Novo presidente da ABL quer aliar tradição à modernidade
E mais: presidente da Fiema defende parceria público-privada e José Aparecido Valadão já em clima do Gala de Maio.
A Academia Brasileira de Letras começa uma nova etapa de sua existência com a posse de sua nova diretoria para o exercício de 2022.
Composta por Merval Pereira como presidente, Nélida Piñon como secretária-geral, Joaquim Falcão como primeiro-secretário, Celso Lafer como segundo-secretário e Evaldo Cabral de Mello como tesoureiro, a chapa assume com um olho no passado (considerando o aniversário de 125 anos da instituição) e outro no futuro (as renova- ções de seus membros, além do uso da tecnologia consolidado ao longo da pandemia).
Em seu discurso de posse, o acadêmico e jornalista Merval Pereira lembrou dois flagelos que se abateram sobre o mundo: a crise sanitária e a guerra na Ucrânia. E destacou o papel da Academia na turbulência.
“Falar de uma instituição de 125 anos como a Academia Brasileira de Letras é necessariamente falar menos do passado e mais do seu futuro, que seguirá seu curso histórico como bastião da cultura brasileira (...) sem abrir mão de compromissos sociais há muito inseridos na nossa história” – pontuou Merval.
Papel importante na nova fase
A julgar pelo discurso do novo presidente, os membros recém-chegados à academia terão um papel importante na nova fase.
Merval anunciou que a atriz Fernanda Montenegro, eleita em novembro, fará leituras de Nelson Rodrigues no teatro da ABL. O evento está marcado para abril.
Além de Fernanda, que tomará posse no dia 25 de março, a academia elegeu no fim do ano passado outros quatro acadêmicos: o cantor Gilberto Gil, o médico Paulo Niemeyer, o jurista José Paulo Cavalcanti Filho e o economista Eduardo Gianetti.
Das prioridades da nova diretoria: celebrar os 125 anos da ABL e outras efemérides importantes, como o centenário da Semana de Arte Moderna, que ganhará um ciclo coordenado pelo acadêmico Geraldo Carneiro, e o bicentenário da Independência, cuja organização está a cargo do acadêmico José Murilo de Carvalho.
Lançamento da Aduela Ventures
O grande acontecimento social desta quinta-feira em São Luís será o coquetel, às 19h, no Salão de Eventos do Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, de lançamento da Aduela Ventures, que surgiu da parceria do Grupo Mirante, maior e mais completo grupo de comunicação do Maranhão e da FCJ Venture Builder, multinacional pioneira e líder no segmento de venture builder na América Latina.
A Aduela Ventures é uma corporate venture builder (um formato de empresa que constrói outras empresas e que no Maranhão terá o propósito de capturar startups, investir e desenvolver seus potenciais) que veio para revolucionar o mercado jornalístico!
E chega com o propósito de contribuir selecionando e desenvolvendo, de forma contínua, inovações aplicadas e startups que possuam soluções nos segmentos de comunicação e entretenimento.
Os anfitriões da noite serão Teresa e Fernando Sarney.
Quinta-feira na Capital Federal
Uma grande caravana de maranhenses seguiu esta semana para Brasília a fim de testemunhar a posse do jovem advogado maranhense Gustavo Soares Amorim no cargo de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
À noite, no Clube Monte Líbano, a Família Soares Amorim recebe para jantar comemorativo da posse do novo Desembargador.
Como, por coincidência, acontece na mesma noite, nesta Capital, o lançamento da Aduela Ventures, não poderei me ausentar de São Luís para ir à Capital Federal abraçar o amigo.
Injeção de recursos na economia
Com a arrecadação acima do esperado nos primeiros meses do ano, o governo federal vai antecipar o pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Um decreto será assinado pelo presidente Jair Bolsonaro até o final da semana. A primeira parcela será paga em abril, e a segunda em maio.
Em geral, o pagamento do 13º é feito no segundo semestre, mas em 2020 e 2021 o governo antecipou o benefício por causa dos efeitos da Covid-19.
É mais uma medida que o governo faz para injetar recursos na economia.
