de “Me chame pelo seu nome” voltou a surpreender usando um Louis Vuitton, com o peito nu, coberto apenas por um blazer com lantejoulas e renda preta. Indicado para o Óscar de Melhor Ator Coadjuvante, Kodi Smit-McPhee também se distinguiu dos demais com o terno azul-céu assinado pela Bottega Veneta.
Bastidores da noite do Oscar
De mulher para mulher: depois de Chloé Zhao conquistar o Oscar no ano passado com Nomadland, Jane Campion venceu ontem a mesma categoria, por Ataque dos Cães. Esta é a primeira vez na história que a categoria vai para uma mulher dois anos seguidos. Ela recebeu a estatueta das mãos de Kevin Costner.
Situação, que não se sabe se foi ensaiada ou não, aconteceu após o comediante Chris Rock fazer piada com o corte de cabelo de Jada Pinkett Smith, esposa do ator Will Smith. Depois de dar o tapa em Chris, Will Smith voltou ao seu lugar com um sorriso no rosto. Não se sabe se foi um momento combinado ou uma reação autêntica do ator, que conquistou a estatueta de melhor ator por King Richard: Criando Campeãs. Mas, ao que tudo indica, o momento foi real.
E o Oscar de melhor filme internacional foi para Drive My Car, confirmando o favoritismo do longa-metragem. Dirigido por Ryusuke Hamaguchi, o filme havia sido indicado a outros três prêmios da Academia: melhor filme, melhor direção e melhor roteiro adaptado. Drive My Car superou, na noite de ontem, Flee (Dinamarca), A Mão de Deus (Itália), Lunana: A Yak in the Classroom (Butão) e A Pior Pessoa do Mundo (Noruega). É a quarta vez que uma produção japonesa leva o prêmio.
---------------------------------------------------------------------
DE RELANCE
Um casamento cancelado
Deu chabu no que estava sendo aguardado como um dos casamentos mais badalados do ano.Se tudo tivesse saído como era planejado em setembro, no último sábado de março a família Bolsonaro teria desembarcado no Rio Grande do Sul para o casamento do vereador Carlos Bolsonaro, o Carluxo, de 39 anos, com Georgia Paiva Azambuja, 26 anos, natural de Bagé, estudante de Administração da ESPM, neta do ex-prefeito Carlos Azambuja.
Não saiu: Georgia decidiu romper o noivado depois de concluir que não estava preparada para o casamento com um político que vive cercado de polêmicas por todos os lados.
Um casamento cancelado...2
No dia 12 de dezembro, Georgia foi para Bagé assistir ao casamento de uma prima e anunciou para a família que tinha terminado o namoro com Carluxo, iniciado em 2018.Ao ouvir o sermão do padre sobre a perenidade do casamento, reforçou a convicção de que não estava preparada para assumir um compromisso com a promessa de “ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte os separe”.
No Natal, para surpresa da família, Georgia reapareceu com o filho do presidente Bolsonaro. Os dois haviam reatado a relação, mas dias depois de separaram de novo. No momento em que deveria estar envolvida com os últimos detalhes da cerimônia de casamento, se o cronograma tivesse sido mantido, Georgia está preparando as malas para uma temporada nas Ilhas Maldivas com amigas.
Bandeira de Pablo Vittar
A cantora trans maranhense Pabllo Vittar foi o assunto mais badalado do fim de semana, após levantar uma bandeira com a foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e gritar “Fora Bolsonaro” durante o show realizado na sexta-feira. Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Raul Araújo, atendeu a pedido feito pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, e proibiu manifestações políticas durante as apresentações do festival Lollapalooza.
No despacho, Araújo definiu que fica proibida a “realização ou manifestação propaganda eleitoral ostensiva e extemporânea em favor de qualquer candidato ou partido político por parte dos músicos e grupos musicais que se apresentem no festival”. Em caso de novos descumprimentos, a organização do festival terá que pagar multa de R$ 50 mil. O caso deverá ser analisado em plenário, mas já tem valor legal. De acordo com a lei eleitoral, as campanhas políticas começam oficialmente em 15 de agosto.
