PH Revista: Gala de Maio promete
Veja: Thiago Arancam de volta à cena cultural de São Paulo e a reedição de "Noite sobre Alcântara", de Josué Montello.
Gala de Maio promete
Já está causando a maior expectativa na sociedade maranhense o anúncio da volta dos grandes e elegantes eventos com a grife desta coluna aos sofisticados salões de festa desta Capital.
A data, 14 de maio de 2022, já está escolhida. E também o local: o luxuoso salão do Palazzo Eventos, no Araçagy.
Por causa dos receios em função da pandemia do novo coronavírus, somente agora iremos fazer uma confraternização para celebrar os 42 anos deste caderno semanal e os 52 anos do nosso início nas empresas que antecederam ao jornal O Estado do Maranhão, que deixou de circular em papel impresso no mês de outubro de 2021, abrindo carreira para esta nova fase deste diálogo diário com você, agora virtual, no Portal Imirante.com.
Gala de Maio promete...2
O grandioso salão do Palazzo Eventos deverá, mais uma vez, ser transformado num ambiente de esplendor, criatividade e beleza para esse encontro de magia e encantamento da sociedade maranhense.
O o grande baile está sendo produzido com os mesmos cuidados de requinte e elegância que marcaram outras festas com a grife do PH.
A designer Cintia Klamt Motta já tem pronto o projeto de decoração cujo tema ela não revela nem sob tortura. Tudo será surpresa. A grande certeza é que dedicaremos essa noite a uma exaltação da rica cultura popular maranhense. Mas o traje dos convidados será Passeio Completo.
Criteriosa como sempre e muito dedicada Teresa Martins já está a postos atualizando a lista dos nomes dos eleitos para compor a exclusivíssima lista de convidados.
Regime de urgência
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, já teria manifestado boa vontade em relação ao projeto do Tribunal de Justiça para a criação de sete novas vagas de desembargador.
É provável, portanto, que o projeto seja apreciado em regime de urgência e levado a plenário da Assembleia para votação ainda na próxima semana.
Uma vez aprovado, caberá ao governador do momento – ou Flávio Dino ou Carlos Brandão, a depender do tempo – a sansão imediata.
Palpite de torcedores
Por falar em Othelino Neto, o deputado foi um dos nomes mais comentados durante a semana nas rodas políticas.
Tudo por conta do que poderia representar o posicionamento político dele em relação à sucessão para o governo estadual.
O que não faltou foi palpite – e em muitos casos fake news – tanto entre torcedores de Weverton Rocha quanto entre aliados de Carlos Brandão.
Desembargadores e TJ
Sobre as sete vagas que serão criadas no Tribunal de Justiça do Maranhão, cinco delas ficarão restritas à magistratura, alternando os critérios de merecimento e antiguidade.
Na disputa discreta do Ministério Público, dois nomes têm se destacado em meio a pelo menos uma dezena de possíveis candidatos: Mariléa Santos Costa e Ednarg Marques.
Já na seara da OAB, a cada dia surgem novos possíveis candidatos e dois nomes estão sendo bem lembrados nessa lista, mesmo que ainda não tenham se manifestado a respeito: os advogados Bruno Duailibe e Daniel Blume.
Reeleição de Nicolau
No Ministério Público, é dado como certa a reeleição de Eduardo Nicolau como procurador-geral de Justiça.
Por enquanto, há apenas um adversário se apresentando na disputa com Nicolau.
Mas, pelo trabalho que vem desenvolvendo internamente, principalmente de valorização da carreira de promotor e procurador, dificilmente o atual comandante do MP perderá a eleição.
E mais: Eduardo Nicolau goza da simpatia do futuro governador do Estado, Carlos Brandão, a quem caberá a escolha final dentre os nomes preferidos de um colégio de sete procuradores eleitores.
Arancam estreia “Mágico Amore”
Confesso com muita tristeza que não me será possível, com eu gostaria muito, de estar presente na noite deste sábado, a convite do meu amigo Thiago Arancam, à estreia da turnê “Mágico Amore”, seu novo espetáculo, no palco do Tom Brasil, em São Paulo, com a participação especial de Tefo Mion, Wanessa Camargo e Jorge Durian.
Thiago Arancam inicia a nova turnê depois de ficar em cartaz por um ano e meio no Teatro Renault, em São Paulo-SP, com o musical “O Fantasma da Ópera” e rodar o país com o espetáculo “Bela Primavera” – em São Luís foi apresentado em festa deste Repórter PH, no Palazzo Eventos.
