(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Posse do desembargador federal Gustavo Amorim

Mais: Paulinha Lobão festeja nova idade no "Algo Mais" e a presença de Évila Pinheiro e Antonio Jose Garcia Pinheiro no coquetel do Grupo Mirante.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

TODA a beleza e juventude de Ana Carolina Brígido de Abreu em contato com a Natureza. Ela é destaque de capa deste caderno neste fim de semana
TODA a beleza e juventude de Ana Carolina Brígido de Abreu em contato com a Natureza. Ela é destaque de capa deste caderno neste fim de semana

Foi marcada por um clima de muita emoção a solenidade de posse do novo desembargador federal  Luis Gustavo Soares Amorim de Sousa, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília/DF.

Ele recebeu o Colar do Mérito Judiciário Ministro Nelson Hungria, honraria conferida aos membros efetivos da Corte Regional.E após lido o termo de posse, o presidente do Tribunal fez questão de pronunciar algumas palavras, nas quais destacou que “há 18 anos este Tribunal vivia um momento de muita emoção porque tomava posse, neste dia, nesta Corte, o desembargador federal Leomar Amorim de Sousa, que fez história nesta Corte, pai de Vossa Excelência, o eminente desembargador federal Gustavo Soares Amorim. 

O desembargador federal Leomar fez história neste Tribunal, mas quis a vida, quis o destino levá-lo tão cedo. Levou-o cedo, mas aqui deixou a semente do bom juiz, deixou a semente do bem-fazer, a semente de como prestar jurisdição com serenidade, tranquilidade, mansidão, muita técnica e precisão. 

Sua Excelência, o eminente desembargador federal Gustavo Soares Amorim, assume e senta-se no mesmo lugar que o pai de Vossa Excelência sentou-se para honrar esta Corte e sua história”, parabenizou. Gustavo Soares Amorim foi nomeado em vaga destinada ao quinto constitucional em decorrência da nomeação do desembargador federal Kassio Nunes Marques como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca com o desembargador federal Gustavo Amorim
O Ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca com o desembargador federal Gustavo Amorim

Jantar comemorativo no Monte Líbano

O jantar que a Família Soares Amorim ofereceu no Clube Monte Líbano, em Brasília, para comemorar a posse do novo Desembargador, que é filho da procuradora de Justiça Graça Soares Amorim e do desembargador Federal já falecido, Leomar Amorim, foi um momento especial de congraçamento com figuras de alto destaque do Judiciário e numerosos maranhenses que foram a Brasília prestigiar o conterrâneo.O novo desembargador Gustavo Amorim recebeu os cumprimentos ao lado da esposa Rafaela Sarney Murad Amorim.

DE RELANCE

 Todas as flores do meu jardim endereçadas à apresentadora de televisão Paulinha S. Lobão (foto), que mudou de idade e festejou ao vivo, em seu programa “Algo Mais”, que foi ao ar sábado. Experimentando sua melhor fase, a apresentadora está em perfeita sintonia com o seu lado espiritual e, em termos de beleza, encontra-se em sua melhor forma física
Todas as flores do meu jardim endereçadas à apresentadora de televisão Paulinha S. Lobão (foto), que mudou de idade e festejou ao vivo, em seu programa “Algo Mais”, que foi ao ar sábado. Experimentando sua melhor fase, a apresentadora está em perfeita sintonia com o seu lado espiritual e, em termos de beleza, encontra-se em sua melhor forma física

O Gala de Maio é o assunto mais comentadoDurante esta semana o assunto mais comentado na sociedade maranhense foi o anúncio da volta dos grandes e elegantes eventos com a grife desta coluna aos sofisticados salões de festa desta Capital. E o primeiro será no dia 14 de maio de 2022, no luxuoso salão do Palazzo Eventos, no Araçagy, a partir das 20 horas.

Por causa dos receios em função da pandemia do novo coronavírus, somente agora iremos fazer uma grande confraternização para celebrar os 42 anos do caderno semanal PH Revista, juntamente com os meus 52 anos de Jornalismo e 50 anos de minha estreia nas páginas dos jornais (Jornal do Dia e Jornal de Bolso) que antecederam a O Estado do Maranhão, do qual fui um dos fundadores e no qual estive presente em todas as edições até migrar para esta nova fase, agora virtual, através do Portal Imirante.com.Os convites estão sendo feitos por Teresa Martins.

À luz do dia

Quando se ouve falar, mais uma vez, em desvio de recursos públicos destinados à merenda escolar no Maranhão é porque o assunto já virou rotina.Ou seja, é uma prática recorrente de prefeitos que se apropriam do dinheiro que garantiria a alimentação de crianças nas escolas.

