(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Helena Duailibe chama atenção para casos de tuberculose

Mais: Donizetti e Moacir Machado em Piracanjuba (GO) e o sucesso do jovem médico maranhense Fernando França em Goiânia.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h34
Na Assembleia Legislativa, a deputada Helena Duailibe usou a tribuna, esta semana, para chamar atenção sobre o aumento dos casos de tuberculose no Maranhão
Na Assembleia Legislativa, a deputada Helena Duailibe usou a tribuna, esta semana, para chamar atenção sobre o aumento dos casos de tuberculose no Maranhão

Casos de tuberculose

A deputada Helena Duailibe usou a tribuna, esta semana, para chamar atenção sobre o aumento dos casos de tuberculose no Maranhão.

A parlamentar destacou o Projeto de Lei 297/19, de sua autoria, que institui a Semana Estadual de Prevenção à Tuberculose, a ser realizada sempre no mês de março, devendo constar do calendário oficial do estado.

À época, Helena justificou que a tuberculose era uma epidemia que assolava grande parte do mundo, causando quase um milhão e meio de mortes a cada ano, principalmente em países em desenvolvimento.

A deputada falou sobre a gratuidade no atendimento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pessoas com tuberculose em todo o país e apresentou estatísticas do aumento de casos da doença no Maranhão.

Visita ao Parlamento maranhense

Os dirigentes da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, Paulo Holanda, procurador-geral, e Jardel Silva, superintendente legislativo, fizeram uma visita institucional ao Parlamento maranhense.

O objetivo foi trocar experiências sobre a implantação da Assessoria Legislativa e a realização de concurso público para cargos de técnicos na Assembleia daquele estado. Os estados do Maranhão e Roraima sempre tiveram uma ligação histórica.

Os adolescentes e a democracia

O ato de votar em uma eleição não se resume a escolher quem gostaríamos de ver em cargos no Executivo e no Legislativo nos quatro anos vindouros – ou oito, no caso dos senadores.

A cada pleito, junto ao sufrágio está embutida uma visão de caminho para a edificação do futuro. É como se o eleitor, a partir de seus ideais e valores, ajudasse a apontar a direção de um projeto de longo prazo construído para um município, um Estado ou para o país.

Sendo assim, nenhuma faixa etária da população deveria estar mais preocupada com as décadas à frente do que a dos jovens.

Os adolescentes e a democracia...2

É frustrante, nesse contexto, constatar o aumento do desinteresse dos adolescentes de 16 e 17 anos em comparecer às urnas.

A Constituição de 1988 incluiu o direito de votar para esses menores de idade de modo facultativo. Mas os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam a contínua redução da disposição desses jovens no alistamento eleitoral.

Conforme a Corte, de fevereiro de 2012 ao mês passado, a quantidade de adolescentes de 16 e 17 anos com título caiu 55% no Brasil. No Maranhão, a queda foi bastante acentuada.

Os adolescentes e a democracia...3

É até compreensível que jovens, idealistas por natureza, mostrem pouca empolgação diante do quadro da política brasileira nos últimos anos.

O que se assistiu recentemente foi a escândalos de corrupção às mancheias e à proliferação de uma miríade de partidos sem identidade ou programa. Demonstram mais preocupação com as próprias conveniências do que com os destinos do Brasil e entes subnacionais.

A incivilidade predominante, da mesma forma, não parece ser fator de inspiração para aumentar o interesse na política.

Pelo voto e outras formas de manifestação e engajamento, a juventude pode ter a força necessária para promover as causas que mais merecem sua atenção e que despertam inquietações. Afinal, o futuro pertence às novas gerações.

Em Rosário

A Prefeitura de Rosário, em uma grande ação conjunta coordenada pela Defesa Civil do município, está realizando a entrega de milhares de cestas básicas para moradores dos bairros e povoados que estão em áreas de risco, devido ao aumento do nível do Rio Itapecuru nos últimos dias e das fortes chuvas.