Piso salarial
O presidente do Conselho Regional do Maranhão, enfermeiro José Carlos, reuniu-se com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, para discutir a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que trata do piso salarial dos técnicos da enfermagem, enfermeiros e demais profissionais da categoria.
O pedido foi para que o PL possa constar na ordem do dia da abertura da primeira sessão do mês de maio, que é dedicado à Enfermagem. No Brasil, há mais de dois milhões de enfermeiros.
“Cultive a Paz”
A TV UFMA lançou a campanha “Cultive a Paz”. A vinheta da campanha foi feita em animação, desenhada à mão, quadro a quadro, pelo videografista da emissora, Alexandre Ferreira, em um trabalho primoroso que uniu técnica e habilidades artísticas.
A diretora da TV UFMA e idealizadora do projeto, Cecilia Leite, explicou que a intenção é propagar vídeos curtos com frases inspiradoras e mensagens de grandes pensadores e ativistas da paz mundial, como Gandhi, Nelson Mandela, Malala Yousafzai, Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King, Paramahansa Yogananda, Chico Xavier e Jesus.
Lenda do cinema está decidido a morrer
O perfil oficial do ator francês Alain Delon, 86 anos, publicou uma mensagem em tom de despedida na última sexta-feira (25), dias depois de seu filho, Anthony, confirmar decisão do pai de dar cabo à própria vida voluntariamente, em um procedimento de "suicídio assistido".
"Gostaria de agradecer a todos que me acompanharam ao longo dos anos e me deram grande apoio, espero que futuros atores possam encontrar em mim um exemplo não só no local de trabalho, mas na vida de todos os dias, entre vitórias e derrotas", diz a breve mensagem, em francês.
Segundo informações do site Le Point, o filho de Alain teria prometido ao ator acompanhá-lo até o fim, seguindo as instruções dadas para o momento de finalizar tudo. Anthony teria passado por uma situação similar com sua mãe, Nathalie, que também cogitou a eutanásia enquanto sofria com um câncer no pâncreas, do qual foi vítima em janeiro de 2021.
Liberação do “dinheiro esquecido
”O Banco Central inicia nesta segunda-feira um novo ciclo de resgate dos valores a receber nos bancos, o chamado “dinheiro esquecido” nas instituições financeiras, com novas regras para recebimento. A partir de hoje, a liberação ocorrerá durante o dia inteiro e não somente por turnos.
O novo ciclo vai de 28 de março até 17 de abril. Nesta fase, ainda será preciso fazer o agendamento de acordo com a data de nascimento ou de abertura da conta de pessoa jurídica, no caso de empresas. A diferença é que o resgate poderá ser feito de dia até de noite. Os sábados continuam sendo dias para repescagem.
Para escrever na pedra:
“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. De Madre Teresa de Calcutá.
---------------------------------------------------------------------
TRIVIAL VARIADO
O ex-presidente José Sarney já marcou a data do seu regresso a São Luís: 20 de abril. Ele vem comemorar os seus 92 anos com os familiares, amigos e, principalmente, os netos e bisnetos, no dia 24. Deve permanecer um mês entre nós.
Em tempo: escritor e decano da Academia Brasileira de Letras, Sarney foi a presença mais festejada na posse da atriz Fernanda Montenegro na Casa de Machado de Assis, Muito bonito o discurso de saudação da acadêmica Nélida Piñon, lido pela filha da atriz, a também atriz Fernanda Torres.
Depois de uma longa temporada em São Paulo, onde se submeteu a uma delicada cirurgia, a defensora pública Rosimar Salgueiro regressa hoje a São Luís, praticamente restabelecida da enfermidade. Viaja acompanhada da concunhada Márcia Belfort Salgueiro.
Um grupo grande de maranhenses pontificou em Brasília nas festividades de posse de Gustavo Amorim no cargo de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Somente ontem os registros fotográficos chegaram a esta coluna e serão divulgados no PH Revista do próximo fim de semana.
O jornalista Felix Alberto Lima mudou de idade ontem e foi a figura mais festejada pelos amigos durante todo o domingo.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.