Thiago Arancam assina a direção da turnê com Yacoce Simões e traz um repertório que promete contagiar os fãs de todas as idades. Além de misturar o clássico e o popular contemporâneo, o artista contempla o romantismo com músicas inéditas e grandes sucessos como “My Way”, “Con te”, “Nessun Dorma”, “Il Mondo”, entre outros que arrancaram muitos aplausos em São Luís.
Outro destaque é para “Mágico Amore”, que dá nome ao show e é uma homenagem à música do italiano Eddie Oliva – que acompanha Arancam em seu repertório desde o início da carreira.
Noite Sobre Alcântara
Após 38 anos de sua última edição, o premiado romance “Noite sobre Alcântara”, do escritor Josué Montello, atualmente esgotado, ganhou uma uma terceira e bem cuidada edição através da parceria entre a Casa de Cultura Josué Montello / CCJM e a Casa do Autor Maranhense.
O lançamento da obra foi realizado quinta-feira na sede da Casa de Cultura na Rua das Hortas, com uma mesa redonda reunindo escritores e exposição de painéis sobre a obra.
À frente do evento estiveram os parceiros e responsáveis por essa terceira edição – a gestora da Casa de Cultura Josué Montello e bibliotecária Joseane Souza e o escritor Wilson Marques, representando a Casa do Autor Maranhense.
Noite Sobre Alcântara...2
O romance, como aqui já foi dito, se passa em Alcântara, um reduto da aristocracia maranhense no século XIX; e narra a posterior decadência da cidade, em decorrência da abolição da escravatura, da proclamação da República e do prejuízo da safra agrícola.
A rotina alcantarense é contada no romance através do diário da personagem Maria Olívia.
Vale repetir um pequeno trecho que mostra a linda estética do texto de Josué, que é quase poesia: “Quando esta geração passar, e outra vier, e mais outra, talvez só haja ruínas onde ainda hoje se alteiam os velhos sobrados de Alcântara, rodeados de silêncio e solidão. Vejo de perto, mais uma vez, a resignada cidade imperial”…
Noite Sobre Alcântara...3
O romance “Noite sobre AlCantara” é considerado um dos mais importantes da obra romanesca de Josué Montello, e já foi traduzido para o sueco, italiano e também publicado em Portugal.
Uma curiosidade: em sua edição original de 1978 o título era “A Noite sobre Alcântara”. Já na segunda edição, em 1984, a obra veio com o título repetido agora, sem o “a”.
Segundo o escritor Haroldo Bruno este “é um livro impressionante – no sentido de que, ao fecharmos o volume, nossa experiência humana e nossa consciência de arte foram definitivamente tocadas”.
Expondo ao ridículo?
O ex-craque Ronaldo Fenômeno não desembarcou no Maranhão na última quarta-feira para acompanhar de perto a partida entre o seu time, o Cruzeiro, e a equipe do Tuntum.
Mas, pelas redes sociais, não escondeu o seu desapontamento com as condições do gramado e a estrutura do Estádio Rafael Seabra.
Ronaldo postou fotos do estádio e perguntou a seus milhares de seguidores o que achavam das imagens.
Tuntum até o fim
O empresário Cláudio Azevedo e a esposa Ana Izabel, assim como muitos outros simpatizantes do futebol residentes em São Luís, seguiram na manhã de quarta para Tuntum, na expectativa de acompanhar o triunfo da equipe maranhense sobre os mineiros.
O resultado da partida, no entanto, não foi muito animador. O combativo time do Tuntum perdeu para o Cruzeiro por 3 a 0.
Mas Cláudio, Ana Izabel e toda a torcida presente ao estádio não deixaram de incentivar a equipe durante todos os 90 minutos da partida.
DE RELANCE
Rio pede socorro
O Rio Itapecuru abastece 75% da população de São Luís, além de outras cidades. A bacia do rio se estende ao leste do Maranhão, onde constitui-se num divisor entre as bacias do Parnaíba, a leste, e a do Mearim, a oeste.
Seus principais afluentes são os rios Alpercatas, Corrente, Pucumã, Santo Amaro, Itapecuruzinho, Peritoró, Tapuia, Pirapemas, Gameleira, Codó, Timbiras e Coroatá.
Apesar de toda sua importância e belezas naturais, ao observar suas margens, é possível perceber uma paisagem morta, pois o próprio homem vem desmatamento.