Apesar das dificuldades agravadas também pelo período pandêmico, a alegria tem tomado conta da população, assim, a boa receptividade garante um trabalho mais humanizado com participação popular.

Enquanto as ações amenizam a situação, a Defesa Cívil segue em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura e Segurança Pública para monitorar toda situação e remanejar as famílias que estão sendo afetadas.

Dia do Circo

O Dia do Circo será celebrado no Itaú Cultural com diferentes atrações para adultos e crianças. Na calçada em frente ao seu prédio, no domingo, 27, a Trupe Baião de 2 reúne todo o elenco do espetáculo Caminho da Saracura para uma apresentação circense com pernas de pau, às 13h e às 15h, sempre com 15 minutos de duração.

No formato on-line, em www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural, fica em cartaz até este mesmo dia a peça Prot{AGÔ}nistas, que integra a programação do o Palco Virtual Ancestralidades para o público adulto.

Esse espetáculo de variedades circenses contemporâneas é idealizado e dirigido por Ricardo Rodrigues, com um discurso de empoderamento, que reúne artistas, dançarinos e músicos negros.

Donizetti e Moacir Machado continuam sua temporada em Piracanjuba, no interior do Goiás acompanhando a evolução de sua próspera criação de gado, cujas fazendas são administradas pelo filho João Luis Machado
Donizetti e Moacir Machado continuam sua temporada em Piracanjuba, no interior do Goiás acompanhando a evolução de sua próspera criação de gado, cujas fazendas são administradas pelo filho João Luis Machado

As exigências de altos executivos

Quando até benefícios básicos, como plano de saúde e vale-transporte, não são fáceis de garantir, há outra lista que lembra as famosas exigências de camarim de popstars: carro blindado, aulas de ioga, sessões de massagem e seguro contra processo.

São os pedidos de altos executivos para escolher em que empresa vão trabalhar, conforme pesquisa realizada por uma empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais disputados.

É a nata dos executivos, que podem escolher para onde vão e têm muitas oportunidades. Por isso, é um desafio para as empresas se manterem atrativas. Nisso, pesam questões como modalidade de trabalho, localidade da empresa.

As exigências de altos executivos...2

Esses benefícios novos e diferentes surgem para tentar atrair as melhores pessoas. Os dados fazem parte da edição 2022 da Pesquisa de Remuneração Diretoria Executiva.

Foram ouvidos cerca de 2,8 mil executivos de 25 Estados. Os “novos benefícios” ainda aparecem em percentuais discretos (entre 4% e 5%) na comparação com outros mais consolidados, como auxílio moradia para transferidos a outras cidades (74%) e auxílio a custos para trabalho remoto (32%).

DE RELANCE

Legados de “Um Lugar ao Sol”

A noite de amanhã não marcará simplesmente o final de mais uma novela da Globo: encerrada, Um Lugar ao Sol terá fechado um raro ciclo entre os folhetins da emissora, pois temas incomuns, como gordofobia, liderança feminina e homofobia, foram tratados de forma direta, adulta e sem apelação.

O bem-sucedido resultado foi fruto de interpretações seguras, direção inspirada e, principalmente, do texto bem articulado de Lícia Manzo, de 56 anos.

Com diálogos precisos e cenas de alta capacidade dramática, ela escreveu uma novela que deverá figurar entre os grandes títulos da teledramaturgia brasileira.

Legados de “Um Lugar ao Sol”...2

A história do rapaz pobre que assumiu a posição do irmão gêmeo rico e morto (personagens de Cauã Reymond) sem que quase ninguém soubesse, a fim de alcançar uma prosperidade inatingível, foi o ponto de partida para Lícia traçar uma sociedade basicamente carioca (mas universal) movida por desejos, frustrações, crimes, mas também amor e amizade.

O rapaz, com nova identidade, passa a frequentar o mundo da riqueza, protagonizado pelo empresário Santiago (José de Abreu) e suas três filhas: Rebeca (Andrea Beltrão), Nicole (Ana Baird) e Bárbara (Alinne Moraes) - todas padecendo da indiferença paterna durante a infância.

