Linda festa carnavalesca de Temis Sauaia
E mais: Hayane Sauaia e Elton Carvalho brilham no baile de Carnaval e um encontro de amigos no restaurante italiano Mamma.
CLIQUE E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
A linda festa carnavalesca de Temis Sauaia
A Casa Adesso (antiga Class Eventos) foi o palco escolhido por Temis Sauaia para a linda festa à fantasia que ofereceu na sexta-feira de Carnaval para celebrar em grande estilo os seus bem-vividos 71 anos.
Com uma decoração alegre e no melhor espírito carnavalesco, a festa reuniu gente de charme e tradição da sociedade maranhense.
Os convidados atenderam à sugestão da aniversariante e quase todos capricharam na produção de bonitas e criativas fantasias, com ênfase para as melindrosas que remetiam aos antigos carnavais, usadas pela grande maioria das amigas de Temis.
Grande Baile de Maio
Voltamos a lembrar: quem é quem na sociedade maranhense e sempre é chamado para fazer parte do glamour que envolve os eventos com a grife desta coluna deve reservar esta data: 14 de maio de 2022.
Por causa dos receios em função da pandemia do novo coronavírus, cancelamos o nosso Almoço de Carnaval, que seria realizado no dia 19 de fevereiro, e programamos para a primeira quinzena de maio, o maior e mais elegante acontecimento social desta temporada em São Luís.
E assim faremos uma confraternização para celebrar os 42 anos deste caderno semanal e os 52 anos do nosso início em O Estado do Maranhão, jornal que deixou de circular em outubro de 2021, e esta nova fase deste diálogo diário com você, caro leitor, no Portal Imirante.com.
Grande Baile de Maio... 2
O palco do Grande Baile de Maio 2022 será o Palazzo Eventos, cujo salão grandioso deverá, mais uma vez, ser transformado num ambiente de esplendor, criatividade e beleza para esse encontro de magia e encantamento da sociedade maranhense.
O evento está sendo produzido com os mesmos cuidados de requinte e elegância que marcaram outras festas com a grife do PH.
A designer Cintia Klamt Motta já tem pronto o projeto de decoração cujo tema ela não revela nem sob tortura. Tudo será surpresa.
A sempre criteriosa e dedicada Teresa Martins já está a postos atualizando a lista dos nomes dos eleitos para compor a exclusivíssima lista de convidados.
Uma turma é como um grande amor
Faço coro com a ótima jornalista gaúcha e grande observadora do cotidiano Cláudia Laitano quando diz que uma turma é como um grande amor: pode durar a vida toda, mas se você não cuidar, vira rede.
Lembra ela que um dos maiores lugares-comuns a respeito da vida digital é o de que todo mundo consegue encontrar sua turma na Internet. Nada mais falso.
É verdade que a tecnologia ajuda pessoas que compartilham os mesmos gostos e interesses a se aproximarem e trocarem figurinhas, mas um coletivo de indivíduos com afinidades e objetivos comuns não constitui necessariamente uma turma – esse conjunto de extensão limitada em que cada um dos integrantes se reconhece e é reconhecido como único e insubstituível.
Uma turma é como um grande amor...2
Viver em rede é uma opção, um estilo de vida, dividir momentos de alegria e tristeza com uma turma (ou mais de uma) ao longo dos anos é um privilégio. Ninguém faz “networking” para trocar confidências ou relembrar as mesmas anedotas antigas que todo mundo, por algum motivo, continua achando engraçadas.
A rede é pragmática, utilitária, guiada por interesses. Um sujeito que você mal conhece anota o seu telefone e pá: lá está você, enredado a um grupo de pessoas no WhatsApp que pode ser tudo, menos uma turma com a qual você gostaria de dividir uma casa em Barreirinhas, por exemplo, durante o Carnaval.
Uma turma é como um grande amor...3
Qualquer um que já tentou se enturmar sabe que a dinâmica de aceitação de um membro novo em um grupo é complexa. Uma turma tem histórias, repertórios, referências e ritmos próprios. O novato passa por um período de aclimatação antes de ser aceito – e, às vezes, mesmo estando por perto, nunca é verdadeiramente integrado. Quanto mais unida a turma, mais chances de surgirem satélites em sua órbita – como músicos de apoio acompanhando uma banda famosa durante uma turnê.
Para encontrar, entre tantas, aquela que é a sua turma, é preciso ter a sorte de cruzar com as pessoas certas quando se está disponível para esse tipo de convívio intenso e prolongado. Quanto mais cedo, melhor, mas nunca é tarde para topar com amigos ou colegas que “dão liga”.
Que o diga Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Ana Lucia e Amaro Santana Leite, Flávia e Nilson Ferraz, que dividiam mesa com este Repórter PH na agradável e concorrida noite de sexta-feira no restaurante italiano “Mamma”.
DE RELANCE
Premiado em Las Vegas
O escritor e cineasta Joaquim Haickel resolveu roteirizar um conto de Ney Bello Filho, transformando o material em um filme de curta-metragem.
Resultado: a produção “Diversos de mim mesmo” já foi selecionado para exibição em pelo menos seis festivais de países diferentes.
Para se ter uma ideia, o filme recebeu o prêmio de melhor roteiro no festival de Las Vegas, com direito a certificado e tudo.
Além de Joaquim e Ney Bello, estão envolvidos no curta Coi Belluzo, Angélica Coutinho e Júlia Antuerpem.
Bicentenário de Maria Firmina
O juiz estadual Agenor Gomes, um dos protagonistas da badalada greve da meia passagem, em setembro de 1979, está envolvido nos últimos meses num projeto literário de fôlego.