Efeito da decisão de Othelino Neto
Teve o efeito de uma bomba de poder devastador a decisão do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Othelino Neto, que estava migrando para o PDT para marchar junto com o senador Weverton Rocha, de permanecer no PCdoB, e nessa condição, apoiar a candidatura do vice-governador Carlos Brandão à reeleição.
A decisão de Othelino Neto, que estremeceu os bastidores da corrida ao Palácio dos Leões, foi anunciada por Carlos Brandão, ao discursar no evento comemorativo dos 100 anos do PCdoB.
O fato, no entanto, não surpreendeu os mais atentos observadores da política maranhense. É que o deputado Othelino Neto já vinha avaliando o cenário e se dando conta de que o projeto de poder do senador Weverton Rocha carece de consistência política e não tem o suporte eleitoral necessário para enfrentar um movimento liderado pelo governador Flávio Dino em torno da pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão.
DE RELANCE
Baldez defende parceria público-privada
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, participou da reunião de implantação do Fórum da Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Maranhão, cujo objetivo é fortalecer os pequenos negócios instalados no Estado.
Baldez é um incentivador da parceria público-privada e defende a importância de intensificar o diálogo para o desenvolvimento econômico do Maranhão.
O fórum é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e teve sua primeira reunião presidida pelo secretário da pasta e presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra.
O presidente da Fiema ressaltou que ações em prol das MPEs devem ser uma constante pelos órgãos do governo e pelas entidades. E que o diálogo entre poder público e iniciativa privada deve ser permanente e transparente para que os projetos deslanchem no Estado.
Audiência de conciliação
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargador Francisco José de Carvalho Neto, transferiu para esta sexta-feira a audiência de conciliação do dissídio coletivo dos rodoviários que seria realizada hoje.
Esta será a segunda audiência de conciliação, pois na primeira, realizada na sexta-feira passada, não houve acordo. As partes envolvidas no dissídio foram notificadas sobre a nova data da audiência.
O presidente Carvalho Neto colocou-se à disposição dos envolvidos para dar continuidade à conciliação no dissídio coletivo ajuizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (Sttrema) em face do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís, Município de São Luís e Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos.
Cena Aberta
O Grupo Cena Aberta convida o público a desbravar o íntimo, as memórias vividas e compartilhadas com o mestre Luiz Pazzini, falando de amor, saudade e teatro no Maranhão com o lançamento do livro “Cena Aberta em Rastros”, hoje, às 18h, no Solar Maria Firmina dos Reis.
A obra reúne textos dos integrantes do Grupo Cena Aberta e inaugura o projeto editorial do grupo, que tem por objetivo expor os arquivos do acervo do Mestre Pazzini e processos criativos com reflexões para pensar e repensar o teatro maranhense.
“Elas por Elas”
Mulheres vítimas de violência doméstica da cidade de Zé Doca participam, até o dia 18 de março, do “Elas por Elas por Empreendedoras”, projeto realizado pela 2ª Vara da Comarca como meio de geração de fonte de renda para seu próprio sustento.
As beneficiadas participam de cursos básicos de formação profissional oferecidos por voluntários do sistema de Justiça, como “estúdio de beleza”; “estúdio fotográfico”; “cozinha experimental saudável” e mídias sociais – como montar uma loja e vender no instagram, facebook e whatsapp.
Estão sendo oferecidas 10 vagas para as mulheres por curso e para participar, basta levar 1kg de alimento não perecível. Durante os cursos, as mulheres participaram de uma palestra motivacional oferecida por uma empresa de cosméticos, que cedeu kits de maquiagem e deu orientações sobre automaquiagem para as mulheres.
Uso de máscaras
O deputado estadual Yglésio Moyses comentou o decreto do governador Flávio Dino (PSB) voltando a liberar o uso de máscaras até em locais fechados em São Luís e em todas as cidades com mais de 70% da população vacinada com duas doses contra a Covid-19.
Segundo ele, o governador acerta com a medida, uma vez que os índices estão sob controle e está com a população vacinada.
No caso dos municípios em que a taxa de vacinação ainda não chegou aos 70%, o uso de máscara facial será obrigatório em ambientes fechados, mas poderá ser dispensável se nesses locais for exigido comprovante de vacinação.