Um delito a céu aberto, quase todos os dias, debaixo dos olhos da Justiça e do Ministério Público, sem que haja, na grande maioria dos casos, uma punição exemplar.Prova de que, no Maranhão, o crime compensa! Infelizmente. 

Contra o tempo

O governador Flávio Dino deve perder alguns quilos nesses próximos dias. É que ele entrou numa maratona de entrega de obras em diversas cidades do Maranhão que mal tem tido tempo para se alimentar regularmente. A esposa de Flávio, Daniela, anda apreensiva, mas diz que não se surpreende com a obstinação do governador em deixar a casa arrumada ao sucessor.

Saída adiada

Tudo estava acertado para que Flávio Dino entregasse o governo ao vice Carlos Brandão no dia 31 de março. Mas como são inúmeras as obras ainda a serem inauguradas – e algumas dezenas de viagens agendadas pelo interior – é provável que Dino adie por dois dias a sua desincompatibilização do cargo.Ou seja, tudo leva a crer que Brandão só tomará posse como governador de fato no dia 2 de abril.

Paixão de Cristo

Maior espetáculo teatral a céu aberto do interior maranhense, a “Paixão de Cristo” do município de Barra do Corda volta a ser encenada em 2022, depois de um hiato de dois anos, em decorrência da pandemia. O espetáculo tem um elenco formado por 40 pessoas da comunidade, que, ao longo de três horas, representam os personagens das últimas horas de Jesus Cristo. Uma das novidades é que o criador da peça, o artista Domingos Augusto, voltará a fazer o papel de Cristo. Para o espetáculo, a área do Morro do Calvário, onde ele é encenado, está sendo toda reformada. 

Judiciário digital

 De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Judiciário do Maranhão há 246 unidades judiciais de primeiro grau funcionando como “Juízo 100% Digital”.Isso significa dizer que, nessas unidades, todos os atos processuais são praticados de forma eletrônica, por meio da internet, e as audiências e sessões ocorrem em salas virtuais de videoconferência, com as partes participando de forma remota. Estão estruturados como “Juízo 100% Digital” todas as varas, juizados especiais e turmas recursais que trabalham com o Processo Judicial eletrônico (PJe) de competência cível, de família e da fazenda pública. 

De portas abertas

Ao tomar posse na presidência da Academia Maranhense de Letras, o escritor e magistrado Lourival Serejo deixou claro em seu discurso que pretende abrir cada vez mais as portas da Casa de Antônio Lobo para a comunidade.Serejo disse que a AML vai instituir este ano a “Medalha Graça Aranha” - pela participação efetiva do romancista maranhense na Semana de Arte Moderna – a ser entregue a personalidades de destaque no campo da literatura. E mais: que a Academia deve lançar, no segundo semestre de 2022, uma antologia de novos poetas do Maranhão.

Na seleta plateia do coquetel que o Grupo Mirante e a FCJ Venture Builder ofereceram no Hotel Luzeiros, a presença alegre e festiva da bem-sucedida empresária Évila Mendes Pinheiro e seu marido, o médico e advogado Antonio Jose Garcia Pinheiro sendo recebidos por este Repórter PH  
Na seleta plateia do coquetel que o Grupo Mirante e a FCJ Venture Builder ofereceram no Hotel Luzeiros, a presença alegre e festiva da bem-sucedida empresária Évila Mendes Pinheiro e seu marido, o médico e advogado Antonio Jose Garcia Pinheiro sendo recebidos por este Repórter PH  

O lançamento da Aduela Ventures

O grande acontecimento do mundo empresarial maranhense, na semana que passou, foi o coquetel no Salão de Eventos do Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, oferecido pelo Grupo Mirante – maior e mais completo grupo de comunicação do Estado – e a FCJ Venture Builder – multinacional pioneira e líder no segmento de venture builder na América Latina – para o lançamento da Aduela Ventures.

Para quem não sabe, trata-se de uma corporate venture builder (um formato de empresa que constrói outras empresas e que no Maranhão terá o propósito de capturar startups, investir e desenvolver seus potenciais) que veio para revolucionar o mercado jornalístico!

A Aduela Ventures chega a esta Capital com o propósito de contribuir selecionando e desenvolvendo, de forma contínua, inovações aplicadas e startups que possuam soluções nos segmentos de comunicação e entretenimento.

Para escrever na pedra:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...” De Sun Tzu.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.