Depois de algum tempo de pesquisa, ele finalizou a revisão e mandou ao prelo um livro com a biografia de Maria Firmina dos Reis.
O livro deve sair nas próximas duas semanas e já tem pelos menos dois lançamentos programados: um na sede da Associação dos Magistrados e outro na Academia Maranhense de Letras.
Soja em Caxias
Há um forte esquema de especulação no comércio de terras no município de Caxias.
Tudo porque grandes empresários do agronegócio – especialmente do Rio Grande do Sul – elegeram a Região dos Cocais como a mais nova fronteira agrícola brasileira.
A exemplo de Balsas, Caxias já começa a perceber os efeitos de grandes áreas de plantio de soja.
Além da especulação imobiliária, há também uma visível alta no preço de produtos e serviços.
Ronaldo Fenômeno e Tuntum
O ex-craque Ronaldo Fenômeno, que comprou recentemente a maior fatia de ações do Cruzeiro, demonstrou uma grande preocupação em relação ao próximo compromisso do time pela Copa do Brasil.
É que a equipe mineira jogará contra o surpreendente Tuntum, em partida ainda sem data definida.
Ressabiado com as últimas performances do clube maranhense, Ronaldo prometeu pagar um prêmio aos jogadores do Cruzeiro, caso o clube se classifique para a próxima fase da Copa do Brasil.
Três em um
Por falar em futebol, o Maranhão consegue um feito inédito ao classificar três clubes para a segunda fase da Copa do Brasil.
O Tuntum já havia avançado ao bater a equipe do Volta Redonda.
O Moto Clube conseguiu vaga também ao vencer o competitivo time da Chapecoense.
E, por fim, foi a vez do Sampaio Corrêa, que garantiu vaga na terceira fase da Copa do Brasil ao derrotar a equipe do Operário.
Nova diretoria da AML
O escritor e magistrado Lourival Serejo já definiu a data em que assumirá a presidência da Academia Maranhense de Letras.
Eleito no último dia 24 de fevereiro, ele agendou a posse da nova diretoria da Casa de Antônio Lobo para o dia 17 de março.
Antes disso, Serejo sugeriu ao atual presidente da AML, Carlos Gaspar, que realize uma sessão especial dos acadêmicos, para o dia 10 de março, no salão nobre do Tribunal de Justiça do Maranhão, onde será celebrado um convênio entre as duas instituições.
Sebrae celebra Dia da Mulheres
O Sebrae realiza no próximo dia 7, um evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher para reconhecer e inspirar as empreendedoras brasileiras.
O encontro ‘Sebrae Delas 2022’ será transmitido ao vivo pelo canal do Sebrae no Youtube, entre às 9h e 12h30, com a presença de grandes lideranças femininas do país e empresárias para discutir os desafios e oportunidades da mulher empreendedora do século XXI em meio à transformação digital e outros importantes avanços na sociedade.
Entre as convidadas está a atriz, empresária e empreendedora social, Suzana Pires, fundadora do Instituto Dona de Si, que impulsiona mulheres a se tornarem empreendedoras de si mesmas, a presidente do Conselho do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, e a empreendedora sergipana Rafaela Viana, engenheira civil que comanda a empresa Mulheres de Obra em Aracaju.
Além da presença das palestrantes especiais, o evento também contará com a participação da secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques.
Produção industrial maranhense
A produção industrial maranhense iniciou 2022 sem grandes alterações no volume de produção. Em relação ao final do ano passado, o índice que monitora a evolução da produção aumentou somente 0,5 ponto, registrando 36,1 pontos e diminuindo 5,9 pontos em relação ao mesmo período de 2021.
O resultado é da Sondagem Industrial do Maranhão, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo o documento, o indicador continua abaixo da linha divisória de 50 pontos, assinalando que a produção ainda está em queda. No Nordeste (42,4 pontos), o volume de produção declinou 1,8 ponto e no Brasil (46,3 pontos) não houve alterações.
O estudo da FIEMA aponta que o indicador relacionado ao número de empregados também continua abaixo dos 50 pontos, indicando queda, apesar de uma variação positiva de dois pontos em relação a dezembro, registrando 43,1 pontos, 5,5 a menos que o primeiro mês do ano passado.
TRIVIAL VARIADO
O ex-deputado Eliezer Moreira Filho deve comemorar seus oitenta e sete anos de idade, que transcorre na próxima quarta-feira, dia 9, com suas cinco filhas que residem na Cidade Maravilhosa. Eliézer, para quem não sabe é carioca da gema.
Estão abertas até 1º de abril (por mero acaso o dia da mentira), as chamadas janelas partidárias, ou seja, detentores de mandatos parlamentares estaduais e federais podem mudar de partido à vontade, sem ter que dar explicações, o que em tempos normais é proibido.
À guisa de esclarecer sobre notas deste caderno, citando o UDI Hospital, alertando sobre golpes, o hospital faz alguns esclarecimentos e conclui dizendo que o UDI Hospital se antecipou para prevenir esse tipo de ação logo que os primeiros casos aconteceram em São Luís, há alguns anos.
E conclui afirmando que “o UDI repudia a conduta de pessoas inescrupulosas e ratifica que não solicita qualquer tipo de pagamento por telefone”.
Vale esclarecer que aqui foi dito que se trata de golpe, praticado por terceiros, preferencialmente contra familiares de pacientes idosos. E isso a UDI não pode contestar.
Maurício Feijó e Ana Célia, com a filha Michelinne, o genro Anderson e a neta pontificavam no jantar de sexta-feira no Mamma.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.