Inspirar pessoas
“Inspirar pessoas” é o principal motivo alegado pelos jovens da geração Z para se tornar influenciadores digitais.
Para 75% dos entrevistados, ser uma voz relevante e inspiradora é o que leva aos primeiros passos na rotina de postagens nas redes sociais, seguido pelo interesse financeiro.
Nada menos do que 64% dos ouvidos disseram que gostariam de ter “remuneração pela opinião”. Que tal?
Carta Aberta ao Governador do Estado
A Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos - AMBC distribuiu ontem uma “Carta Aberta ao Governador do Estado do Maranhão” assinada pelo presidente da entidade, Ivaldo Santana da Silva, solicitando que seja promovido um Auxílio às entidades carnavalescas, pelo fato do Governo do Estado não ter realizado o Carnaval de 2021 e 2022.
Como se sabe, foi licitado o valor de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) pela SECMA para o Carnaval e até hoje as entidades carnavalescas estão aguardando a manifestação do Governo do Estado.
Redução de taxas de juros
Os setores de comércio, indústria e serviços terão juros mais baixos em financiamentos dos Fundos Constitucionais.
O anúncio foi feito pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), e incluiu a modalidade de juros pré-fixados aos setores, antes direcionado apenas ao agronegócio.
A mudança, que deve gerar uma economia de R$ 1 bilhão por ano aos empresários do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, foi solicitada junto ao Banco Central por um grupo de trabalho formado por parlamentares.
Mais de R$ 2,3 bilhões devem ser disponibilizados em 2022 para empréstimos direcionados à atividade produtiva. Em 2021, a mesma soma foi aplicada no setor empresarial, com mais de 20 mil operações, o que ajudou a gerar ou manter mais de 1 milhão de empregos.
Para escrever na pedra:
“O tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo”. De Machado de Assis.
TRIVIAL VARIADO
Dica para os maranhenses com viagem agendada para São Paulo: a exposição sobre a vida e a obra de Carolina Maria de Jesus, no Instituto Moreira Salles, proporciona uma imersão afetiva, política e estética no mundo da escritora. Com dois andares, o visitante tem acesso a textos, objetos e fotos raras.
No capítulo: tudo isso, além das associações com a atualidade e uma disposição sofisticada dos elementos que remetem à escrita de Carolina. Algumas entrevistas em vídeos da autora também podem ser vistas na excelente exposição que faz justiça à grandeza de Carolina.
Em tempo: numa das entrevistas, já com mais idade, residindo num sítio, Carolina é entrevistada por um repórter agitado, quase folclórico. Em dado momento, ele pergunta se é melhor morar no sítio ou na favela. Com serenidade, Carolina responde que prefere o sítio porque gosta da natureza.
O advogado Aury Lopes Jr. acaba de ser nomeado presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas da Advocacia Criminal. Ele é gaúcho e doutor em Direito Processual Penal pela Universidad Complutense de Madrid e exerce a advocacia criminal há 30 anos.
Nesta data, em 1990, o então presidente Fernando Collor de Mello anunciou o “confisco” das cadernetas de poupança com mais de 50 mil cruzados novos.
Pesquisa sobre Polarização Política no Brasil, do Instituto Locomotiva, a pedido da ONG Despolarize, diz que 18% dos brasileiros se declaram extrema direita, 13% se dizem de extrema-esquerda e 10% de centro.
No assunto: a centro-direita tem 8 e a centro-esquerda 4%. Como dizem que extremista e terrorista rimam, se isso for verdade o soneto é tenebroso.
A Escola Nacional de Formação do PT abriu inscrições para atrair jovens. Quer formar cinco mil deles pelo país para atuar já este ano. A iniciativa caminha para atender antiga bandeira no partido: é preciso renovar. Ou seja, está envelhecendo sem ver novos quadros despontarem.
Nesta quinta-feira, às 18h, no Villa Reale Buffet, o deputado federal André Fufuca anuncia oficialmente o apoio do seu partido, o PP, ao vice-governador Carlos Brandào, na eleição para o Governo do Estado.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.