A escrita da novela começou há quatro anos, quando uma reportagem sobre os sonhos de garotos de um orfanato a comoveu. Com a pandemia, Lícia teve mais tempo para criar.

Noite de gala para o mês de maio

Teresa Martins continua de vento em popa confirmando os convidados escolhidos para participar do Gala de Maio, evento que é o assunto mais badalado da sociedade maranhense nos últimos dias.

Só se fala no Gala de Maio, que acontecerá na noite de 14 de maio, no Palazzo Eventos para celebrar a nova idade deste Repórter PH, que transcorre no dia 19 do mesmo mês, além dos 42 anos do caderno semanal PH Revista, os meus 52 anos de Jornalismo e 50 anos de minha estreia nas páginas dos jornais (Jornal do Dia e Jornal de Bolso) que antecederam a O Estado do Maranhão, do qual fui um dos fundadores e no qual estive presente em todas as edições desde a primeira, em 1º de maio de 1974, até a última, em 23 de outubro de 2021, quando encerrou suas atividades em papel impresso, e migrou para esta fase virtual, através do Portal Imirante.com.

Um detalhe importante nos convites que estão sendo feitos por Teresa Martins: o pedido para que as confirmações dos convidados, que já começaram, sejam feitas rigorosamente até a primeira quinzena de abril.

Para escrever na pedra:

“Viver e escrever são sinônimos. Enquanto a pessoa está sentada, escrevendo, de alguma forma, ela está vivendo e, muitas vezes, vivendo intensamente”. De Moacyr Scliar (1937 - 2011),

Médico Fernando França
Médico Fernando França

O jovem médico maranhense Fernando França, que é especialista em implantes hormonais, emagrecimento, hipertrofia e longevidade, aumentou os seus domínios e está fazendo sucesso também em Goiânia, onde está com uma clínica muito bem instalada no complexo Orion Business, na área mais nobre da cidade

TRIVIAL VARIADO

Assim como aconteceu nos 400 anos de São Luís, neste sábado, às 9h, ocorre a missa oficial dos 250 anos de Porto Alegre (RS) na Catedral Metropolitana. No mesmo dia, às 12h, todas as paróquias da Capital gaúcha serão convocadas para tocar seus sinos.

O ex-deputado Nan Souza tem respondido aos amigos que especulam sobre uma possível volta aos embates políticos que o seu tempo já passou. Quer curtir uma aposentadoria tranquila, bem longe das disputas eleitorais.

Cintia Klamt Motta passou a tarde de ontem reestudando os espaços do Palazzo Eventos para a decoração que vai assinar para algumas festas badaladas no local. Hoje à noite ela embarca para São Paulo, para discutir projetos que poderá assinar naquela Capital.

No mesmo ato em que o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (ex-PSDB) assinou a ficha de filiação partidária ao PSB, para concorrer ao governo do estado, fizeram o mesmo o ex-governador Geraldo Alckmin e o senador Dário Berger (ex-MDB), pré-candidato ao governo de Santa Catarina.

A filiação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin ao PSB dissipou qualquer dúvida de que o ex-tucano está disposto a ocupar o lugar de vice na chapa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antigo adversário do PT em São Paulo, Alckmin foi duas vezes candidato a presidente pelo PSDB, em 2006 e em 2018.

O deputado federal Aluísio Mendes (PSC) deve participar entre os dias 4 e 8 de abril da 21ª Sessão de Administração Pública do Conselho Económico e Social das Nações Unidas. O tema dos encontro, sediado em Nova York (EUA), será "‎‎Transformando instituições e a governança para avançar em direção a 2030".

No assunto: membro da bancada maranhense na Câmara, Aluísio tem se destacado em questões internacionais. Relator do Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile, o parlamentar foi condecorado com a Ordem de Bernardo O’Higgins do governo chileno.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.