Em vários pontos da sua extensão, é possível ver resíduos sólidos compondo o cenário do local, como garrafas pet, lixo e o despejo de poluentes.
A degradação tem chamado a atenção de ambientalistas e engenheiros florestais, que vem realizando um diagnóstico da situação do rio.
Telefones públicos
O fim dos telefones públicos em todo o Brasil ocorreu durante um decreto assinado pelo ex-presidente Michel Temer. A popularização de smartphones também contribuiu para o processo de extinção dos pontos de telefonia em terras brasileiras.
No Brasil, o orelhão foi lançado em 4 de abril de 1972, inicialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Eles estavam instalados por todo o Brasil e em países da América Latina, como Peru, Colômbia e Paraguai, e também no Continente Africano.
Telefones públicos...2
Segundo pesquisa realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o telefone ganhou força em todo o Brasil em 2001, atingindo o ápice de orelhões espalhados por todas as regiões: 1,38 milhões de unidades.
Quase duas décadas depois, o maior meio de comunicação instalado a céu aberto perde força.
São apenas 188,465 mil, ou seja, uma queda de 86% no número de telefones contabilizados.
Pessoas desaparecidas
Em 2021, o Brasil registrou quase 63 mil pessoas sumidas, cerca de 170 casos por dia. Pensando nisso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou o ‘Sinal Desaparecidos’, uma ferramenta para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas. Após o registro da ocorrência, policiais em um raio de 500 quilômetros do local do desaparecimento são imediatamente comunicados.
De acordo com a PRF, as primeiras horas após o desaparecimento são fundamentais no processo de localização. Para utilizar o sistema do ‘Sinal Desaparecidos’ é necessário acessar o site e preencher os dados do noticiante e da pessoa que se procura, com o nome, telefone e endereço, assim como as informações sobre como ela sumiu.
Quanto mais rápido for feito o registro, maiores são as chances de localizar a pessoa. O serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Além do site, o registro também pode ser feito por meio de telefone, através do 191. Segundo a PRF, o registro no sistema ‘Sinal Desaparecidos’ não substitui o registro do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.
Casamento no Villa Reale
Com uma cerimônia muito bonita, no Villa Reale Buffet da Avenida dos Holandeses, foi realizado o casamento do administrador e Head de Inovação Raul Lamarca Portella com a empresária e influenciadora digital Paula Guimarães.
Na recepção aos convidados, realizada no mesmo espaço, ao invés da valsa, os noivos subiram ao palco com membros de sua banda de rock, a Ginger, e apresentaram um show contagiante com repertório de música internacional.
Paula e Raul passam a lua de mel em Campos do Jordão
Krav Magá
O Krav Magá, uma técnica desenvolvida para ser utilizada em situações de luta pela sobrevivência, tem ganhado destaque entre as mulheres. A modalidade pode dar a qualquer pessoa, independentemente de sexo, idade ou porte físico, a capacidade de se defender contra qualquer tipo de agressão: armada ou desarmada, contra um ou vários agressores, em pé ou no chão.
O Krav Magá visa impedir que o ataque atinja o alvo e aumentar a força dos movimentos do contra-ataque por meio da transferência de peso e da força de explosão.
Os golpes são direcionados a pontos sensíveis do corpo, o que iguala qualquer adversário. Em cada aula, a aluna recebe 50% de treinamento físico e 50% de técnicas de defesa pessoal.
Para escrever na pedra:
“A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez”. De Friedrich Nietzsche.
TRIVIAL VARIADO
A Receita Federal (RF) mudou os códigos de identificação de patrimônio na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. Números usados durante muitos anos na ficha “Bens e direitos” foram alterados, causando dificuldades na hora do preenchimento.
No assunto: a RF só divulgou a mudança para todos no dia 7 de março, data em que começou a contar o prazo de envio da declaração, que vai até o dia 29 de abril. A ficha “Bens e direitos” foi totalmente repaginada, ou seja, veículos, aplicações financeiras e imóveis ganharam novos códigos, por exemplo.
Tem mais: até os depósitos em conta corrente e na caderneta de poupança passaram a ser identificados com códigos distintos. Os códigos foram divididos em nove grupos, cada um com diversos itens específicos. Agora, o contribuinte deverá procurar o grupo que corresponde ao bem e, em seguida, escolher uma das opções disponíveis
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.